Em 2018, a Sigma anunciou que criaria um novo tipo de câmera:um corpo sem espelho full-frame de montagem em L com um sensor Foveon.
Em 2019, a Sigma deu uma atualização, indicando que o corpo full-frame Foveon seria lançado em 2020.
E então, apenas alguns dias atrás, a Sigma anunciou que o Foveon full-frame não estava nem perto de estar pronto para produção:
Infelizmente, parece que não veremos o sensor Foveon em uma câmera full-frame por um bom tempo, embora seja encorajador que a Sigma não tenha descartado completamente o projeto. Claro, só o tempo dirá se a empresa atinge seu objetivo final de uma opção de Foveon full-frame.
A Sigma criou várias câmeras com a tecnologia Foveon no passado, incluindo dois corpos sem espelho recentes que apresentam separadamente sensores de tamanho APS-C e APS-H (observe que os sensores APS-H ficam entre o APS-C menor e o maior full- quadro, sensores de 35 mm). Mas a única câmera digital full-frame atual da Sigma, e a única câmera full-frame atual da Sigma a usar uma montagem em L, usa um sensor de imagem padrão, não a tecnologia Foveon que deixa os consumidores empolgados.
O que há no sensor Foveon que é tão especial?
Para entender isso, você também deve estar familiarizado com os sensores padrão (Bayer), que dedicam uma única cor RGB a cada pixel/fotosite. A luz atinge o sensor Bayer e é filtrada nos photosites correspondentes:a luz vermelha entra nos photosites vermelhos, a luz azul entra nos photosites azuis e a luz verde entra nos photosites verdes.
Em seguida, por meio de um processo chamado
remoção , a imagem colorida em tamanho real é determinada com base nos dados de cores já existentes.
Os sensores Foveon, por outro lado, jogam isso pela janela. Em vez de dedicar um único photosite para cada cor, os sensores Foveon capturam dados para três cores por photosite, resultando em mais informações capturadas por pixel e melhor nitidez geral.
Observe que o Foveon full-frame está planejado para incorporar a montagem em L e, portanto, lidará com lentes de montagem em L produzidas pela Panasonic e Leica, além do próprio vidro de montagem em L da Sigma.
Por enquanto, recomendo ficar de olho nas novidades sobre a nova câmera da Sigma. E, se tivermos sorte, teremos algumas informações antes do final do ano.
Você está animado com essa tecnologia de câmera? Você vai comprar esta câmera quando ela finalmente for lançada? Compartilhe conosco na seção de comentários.