Quando se trata de fotografia, passamos a maior parte do tempo pensando em tirar fotos – iluminação, composição, exposição e pose. Então, uma vez que a foto é tirada, podemos começar a pensar no pós-processamento, empurrando suavemente a foto até que ela se torne exatamente o que imaginamos em nossa mente. Feito isso, fazemos tudo de novo.
De volta ao ensino médio e à faculdade, eu filmei. Lembro-me vividamente de esgotar e, às vezes, ter que esperar semanas até poder comprar mais. Nossa escola pública dependia muito de doações de filmes e, às vezes, quando não havia mais nenhum, nosso professor nos fazia andar pelo campus com nossos dedos indicadores e polegares em forma de retângulo, fingindo tirar fotos. Agora que as câmeras digitais estão em cena e estamos usando cartões de memória no lugar do filme, o número de fotos que podemos tirar em qualquer semana ou mês é quase infinito.
Você deve ter notado que eu disse
"quase" interminável, e isso porque os cartões de memória têm uma vida útil e não duram indefinidamente. Dito isso, há algumas coisas que podemos fazer para maximizar a vida útil de nossos cartões de memória, incluindo excluir nossas fotos do cartão de memória da maneira mais eficiente possível. Isso não é algo que é falado com tanta frequência, mas quando se trata disso, é realmente simples.
Então, se você está procurando a melhor maneira de excluir fotos de seus cartões de memória, continue lendo!
Formas menos desejáveis de excluir fotos
Se o seu cartão de memória estiver cheio, você pode ficar tentado a usar um desses métodos para excluir suas fotos.
No entanto, eu recomendo que você os evite, se possível.
Então, aqui estão as maneiras pelas quais você
não exclua suas fotos:
Se você está no meio de uma sessão e tira uma foto ruim, pode ficar tentado a excluí-la ali mesmo com o botão Excluir.
Mas isso está longe de ser o ideal. Primeiro, é sempre uma boa ideia verificar suas imagens na tela do computador antes de excluí-las para sempre, porque nunca se sabe; sua imagem pode ter alguma qualidade redentora, que você perdeu em sua pequena câmera LCD.
Além disso, não é a melhor maneira de se livrar de suas imagens do ponto de vista da saúde do cartão, como explicarei em breve.
Excluir todas as fotos na câmera com a opção Excluir tudo
Depois de transferir suas fotos para o computador, você sempre pode colocar o cartão de memória de volta na câmera e clicar em
Apagar todas as imagens no cartão botão.
Mas, novamente, essa não é a melhor maneira de manter seu cartão saudável.
Excluindo pelo computador
Aqui está uma terceira maneira de excluir fotos do seu cartão de memória:
Conecte a câmera ou o cartão de memória ao computador e arraste todas as fotos para a Lixeira.
Esta é uma maneira conveniente de excluir imagens?
Absolutamente.
Mas não é a maneira mais desejável de fazê-lo.
A maneira mais desejável de excluir fotos
Se você deseja excluir fotos do seu cartão de memória da maneira mais rápida, eficiente e menos prejudicial, aqui está o que eu recomendo:
Em outras palavras:
Transfira suas fotos para o seu PC ou um disco rígido externo.
Coloque o cartão de volta na sua câmera e vá para o menu.
Encontre o
Formato opção.
E aperte
OK .
Esta é a maneira sugerida de excluir fotos do seu cartão de memória e recomendo que você a use
toda vez que precisar excluir fotos , sem falhas.
(É o que eu faço!)
Por que alguns métodos são melhores que outros?
No final, todos os métodos acima funcionam para o mesmo fim, pois removem as imagens do seu cartão.
No entanto, os três primeiros métodos de exclusão são realmente mais desgastantes para o cartão de memória do que usar a função Formatar do cartão. Já ouvi explicar assim:
Imagine que seu cartão de memória tenha uma vida útil de 1.000 usos. Digamos que você saia e tire 500 fotos; são 500 usos do seu cartão de memória. Você então carrega as fotos para o seu computador e, em seguida, exclui individualmente cada foto usando o botão Excluir em sua câmera. A exclusão de cada foto individualmente conta como
outra 500 usos no seu cartão. Então, ao todo, você acabou de gastar 1.000 usos do seu cartão de memória, deixando-o sem usos nesse cartão.
Por outro lado, imagine que você capturou suas 500 fotos, mas em vez de excluí-las com o botão Excluir, você usa a função Formatar da sua câmera. A formatação funciona de maneira diferente da exclusão, pois exclui apenas os arquivos do diretório e não as próprias imagens. Isso permite que as imagens sejam substituídas na próxima vez que você tirar uma foto. Portanto, a formatação conta apenas como
um uso do cartão de memória, independentemente de quantas fotos você está excluindo.
Portanto, no cenário acima, você teria usado apenas 501 dos usos do seu cartão de memória, em oposição a 1.000 ao excluir manualmente. Certamente, os cartões de memória disponíveis hoje serão capazes de lidar com muito mais de 1.000 usos, mas a lógica geral ainda se mantém – a formatação do cartão causa menos desgaste no cartão de memória do que outras formas de excluir imagens.
Além disso, como a formatação exclui apenas o arquivo de diretório em vez das próprias imagens, as imagens em um cartão que foi formatado geralmente são muito mais fáceis de recuperar (se necessário) do que as imagens excluídas manualmente, supondo que você não sobrescreveu as imagens formatadas tirando mais fotos.
Não é um truque ruim ter na manga em caso de emergência, certo?
Também gostaria de acrescentar que pessoalmente vi uma diferença na quantidade de imagens/cartões corrompidos que encontrei desde que formatei cartões.
Hoje em dia, é muito raro eu excluir uma única imagem usando qualquer método que não seja a formatação.
Com que frequência você deve formatar?
Algumas pessoas gostam de esperar até que o cartão esteja totalmente cheio e depois fazer a formatação.
Pessoalmente, gosto de formatar meu cartão antes de cada nova sessão de fotos. Faz sentido começar de novo a cada vez, porque posso carregar tudo no cartão para um local e manter meus arquivos organizados.
Mas isso é realmente uma questão de preferência pessoal, pelo menos no que me diz respeito.
A única sugestão difícil e rápida que tenho quando se trata de formatação é simplesmente formatar o cartão em qualquer câmera em que você planeja usá-lo em seguida. Portanto, se você estiver fotografando com seu corpo Nikon, certifique-se de primeiro formatar seu cartão com esse corpo Nikon. E se você for fotografar com o corpo da Canon, formate com o corpo da Canon antes de sair.
Faz sentido?
Como excluir fotos de um cartão de memória:Conclusão
Agora que você terminou este artigo, está bem equipado para excluir fotos de seus cartões de memória (da maneira certa).
Portanto, certifique-se de
sempre formato na câmera.
Suas fotos e seus cartões de memória agradecerão por isso!
Agora para você:
Como você normalmente exclui imagens e por quê? Compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo!