A Canon EOS R5 tem atraído muita atenção recentemente com seu sensor de 45 MP, velocidades de disparo extremamente rápidas e vídeo 8K.
Tanta atenção, na verdade, que você seria perdoado se não conhecesse os
outros da Canon modelo sem espelho, a EOS R6.
Para ser justo, a EOS R6 não foi anunciada oficialmente pela Canon. Todas as informações que temos sobre ele vêm de rumores, mas esse tipo de rumor tende a ser bastante preciso, e há poucas dúvidas de que a EOS R6
será estreia em 2020.
Então, o que podemos esperar desse novo corpo sem espelho?
Primeiro, o R6 terá um sensor full-frame, mas com apenas 20 MP, tornando-o o modelo EOS R de menor resolução da Canon até o momento.
Não que 20 MP seja insuficiente para a maioria dos propósitos, é claro, mas é uma surpresa, especialmente porque o modelo full-frame mirrorless da Canon, a EOS RP, possui 26 MP.
Felizmente, um sensor de baixa resolução muitas vezes pode abrir caminho para outros recursos, como altas velocidades de disparo contínuo. Nessa frente, tenho boas notícias:
A EOS R6 dispara até 12 quadros por segundo usando o obturador mecânico e 20 quadros por segundo usando o obturador eletrônico, colocando-a acima de muitas das câmeras centradas em ação atualmente no mercado. Se você deseja fotografar esportes ou vida selvagem, isso é velocidade mais do que suficiente para imagens de primeira linha.
A EOS R6 também oferecerá estabilização de imagem no corpo, tornando-a o único corpo sem espelho da Canon, além do próximo R5, a fazê-lo.
E se todas essas especificações não fossem interessantes o suficiente, temos um novo boato da EOS R6 em pauta, sugerindo que a câmera oferecerá dois slots para cartão, mas também terá um EVF e qualidade de construção que não pode corresponder ao R5.
Então, o que exatamente essa câmera está se tornando?
É altamente provável que os engenheiros da Canon estejam trabalhando em um corpo esportivo profissionalmente orientado (geralmente apelidado de EOS R1), mas quase certamente não é isso. A falta de uma construção robusta, além do visor eletrônico de baixa resolução, sugere que a R6 será uma câmera entusiasta e não profissional. Além disso, não consigo ver a Canon lançando outra câmera do tipo 1D, apenas alguns meses após o anúncio da 1D X Mark III.
Em vez disso, a EOS R6 está se tornando uma Canon 6D, de certa forma. Uma câmera com excelente qualidade de imagem full-frame, mas sem a durabilidade de um verdadeiro corpo profissional e provavelmente limitada em outras áreas (como personalização).
Mas observe que a EOS R6 não é uma simples repetição da série 6D. A presença de estabilização de imagem no corpo e velocidades de disparo ultrarrápidas sugerem que a Canon “sem espelhos” completamente este novo modelo, e o resultado provavelmente causará um grande impacto.
Embora a data de lançamento da EOS R6 seja atualmente desconhecida e a situação com o coronavírus esteja causando atrasos na produção, aguarde um anúncio em maio.
Agora para você:
O que você acha dos rumores da EOS R6? Para quem você acha que essa câmera é destinada? Você estaria interessado? Compartilhe seus pensamentos nos comentários!