Você decidiu que quer levar a fotografia mais a sério, ir além de apenas tirar fotos com seu celular e talvez até buscar ganhar dinheiro com seu hobby. Você está pronto para começar a comprar uma câmera melhor e os acessórios que a acompanham.
Muitos artigos sobre equipamentos fotográficos para iniciantes começarão imediatamente a recomendar marcas e modelos. Ou, se você entrar em uma loja de fotos tradicional de tijolo e argamassa, um vendedor pode começar a mostrar o equipamento, ansioso para fazer uma grande venda.
Pergunte a outros fotógrafos:“O que devo comprar?” e muitos vão lançar uma lista de equipamentos de que gostam, provavelmente favorecendo a marca e o modelo do equipamento que possuem.
(Fique longe de “fanboys”, pessoas que lhe dirão que a Marca X é o único caminho a seguir e apenas idiotas comprariam qualquer outra coisa.)
Estou aqui para sugerir que, em vez de buscar imediatamente uma resposta de marca/modelo para a pergunta “O que devo comprar?” pergunta, em vez disso, você deve começar fazendo algumas perguntas mais gerais.
Avaliando suas necessidades
Câmeras e equipamentos associados não farão de você um grande fotógrafo, assim como comprar um carro esportivo caro não fará de você instantaneamente um piloto de corrida vencedor. Para levar essa analogia adiante, por que você gastaria muito dinheiro por aquele carro esportivo exótico quando tudo que você precisa é algo para dirigir até o supermercado?
O mesmo vale para simplesmente comprar o equipamento “mais recente e melhor” porque é isso que interessa a outros fotógrafos, ou porque essa marca/modelo é o burburinho de revistas especializadas e sites de fotos online. Os carros esportivos da Porsche têm uma ótima reputação, mas você precisa de um? As novas câmeras mirrorless dos grandes fabricantes de câmeras são empolgantes, mas elas são adequadas para você?
Se dinheiro não é problema (eu gostaria que essa fosse a minha situação!), isso significa que você deve comprar a câmera mais cara e sofisticada e todas as lentes e guloseimas para acompanhá-la? Isso garantirá que você tenha o “melhor” e mais capaz equipamento que garantirá que você faça fotos estelares?
Espero que você não apenas pegue sua carteira. Em vez disso, faça uma pequena autoavaliação e lição de casa primeiro.
Então, vamos explorar as perguntas que você deve se fazer enquanto mergulhamos no equipamento de fotografia para iniciantes.
O que você já sabe sobre fotografia?
Se você está procurando equipamentos fotográficos para iniciantes, aqui está a primeira pergunta que você deve fazer:
O que você já sabe sobre fotografia?
Quanto conhecimento e experiência você já tem? Você só fez algumas “fotos bonitas” com um único toque no botão do obturador no seu celular? Você já ouviu falar do triângulo de exposição? Você entende o que são ISO, velocidade do obturador e abertura e como eles interagem para controlar a exposição, a profundidade de campo e a captura de movimento? Você teve ou pode ter interesse em seguir instrução formal para aprender melhor tanto a composição artística das fotos quanto o funcionamento técnico da câmera?
Claro, você pode comprar uma câmera mais sofisticada e mais cara com a ideia de que você “crescerá nela”. Claro, essa câmera mais sofisticada com botões, botões, mostradores e menus enigmáticos também pode sobrecarregar você como iniciante. Às vezes, mais simples é melhor, especialmente quando você ainda está aprendendo.
Por outro lado, uma câmera point-and-shoot barata e altamente automática pode ser fácil de aprender, mas pode criar limitações muito rapidamente à medida que você cresce como fotógrafo.
A verdadeira questão aqui é:“Quão sério você leva a fotografia?”
Você simplesmente quer uma câmera que usará de vez em quando, talvez tire férias, e que faça boas fotos com seus modos automáticos? Ou você planeja fazer disso um hobby sério no qual investirá tempo, estudo e prática frequente? Você quer mergulhar e realmente aprender?
Que tipo de fotos você fará?
As câmeras não fazem fotografias; fotógrafos fazem. Uma câmera é simplesmente uma ferramenta que um fotógrafo usa para criar uma fotografia.
Em qualquer empreendimento, ter a ferramenta certa para o trabalho facilita o trabalho e traz melhores resultados. Então, na hora de escolher a câmera certa para sua fotografia, uma pergunta essencial é:“Que tipo de fotografia pretendo fazer?”
Eu propositadamente uso a palavra “fazer” em vez do que muitas pessoas dizem sobre “tirar fotos”. Snapshooters podem tirar fotos, vendo algo de interesse e rapidamente, sem pensar muito, tirando uma foto. Fotógrafos sérios, no entanto, são artesãos, pensando em composição, configurações de câmera e muitas outras coisas envolvidas na criação e “fazer” uma fotografia.
Se você quer apenas tirar fotos ou tirar fotos também influenciará o tipo de equipamento que você deve comprar.
Então, que tipo de fotos você quer fazer? Qual assunto é o seu favorito?
Eu ouço alguns dizendo:“Eu gostaria de fazer todos os tipos de fotos do que me chamar a atenção”. Então, vamos fazer a pergunta desta forma:“Que tipo de fotos você imagina fazer 80% do tempo?” Fotos de seus filhos enquanto eles crescem? Retratos formais? Paisagens? Fotos das férias? Fotos da vida selvagem? Existem centenas de gêneros fotográficos para explorar e, embora algumas combinações de câmera e lente possam lidar com uma variedade maior deles, espere pagar mais por esse equipamento fotográfico.
Tipos especializados de fotografia, como fotografar pássaros ou animais selvagens, onde são necessárias respostas rápidas da câmera e lentes longas, exigirão equipamentos mais especializados. Talvez você queira tirar fotos de seus filhos jogando futebol ou praticando outros esportes. Você pode considerar uma câmera point-and-shoot barata, mas mesmo que ela tenha um “superzoom” embutido de 10x, o tempo de atraso entre o momento em que você pressiona o obturador e o disparo fará com que você perca a ação com frequência? O pequeno flash embutido terá energia suficiente para iluminar seu filho do outro lado da quadra de basquete quando ele acertar a tacada vencedora na campainha?
Encontrar o equilíbrio entre gastar o suficiente para ter o equipamento mais versátil e ainda não pagar por coisas que você nunca ou raramente usará pode ser difícil. Voltando ao “fator 80%” que mencionei:Compre o equipamento que irá acomodar 80% das suas necessidades. Se de repente você conseguir fotografar aquele safári africano e não tiver o equipamento necessário, poderá atualizar ou, melhor ainda, alugar o equipamento para lidar com essa oportunidade única.
Como suas fotos serão usadas?
Antes da fotografia digital e da internet, uma fotografia significava uma impressão. Hoje, está se tornando cada vez mais raro ver fotos impressas. Algumas dessas estatísticas são de 2017, então já estão datadas, mas ainda são incríveis de se considerar:
- Cerca de 1,3 trilhão de fotos são tiradas a cada ano
- 75% dessas fotos são tiradas com celulares
- Menos de 13% das fotos são tiradas com câmeras digitais dedicadas
- Aproximadamente 121,5 milhões de câmeras digitais foram vendidas em 2010; que caiu para 14,8 milhões em 2019
Você se pergunta por que empresas como a Olympus faliram e até mesmo os maiores fabricantes de câmeras digitais estão lutando? Claro, você está lendo isso porque pretende continuar buscando a fotografia digital, mas a pergunta para a qual estou me dirigindo é:"Qual porcentagem de suas imagens
você pretende imprimir?”
Você precisa de uma câmera de alto megapixel?
Os fabricantes de câmeras de ponta gostam de se gabar das câmeras de alto megapixel que estão produzindo e, sim, elas podem produzir algumas imagens incríveis. As câmeras dos principais fabricantes agora divulgam especificações mostrando sensores entre 40 e 60 megapixels (com preços compatíveis).
A questão é:se a grande maioria das imagens que você fotografa são apenas para exibição em seu monitor ou online, você precisa de contagens tão altas de megapixels? Você pode imprimir uma bela impressão de 300 DPI 16" x 20" com uma imagem de 4800 x 6000 pixels (28,8 MP).
No momento da redação deste artigo, a Sony A7R IV é a câmera full-frame de megapixels mais alta e produz uma imagem de 9504 x 6336 pixels (60,2 MP). Imprimir isso em 300 DPI lhe daria uma boa impressão de 20″ x 30″, e seria muito fácil ir muito maior do que isso.
Por outro lado, se a maior que você já imprimiu for 8″ x 10″ (aproximadamente um tamanho A4 usando padrões europeus), uma imagem de 7,2 megapixels seria ótima. A maioria dos smartphones atuais produz imagens de resolução mais alta do que isso.
Não quero confundir você com matemática. Mas quero que você se pergunte:“Espero imprimir minhas fotos e, em caso afirmativo, qual tamanho posso imprimi-las?”
Você precisa de uma câmera cara, full-frame e de alto megapixel se tudo o que você faz é compartilhar seu trabalho nas mídias sociais?
Tamanho, peso e fatores ambientais
Você já ouviu o ditado:“A melhor câmera é aquela que você tem com você”. Suponho que o corolário disso seja:“A pior câmera é aquela que você deixou em casa” (ou no seu carro, ou em qualquer lugar que não esteja com você). Se você comprar uma câmera (e lentes, tripés e outros equipamentos) que se torna um incômodo para levar, ou faz você desejar que ela fosse menor e mais leve, provavelmente comprou o equipamento errado.
Curiosamente, muitas pessoas acreditavam que a maneira de economizar em tamanho e peso era mudar para as câmeras sem espelho mais recentes. Sim, as câmeras sem espelho são um pouco menores e mais leves, mas as lentes para elas não são consideravelmente menores e mais leves. Muitas câmeras sem espelho também consomem mais energia da bateria e, portanto, o peso economizado com equipamentos menores é compensado pela necessidade de carregar mais baterias. Praticamente a única coisa que ficou consideravelmente mais leve são as carteiras dos fotógrafos, porque as novas câmeras menores e mais leves costumam ter um preço premium.
Outra coisa a ser considerada ao comprar equipamentos de fotografia para iniciantes é onde e como a câmera e os acessórios serão usados. Se você estiver levando uma câmera de férias para fotos de viagem, quanto equipamento você deseja embalar e carregar o dia todo? Se você é um mochileiro ou aventureiro, quer levar um tripé? Um conjunto de lentes? Uma das câmeras de ponte mais sofisticadas pode ser uma opção melhor para uma câmera de viagem?
Outra consideração pode ser o ambiente operacional no qual você pretende fazer fotos. Se você estiver frequentemente em ambientes empoeirados, talvez não queira uma câmera com lentes intercambiáveis. Talvez você fotografe com frequência na chuva, na chuva, na neve ou em outro clima inclemente. Nesse caso, uma câmera à prova de intempéries pode valer a pena considerar.
Atualização
Se você pretende se dedicar à fotografia por muitos anos, considere atualizar seu equipamento à medida que melhora, à medida que novas inovações surgem, à medida que você diversifica suas fotos ou até mesmo quando o equipamento se desgasta.
Fotógrafos que fotografam com lentes intercambiáveis geralmente descobrem que logo têm mais dinheiro investido em boas lentes do que em seus corpos de câmera. O “bom vidro” que ainda pode ser usado quando o corpo de uma câmera é substituído torna-se um bom investimento. Como as montagens de lente do fabricante da câmera geralmente são de propriedade dessa marca, depois de selecionar uma marca e comprar algumas lentes, você provavelmente desejará ficar com esse fabricante no futuro, em vez de vender tudo e começar tudo de novo.
Novo, usado ou reformado?
Algumas pessoas só querem comprar novos equipamentos e, se pagar o preço total por equipamentos para obter equipamentos novos de fábrica com garantia total vale a pena para você, vá em frente.
Mas às vezes, ao pesquisar equipamentos fotográficos para iniciantes, economias substanciais podem ser obtidas comprando equipamentos usados e bem cuidados (com ênfase em
bem cuidado ). Aqui está um bom artigo de Jaymes Dempsey sobre considerações ao comprar equipamentos fotográficos usados, e aqui está outro de Tom Mason. Geralmente, tive boas experiências comprando equipamentos usados porque:
- Compre de fotógrafos que conheço pessoalmente que cuidam bem de seus equipamentos ou
- Compre dos principais revendedores, como B&H, Adorama, KEH e outros que verificam e dão a seus equipamentos usados inspeções completas, classificações e até garantias limitadas, ou
- Compre diretamente de fabricantes que atendem, inspecionam, vendem e garantem equipamentos recondicionados.
Excelentes economias podem ser obtidas com a compra de equipamentos usados quando novos equipamentos estão sendo lançados. Fotógrafos com GAS (Síndrome de Aquisição de Engrenagens) só precisam ter a melhor e mais recente coisa. Muitos desses atiradores, ansiosos para trocar, estão dispostos a vender seus equipamentos pouco usados por preços de barganha.
Agora, como fotógrafo iniciante, você não precisa do mais novo equipamento de ponta, porque provavelmente ainda precisa dominar o básico. Se a melhor câmera do ano passado (e agora um pouco usada) puder ser obtida, ajuda você a aprender o básico, permite que você entenda melhor suas necessidades e se encaixa na conta a um preço reduzido, e daí se você a tiver pouco tempo antes melhoria?
De quem comprar?
Um bom conselho sobre a compra de equipamentos fotográficos (ou qualquer outra coisa) é a frase latina
caveat emptor . Você provavelmente sabe que isso significa
deixar o comprador atento .
Antigamente você podia entrar em uma loja de câmeras e lidar cara a cara com o dono da loja ou pelo menos com um vendedor. Mesmo assim, você sempre teve que ser cauteloso com o vendedor inescrupuloso que, uma vez que você fosse considerado um iniciante sem muito conhecimento, tentaria convencê-lo a comprar muito mais equipamentos (ou equipamentos mais caros) do que você realmente precisava. Em vez disso, você esperava encontrar um revendedor que realmente quisesse entender suas necessidades e equipá-lo com o melhor equipamento adequado ao seu orçamento e necessidades. Esse segundo tipo de revendedor faria os tipos de perguntas que estamos explorando aqui, sabendo que um cliente satisfeito contaria aos outros sua boa experiência e, assim, atrairia mais negócios.
Infelizmente, esses tipos de lojas físicas de câmeras estão se tornando raras (o último revendedor da minha cidade fechou a loja cerca de um mês atrás, após 74 anos no negócio de fotografia). Isso não significa que não existam revendedores online respeitáveis que ofereçam um bom atendimento ao cliente em equipamentos fotográficos. Você apenas tem que fazer sua pesquisa. Converse com fotógrafos experientes e pergunte onde eles compram seus equipamentos, quem faz bons negócios, quem oferece bons conselhos e serviços e quem honra as garantias.
Sempre tenha cuidado com os revendedores que têm reputações questionáveis e, mais ainda, oferecem negócios que são bons demais para ser verdade. Muitas vezes, os fabricantes de equipamentos fotográficos exigem que todos os revendedores ofereçam seus equipamentos pelo mesmo preço e, portanto, onde você compra não altera o preço. Alguns revendedores, assim, criarão seus próprios incentivos e oferecerão pacotes de acessórios para adoçar o negócio. Observe atentamente se isso realmente vale a pena. Você pode obter um kit de limpeza barato, um tripé pior do que nada ou uma bolsa de câmera de má qualidade, coisas que não valem a pena se tentar fazer negócios com um revendedor duvidoso.
Além disso, tome cuidado com o revendedor que tenta táticas de alta pressão para fazer com que você adicione coisas que você não pretendia comprar inicialmente ou uma questionável “garantia estendida”. E cuidado com os equipamentos do “mercado cinza”, que a maioria dos fabricantes não garante.
Usar guias de compra on-line
Eu me abstive de sugerir quaisquer marcas ou modelos específicos direcionados como equipamentos fotográficos específicos para iniciantes. Se, depois de se fazer as perguntas que descrevi, você achar que está pronto para começar a procurar equipamentos específicos, há alguns ótimos lugares para conferir.
Aqui no site da Digital Photography School (dPS), confira a seção Câmeras e Equipamentos.
Outro lugar que eu particularmente gosto é o site Digital Photography Review (DPReview.com) e sua seção de Guias de Compra. As páginas Câmeras por Caso de Uso são ótimas para ajudar a sugerir marcas e modelos com base em como você pretende usar sua câmera.
Discuti principalmente câmeras, mas se você estiver comprando tripés, equipamentos de iluminação ou qualquer outro tipo de acessório fotográfico, lugares como dPS e DPReview oferecem muitas informações. Há também fóruns onde você pode aprender com outros fotógrafos sobre os detalhes de equipamentos específicos.
Seja cauteloso, no entanto. Fanboys e trolls gostam de sair em lugares assim, então não vá apenas com a primeira opinião que você lê.
Equipamento fotográfico para iniciantes:as perguntas a serem feitas
Eu joguei fora muitas coisas aqui, então vamos resumir com uma lista de perguntas a serem feitas:
- Quais são minhas necessidades de uma câmera (ou outro equipamento fotográfico)?
- Quanto eu sei sobre fotografia?
- O quão sério eu pretendo levar? Vou buscar oportunidades de aprendizado?
- Com que frequência usarei este equipamento?
- Que tipo de fotos farei (use a regra dos 80%)?
- Quero me especializar em um determinado gênero/assunto fotográfico?
- Como usarei minhas fotos? (On-line? Imprimir? Vender?)
- De quanta resolução (megapixels) preciso?
- O tamanho/peso é um fator importante?
- Onde usarei meu equipamento (fatores ambientais)?
- Pretendo fazer upgrade, adicionar lentes e adicionar acessórios?
- Desejo equipamentos novos ou posso considerar equipamentos usados ou recondicionados?
- De quem devo comprar? Uma loja, um revendedor online ou um particular?
- Eu fiz pesquisas (por meio de guias de compra e/ou discussões com fotógrafos confiáveis)?
Agora pegue meu dinheiro
Algumas pessoas não são muito de pesquisar compras e simplesmente querem que alguém lhes diga o que comprar. É fácil encontrar vendedores perfeitamente dispostos a dizer o que você “precisa” e pegar seu dinheiro.
Eu suspeito que, se você leu este artigo, você não é uma dessas pessoas.
Então, ao escrever este guia de equipamento fotográfico para iniciantes, meu objetivo não é dizer o que comprar, mas sim fazer com que você se faça as perguntas certas. Se você fizer isso, poderá fazer uma compra sábia e obter as ferramentas fotográficas que melhor se adequam à sua tarefa.
O objetivo final é que você aprenda e cresça como fotógrafo, goste de fotografia e faça fotografias cada vez melhores. Muitas felicidades!