A Canon EOS R5 ainda não chegou às prateleiras, mas os rumores não param de chegar sobre a linha full-frame mirrorless da Canon.
Rumores que prometem algo ainda mais emocionante (para aqueles de nós que podem ser pacientes, isso é!).
Agora, a Canon EOS R5 é bastante emocionante por si só. Foi anunciado oficialmente pela Canon no início deste mês e está posicionado para corrigir uma série de falhas muito criticadas da Canon EOS R e EOS RP, as duas principais ofertas sem espelho full-frame da Canon.
Em particular, o R5 promete apresentar alguma forma de estabilização de imagem no corpo, que é considerada por muitos como um aspecto definidor da tecnologia sem espelho.
O R5 também oferecerá dois slots de cartão, disparo contínuo de 20 quadros por segundo com o obturador eletrônico (isso cai para 12 quadros por segundo com o obturador mecânico) e uma incrível capacidade de gravação de vídeo 8K. Há rumores de que o R5 começará a ser lançado em julho deste ano.
A Canon está chamando a R5 de sua “câmera sem espelho full-frame mais avançada de todos os tempos”, e eles estão, sem dúvida, certos, embora alguns possam afirmar que a dupla EOS R / RP definiu um nível baixo.
Dito isto, a Canon parece determinada a levar suas linhas sem espelho a alturas maiores. De acordo com rumores da Canon, a R5 “definitivamente não é a câmera sem espelho 'profissional' EOS R” que a Canon está desenvolvendo, em referência a uma câmera sem espelho focada em ação provocada pela Canon, que potencialmente rivalizaria com a Sony a9 Mark II, como bem como a Nikon D6 e a Canon 1D X Mark III.
A Canon Rumors afirma que a câmera “profissional”, apelidada de “EOS R1”, deve aparecer em 2021, e sugere que pode haver uma revelação nos meses finais de 2020.
De certa forma, esta Canon EOS R1 só é interessante como uma maravilha de inovação. Todos nós queremos ver a Canon levar seu desenvolvimento sem espelho para o próximo nível (embora os recursos avançados tenham uma tendência a chegar aos modelos mais baixos). Mas a EOS R1 quase certamente será proibitivamente cara e não será o tipo de câmera que o fotógrafo médio deseja ou precisa. Em vez disso, será como seus concorrentes em potencial, o 1D X Mark III e o D6:interessante no conceito, mas relevante apenas para um público de nicho.
A EOS R5, por outro lado, pode ser posicionada de forma muito parecida com a Canon 5D Mark IV. A 5D Mark IV é uma câmera impressionante e, embora não seja a opção “verdadeira” profissional da Canon, é um corpo usado por muitos profissionais. Muitos desses fotógrafos esperavam ver uma atualização na forma da Canon EOS R e ficaram desapontados com a falta de IBIS e slot para cartão único.
Então, talvez, com a EOS R5, a Canon finalmente produza o que se esperava há mais de um ano.
O que você acha? Você está animado com a EOS R5? E o R1? Se sim, por quê? Deixe-me saber nos comentários!