As lentes das câmeras incluem alguns números – e muitos deles costumam ser confusos ou obscuros, especialmente para iniciantes.
É por isso que, neste artigo, vou analisar todos os números importantes de lentes de câmera que você encontrará. Explicarei o que os números realmente significam e também explicarei por que eles são importantes para sua fotografia.
Quando terminar, você será um especialista em número de lentes e
nunca fique confuso com as marcações de sua lente novamente.
Vamos pular direto.
Números comuns em lentes digitais mais recentes
Dependendo da idade da sua lente, você encontrará marcações diferentes. Nesta seção, discutirei os números frequentemente encontrados em lentes mais novas (embora observe que muitos também se aplicam a lentes antigas!).
Distância focal
As lentes de zoom apresentam um anel de zoom; gire-o e sua lente aumentará e diminuirá o zoom.
Ao lado deste anel, você geralmente encontrará números de distância focal. Por exemplo, se sua lente for um zoom de 70-200mm como o meu (abaixo), você verá marcações que variam de 70mm a 200mm. Estou atualmente em cerca de 100 mm:
Uma lente nunca exibirá
todas distância focal, mas oferecerá alguns intervalos úteis, como você pode ver na imagem acima.
Se você estiver usando uma lente fixa ou fixa, não terá um anel de zoom. Sua lente simplesmente indicará a distância focal em seu barril, como você pode ver na minha lente de 85 mm:
Abertura máxima
A abertura máxima é a maior abertura que sua lente é capaz de alcançar. Observe que quanto maior a abertura da abertura, menor o número f (portanto, f/2.8 corresponde a uma abertura muito ampla, enquanto f/22 corresponde a uma abertura muito pequena).
Aberturas maiores como f/2.8 ou mesmo f/1.8 são altamente desejáveis porque permitem fotografar em condições de pouca luz, mantendo uma velocidade rápida do obturador. Portanto, as melhores lentes – e as lentes mais caras – tendem a oferecer uma abertura máxima muito ampla.
(Observe que algumas lentes de zoom têm uma abertura máxima variável, onde a abertura máxima mudará dependendo da distância focal; isso é representado como um intervalo de números, como f/3.5-6.3.)
Agora, praticamente todas as lentes têm a abertura máxima escrita em algum lugar do corpo. Normalmente, você pode encontrar essas informações em um dos dois lugares (ou talvez até em ambos):
- Na extremidade do cilindro da lente
- Na parte frontal da lente, dentro da área do anel do filtro
Na foto abaixo, você pode ver duas lentes diferentes:minha Tamron 17-35mm e minha Canon 85mm. Na Tamron, você deve ver “1:2.8-4” e na 85mm, você deve ver “1:1.8”.
O que isto significa? É simples:a abertura máxima na lente 85mm é f/1.8, e no zoom Tamron, a abertura máxima muda de f/2.8 para f/4 conforme você amplia a lente. (Na lente mais ampla, 17mm, posso abrir a abertura para f/2.8. Mas se eu aumentar o zoom até 35mm, minha abertura máxima se torna f/4.)
Essas aberturas máximas variáveis são bastante comuns com lentes de kit e especialmente lentes de kit com uma grande faixa de distância focal, como 28-300mm ou 18-200mm.
Alcance de foco e escala de distância
Em alguns – mas não em todos! – lentes, você verá uma gama de distâncias, geralmente marcadas em duas escalas, pés e metros. Esses números de lente indicam a distância na qual sua lente está focada no momento.
Portanto, em uma extremidade da escala, você encontrará o símbolo do infinito e, na outra extremidade, encontrará a distância mínima de foco da lente (ou seja, o mais próximo que a lente pode focar).
Confira as duas lentes abaixo. A escala de distância no 70-200mm (esquerda) está sob uma tampa, e você pode ver que a lente está focada em algum lugar entre 10 metros e o infinito. A escala de distância na 17-35mm (direita) está no anel de foco da lente, e você pode ver que a lente está focada bem perto, em torno de 0,5 metros.
Observe que, à medida que você foca sua lente, a escala de distância muda para refletir seu novo ponto de foco.
Diâmetro da lente (tamanho do filtro)
Cada lente tem um diâmetro, a distância entre o centro da lente. Este diâmetro
também corresponde ao tamanho do filtro (se o diâmetro do filtro não corresponder ao diâmetro da lente, ele não será parafusado corretamente na frente da lente).
Você encontrará o diâmetro da lente escrito na extremidade de sua lente (geralmente na borda do cano), precedido por um símbolo que se parece com um zero com um risco:
Portanto, para a lente mostrada acima, o diâmetro é de 77 mm. E se eu quisesse usar um filtro polarizador ou um filtro transparente, precisaria pegar um com diâmetro equivalente.
A propósito, você também pode encontrar o diâmetro da lente na parte de trás da tampa da lente, conforme mostrado acima.
Números de lentes menos comuns (geralmente vistos em lentes de foco manual mais antigas)
Agora que você está familiarizado com todos os números comuns de lentes de câmeras, vamos dar uma olhada em algumas das marcações menos comuns. Esses números são bastante raros em lentes projetadas para câmeras digitais, mas você pode encontrá-los se comprar um vidro de foco manual mais antigo.
Anel de abertura
A maioria das lentes mais recentes define e controla a abertura através da câmera. Mas na época do filme, você definiria a velocidade do obturador em sua câmera e a abertura na lente (através de um anel de abertura).
Portanto, embora as lentes mais novas raramente incluam anéis de abertura, você as encontrará em muitas lentes mais antigas. Um anel de abertura exibe diferentes configurações de abertura, assim:
E ao girar o anel, você amplia ou estreita a abertura.
Observe que algumas lentes modernas incluem anéis de abertura; A Fujifilm é conhecida por isso, assim como outras marcas que oferecem lentes de foco manual (por exemplo, Samyang).
Escala de distância hiperfocal
Uma escala de distância hiperfocal ajuda a determinar a profundidade de campo
para uma cena, dada uma determinada distância focal, ponto de foco e abertura.
A maioria das lentes de zoom não oferece escalas de distância hiperfocais (porque a profundidade de campo varia com a distância focal). Mas se você tiver uma lente prime – especialmente um modelo mais antigo – poderá ver um anel extra de números no barril, como na imagem abaixo:
Observe que, na imagem, você pode ver três conjuntos de números:
- a escala de distância
- a escala de distância hiperfocal
- o anel de abertura que realmente define a abertura da lente
E isso é por design. A escala de distância hiperfocal
usa a escala de distância para exibir a profundidade de campo esperada. Veja como funciona:
Primeiro, foque sua lente e defina sua abertura. Em seguida, olhe para a escala de distância hiperfocal e encontre a abertura escolhida em ambos os lados da linha vermelha. Por fim, observe as distâncias de foco que correspondem às aberturas – essas serão o limite de profundidade de campo próximo e distante.
Faz sentido?
Números das lentes da câmera:palavras finais
Bem, é isso para números de lentes! Espero que agora você se sinta muito mais confiante (e muito menos confuso) ao olhar para sua lente.
E se houver algum número de lente que eu perdi, não se preocupe – apenas compartilhe fotos nos comentários abaixo e verei o que posso fazer para ajudar!