Na semana passada, a Nikon apresentou oficialmente o Z5, uma adição à linha sem espelho de montagem em Z full-frame que anteriormente incluía apenas o Z6 e o Z7.
Embora a Z5 não ofereça nenhum recurso inovador a par com o anúncio da Canon EOS R5/R6, a câmera oferece muito o que amar e provavelmente se encaixará como uma opção de quadro completo acessível para quem deseja mudar da Nikon APS- corpos C.
Então, o que o Z5 inclui?
Primeiro, um sensor full-frame de 24,3 MP. Essa resolução é padrão para câmeras APS-C e full-frame de nível básico, mas é mais do que suficiente para todos, exceto para os fotógrafos mais famintos de megapixels, e geralmente oferece um bom equilíbrio entre imagens detalhadas e recursos de pouca luz.
A Nikon promete um desempenho espetacular de alto ISO, afirmando que o Z5 “se destaca em situações de pouca luz, tornando-o ideal para fotografar tudo, desde eventos com pouca luz até uma noite inteira sob a Via Láctea”.
Assim como no Z6 e no Z7, você também terá estabilização de imagem no corpo, o que garante que o Z5 seja portátil mesmo em cenários de pouca luz mais difíceis ou ao gravar vídeos, e permite que a câmera forneça paisagens e fotos de viagens de alta qualidade mesmo quando não há tripé à mão.
Você também obtém um visor eletrônico de 3,6 milhões de pontos, o que deve ser suficiente para impressionar atiradores ainda mais exigentes, bem como um LCD traseiro de 3,2 polegadas com recursos de tela sensível ao toque e inclinação. Curiosamente (e talvez em resposta às reclamações dos usuários do Z6/Z7), o Z5 oferecerá dois slots para cartão SD, que fornecem um nível de redundância exigido por muitos atiradores profissionais.
Quanto ao foco automático, a Nikon promete 273 pontos AF, que “cobrem quase todo o quadro”, bem como tecnologia de detecção de olhos humanos e animais para fácil rastreamento de animais de estimação, retratos e animais selvagens. Isso parece idêntico ao sistema AF altamente considerado na Z6 e deve fornecer aos atiradores da Z5 foco e rastreamento rápidos, mesmo em condições mais complicadas.
Infelizmente, enquanto o Z5 possui uma velocidade máxima do obturador de 1/800s, uma desvantagem significativa é a velocidade de disparo contínuo, que chega a 4,5 fps, e torna o Z5 imediatamente inadequado para fotógrafos mais sérios de esportes e vida selvagem.
E enquanto o Z5 é compatível com uma série de lentes excelentes através do adaptador FTZ, o número de lentes Z nativas ainda é limitado em comparação com concorrentes sem espelho, como Sony e Fujifilm.
Por outro lado, o Z5 possui um corpo à prova de intempéries, que está (surpreendentemente) no mesmo nível do Z6 e Z7. E em relação ao vídeo:O Z5 oferece gravação 4K/30p, mas isso vem com um corte bastante substancial (1,7x), o que sem dúvida tornará o Z5 menos atraente para filmadores mais sérios.
Linha inferior:
O Z5 será uma opção atraente para fotógrafos que desejam fazer a transição para o mirrorless, especialmente devido a um preço apenas para o corpo relativamente razoável (US $ 1400 USD). Mas as lentas velocidades de disparo contínuo forçarão fotógrafos de ritmo acelerado (por exemplo, vida selvagem, esportes e rua) a procurar em outro lugar, enquanto a presença do Z6 (cerca de US $ 1.800) será uma alternativa atraente para fotógrafos que desejam mais velocidade (12 fps ) velocidades de disparo.
O Z5 começará a ser enviado no final de agosto e está atualmente disponível para pré-encomenda aqui.
Agora para você:
O que você acha da Nikon Z5? Qual é o seu recurso favorito e menos favorito? E é um modelo que você estaria interessado em comprar? Compartilhe seus pensamentos nos comentários!