No início deste ano, a Olympus fez notícias com a revelação de que venderá sua divisão de câmeras, mas parece que a empresa planeja seguir em frente a todo vapor (pelo menos por enquanto).
Porque a Olympus acaba de lançar seu mais recente modelo de câmera Micro Four Thirds, a OM-D E-M10 Mark IV, uma opção compacta, de baixo custo e pronta para viagem para fotógrafos iniciantes e sucessora da bem recebida OM-D E -M10 Mark III.
As câmeras Olympus são conhecidas por seu tamanho pequeno e peso limitado, graças às dimensões compactas de um sensor Quatro Terços. Isso torna os modelos da Olympus os favoritos dos fotógrafos de viagens e de rua, especialmente quando você leva em consideração o tamanho das lentes (que são algumas das opções mais compactas do mercado e parecerão positivamente
delicadas em suas mãos).
Mas o OM-D E-M10 Mark IV leva a portabilidade a um novo nível, chegando a apenas 0,85 libras (0,385 kg), que é o mais leve de qualquer modelo sem espelho da Olympus até hoje. É perfeito para quem quer reduzir o peso da bolsa da câmera e permanece leve mesmo quando combinado com algumas das lentes de zoom mais longas da Olympus.
A principal desvantagem de um sistema Micro Four Thirds é a resolução limitada, razão pela qual o OM-D E-M10 Mark III oferecia apenas um sensor de 16 MP. Mas a Olympus finalmente decidiu dar à Mark IV um aumento de megapixels, até 20 MP para detalhes adicionais, o que aumenta os recursos de corte e as possibilidades de impressão, embora você também deva esperar um impacto potencial no alto desempenho ISO e na faixa dinâmica.
Pessoalmente, eu gostaria de ver um sensor MFT de 24 MP, mas isso ainda não é uma especificação oferecida pelos modelos mais sofisticados da Olympus, então duvido que o veremos em uma câmera como a OM-D E-M10 a qualquer momento em breve. Além disso, 20 MP realmente
é suficiente para a maioria dos propósitos, incluindo impressões relativamente grandes, então não vale a pena reclamar.
Seguindo em frente, a Olympus oferece a melhor estabilização de imagem no corpo do mercado, e é por isso que você pode esperar até 4,5 stops de IBIS em um modelo básico como o OM-D E-M10 Mark IV. Isso permitirá imagens nítidas em velocidades do obturador muito além do que normalmente seria considerado possível, bem como gravação de vídeo suave (e eu mencionei que a câmera oferece 4K?).
Quanto às especificações adicionais dignas de nota, a OM-D E-M10 promete foco automático aprimorado sobre a E-M10 Mark III, graças a algoritmos de rastreamento atualizados, bem como velocidades de disparo contínuo de 8,7 fps; também relevante é um interessante design de LCD flip-down, que permite visualizar imagens e filmagens da frente da câmera, mas inclinando o LCD abaixo da câmera.
Ah, e você obtém a resolução do visor eletrônico agora padrão da Olympus, em 2,36 milhões de pontos. Eu não esperava nada melhor (há tantas atualizações que você pode fazer em uma câmera por um preço abaixo de US $ 1.000), mas o jogo EVF da Olympus é frustrantemente limitado, mesmo em seus modelos mais sofisticados, e eu idealmente gostaria de ver um aumento de resolução aqui.
O Olympus OM-D E-M10 Mark IV será lançado no final de setembro, por um preço relativamente baixo de US $ 699,99 (somente corpo). Está disponível para pré-venda aqui.
Agora para você:
O que você acha do último modelo mirrorless da Olympus? Você está impressionado? Decepcionado? Existem recursos que faltam no E-M10 Mark IV, mas que você gostaria de ter visto? Compartilhe seus pensamentos nos comentários!