Se você está comprando com orçamento limitado, comprar equipamento de câmera usado é uma ótima ideia.
As câmeras digitais modernas são atualizadas regularmente, então o mercado de usados está cheio de câmeras procurando um novo lar. As câmeras usadas são uma ótima maneira de atualizar seu equipamento sem gastar muito (e muitas vezes também oferecem um valor fantástico pelo dinheiro).
Mas ao olhar para equipamentos de segunda mão, nem todos estarão à altura. Nem todo mundo se importa com seus equipamentos, então você deve ter consideração e cautela.
Abaixo estão algumas dicas para garantir que você obtenha o melhor retorno possível ao comprar equipamentos usados. Dessa forma, você pode atualizar suas câmeras, lentes e acessórios por uma fração do preço original!
Comprar câmeras usadas
As câmeras são máquinas complexas, portanto, existem alguns indicadores-chave a serem observados ao comprar um corpo de segunda mão.
Contagem do obturador
A contagem do obturador de uma câmera é simplesmente o número de vezes que o obturador foi disparado em sua vida útil.
(A contagem do obturador também é conhecida como o número de
atuações do obturador .)
Geralmente, a contagem do obturador fornecerá uma ótima indicação da quantidade de uso que uma câmera viu, semelhante a verificar a quilometragem de um carro. As câmeras são classificadas quanto à durabilidade do obturador, com modelos entusiastas geralmente classificados em torno da marca de 150.000 fotos e modelos profissionais classificados em 300.000 fotos ou mais.
Ao navegar, baixas contagens de obturador geralmente indicam itens menos usados. Menos de 10.000 fotos em uma câmera de 2 a 5 anos é muito baixa, sendo a quantidade normal em torno de 30.000 a 50.000.
Se uma câmera tiver uma contagem muito alta de 100.000 ou mais, provavelmente é melhor evitar, especialmente porque esse número também fornecerá uma pequena visão do uso da câmera pelo proprietário. As câmeras de maior número podem ter visto o uso profissional (e uma vida mais difícil), enquanto as contagens mais baixas indicam o uso casual do consumidor.
Então, como você descobre a contagem do obturador de uma câmera?
O número geralmente é fornecido quando as câmeras estão sendo vendidas em segunda mão. Mas se você não tiver certeza, pode descobrir de algumas maneiras, dependendo do modelo. Confira este artigo para orientação:Encontrando as atuações atuais do obturador da sua câmera.
Verificações da câmera
Ao olhar para uma câmera usada, há algumas coisas que você pode verificar para entender melhor sua condição.
Primeiro, remova a tampa do corpo e inspecione o interior da câmera ao redor do espelho, tela de foco e contatos da lente. Procure por quaisquer sinais de danos, óleo ou lama acumulada nessas áreas.
O óleo pode indicar que os mecanismos das partes internas não estão funcionando corretamente, às vezes devido à colisão ou queda da câmera. Procure por qualquer óleo ao redor dos lados da seção interna. Uma pequena lanterna pode ser uma grande ajuda aqui.
Lembre-se de segurar a câmera virada para baixo o máximo possível para reduzir o risco de contaminação por poeira e sujeira.
Se você tiver uma lente em mãos, vale a pena fazer uma foto de teste para procurar problemas com o sensor.
Defina a câmera para f/16 a f/22, aponte-a para um assunto brilhante (uma parede branca ou o céu) e fotografe um quadro. Reproduza a imagem e amplie a tela LCD para procurar marcas e arranhões.
Pontos de poeira não são um grande problema, pois uma simples limpeza de sensor pode cuidar deles. Mas as linhas podem ser evidência de um arranhão no sensor (o que significa que é melhor evitar a câmera).
Desgaste geral
Claro, também é importante procurar por quaisquer sinais externos de danos. Pequenos arranhões, arranhões e marcas devem ser esperados, mas manchas pesadas podem indicar que a câmera caiu. As garras de borracha geralmente começam a se soltar com o uso pesado, mas podem ser substituídas a um baixo custo.
Comprar lentes usadas
As lentes das câmeras são caras, então as opções de segunda mão são uma ótima alternativa para comprar novas.
Mais uma vez, no entanto, há algumas coisas a serem observadas ao fazer uma compra.
Manchas na lente
Ao inspecionar uma lente, você deve verificar a óptica externa e interna.
Externamente, procure por arranhões ou lascas no vidro. Inclinar a lente em direção à luz pode ajudá-lo a garantir que a ótica esteja em ótimas condições.
Observe que, mesmo que uma lente tenha um filtro frontal, ela pode não ser opticamente perfeita. Portanto, desparafuse o filtro e verifique o elemento frontal verdadeiro para ter certeza.
Muitas vezes, as lentes mostrarão sinais de desgaste em seu foco ou anel de zoom e no barril externo. A fricção simples é normal e geralmente não é uma preocupação.
Seguindo em frente, inspecione internamente quanto a poeira e mofo. Acenda uma pequena luz dentro da lente e procure por quaisquer partículas. A maioria das lentes terá pequenas manchas de poeira, mas procure por manchas grandes ou áreas aparentemente manchadas, pois isso indicará se a lente tem embaçamento ou outros problemas internos.
Lâminas de abertura
Na parte traseira da lente, você encontrará uma pequena alavanca que você pode empurrar para abrir as lâminas de abertura. Faça isso e verifique se as lâminas estão ásperas e sem qualquer pegajosidade que possa ser um sinal de óleo coletado.
Olhe através da lente com a íris totalmente aberta, verificando novamente se há partículas ou manchas de óleo.
Nitidez
Verifique a nitidez da lente usando um gráfico de teste. Esses gráficos padronizados são fáceis de encontrar on-line e podem ser colados em uma parede e usados para avaliar rapidamente uma lente.
Veja como funciona:
Monte a lente em uma câmera e, em seguida, coloque a câmera em um tripé. Concentre-se no gráfico de teste e, em seguida, dispare a câmera usando um disparo remoto ou o temporizador automático (para garantir que você não crie nenhuma trepidação da câmera).
Verifique as fotos no LCD da câmera (ou, se puder, no computador). Aumente o zoom em 100% para ter certeza do foco. É claro que algumas câmeras e lentes precisarão de ajustes finos na câmera para obter perfeição, mas qualquer teste muito pouco nítido pode indicar que uma lente caiu ou está desalinhada.
Também é uma boa ideia testar toda a faixa de abertura e procurar nitidez de ponta a ponta. Mesmo em f/2.8, o centro da sua imagem de teste deve ser relativamente nítido.
Além disso, é uma boa ideia procurar por quaisquer marcas ou manchas externas ao realizar esses testes, girando os anéis de foco e zoom para verificar se há aderência ou sons de grade.
Com essas verificações feitas, você terá uma boa indicação se a lente está boa (e vale a pena comprar!).
Onde comprar equipamentos fotográficos usados
Se você está lutando para encontrar equipamentos de câmera usados de alta qualidade, aqui estão algumas sugestões:
Lojas de câmeras
Muitos varejistas de câmeras oferecem estoque de segunda mão, bem como câmeras novas. Comprar de um revendedor tem suas vantagens, porque os itens geralmente são verificados antes de serem adicionados ao estoque, além de serem atendidos antes de serem vendidos.
Além disso, a maioria dos revendedores terá uma política de devolução, portanto, se você encontrar algum defeito, poderá trocar o equipamento usado por um reembolso total. Muitos dos melhores revendedores oferecem garantias em equipamentos usados que variam de três meses a um ano, o que lhe dará uma excelente tranquilidade ao comprar.
Claro, uma das desvantagens de comprar de um revendedor é o aumento do preço. O kit usado comprado em lojas geralmente custa mais do que o equipamento comprado de vendedores particulares - então você deve decidir se vale a pena essa tranquilidade adicional!
Ebay e vendedores privados
A compra direta de vendedores particulares oferece a melhor chance de encontrar uma pechincha. Algumas pessoas vendem seus equipamentos muito abaixo do valor de mercado. Se você souber o que procurar e estiver confiante na qualidade e na natureza genuína da venda, muitas vezes poderá obter um excelente negócio.
Vale a pena ser cauteloso ao comprar equipamentos de câmera usados, no entanto. Desconfie de qualquer negócio que pareça bom demais para ser verdade, ou de compradores que só aceitam dinheiro pessoalmente. O uso de alternativas do PayPal ou do PayPal oferece uma camada adicional de proteção (muito importante nas vendas online).
É claro que os vendedores particulares geralmente não oferecem garantia, mas esse é um risco que você corre para obter uma pechincha.
Comprar equipamento fotográfico usado:conclusão
Comprar equipamento de câmera usado é gastar seu tempo para procurar uma pechincha. Estude cuidadosamente o equipamento usado que você está considerando, seja de um revendedor ou de um vendedor particular, e observe os sinais indicadores de danos.
Supondo que você considere cuidadosamente e faça uma inspeção completa antes de comprar, o mercado de usados é uma maneira fantástica de trocar seu equipamento por uma fração do custo de comprar um novo.
E isso, por sua vez, lhe dá dinheiro para comprar um kit adicional – ou melhor ainda, uma viagem ou duas em que você pode usá-lo!
Agora para você:
Você já comprou equipamento fotográfico usado? Como foi a experiência? Compartilhe seus pensamentos, bem como dicas ou truques para comprar equipamentos usados, nos comentários abaixo!