O padrão Micro Four Thirds terá suporte oficial de três empresas adicionais.
Na quinta-feira passada, a Panasonic e a Olympus declararam que vários fabricantes se juntariam a eles na produção de equipamentos Micro Four Thirds, incluindo Yongnuo e Venus Optics.
Você já deve estar familiarizado com Yongnuo; além de produtos como seus populares flashes econômicos (por exemplo, o YN560 IV), Yongnuo está trabalhando em uma câmera Micro Four Thirds sem espelho, que possui software Android e possui uma montagem de lente compatível com Canon EF.
A Venus Optics é outra empresa que já produz produtos Micro Four Thirds, embora sob a marca Laowa. Você pode pegar várias lentes Laowa MFT, incluindo uma prime 17mm f/1.8 de baixo custo.
Mas o anúncio da Olympus e da Panasonic sugere que devemos ver vários produtos Micro Four Thirds adicionais vindos da Yongnuo e da Venus Optics, potencialmente reforçando a lente MFT e a linha de câmeras.
O padrão Micro Four Thirds foi apresentado pela primeira vez em 2008, quando a Olympus e a Panasonic declararam seu interesse em trabalhar “para a produção comercial de sistemas de câmeras digitais do tipo lente intercambiável significativamente mais leves e mais compactos”.
Desde então, vimos a produção constante de corpos e lentes Micro Four Thirds da Olympus e da Panasonic, incluindo a conceituada série Olympus OM-D, bem como a linha Panasonic Lumix DMC-G. Vários outros fabricantes também se envolveram na produção de MFT, embora nos últimos anos o sistema Micro Four Thirds tenha sido ofuscado pelo surgimento de câmeras de smartphones ultraportáteis, bem como APS-C compacto e corpos sem espelho full-frame.
Dito isso, os fabricantes de smartphones ainda têm muito trabalho a fazer se quiserem igualar a qualidade de uma câmera MFT. E enquanto os produtores sem espelho oferecem câmeras do tamanho de MFT, suas lentes lutam para competir com os tamanhos e pesos pequenos das ofertas de MFT. É aí que o sistema Micro Four Thirds brilha; ele inclui configurações de lente de câmera de alta qualidade que são mais compactas do que qualquer coisa oferecida pela concorrência.
E dado este anúncio da Olympus e da Panasonic, fica claro que o padrão Micro Four Thirds está vivo e bem, pelo menos por enquanto.
Como você se sente sobre a expansão da linha Micro Four Thirds? Você consideraria usar uma câmera/lente Yongnuo ou Laowa? Compartilhe seus pensamentos nos comentários!