Um filtro de densidade neutra (ND) é um dos acessórios mais versáteis que você pode ter na bolsa da sua câmera. Eles podem ser pequenos, mas os filtros ND abrem uma gama de opções criativas para os fotógrafos.
Se você precisar de alguma inspiração sobre onde usar seu filtro de densidade neutra, continue lendo. Neste artigo, compartilharei com você alguns dos meus lugares favoritos para usar filtros ND para fotografia de longa exposição.
O que é um filtro ND e por que eu usaria um?
Um filtro de densidade neutra ou ND é um pedaço de vidro que fica na frente da lente e reduz a quantidade de luz que atinge o sensor.
Se você nunca usou um filtro ND antes, pode estar se perguntando por que deseja fazer isso; deixe-me explicar.
Muitos iniciantes em fotografia de longa exposição fotografam à noite. Aqui, uma velocidade do obturador de alguns segundos ou mais é necessária para uma exposição precisa da cena, e qualquer movimento capturado na imagem é magicamente transformado em uma beleza. Se sua câmera estiver firme em um tripé, os prédios permanecem em foco nítido, mas o movimento dos faróis do carro ou da água corrente é capturado como faixas interessantes na imagem:
Capturar esse tipo de efeito só pode ser feito depois de escurecer, certo?
Errado.
Com um filtro ND, você pode tirar longas exposições impressionantes durante o dia.
Veja bem, se você não usar um filtro ND, uma longa exposição em condições de luz do dia resultaria em uma imagem superexposta. Mas com um filtro ND reduzindo a quantidade de luz que chega ao sensor, você precisa usar uma velocidade do obturador muito mais lenta para fotografar a cena. Isso permite que você capture o movimento.
Há tantos lugares incríveis onde você pode usar um filtro ND para tirar fotos impressionantes de longa exposição. Eu listei alguns dos meus favoritos abaixo, começando com:
1. Cachoeiras
As cachoeiras são o lugar onde muitos fotógrafos experimentam seus filtros ND pela primeira vez.
Eles são certamente um local fantástico para você começar; água corrente é transformada em uma cascata suave e sedosa, que dá às imagens um verdadeiro
uau fator.
Apenas tome cuidado com a névoa e o spray de água e certifique-se de que não cobre o filtro e a lente!
A intensidade de uma cachoeira pode depender das chuvas recentes. Mas a boa notícia é que, não importa quão grande ou pequena seja a cachoeira, ela ficará incrível quando fotografada com um filtro ND.
2. Rios e portos
Rios e portos são lugares fantásticos para capturar movimento e luzes junto com o fluxo de água.
Durante o dia, é possível capturar o movimento dos barcos ao longo da água. E quando o sol se põe e as luzes da cidade se acendem, balsas e barcos criam trilhas de luz coloridas que podem dar vida a uma imagem.
Eu amo esta imagem de uma balsa no porto de Sydney:
Graças ao meu filtro ND, consegui usar uma velocidade do obturador de cerca de 1s, dando à balsa um belo e colorido desfoque (enquanto os prédios atrás dela permanecem em foco nítido).
3. Piscinas oceânicas
Piscinas oceânicas de água salgada pontilham a costa australiana, com a maioria delas no estado de Nova Gales do Sul. As piscinas são muito populares entre os moradores e turistas e podem ficar muito ocupadas todas as manhãs. Mas o bom desses locais icônicos é que você tem outro corpo de água para fotografar ao lado do mar.
Esta imagem foi tirada de manhã cedo em Yamba, Nova Gales do Sul:
Enquadrei a piscina em primeiro plano com o mar e as falésias ao fundo. Enquanto eu fazia uma série de longas exposições com um filtro ND de 10 paradas, um nadador pulou da piscina bem na minha frente, criando uma figura fantasmagórica no primeiro plano do quadro.
A imagem abaixo foi tirada às 6 da manhã (quando já estava muito claro). Fui atraído para a cena pelos reflexos na área inundada ao lado da piscina, que contrastava bem com a água de aparência etérea da piscina e as ondas do oceano na extrema esquerda.
4. Tráfego
As trilhas de trânsito são normalmente uma das primeiras coisas que os fotógrafos fotografam quando começam a fazer imagens de longa exposição. Bem depois que o sol se pôs abaixo do horizonte, muitas vezes é necessária uma velocidade do obturador entre 5 e 15 segundos para criar uma foto com exposição adequada, resultando em um borrão colorido de trilhas de tráfego.
Mas se você tiver um filtro ND, não há necessidade de esperar até depois do anoitecer.
Esta é uma composição de imagens que tirei com meu filtro ND2 em uma estação de metrô em Taipei, Taiwan:
Eu sabia que precisava de uma exposição de alguns segundos para aproveitar ao máximo o trânsito e o metrô na imagem. Mas era muito brilhante, e meus tempos de exposição eram de apenas um segundo. Adicionar um filtro ND me permitiu capturar essa cena como eu havia imaginado, e o arquivo final é uma composição de algumas dessas imagens de longa exposição.
5. Feiras de diversão
Funfairs e carnavais são lugares fantásticos para a fotografia. Há tantas oportunidades:pessoas, passeios, comida e animais, para citar apenas alguns.
E quando o sol se puser, não vá para casa – monte seu tripé para algumas imagens de longa exposição.
Isso é exatamente o que eu fiz para esta imagem de um beco lateral no show Royal Queensland de Brisbane há quatro anos. A foto tem sido compartilhada no Instagram todos os anos desde então – às vezes com minha permissão, às vezes sem. Com um filtro ND2, consegui fazer exposições duas vezes mais longas que o normal.
6. Atrações naturais únicas
Ok, estou trapaceando um pouco com essa última imagem ao combinar dois lugares que já mencionei:uma cachoeira e o mar.
Esta localização deslumbrante (abaixo) é a vila de Gásadalur nas Ilhas Faroé. Infelizmente, não há muitos lugares no mundo onde você possa ver uma visão tão incrível, embora provavelmente existam muitos locais naturais únicos perto de onde você mora.
Gásadalur era o número um na minha lista de lugares para fotografar quando visitei as Ilhas Faroé em 2017. Abençoado com o clima ensolarado no meu primeiro dia, fui para a costa nos arredores da vila para tirar essa foto. não me decepcionei.
6 lugares para usar filtros ND:considerações finais
Os filtros de densidade neutra são possivelmente os acessórios mais úteis que os fotógrafos podem manter em suas bolsas de câmera. Eles têm muitos usos, mas o mais comum é tirar fotos com uma velocidade lenta do obturador.
Isso torna os filtros ND obrigatórios para fotografia de longa exposição durante o dia; você pode usá-los para desfocar assuntos que de outra forma ficariam congelados.
É sempre divertido pegar seu tripé e filtro ND e experimentar!
Agora para você:
Quais são seus lugares favoritos para usar filtros ND para fotografia de longa exposição? Compartilhe seus pensamentos (e imagens de longa exposição) nos comentários abaixo!