Revisão do mundo real do Godox TT685 Thinklite TTL Flash
Uma das únicas coisas que perdi quando mudei da Nikon para a Fujifilm há alguns anos foi a qualidade dos flashes disponíveis para as câmeras da série X. Nunca apreciei verdadeiramente o quão bom era o Sistema de Iluminação Criativa da Nikon até não poder mais usá-lo!
No entanto, isso não é mais um problema:nos últimos dois anos, vimos flashes repletos de recursos introduzidos por fabricantes como Godox.
Nesta análise, testei o flash de flash Godox TT685F no meu equipamento Fujifilm X-Series. Se você não é um atirador da Fujifilm, continue lendo mesmo assim, pois Godox faz uma versão do TT685 para cada sistema de câmera.
Muitos atiradores da Fujifilm estão felizes por finalmente haver um flash de terceiros com TTL e HSS (sincronização de alta velocidade). Fujifilm X-T3 com lente XF 56mm f1.2 R com Godox TT685F na câmera. 1/300s em f/2.2 ISO 200.
Por que Godox?
Há uma ampla variedade de flashes de terceiros disponíveis para diferentes sistemas de câmeras no mercado hoje. Dez anos atrás, eu só comprava um flash feito pelo fabricante da minha câmera e geralmente evitava qualquer flash de terceiros fabricado na China.
Como os tempos mudaram – a qualidade e a variedade de recursos em flashes de terceiros atualmente são excelentes e os preços caíram significativamente.
Eu ouvi pela primeira vez sobre os flashes Godox de boca em boca nos grupos da Fujifilm no Facebook. Godox está sediada em Shenzen, China, e existe desde 1993. Eles fazem produtos de iluminação fotográfica sob sua própria marca Godox, e também sob outros nomes, como Flashpoint.
Apresentando o Godox TT685
O Godox TT685F
O Godox TT685 é um flash poderoso e repleto de recursos a um preço muito atraente, em torno de US$ 110.
Está disponível para todos os principais sistemas. Se você está pensando em comprar um, certifique-se de pegar o certo para sua câmera. A última letra do número do modelo indica:TT685F é para Fujiilm, TT685C é para Canon, TT685S é para Sony, TT685O é para Olympus/Panasonic e TT685N é para Nikon.
O que há na caixa
O flash vem embalado de forma atraente em uma caixa de papelão resistente com os principais detalhes de suas especificações. Dentro da caixa, você encontrará o flash, um pequeno mini suporte preto para prender o flash aos suportes de luz, um estojo protetor preto e um manual de instruções em chinês e inglês. O manual também está disponível no site Godox.
Desembalando o conteúdo do TT5685F
especificações TT685
As especificações do Godox TT685 são realmente impressionantes. Aqui está um resumo:
Funciona com 4 pilhas AA. Cada conjunto fornecerá cerca de 230 flashes.
O tempo de reciclagem varia entre 0,1 e 2,6 segundos.
Pode ser usado como flash na câmera, como mestre na câmera para acionar outros flashes fora da câmera e como flash escravo fora da câmera.
A cabeça do flash se inclina entre -7 graus (ligeiramente para trás) até um ângulo de 90 graus.
A cabeça do flash gira 360 graus.
Permite sincronização de alta velocidade de até 1/1800 segundo.
Modo TTL completo (através da lente) para câmeras Fujifilm X-Series.
O flash manual pode ser ajustado de 1/1 a 1/256 de potência em incrementos de terceira parada.
Funciona em uma conexão de rádio de 2,4 Ghz – muito impressionante, considerando que os flashes mais caros do mercado funcionam apenas em linha de visão óptica.
Capaz de atualizações de firmware por meio de uma porta USB.
Qualidade de construção
A qualidade de construção do Godox TT685 é muito boa. Parece e se parece muito com meus antigos flashes Nikon, especialmente o SB-900 um pouco maior. Com baterias, pesa cerca de 500g, um pouco pesado em uma câmera sem espelho, mas não tão ruim.
O TT685 possui uma tela LCD de matriz de pontos familiar na parte traseira, que exibe todas as configurações e informações necessárias ao usar o flash. Além do botão liga/desliga, há um dial do meio, que é útil no modo manual para discar as configurações para cima e para baixo. Ele também possui vários botões, incluindo um para alterar o modo de flash, um para colocar o flash no modo escravo e outro que acende em vermelho. Isso serve tanto como botão de flash de teste quanto como indicador de que o flash está pronto para disparar.
O botão vermelho no canto inferior esquerdo mostra que o TT685 está pronto para disparar.
Perto da cabeça do flash, há o painel de luz de captura padrão e o painel difusor de grande angular.
Painel Catchlight (superior) e painel difusor grande angular (sobre a cabeça do flash)
Facilidade de uso
Configurar o Godox TT685 é fácil. Coloque as baterias e conecte-a à sua câmera deslizando-a na sapata com o painel matricial voltado para você. Gire o anel de trava circular na base do flash até travar. Você está pronto para ir!
É fácil mover o flash para cima e para baixo de uma posição vertical para enfrentar o assunto de frente, mas achei muito mais difícil girar o flash 360 graus. Não é difícil de fazer; era apenas um pouco rígido e parecia que não era para girar no início. Eu tive que verificar se ele girava no manual da câmera, pois não queria quebrá-lo.
Usar o flash em todos os modos é muito fácil. Ele desliga após 90 segundos de uso inativo, mas pressionar o obturador da câmera até a metade ou pressionar qualquer um dos botões do flash o desperta.
Estava bem escuro aqui, mas estou muito feliz com a forma como essa imagem saiu. Fujifilm X-T3 com lente XF 56mm f1.2 R com Godox TT685F na câmera. 1/600s em f/4 ISO 200.
Três modos
O Godox TT685 possui três modos:TTL, Manual e Multi. Você pode alternar facilmente entre eles pressionando o botão de modo no flash.
Ter um flash de terceiros que suporte TTL na Fujifilm é maravilhoso; muitos outros flashes de terceiros no passado não.
TTL significa “através da lente”. Esta é uma maneira que o flash pode trabalhar com a câmera para determinar a melhor saída de flash para qualquer cena e, portanto, a melhor exposição.
O TT685F montado na Fujifilm X-T3.
Você pode ajustar isso com o recurso de compensação de exposição do flash. Isso é semelhante a como você pode fotografar no modo totalmente automático ou no modo de prioridade de abertura em sua câmera (permitindo que ela tome decisões de exposição), mas adicionando compensação de exposição para se adequar à cena.
A linha de flashes TT685 também suporta sincronização de alta velocidade (HSS) até 1/8000s, que é a velocidade de obturador mecânico mais rápida em muitas câmeras da série X, incluindo a X-T3.
O HSS pode ser muito útil em condições de luminosidade externas, especialmente se você deseja fotografar com pouca profundidade de campo. Muitos flashes não suportam HSS, então sua velocidade de sincronização normalmente é de apenas 1/200 ou 1/250 segundo, o que pode ser limitante.
No modo TTL, você também pode selecionar a sincronização da segunda cortina, onde o flash dispara no final durante exposições mais longas, em vez de no início. Isso pode ser útil em cenas noturnas para expor trilhas de trânsito ou luzes no fundo enquanto o flash ilumina seu assunto em primeiro plano logo no final.
O Godox TT685F foi disparado pelo gatilho sem fio X1T-F para algum flash fora da câmera. Ele foi posicionado em um suporte de iluminação, disparando para trás em um guarda-chuva com uma softbox anexada. Lente Fujifilm X-T3, XF 56mm f1.2 R, 1/120s, f/4, ISO 200.
No modo de flash manual, você está selecionando a potência de disparo do flash, de 1/1 da potência total a 1/128 da potência. Você pode usar o dial para mover para cima e para baixo em incrementos de 1/3 de ponto. Este modo é muito útil quando você deseja um controle mais preciso sobre sua iluminação. Foi também a maneira como os flashes foram usados por anos antes do TTL.
Você também pode usar o flash estroboscópico no modo Multi. Use-o para iluminar um assunto em movimento contra um fundo escuro:cada vez que o flash dispara em sucessão rápida, o assunto é mostrado se movendo no quadro.
Embora eu não tenha testado esse recurso do TT685, estou ansioso para experimentá-lo um dia.
Usando o flash no modo escravo para flash fora da câmera
O flash fora da câmera (OCF) é algo que fotógrafos iniciantes a intermediários geralmente querem aprender. A boa notícia é que nunca foi tão fácil.
O TT685 no modo escravo - observe que a cor do painel LCD mudou para laranja.
Colocar um flash no modo escravo costumava ser um pesadelo.
Lembro-me de estar em um curso de treinamento da Nikon em Londres em 2006 com minha nova câmera D200 e o flash SB800. No primeiro intervalo, o treinador perguntou se tínhamos alguma dúvida geral sobre a Nikon. Antes que ele pudesse terminar a frase, três ou quatro pessoas perguntaram se ele poderia nos ensinar como configurar nosso speedlight em modo escravo!
O Godox TT685 no modo escravo mostrado com minha Fujifilm X-T3 com o gatilho sem fio XT1-F conectado.
Todos nós queríamos acionar nossos flashes fora da câmera pelo flash pop-up embutido, mas a interface do flash e o manual do usuário nos deixaram coçando a cabeça. Enquanto ele explicava o processo, escrevemos notas detalhadas para não esquecer. Foi uma pergunta que me fizeram vários fotógrafos nos próximos dois anos, pois não era fácil de resolver.
Que contraste temos com os flashes Godox!
Para acionar o TT685 fora da câmera, você precisará usar outro flash Godox ou o gatilho sem fio Godox X1T.
Meu filho iluminado por luz natural, retroiluminado pelo Godox TT685F em modo manual (1/64 de potência) montado em um suporte de iluminação. Fujifilm X-T3 com lente XF 50-140mm f2.8 R LM OIS WR. 1/150s em f/4 ISO 200.
O X1T é um gatilho pequeno, leve e sem fio feito de plástico que fica na sapata da sua câmera, acionando flashes Godox configurados no modo escravo. Assim como os flashes, há uma versão diferente para cada sistema de câmera, indicada por uma letra no final de cada modelo.
É tão fácil usar o transmissor sem fio X1T-F. A primeira vez que tentei com um flash Godox menor, o TT350F, passei cerca de um minuto lendo o manual e, em mais 30 segundos, configurei o flash no modo escravo. Voilá!
O gatilho sem fio é excelente - você pode disparar flashes Godox de até 100 metros de distância, o que é incrível. No meu teste, disparei a 50 metros de distância sem problemas.
Nesta foto, estou a cerca de 50 metros de distância do meu filho com minha Fujifilm X-T3 e a lente XF50-140mm f2.8 R LM OIS WR (com zoom total). O flash disparou sem problemas!
Usabilidade
Usar o flash para TTL básico na câmera/fora da câmera e disparo no modo manual é bastante simples. Você pode alternar facilmente entre os modos, variar a intensidade do flash no modo manual, alterar grupos e canais sem ter que trabalhar muito.
Para algumas das funcionalidades mais avançadas do flash, você definitivamente precisará ler o manual. Eu brinquei com isso pressionando aleatoriamente alguns dos outros botões e me perdi algumas vezes.
Qualidade
Estou muito feliz com a qualidade das imagens que tirei com o Godox TT685. Certamente parece que poderia competir com os melhores flashes do mercado de maneira bastante confortável. Não tenho certeza se ele tem o melhor tempo de reciclagem do mercado, mas outros recursos, como o uso de tecnologia sem fio, compensam.
Custo-benefício
Em torno de $ 110 USD, o TT685 é uma excelente relação custo / benefício. A variedade de recursos que você obtém com este flash, notadamente a sincronização de alta velocidade, a capacidade de usá-lo como um flash fora da câmera e o fato de ser executado em um sinal sem fio, são todos vencedores no meu livro.
Alternativas
Godox faz uma variedade de flashes para atender a diferentes necessidades e orçamentos. Duas alternativas ao TT685 são o TT350 e o V860II.
O TT350 é um flash menor e mais leve que funciona com duas pilhas AA. Este foi o primeiro flash Godox que comprei e, a princípio, fiquei impressionado com o tamanho pequeno e o bom preço. No entanto, com o tempo, provou não ser tão poderoso quanto os flashes maiores, e os tempos de reciclagem entre os flashes pareciam bastante ruins.
Nesta foto, usei a Fujifilm X100F com o gatilho sem fio Godox X1T-F para disparar um flash Godox TT350F fora da câmera.
O V860II é praticamente idêntico, exceto que funciona com uma bateria recarregável de íons de lítio, permitindo tempos de reciclagem mais rápidos. Escolhi o TT685 devido ao custo mais barato, mas também porque prefiro usar vários conjuntos de pilhas AA recarregáveis.
Conclusão
O Godox TT685 é um kit obrigatório para fotógrafos que desejam usar um flash na câmera ou experimentar o flash fora da câmera. Tem uma excelente gama de recursos, boa qualidade de construção e tem um preço competitivo.
A usabilidade também é boa, apenas com operações mais complexas você precisará ler o manual do usuário. Transformar o TT685 em um escravo para uso fora da câmera é simples e feito com o pressionar de um botão.
O TT685F montado em um suporte de iluminação.
Usando a tecnologia sem fio, todos os flashes Godox conversam entre si perfeitamente, e você pode acionar flashes no modo escravo até 100 metros de distância. Isso é muito superior a flashes muito mais caros que dependem de transmissão de linha de visão.
Se você nunca usou flash ou flash em sua fotografia, provavelmente nunca houve um momento melhor para se jogar no fundo do poço. Eu recomendo o Godox TT685F.
Você já experimentou o flash Godox TT685F? Se sim, compartilhe conosco seus pensamentos nos comentários. Revisor do resumo Matt Murray Data da revisão Item avaliado Godox TT685 Thinklite FlashAvaliação do autor 4,5