Eu amo fotografia e amo viajar, então muitas vezes recebo a pergunta:“Qual é a melhor câmera para fotografia de viagem?”
Quando comprei minha primeira câmera em 1994, eu realmente não estava pensando muito sobre a decisão. Crescendo na Austrália, sempre desejei viajar pelo mundo. Quando eu tinha 20 anos, tive minha chance – comprei minha primeira câmera e minha primeira passagem aérea no exterior no mesmo dia.
Na época, eu queria uma câmera compacta, leve, acessível e resistente às intempéries. Eu não sabia muito sobre fotografia, mas acabei saindo da loja de câmeras duty-free com uma Pentax Zoom 90WR. Este compacto point and shoot viajou comigo por toda a Europa pelos próximos dois anos e fez uma tonelada de memórias. Foi também a minha porta de entrada para a fotografia.
Desde que comprei aquela primeira Pentax, viajei com dezenas de câmeras – cinematográficas, instantâneas e digitais. Embora a tecnologia tenha mudado, o que procuro hoje é o mesmo que procurava há 25 anos.
O que você deve procurar em uma câmera de viagem?
Aqui está minha lista de características ideais da câmera de viagem:
- Compacto e leve
- Uma excelente lente fixa (ou uma boa variedade de lentes disponíveis)
- Uma boa variedade de recursos
- Boa duração da bateria
- Resistente às intempéries
- Um preço competitivo
Observe que usei a palavra “ideal”, pois existem pouquíssimas câmeras que oferecem tudo na lista. Na verdade, uma das minhas combinações favoritas de câmera e lente de viagem é a Fujifilm X-T3 e a lente Fujifilm 50-140mm, e não é exatamente uma opção de bolso.
Mas para esta lista das melhores câmeras para fotografia de viagem, concentrei-me em modelos compactos e leves, começando pela minha escolha número um:
1. Canon PowerShot G1 X Mark III
A Canon PowerShot G1 X Mark III é a terceira iteração de uma popular série de apontar e disparar da Canon. É elegante, elegante e quase parece uma mini DSLR.
Muitas câmeras compactas têm um sensor minúsculo – uma polegada ou menor – mas não este. A PowerShot possui um impressionante sensor APS-C, que é um dos maiores sensores oferecidos em uma câmera tão compacta. Também possui um alcance de zoom prático de 24-72 mm e um estabilizador óptico para fotografar com pouca luz.
A PowerShot é fácil de usar e produz imagens com alta clareza e cores incríveis. A única desvantagem é o preço; por cerca de US$ 1.000, pode ser um valor alto para alguns fotógrafos entusiastas.
Prós
- Sensor APS-C grande
- Tamanho compacto
- Tela articulada
Contras
2. Sony RX100 VII
A Sony continua aprimorando a linha RX100, e o VII é o melhor modelo até agora. Pode ter um sensor menor do que o Canon PowerShot apresentado acima, mas o RX100 VII ainda tem um desempenho poderoso. Possui foco automático impressionante, uma tela flip para vlogging e selfies, um soquete de microfone e uma enorme faixa de zoom equivalente a 24-200 mm em termos de quadro completo.
A RX100 VII também empresta tecnologia dos principais modelos da Sony, e é por isso que ela pode gravar até 20 quadros por segundo sem blecaute no visor.
Se você é fã de esportes aquáticos, há um bônus adicional:o RX100 possui caixa subaquática disponível para fotos de surf, mergulho e snorkel. Por cerca de US $ 1300, o RX100 VII está no lado mais caro, mas para fotógrafos de viagens sérios, é uma excelente escolha.
Prós
- Foco automático impressionante
- Alcance de zoom prático
- Disparo de até 20 quadros por segundo
- Tomada de microfone
Contras
- Caro para uma câmera compacta
- Sensor menor de 1 polegada
- A duração da bateria poderia ser melhor
3. Fujifilm X-T30
Em 2016, comprei uma Fujifilm X-T10 como câmera de segurança para viagens à Indonésia e às Ilhas Faroe. Foi tão bom que não consegui distinguir as imagens tiradas na X-T10 e na minha X-T1.
A X-T30 é o modelo mais recente da Fujifilm a tirar os melhores recursos da câmera principal, mas em um corpo menor e mais leve. A X-T30 possui o mesmo sensor APS-C de 26 megapixels que a X-T3 e pode gravar até 30 quadros por segundo. E, como outras câmeras Fujifilm, a X-T30 possui foco automático com detecção de rosto e olhos, o que é uma grande ajuda para retratos de viagem e fotos de rua. Também inclui as renomadas simulações de filmes da Fujifilm para arquivos JPEG.
Você terá cerca de 30 lentes para escolher (o difícil é decidir qual é a melhor para você!). Minha lente pessoal para fotografia de viagem é a lente XF 18-55mm f/2.8-4. Embora não haja estabilização no corpo da X-T30, há estabilização óptica de imagem na lente 18-55mm e oferece a qualidade que você esperaria de um vidro muito mais caro, mas por uma fração do custo.
Infelizmente para os fotógrafos que gostam de fotografar em condições difíceis, a X-T30 não é resistente às intempéries – parece que há algumas trocas por um corpo mais leve e menos caro.
Prós
- Excelente linha de lentes, desde lentes XC acessíveis até lentes XF profissionais e entusiastas
- Qualidade de imagem impressionante com uma variedade de simulações de filme JPEG
- Muitos dos recursos do modelo X-T3 principal
Contras
- Sem vedação contra intempéries
- O preço não é especialmente competitivo
4. Nikon D5600
Esta próxima marca dispensa apresentações; As SLRs da Nikon foram preferidas por muitos fotógrafos de viagens famosos na década de 1980 e além. A D5600 é a câmera mais recente da série APS-C de médio porte da Nikon e é a escolha perfeita para fotógrafos iniciantes e entusiastas.
A D5600 possui a excelente ergonomia da Nikon e a câmera é confortável em sua mão, embora não seja tão compacta quanto outros modelos nesta lista. A qualidade da imagem é excelente e a fotografia com pouca luz é muito impressionante. Além disso, você obtém uma tela totalmente articulada (para selfies, vlogs e composições difíceis), além de excelente duração da bateria.
Prós
- Excelente qualidade de imagem
- Boa ergonomia e manuseio
- Boa duração da bateria
Contras
- Nenhum vídeo 4K
- Não tão compacta quanto outras câmeras nesta lista
5. Ricoh GR III
A Ricoh produz câmeras GR supercompactas desde o auge do cinema no final da década de 1990. Esses modelos clássicos de apontar e disparar GR eram conhecidos por suas lentes grande angulares nítidas e controles minimalistas, e a linha digital de câmeras GR não é diferente.
O Ricoh GR III é uma mistura perfeita de portabilidade, qualidade óptica e recursos impressionantes. Você obtém uma lente f/2.8 equivalente de quadro inteiro de 28 mm fixa capaz de produzir boas imagens e redução de trepidação de quatro pontos que garante arquivos nítidos mesmo sob luz desafiadora.
A GR III é frequentemente comparada a outra câmera nesta lista, a Fujifilm X100V. Considere a Ricoh se preferir uma câmera menor com um ângulo de visão mais amplo.
Prós
- Verdadeiramente de bolso
- Redução de vibração em quatro paradas
- Lente grande angular fantástica
Contras
- Os JPEGs diretos da câmera não são tão bons quanto os da Fujifilm
- A duração da bateria poderia ser melhor
6. Sony a6600
É fácil ver por que a Sony conquistou uma grande fatia do mercado de câmeras sem espelho nos últimos anos:a empresa produz uma impressionante variedade de câmeras que atraem profissionais e entusiastas.
A Sony a6600 pode não ter um sensor full-frame como alguns de seus companheiros estáveis, mas seu corpo compacto e especificações impressionantes a tornam uma forte candidata à melhor câmera para fotografia de viagem. O a6600 possui um sensor APS-C de 24 megapixels, juntamente com AF de olho em tempo real para fotografia e vídeo, além de estabilização de imagem óptica de cinco eixos. A tela flip de 180 graus também torna o a6600 útil para vlogs e selfies. Eu acho que o layout e os controles poderiam ser melhorados, mas é uma das únicas desvantagens de uma câmera excelente.
Nota rápida:se você gosta da aparência do a6600, mas está com um orçamento mais apertado, considere também o a6400. Pode não ser tão atualizado quanto o a6600, mas oferece uma excelente relação custo / benefício.
Prós
- Pequeno e leve
- Grande linha de lentes
- AF de olhos em tempo real
Contras
- O manuseio e a ergonomia podem ser melhorados
7. Olympus Tough TG-6
Vai em uma aventura extrema? A Olympus Tough TG-6 pode ser a melhor câmera de viagem para você. Esta compacta apontar e disparar pode suportar muito
muito de punição, graças ao seu corpo à prova de choque, poeira e esmagamento.
O TG-6 também pode funcionar em temperaturas tão baixas quanto 14 graus Fahrenheit (-10 graus Celsius), e é à prova de neblina, mesmo durante mudanças bruscas de temperatura. Como descobri em uma recente viagem à Indonésia – onde frequentemente me mudava de um quarto de hotel com ar-condicionado para o calor e a umidade do lado de fora – uma câmera embaçada pode ser um verdadeiro inconveniente.
Para os fãs de snorkeling e mergulho, o Tough TG-6 adora estar debaixo d'água tanto quanto você. É à prova d'água até 15 m (49 pés) e possui vários modos subaquáticos, incluindo um modo de microscópio que pode focalizar objetos a 1 cm de distância.
Prós
- Super resistente
- Compacto
- Acessível
Contras
- Apenas 12 megapixels
- Mais adequado para aventureiros do que fotógrafos entusiastas
8. Fujifilm X100V
Sou um grande fã das câmeras da série Fujifilm X100 (tenho três dos cinco modelos lançados na última década). Mesmo fotógrafos leais a outras marcas compram uma câmera da série X100 como seu corpo “leve para todos os lugares”.
A X100V é pequena e leve, mas possui uma incrível lente fixa de 35mm f/2. Outros recursos úteis incluem seu obturador de folha e filtro de densidade neutra embutido. E, claro, a gama de impressionantes simulações de filmes JPEG da Fujifilm está pronta para uso assim que você ligar o X100V.
Embora toda a série X100 seja ótima, observe que o modelo mais recente, o X100V, tem uma melhoria importante em relação aos seus antecessores:é resistente às intempéries. Isso o torna uma excelente opção para fotógrafos que fotografam na areia, chuva, neve e muito mais.
Prós
- Ótima lente
- Filtro ND integrado
- JPGs Fujifilm
- Resistente às intempéries
Contras
- Lente fixa
- Sem estabilização de imagem no corpo
- Mais caro que seus antecessores
9. Panasonic Lumix LX100II
Para fotógrafos de viagens, há muito o que gostar na Panasonic Lumix LX100 II. A câmera tem um design elegante, com um anel de abertura na lente e um seletor de velocidade do obturador na parte superior da câmera para controle manual total.
A Lumix LX100 II possui uma lente rápida com um alcance de zoom prático de 24-75mm. Ele também possui estabilização de imagem óptica e pode gravar vídeo 4K até 30 qps.
Embora tenha um sensor Four Thirds menor de 17 megapixels, o Lumix compensa isso de outras maneiras. Ele pode focar até 1,2 pol (3 cm), oferece um recurso de empilhamento de foco e ainda inclui a capacidade de alterar o foco em uma imagem posteriormente.
Prós
- Excelente qualidade de imagem
- Lente rápida
- Pequeno e compacto
Contras
- Tela traseira fixa
- Apenas 17 megapixels
10. Olympus OM-D E-M5 Mark III
A Olympus tem a reputação de fabricar algumas das câmeras compactas mais inovadoras da história da fotografia. Suas câmeras sem espelho não são exceção, e é fácil ver por que os modelos da Olympus são populares entre a multidão de influenciadores de viagens. Falei com muitas pessoas que reduziram o tamanho dos sistemas full-frame para a Olympus e não poderiam estar mais felizes.
A OM-D E-M5 Mark III é uma das mais recentes câmeras Four Thirds à prova de intempéries da Olympus. É leve, mas possui foco automático impressionante e excelente qualidade de imagem. Outros recursos incluem uma tela de 3 polegadas totalmente articulada, estabilização de imagem no corpo e empilhamento de foco integrado.
A Olympus também possui uma ampla gama de lentes. Uma escolha perfeita para uma configuração leve é a lente EZ 14-42mm, mas se você quiser mais alcance, dê uma olhada na lente 14-150mm.
Prós
- Compacto e leve
- Excelente qualidade de imagem
- Boa variedade de lentes
- Selado contra intempéries
Contras
- Sensor de quatro terços menor
- A duração da bateria poderia ser melhor
Qual é a melhor câmera para fotografia de viagem?
Escolher a câmera fotográfica de viagem perfeita é uma tarefa difícil e que depende de muitos fatores. Eu recomendo olhar para a lista de recursos ideais oferecidos anteriormente neste artigo. Determine o que você mais valoriza e, em seguida, avalie as diferentes câmeras que discuti com base nesses critérios.
Então, qual é a melhor câmera para fotografia de viagem? Só você pode responder essa pergunta! Pesquise modelos diferentes. E se precisar, vá a uma loja de câmeras, onde você pode conversar com a equipe e segurar cada câmera em suas mãos. Tente também conversar com pessoas que possuem suas melhores escolhas e peça suas opiniões honestas. Então, quando estiver pronto, compre uma câmera – e caia na estrada!
Agora para você:
Qual câmera você usa atualmente para fotografia de viagem? Qual das câmeras desta lista é a sua favorita? Compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo!