A Nikon anunciou sua mais recente câmera sem espelho, a Z fc, que combina a tecnologia sem espelho APS-C de alto nível, compatibilidade com montagem Z e um belo design retrô.
Enquanto o Z fc está firmemente ancorado no mundo da fotografia digital, o “design de herança”, como a Nikon o chama, remete às câmeras de filme da Nikon – especificamente a FM2, uma “icônica… câmera de filme SLR lançada em 1982”.
A Nikon explica:“A Z fc é a primeira câmera da série Z a adotar um design de herança, ao mesmo tempo em que oferece suporte a vários recursos avançados. Além do prazer de gravar ótimas fotos e vídeos, ele foi projetado com atenção especial para oferecer o orgulho e a alegria de ser proprietário.”
Esta não é a primeira vez para a Nikon; em 2013, a Nikon lançou a Df, uma DSLR full-frame de última geração com um design inspirado em filmes. Mas, ao contrário da Nikon Df, a Z fc não é destinada a entusiastas avançados. Em vez disso, o Z fc se encaixará na categoria “nível de entrada” da Nikon, apesar de seus recursos impressionantes e um preço de quase US $ 1.000.
Na verdade, a Nikon Z fc espelha de perto a atual (e única) câmera sem espelho de nível básico da Nikon, a Z50. Como o Z50, o Z fc vem com um sensor APS-C de 21 MP, que alcança um bom equilíbrio entre resolução e fotografia com pouca luz (o sensor do Z fc provavelmente vem direto do Z50). O Z fc também apresenta o respeitável disparo contínuo de 11 quadros por segundo do Z50, um visor eletrônico decente de 2,36 M pontos e vídeo 4K/30p.
Mas o Z fc e o Z50 diferem em vários aspectos importantes. Por um lado, o Z fc inclui uma tela totalmente articulada - uma que vira para o lado - enquanto a tela Z50 inclina, mas não vira. Este é um grande negócio para os vloggers; você pode montar o Z fc em um tripé, virar a tela e monitorar o vídeo
conforme você grava.
Há também o design retrô, que promete aos usuários do Z fc um processo de filmagem engajado e realista. Em vez de ajustar a velocidade do obturador, o ISO e a compensação de exposição por meio da tela LCD e dos mostradores traseiros da câmera, você poderá fazer ajustes por meio de três mostradores superiores dedicados. Não, não é para todos, mas se você filmou e gostou da sensação, ou se é fã de câmeras sem espelho Fujifilm, então o Z fc certamente vale a pena dar uma olhada.
O Z fc é notavelmente compacto, tornando-o uma opção perfeita para fotografia de viagem, fotografia casual de passeio, fotografia em movimento e muito mais. Com apenas 390 g, você pode carregá-lo em uma mochila, bolsa de câmera ou no pescoço por horas a fio - especialmente quando usado junto com as lentes do kit recém-anunciado da Nikon, a 16-50mm f/3.5-6.3 VR e a 28mm f/2.8.
Portanto, embora a Z fc não seja a câmera mais convencional do mercado, certamente deve agradar a muitos fotógrafos. Se você procura uma câmera leve e compacta e aprecia (ou não se importa) com o design retrô, confira a Z fc. Atualmente, você pode encomendar o corpo por cerca de US$ 950; esperar que o envio comece no final de julho.
Agora para você:
O que você acha da Nikon Z fc? Você gosta disso? Você vai comprá-lo? Você esperava uma nova câmera mais inovadora? Compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo!