Ontem, a Sigma anunciou “a menor e mais leve câmera full-frame sem espelho do mundo”, a fp L, que inclui um sensor de alta resolução em um corpo minúsculo e retangular:
E é isso que torna esta câmera especial; é literalmente um
de bolso câmera full-frame, que você pode levar para qualquer lugar e ainda possui o poder de um modelo muito maior.
A fp L se junta à atual oferta sem espelho full-frame da Sigma, a Sigma fp, outra câmera ultracompacta e ultraleve lançada em 2019.
Mas enquanto o Sigma fp atraiu fortemente os videomakers, o fp L parece ser mais focado em fotos. Primeiro, há o sensor de 61 megapixels, que oferece bastante resolução para fotógrafos de paisagem, bem como fotógrafos comerciais que precisam de arquivos detalhados.
Depois, há um visor eletrônico externo de 3,68 milhões de pontos, que se conecta à lateral do fp L e permite que os fotógrafos trabalhem com a câmera da mesma forma que trabalhariam com concorrentes de alta resolução, como a Sony a7R IV. Como fotógrafo de fotos, não consigo imaginar a ideia de fotografar
sem um visor, então esta é uma adição bem-vinda à linha de fp.
(Na verdade, o EVF também é compatível com o Sigma fp original, então as pessoas que não ficaram satisfeitas em fotografar através do LCD ou do visor LCD opcional podem querer dar outra aparência à câmera.)
Infelizmente, o visor eletrônico custa mais, embora você possa economizar algumas centenas de dólares comprando-o em um pacote com o fp L.
O comunicado de imprensa da Sigma enfatiza o novo recurso Crop Zoom do fp L, que oferece aos usuários a opção de zoom cortando para ampliação de até 5x. É claro que se você aumentar muito o zoom, você sacrificará megapixels significativos, mas, dada a impressionante resolução inicial, pode ser útil se você precisar de um pouco de alcance extra.
O fp L também promete foco automático aprimorado sobre o fp, graças a um sistema de foco automático híbrido que combina AF de detecção de contraste e detecção de fase para “foco automático suave de alta precisão, rápido e excelente no rastreamento de um assunto em movimento”. Embora o sistema de detecção de contraste do fp tenha sido certamente útil, fotógrafos de rua, fotógrafos de retratos e fotógrafos de viagens apreciarão o aumento na velocidade e no rastreamento, assim como muitos cinegrafistas.
Curiosamente, Sigma também destaca outro novo recurso do fp L:“Carregamento USB-C
enquanto a câmera está ligada .” Em outras palavras, você pode colocar a bateria, começar a fotografar e, se a bateria ficar fraca, conectar a câmera a um banco de energia móvel para o que a Sigma chama de “fonte de alimentação ilimitada”. Se você é um fotógrafo que passa dias em campo, mas não quer fazer malabarismos com pilhas de baterias, isso será uma grande ajuda, e os cinegrafistas vão adorar a capacidade de filmar por horas sem se preocupar.
Falando em videografia:
Embora o fp L possa não ser tão centrado em vídeo quanto o fp, é perfeitamente capaz de gravar em nível profissional; você pode gravar imagens em 4K/30p e obter muitos outros recursos de vídeo, como porta de microfone, padrão zebra e gravação RAW.
Em relação às lentes:o fp L é compatível com o vidro L-mount da Sigma, Leica e Panasonic, incluindo uma série de poderosas lentes Sigma L-mount.
Portanto, para quem procura uma câmera minúscula que supera seu peso, a Sigma fp L é uma ótima opção. Você poderá comprar o fp L por $ 2.499 USD (ou $ 2.999 USD quando empacotado com o EVF externo) já no próximo mês.
Agora para você:
O que você acha do Sigma fp L? É uma câmera que você estaria interessado em comprar? Está faltando algum recurso que você gostaria de ver? Compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo!