A Sony anunciou sua mais recente oferta sem espelho full-frame, a Alpha 1.
Uma câmera inovadora que oferece uma combinação chocante de velocidade, resolução e recursos de vídeo, a a1 de alguma forma consegue falar com fotógrafos de ação, fotógrafos de vida selvagem e até fotógrafos profissionais completos sem sacrificar, bem,
qualquer coisa .
Há vários anos, a Sony mantém as mesmas quatro linhas de câmeras full-frame:
- A programação a9, voltada para fotógrafos profissionais de esportes e ação
- A linha a7R, voltada para fotógrafos de paisagens e comerciais
- A linha a7, voltada para profissionais versáteis e amadores avançados
- A linha a7s, voltada para cinegrafistas sérios (além do ocasional atirador híbrido)
(A Sony também lançou recentemente o a7C, um modelo compacto full-frame.)
Observe a divisão de trabalho aqui, com uma câmera adaptada para fotógrafos de ação, outra adaptada para cinegrafistas e ainda outra adaptada para fotógrafos de paisagens.
Mas agora, com o lançamento da Sony a1, a divisão entre fotografia de ação, fotografia de paisagem e até vídeo parece ter desmoronado, deixando os usuários da Sony com uma câmera claramente mais capaz que a a7 III, e até oferecendo uma vantagem sobre o a7S III, a9 II e muito mais.
Então, o que a Sony a1 oferece?
Primeiro, confira o sensor:
50 MP para habilidades de corte intensas, além de reunir detalhes suficientes para satisfazer fotógrafos profissionais de paisagens.
Depois, há o foco automático, que inclui “AF de olho em tempo real aprimorado para humanos e animais e novo AF de olho em tempo real para pássaros”. A Sony é bem conhecida por seus algoritmos de foco automático de primeira linha, então não se surpreenda se o Bird Eye AF tornar o a1 uma escolha quente entre os fotógrafos de pássaros sérios.
Você também obtém estabilização de imagem no corpo (a Sony afirma até 5,5 stops), bem como uma velocidade de disparo contínuo ultrarrápida (30 quadros por segundo usando o obturador eletrônico).
O a1 também possui um dos visores eletrônicos mais impressionantes do mercado. Com uma resolução impressionante de 9,44 milhões de pontos, você deve ter uma visão clara, mesmo com pouca luz, o que é sempre uma vantagem para fotógrafos de eventos, fotógrafos noturnos de rua e fotógrafos de vida selvagem, para citar apenas alguns.
Finalmente, há os recursos de vídeo. O a1 pode gravar em 8K/30p, bem como em 4K/120p; a primeira capacidade é o que coloca a câmera acima da Sony a7S, pelo menos em termos de poder de gravação bruto. Embora 8K seja provavelmente um exagero para cinegrafistas casuais, posso recomendar o a1 para cinegrafistas sérios e verdadeiros híbridos de vídeo/fotografias.
Claro, você também deve considerar o preço:$ 6.499,99. Em outras palavras, a a1 custa mais que a Nikon Z7 II, mais que a Canon EOS R5, mais que a Sony a9 II e mais que qualquer outra câmera full-frame mirrorless do mercado.
Mas a a1 é realmente uma ótima câmera, e aqueles que podem pagar ficarão impressionados (para dizer o mínimo!).
Agora para você:
O que você acha do anúncio da Sony a1? Você está animado? Apreensivo? Frustrado? Compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo!