Há meses, ouvimos rumores sobre várias novas câmeras Nikon estreando em 2020.
Mas na semana passada, a Nikon Rumours revelou várias pepitas de informações sobre esses novos modelos sem espelho.
Primeiro, uma dessas câmeras provavelmente será chamada de Nikon Z5 e será um corpo sem espelho full-frame um passo abaixo do atual Z6 da Nikon.
O outro modelo da série Z é rotulado como Nikon Z30, que ficará abaixo do Z50 da Nikon como o segundo modelo sem espelho APS-C na linha da Nikon.
Rumores da Nikon também prevêem uma câmera sem espelho profissional da Nikon (muitas vezes chamada de Nikon Z8 ou Nikon Z9) chegando “no final de 2020 ou no início de 2021”.
Até agora, a linha mirrorless da Nikon permaneceu bastante limitada, especialmente quando comparada a concorrentes como Sony e até Canon. Além da Nikon Z50, que estreou em outubro de 2019, não vimos novos modelos mirrorless da Nikon. Portanto, a Nikon Z30 e a Nikon Z5 previstas devem injetar algumas opções muito necessárias no ecossistema da Nikon, especialmente para snappers de nível básico que exigem uma alternativa mais poderosa para câmeras compactas, smartphones e DSLRs APS-C.
A verdade é que a Nikon ficou para trás tanto da Sony quanto da Canon na corrida sem espelho. Não foi até o ano passado que a Nikon ofereceu um único corpo sem espelho APS-C, o Z50, uma câmera que permanece fora do alcance de muitos consumidores graças ao seu preço de quase US$ 1.000. A adição de uma Nikon Z30 deve ajudar a completar a parte inferior da linha da Nikon e, esperançosamente, indica o compromisso da Nikon em expandir para o mercado mirrorless acessível.
Na outra ponta da linha da Nikon, temos o Z6 e o Z7. Mas enquanto essas duas câmeras são bem vistas na comunidade de fotografia, a Nikon ainda carece de um modelo full-frame posicionado contra a Canon EOS RP, bem como (potencialmente) a próxima Canon EOS R6, uma lacuna que o novo Z5 provavelmente procurará preencher.
Curiosamente, outro rumor recente sugere que o Z5 pode não incluir um visor eletrônico embutido, mas o oferecerá como acessório. Pessoalmente, acho isso questionável; se a Nikon decidir testar esse design, espero que isso aconteça em uma das câmeras de baixo custo, potencialmente até mesmo na Z30. Mas não no Z5, o único corpo sem espelho full-frame da Nikon a estrear desde 2018.
Independentemente disso, devemos saber em breve! E se você é um fotógrafo que procura um corpo sem espelho Nikon mais barato, fique atento. Devemos ter mais novidades em breve!
Agora para você:
Com qual desses modelos sem espelho você está mais empolgado? E você acha que a Nikon abandonaria o EVF embutido no Z5? Deixe-nos saber seus pensamentos nos comentários!