Se você leu minha resenha anterior do Loupedeck+, saberá que sou um grande fã e agora faz parte da minha rotina de edição. Como eu disse naquela revisão, era algo que eu honestamente desconfiava antes de tentar, mas algo que eu edito sem agora. Então, quando tive a chance de fazer a nova revisão do Loupedeck CT, eu pulei.
O Loupedeck CT é uma estação de edição completamente nova. Loupedeck marcou isso como sua ferramenta profissional, projetada para oferecer uma experiência de edição premium. Junto com os mostradores e botões familiares para aqueles que usaram o Loupedeck+, o Loupedeck CT possui um sistema de interface touchscreen de botões virtuais, que você pode personalizar totalmente de acordo com suas necessidades de edição.
Compatibilidade
O CT é compatível com uma ampla gama de softwares prontos para uso. E tem a capacidade de adicionar ainda mais software por meio de uma biblioteca cada vez maior de perfis personalizados.
Aqui está uma lista de software compatível pronto para uso (respira fundo):
- Abelton ao vivo
- After Effects
- Audição
- Capturar um
- Final Cut Pro
- Adobe Illustrator
- Adobe Lightroom Classic
- Adobe Photoshop
- Premier Pro
- Sistema (Windows e Mac)
Existem perfis para muitos outros programas, incluindo Davinci Resolve, Photomechanic e Logic Pro X, entre outros. Esta é uma lista séria de software profissional, e a capacidade de personalizar o Loupedeck CT significa que há uma oportunidade quase ilimitada de criar seu próprio espaço de trabalho personalizado.
Design e qualidade de construção
O Loupedeck CT é muito diferente do Loupdeck+. É muito mais compacto em sua pegada. O tamanho é aproximadamente o mesmo que dois telefones celulares colocados lado a lado. Esse tamanho menor não apenas facilita muito ter o CT em uma mesa menor, mas também significa que é simples de adicionar à sua bolsa ao editar na estrada ou no local.
A embalagem parece e se sente premium. Isso me lembrou de um dispositivo da Apple na forma como a qualidade escorre antes mesmo de você ver o produto.
A embalagem preta com um logotipo em relevo e folheado na lateral realmente faz com que este produto pareça luxuoso. Pode parecer bobagem, mas quando a embalagem é tão boa, sinto que isso mostra a importância da atenção aos detalhes para a empresa.
Uma vez que o Loupedeck CT é removido da embalagem e aquelas, tão satisfatórias, tampas plásticas transparentes são removidas, a qualidade do Loupedeck CT brilha.
A qualidade de construção deste dispositivo é excelente, com o próprio dispositivo composto por uma placa superior de alumínio (exceto o espaço de trabalho dos botões virtuais) com uma parte inferior de plástico sólido. Todos os botões e mostradores são todos seguramente firmes, com os mostradores tendo um clique tátil ao girar, enquanto os botões virtuais têm feedback tátil, que você liga ou desliga.
O mostrador central é usado como interface de tela sensível ao toque para alguns ajustes e, novamente, funciona perfeitamente. É responsivo e funcionou perfeitamente durante o meu tempo com a unidade.
Este é um equipamento muito bem feito que é mais um passo à frente em qualidade do já bem feito Loupedeck+.
O Loupedeck CT também possui um chip Bluetooth, que eventualmente, por meio de uma atualização, fará com que a unidade se conecte sem fio.
Ele também vem com 8 GB de armazenamento, que é montado como uma unidade externa quando você conecta o Loupedeck CT. Esse armazenamento permite que você salve todas as configurações e preferências no dispositivo. Assim, quando você transporta o produto, todas as suas configurações viajam com você. Isso é ótimo para quem viaja regularmente ou usa computadores diferentes para projetos diferentes.
Ergonomicamente, a unidade é feita para operação com uma mão. Isso não é para subestimar a quantidade de edição que essa coisa pode fazer por conta própria. Enquanto o Loupedeck + parece algo destinado a substituir o teclado, o CT parece uma adição ao teclado e ao mouse. É um aprimoramento incrivelmente poderoso para o seu fluxo de trabalho.
Os botões do Loupedeck CT são retroiluminados de uma forma que auxilia o uso do dispositivo. A cor dos botões mostra como ele é mapeado rapidamente. As três cores são verde, roxo e azul.
Os botões verdes são atribuídos aos espaços de trabalho (dos quais você pode ter vários por aplicativo). Os botões roxos são atribuídos a ações (como aplicar uma predefinição ou criar uma cópia da imagem etc.). Por fim, os botões azuis estão lá para levá-lo aos layouts baseados em página. Isso permite que você crie submenus dentro de uma área de trabalho, como uma página dedicada às suas predefinições de imagem, sem a necessidade de alterar toda a área de trabalho.
Instalando o Loupedeck CT
A instalação do Loupedeck CT é simples. Basta baixar e instalar o software do site do Loupedeck e conectar o Loupedeck.
O próprio Loupedeck é USB-C, o que ajuda a tornar o produto à prova de futuro. No entanto, ele vem embalado com um cabo trançado USB-C para USB-A, que será bem recebido por muitas pessoas. O cabo em si é de alta qualidade, reforçando a atenção aos detalhes que a Loupedeck colocou neste produto.
Curva de aprendizado
A curva de aprendizado é a parte do Loupedeck CT que você achará mais difícil. Não é que o CT seja difícil de usar, na verdade, é totalmente o oposto disso. Trata-se mais de lembrar qual botão está onde, como você configurou seus mostradores e afastar as mãos dos fluxos de trabalho existentes.
Com o Loupedeck+ tudo está definido e você rapidamente se acostuma com onde tudo está. No entanto, embora a flexibilidade do Loupedeck CT seja sua característica mais forte, isso significa que você tem uma curva de aprendizado maior. Por exemplo, ao mudar do Lightroom para o Photoshop, o layout do botão muda, então leva mais tempo para se tornar um usuário avançado em vários softwares.
A configuração inicial de espaços de trabalho personalizados exigirá tempo e esforço do usuário. No entanto, este é o passo essencial para quem procura tirar o máximo proveito deste dispositivo.
O software simplifica a configuração, mas você precisa personalizar o layout do deck para seu estilo de edição específico. Em seguida, você precisará fazer isso software por software. Esse processo pode levar algumas horas, mas vale a pena. Os perfis fornecidos pelo Loupedeck são ótimos e permitem que você comece instantaneamente, mas cada fluxo de trabalho de edição é diferente e é improvável que os perfis do Loupedeck correspondam ao seu fluxo de trabalho específico.
O Loupdeck CT em uso
A primeira coisa que notei sobre o Loupedeck CT foi sua percepção de software. Mudando para o Photoshop do Lightroom, o Loupedeck mudou instantaneamente para seu espaço de trabalho do Photoshop. Não houve atraso ou espera. Estava pronto para ir. Essa suavidade é a mesma para todos os softwares. Você pode até configurá-lo para controlar seu Spotify, para que você possa manter as mãos no Loupedeck enquanto decide que música deseja ouvir enquanto edita.
Esta característica chave torna o Loupedeck CT incrível para quem trabalha em vários softwares diferentes. Isso realmente torna este dispositivo um grande avanço em relação ao Loupedeck +.
Eu sei que quando revisei o Loupedeck+, disse que a edição de vídeo não era ótima. Com o CT, ele realmente funciona.
Mudando para o Premiere Pro, você obtém as ferramentas que mais usa na ponta dos dedos. Como alguém que não é um grande editor de vídeo, facilita a edição para mim. Eu também tenho experimentado o Final Cut Pro e, novamente, o Loupedeck me poupa de ter que pesquisar nos menus quando estou procurando uma ferramenta.
Tenho certeza de que nas mãos de um editor mais capaz, essa ferramenta será enorme para acelerar o fluxo de trabalho. Para um amador como eu, isso facilita as coisas e me incentiva a ir mais fundo.
Isso também é verdade para o Adobe Illustrator e o Adobe Audition, que eu confesso ser completamente desprovido de conhecimento aprofundado. No entanto, posso ver como isso, nas mãos certas, será incrivelmente útil.
Passando para a fotografia (a razão pela qual tenho certeza que a maioria de vocês está lendo isso), para resumir, é incrível. Se o Loupedeck+ é um terno de alta qualidade, o CT é um terno feito sob medida da Saville Row; cada botão e mostrador personalizados para atender às suas necessidades de edição.
No Lightroom Classic, ele funciona lindamente. A edição é fácil e o Loupedeck torna todo o processo mais rápido, fácil e tátil. A capacidade de personalizar uma configuração para ser exatamente como você deseja é algo que dá uma vantagem sobre o Loupedeck+ para quem usa recursos mais avançados regularmente. Isso é mostrado na facilidade de adicionar suas próprias predefinições aos botões. Basta criar a predefinição e solicitar que o Lightroom Classic atualize e, instantaneamente, ela estará disponível para adicionar ao seu layout.
É quando você muda para o Photoshop que o Loupedeck CT realmente brilha. A capacidade de personalizar o layout do botão combinado com o tamanho significa que usá-lo com um mouse ou uma mesa digitalizadora é uma alegria. Além disso, a capacidade de usar o botão central da tela sensível ao toque torna o trabalho em cores uma experiência incrível. O Loupedeck CT é uma experiência muito mais aprimorada do que o Loupdeck+ quando se trata de Photoshop.
A integração com os produtos da Adobe ainda é mais profunda do que com outros softwares. Mudando para o Capture One Pro, a experiência simplesmente não é tão fluida. O Capture One está no modo Beta, embora venha pré-instalado. Em uso, falta o nível de integração encontrado no Lightroom e não pode oferecer a mesma funcionalidade.
Isso se deve ao Loupedeck depender de atalhos de teclado em vez da API do software. O Loupedeck lançou um perfil de plugin aprimorado, que permite maior integração para usuários do Capture One. Isso ajuda, mas depende de você ter que definir o teclado para a configuração dos EUA, o que, como usuário do Reino Unido, é um aborrecimento.
Sei que houve discussões com a Phase One sobre a integração total do Loupedeck CT e, para muitos profissionais que usam o Capture One, isso seria um divisor de águas. Até que isso aconteça, a melhor maneira de descrever a experiência do Capture One é boa, mas não tão boa quanto o Lightroom.
O que eu amo
Há muito o que amar sobre este produto. As principais coisas para mim são:
- Tamanho
- Aparência e qualidade de construção
- Opções de personalização ilimitadas
- Uso de vários softwares
O que poderia ser melhor
- Integração com produtos que não são da Adobe
- Sem opção sem fio (embora isso possa estar chegando)
Vale a pena?
Esta é a grande questão. Este Loupedeck CT não é barato. Atualmente é vendido a £ 469.
Isso garante esse dinheiro para quem gasta muito tempo editando e para quem usa uma variedade de software diariamente. É muito mais adequado para uma variedade maior de programas do que o Loupedeck+. Se você usa produtos da Adobe, é praticamente impecável.
No entanto, se você editar principalmente no Lightroom, possivelmente será melhor servido com o Loupedeck+. Ele tem todos os recursos que você precisa e vem com um custo menor.
A outra questão é se é melhor investir no Loupedeck CT ou em uma mesa digitalizadora. Novamente, isso depende do seu uso e estilo de edição. Pessoalmente, eu faria mais uso do Loupedeck CT. No entanto, você não pode.
O Loupedeck CT destina-se a um determinado grupo de pessoas. Para aqueles que vão tirar o máximo proveito deste produto, o preço de £ 469 é facilmente justificado pela economia de tempo e melhorias no fluxo de trabalho que o CT lhes proporcionará. O Loupedeck CT não é um mero gadget de edição – é uma ferramenta que leva seu fluxo de trabalho de edição a outro nível.
Eu realmente sugiro que você experimente um Loupedeck antes de descartá-lo. Esteja avisado, porém, você provavelmente vai se apaixonar.