Neste artigo, explicarei tudo o que você precisa saber para fotografia em clima frio, como:
- Como proteger suas câmeras e lentes contra condensação e congelamento
- Como se manter seguro ao fotografar (incluindo recomendações de equipamentos importantes)
- Como manter sua câmera funcionando por muito tempo depois que outros fotógrafos desistiram
Sim, capturar fotos frias é um desafio. Mas se você se esforçar e tomar as devidas precauções, poderá fotografar algumas das
belas condições do planeta.
Vamos mergulhar direto.
1. Vista-se adequadamente
Se você está atrás de fotos impressionantes de clima frio, você precisa se vestir bem.
Não
importa se a luz é linda e o cenário é lindo de cair o queixo; se você ficar com os dedos congelados e não conseguir operar a câmera, não conseguirá a foto (e
vai ir ao hospital).
Então, o que você deve vestir? As especificidades dependem do clima, mas sou um grande defensor das camadas. Quando estou vestida com minhas roupas de inverno, me sinto um pouco como uma cebola, porque uso uma calcinha longa por baixo, depois um suéter e calça de lã ou lã, depois um colete de penugem ou sintético, uma jaqueta 800 com capuz, à prova de vento Calças finas, dois pares de meias grossas de lã encimadas por botas de inverno de qualidade de expedição, um chapéu estilo musher completo com abas de orelha, uma balaclava ou máscara facial e luvas ágeis com um par de luvas de expedição penduradas nas tiras de pulso. E muitas vezes coloco alguns aquecedores químicos para as mãos nos bolsos da minha jaqueta.
Aqui estão dois dos meus clientes em um tour fotográfico, devidamente vestidos para o clima:
Não está na moda, mas é seguro, e é isso que importa.
Agora, dependendo do local da sua sessão de fotos, minha lista de roupas pode ser um exagero. Eu moro no Alasca, onde as temperaturas caem para -40 Fahrenheit. Mas se as temperaturas de inverno tendem a pairar em torno de 20-40 Fahrenheit, então você pode diminuir o número de camadas, e você pode acabar com a balaclava e as calças à prova de vento.
Independentemente da sua localização, no entanto, recomendo um chapéu quente, uma jaqueta isolante, boas botas e dois pares de luvas (um conjunto de luvas finas que você pode usar para operar facilmente sua câmera e um conjunto de luvas ou luvas mais grossas que suas mãos enluvadas possam caber dentro). E os aquecedores de mãos são sempre bons de ter por perto, especialmente naqueles dias ultra-frios em que você mal consegue sair de casa.
2. Preste atenção às suas baterias
Uma bateria fria não funcionará tão bem quanto uma bateria quente – portanto, em um dia brutalmente frio, a câmera e as baterias do flash durarão apenas uma pequena fração do tempo em temperatura ambiente.
Para evitar problemas, aqui está o que você deve fazer:
- Certifique-se de que suas baterias estão completamente carregado antes de sair para atirar. Cada bateria deve estar totalmente alimentada e pronta para uso, porque cada gota de eletricidade conta .
- Carregue o maior número possível de baterias sobressalentes. Você pode comprar baterias extras em todos os revendedores de fotografia padrão (mas certifique-se de que sejam compatíveis com o modelo de câmera específico!). Você também pode comprar baterias de terceiros.
- Mantenha todas as baterias sobressalentes no bolso interno da jaqueta. Dessa forma, eles ficam o mais quentes (e carregados) possível. Você pode até colocar morto baterias de volta em sua câmera após o tempo em um bolso quente, e eles permitirão que você fotografe por mais alguns minutos. Acho que posso fotografar em temperaturas extremamente frias durante a maior parte do dia, alternando duas baterias do bolso para a câmera, embora os detalhes variem, dependendo dos requisitos de energia da sua câmera.
3. Não respire perto de sua lente
Você já tentou respirar em sua lente no frio extremo? Não. Aqui está o que vai acontecer:
Em outras palavras, uma respiração quente e úmida condensará em sua lente, resultando em uma camada de geada leitosa no vidro. Não importa quanto dinheiro você gaste em suas lentes;
não quantidade de nitidez compensará esse dano, e sua lente ficará fora de serviço pelo resto do dia. Limpar a geada geralmente apenas mancha mais, e descongelar a lente interna (veja abaixo) pode levar horas.
Resumindo:observe onde você respira. Se você virar a câmera para verificar as configurações da lente, não expire. E se você estiver na frente de sua câmera, não solte uma respiração mal direcionada.
Eu também recomendo usar uma polaina no pescoço ou balaclava; quando isso é puxado para cima sobre sua boca e nariz, sua respiração será direcionada para cima, onde irá congelar seus cílios em vez de sua câmera. (Certifique-se de
também preste muita atenção à umidade no visor, o que pode ser um grande problema de fotografia em clima frio!)
4. Use a tampa da lente
Embora as lentes embaçadas sejam frequentemente causadas pela respiração ou mudanças repentinas de temperatura, ao fotografar à noite, sempre há a chance de formação de geada natural.
Para evitar isso, encaixe a tampa da lente quando não estiver fotografando. Adquira o hábito de usar essa tampa de lente sempre que estiver fazendo uma pausa, procurando uma nova composição ou andando de um local para outro.
Pessoalmente, quando estou fotografando a aurora à noite, meu boné está na minha lente, mesmo que eu esteja apenas andando uma curta distância para um novo local de filmagem.
Eu também recomendo usar um filtro transparente na frente de sua lente. Dessa forma, se você acabar com o gelo da lente e ela ficar raspada ou manchada, não precisa se preocupar em danificar o elemento frontal da lente.
5. Sele seu equipamento antes de voltar para dentro
Você sabia que uma mudança rápida de um ambiente frio para um ambiente quente pode causar condensação no vidro? É por isso que os copos tendem a embaçar ao chegar do frio e por que, em um dia quente, um copo de cerveja gelada acumula condensação.
Para lentes, isso pode ser extremamente problemático. Uma lente fria trazida diretamente para dentro ficará embaçada, então você não poderá usá-la para fotos internas – e o excesso de umidade pode levar a manchas, manchas e até fungos no elemento da lente frontal.
Felizmente, há uma maneira de evitar isso. Basta colocar seu equipamento de câmera em um compartimento hermético selado – como um simples saco ziplock – antes de entrar. Em seguida, deixe-o ajustar às temperaturas mais quentes por algumas horas.
Dessa forma, se você decidir ir para dentro de casa para se aquecer, poderá manter seu equipamento seguro e livre de condensação. Então, quando você estiver pronto para voltar para fora, seu equipamento estará em perfeitas condições (apenas mantenha-o selado até voltar ao frio).
E mesmo se você estiver entrando porque terminou o dia, selar seu equipamento é uma ótima ideia, pois manterá suas lentes livres de umidade!
Confira minha câmera ensacada e lacrada, pronta para ser levada de volta para dentro de casa depois de uma sessão fria ao ar livre.
Dica profissional:embora os sacos ziplock funcionem bem para selar seu equipamento, prefiro sacos secos leves como os usados pelos velejadores. Eles são resistentes, reutilizáveis e funcionam como um encanto!
Fotografia em clima frio:palavras finais
O frio assusta muitos fotógrafos, e com razão. Mas com algumas precauções – trazer roupas quentes, carregar baterias sobressalentes, evitar geadas e proteger contra condensação – você pode manter seu equipamento seguro,
e você pode capturar muitas fotos bonitas ao longo do caminho!
Agora para você:
Você gosta de atirar no frio? Você tem alguma dica adicional de fotos de clima frio que perdemos? Compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo!