Quando a Canon anunciou oficialmente sua próxima câmera sem espelho, a EOS R5, várias especificações se destacaram.
A câmera prometeu corrigir os erros do par EOS R/RP, incluindo estabilização de imagem no corpo, disparo de 20 quadros por segundo com obturador eletrônico e slots de cartão duplo.
Mas, por mais impressionantes que esses recursos parecessem, o mais incrível de tudo foi a afirmação da Canon de que a EOS R5 ofereceria vídeo 8K.
Observe que o padrão atual para câmeras sem espelho é a gravação em 4K/30p, com câmeras que oferecem 4K/60p consideradas especialmente adequadas para cinegrafistas mais sérios.
E enquanto as melhores dessas câmeras produzem vídeo 4K usando toda a largura do sensor da câmera, outras são atormentadas por um fator de corte, que transforma lentes grande angulares em distâncias focais padrão.
Dado o estado atual do mercado, o vídeo 8K seria impressionante. E
verdadeiro Vídeo de 8K, usando toda a largura do sensor, seria mais do que isso; seria inovador, especialmente considerando o fato de que a Canon falhou consistentemente em produzir vídeo 4K verdadeiro em seus corpos sem espelho. Tanto a EOS R quanto a EOS RP, os principais corpos mirrorless atuais da Canon, incorporam um frustrante corte de 1,7x.
Mesmo a Canon 1D X Mark III, a novíssima DSLR principal da Canon, só pode gravar vídeos reais em 4K/60p.
Então, quando o anúncio inicial da Canon incluiu a menção de “captura de vídeo 8K”, os fotógrafos ficaram compreensivelmente céticos. A maioria pensou que era uma jogada de marketing e que os recursos de 8K seriam prejudicados significativamente de alguma forma.
Na verdade, os fotógrafos expressaram tanto seu ceticismo que a Canon se prontificou a descartar esses rumores.
A empresa de imagens afirmou em um comunicado de imprensa recente:
A Canon continua indicando que a EOS R5 oferecerá foco automático Dual Pixel em 8K e que a câmera também incluirá “AF animal avançado”, que permitirá reconhecer “cães, gatos e pássaros”.
Se a Canon esperava causar impacto com este anúncio, certamente conseguiu. A Canon EOS R5 será, sem dúvida, inovadora em todas as frentes, tanto para fotógrafos quanto para cinegrafistas.
Agora para você:
O que você acha deste anúncio? Você vai comprar a EOS R5? Você vê a necessidade de 8K? Compartilhe seus pensamentos nos comentários!