A Nikon lançará “uma câmera mirrorless da série Z da Nikon… dentro de um ano”, disse Keiji Oishi, gerente de departamento da unidade de negócios de imagem da Nikon. A câmera “está sendo desenvolvida com o objetivo de superar a D6”.
Isso vem de uma entrevista recentemente publicada do DPReview com Oishi, que aborda o passado, o presente e o futuro do negócio de câmeras da Nikon, incluindo novas câmeras, lentes, o sucesso de vendas sem espelho da Nikon e a busca pela gravação em 8K.
O desenvolvimento de um modelo mirrorless emblemático é uma boa notícia para os fãs da Nikon; reforça firmemente o compromisso da Nikon com o crescimento e a inovação face às dificuldades de fornecimento e questões sobre a viabilidade da empresa.
Embora Oishi não tenha oferecido muitos detalhes sobre a próxima câmera principal da Nikon, ele afirmou que “responderá às necessidades avançadas dos profissionais” e “estreará um sensor CMOS empilhado de alta resolução recém-desenvolvido”. O termo “alta resolução” é relativo, mas isso pode sinalizar a intenção da Nikon de competir com a próxima Sony a1, uma potência completa com sensor de 50 MP, foco automático líder de classe e gravação 8K/30p.
Em outras palavras:o modelo principal da Nikon pode procurar satisfazer mais do que apenas fotógrafos esportivos profissionais. Se a câmera tivesse mais de 45 megapixels, oferecendo foco automático rápido e velocidades de disparo no espírito da D6, ela seria capaz de capturar esportes, eventos, retratos e até paisagens de nível profissional.
Quanto ao vídeo:
Oishi afirma que os engenheiros da Nikon “estão considerando recursos de vídeo poderosos, como 8K, que respondem às necessidades de todos os tipos de criadores de conteúdo e profissionais”.
Portanto, embora o vídeo 8K não seja uma garantia, provavelmente chegará ao próximo modelo principal. Com a chegada da Canon EOS R5 em 2020 e o lançamento da Sony a1, a Nikon em breve será a única fabricante líder de câmeras sem uma câmera híbrida de 8K. E enquanto a Nikon é ostensivamente uma marca centrada em fotos, o movimento 8K é aquele que não vai querer perder.
Então, quando podemos esperar essa potência de 8K de alta resolução e alto desempenho?
Dada a falta de vazamentos recentes, não espere nada antes do verão de 2021, e o outono ou o inverno são uma possibilidade realista. Mas definitivamente veremos a câmera antes do final do ano, supondo que tudo corra conforme o planejado.
Algumas outras curiosidades da entrevista:
A Nikon pretende produzir lentes “com foco em mais compacidade e acessibilidade” na esperança de “tornar… lentes mais acessíveis a mais pessoas”. Isso virá junto com um esforço para oferecer uma linha expandida de câmeras APS-C Z-mount.
(Atualmente, a Nikon oferece apenas um único modelo de montagem Z APS-C, o Z50.)
As vendas de câmeras Nikon “desafiaram as expectativas” nos últimos meses, especialmente com o lançamento do Z6 II e do Z7 II. Como explica Oishi, “no último trimestre, registramos vendas recordes sem espelho, o que foi ajudado pelo forte desempenho do Z7 II e Z6 II. Observamos fortes vendas de novos produtos, tanto câmeras quanto lentes sem espelho.”
Oishi acha que as vendas quentes do Z6 II e do Z7 II vêm de relutâncias em DSLR; ele afirma que “muitos usuários leais da Nikon [estavam] esperando pela segunda geração da série Z” e que, graças às “melhorias que colocamos na segunda geração”, os atiradores DSLR da Nikon finalmente compraram o sistema Z.
Tudo isso é uma excelente notícia para os fãs da Nikon e, embora a empresa ainda tenha um longo caminho a percorrer, está claramente dando passos na direção certa.
Agora para você:
O que você acha da próxima câmera mirrorless da Nikon? Para onde você vê a Nikon indo nos próximos anos? E quais lentes acessíveis você gostaria que a Nikon produzisse? Compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo!