De acordo com a Canon Watch, um novo rumor sugere que a Canon pode estar desenvolvendo uma nova câmera da série R:
Um corpo com um sensor APS-C.
Como os fãs da Canon saberão, a Canon oferece atualmente duas linhas de câmeras sem espelho:
- A série EOS M, com opções como a Canon EOS M50, a Canon EOS M6 Mark II e a Canon EOS M5, usa apenas sensores APS-C;
- e a série EOS R, que atualmente apresenta apenas a Canon EOS R, a Canon EOS RP e a Canon EOS Ra, até agora tem sido composta por corpos full-frame.
Observe que um quarto corpo da Canon EOS R, o R5, também está a caminho e continuará a tradição de quadro completo.
Mas parece que as linhas da Canon podem estar mudando.
De acordo com a Canon Watch, o boato indica que a nova câmera APS-C (apelidada de EOS R7) será lançada em 2021, juntamente com três lentes APS-C RF.
E o Canon Watch continua a discutir a possibilidade de que a EOS R7 seja uma sucessora da muito amada Canon 7D Mark II, que caiu em 2014. Curiosamente, a Canon 7D Mark II está apenas um pouco atrasada para uma atualização, dado que foi anunciado cinco anos depois de sua antecessora, a Canon 7D.
Se a Canon EOS R7 fosse uma sucessora espiritual da 7D Mark II, poderíamos esperar uma câmera projetada para fotógrafos de esportes e vida selvagem, com uma taxa de disparo contínuo rápido e um sistema AF de primeira linha.
Mas fica a pergunta:
A Canon está interessada em criar uma câmera APS-C R?
Existem razões para pensar que a Canon pode estar a considerar esta possibilidade. Por um lado, o sucesso da série X da Fujifilm, bem como as ofertas a6000 de ponta da Sony, sugerem que existe um mercado real para câmeras APS-C sem espelho de nível superior.
Dito isto, você deve se perguntar se uma 7D Mark III faria sentido como a primeira câmera EOS R APS-C da Canon, especialmente quando muitos atiradores de ação estão optando por uma Canon 1D X Mark III em alternativas como a Sony a9 Mark II devido à inadequação percebida de câmeras sem espelho. Claro, a 7D Mark II precisa de uma atualização, mas não tenho certeza de que a tecnologia sem espelho (e visores em particular) tenha amadurecido o suficiente para converter totalmente o público-alvo da 7D Mark III.
Independentemente disso, a Canon vem se concentrando fortemente em suas lentes RF e linha R-series, e essa é uma tendência que deve continuar ao longo de 2020. É plausível que a Canon decida consolidar seus sistemas sem espelho em prol de um desenvolvimento eficiente, especialmente porque a Canon também continua a produzir câmeras DSLR.
Então fique de olho para mais novidades sobre essa câmera APS-C; se houver alguma verdade nesse boato, sem dúvida haverá mais conversas no futuro.