>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

As 10 melhores lentes para fotografia de alimentos (em 2022)


Lutando para encontrar a melhor lente para fotografia de alimentos? Você não está sozinho. A fotografia de alimentos é um gênero expansivo, e escolher a lente certa depende de uma série de fatores.

Afinal, você pode fotografar em uma cozinha ou em um estúdio controlado, pode fazer fotografia de alimentos em grande angular ou pode gostar de close-ups extremos. E cada cenário requer um completamente diferente conjunto de recursos da lente!

É aí que este artigo vem a calhar. Vou compartilhar minhas 10 lentes favoritas para fotografar comida, incluindo opções para todas as grandes marcas e em todos os preços. Quando terminar de ler, você saberá qual lente é a certa para você!

Vamos mergulhar de cabeça, começando com a minha escolha número um…

1. Canon EF-S 60mm f/2.8 Macro USM


Se você usar uma Canon DSLR com sensor recortado, precisará de uma lente EF-S, de preferência uma com recursos de foco próximo e uma distância focal de médio alcance; a Canon EF-S 60mm f/2.8 é a escolha perfeita.

Graças ao fator de corte APS-C de 1,6x da Canon, você obterá um bom equivalente de distância focal de 96 mm - longo o suficiente para evitar qualquer distorção de grande angular, mas não tão ampliado a ponto de se tornar pesado, especialmente ao fotografar em mesa composições.

Como uma lente macro, a 60mm f/2.8 é capaz de ampliar objetos pequenos em tamanho real, para que você possa enfatizar as complexidades dos alimentos e destacar cada pequeno detalhe.

A abertura máxima de f/2.8 oferece luz suficiente para fotografar na mão com boa luz, e é fácil criar um fundo desfocado que fará seu ingrediente de herói se destacar.

Além disso, a lente é leve e compacta, para que você possa trabalhar confortavelmente em qualquer cozinha ou estúdio.

2. Canon EF 100mm f/2.8L Macro IS USM


Se você é um fotógrafo full-frame da Canon, confira a 100mm f/2.8L, que promete imagens incrivelmente nítidas em quase todas as situações.

A ótica é incrível e a qualidade de construção é exatamente o que você esperaria de uma lente Canon “L” (luxo!). Você pode focar até 1:1, o que cria belas fotos com detalhes, ou pode dar um passo para trás para capturar fotos que mostrem a comida no contexto.

A ampla abertura f/2.8 permite fotografar com a mão em situações de pouca luz e, graças à tecnologia de estabilização de imagem da Canon, você pode trabalhar com segurança em velocidades de obturador ultralentas. A lente também separa o assunto do fundo com um belo bokeh.

Sim, a 100mm f/2.8L é um pouco cara, mas para o fotógrafo de comida sério, vale a pena dar uma olhada. Por outro lado, se a versão L estiver um pouco fora do seu orçamento, confira a Canon EF 100mm f/2.8 Macro USM “padrão”. Pode não ser a versão de luxo, mas ainda oferece fotos incríveis de comida (e por um preço muito mais acessível).

3. Nikon AF-S 50mm f/1.8G


Uma boa lente bacana pode lidar com praticamente qualquer tipo de fotografia, incluindo comida, e é aí que entra a Nikon 50mm f/1.8G. (embora para filmar no último, você precisará de um adaptador FTZ).

As lâminas de abertura arredondadas criam um belo bokeh circular ao capturar fotos de alimentos com profundidade de campo rasa - portanto, quando você está fotografando com a abertura máxima e especialmente ao se aproximar, os resultados são espetaculares.

Se você está apenas começando com a fotografia de alimentos, uma lente de 50 mm em uma câmera full-frame é uma boa maneira de molhar os pés; a distância focal padrão fornecerá um campo de visão semelhante ao do olho humano, para que você possa se mover com confiança entre a configuração de alimentos e o visor da câmera.

A 50mm f/1.8 oferece imagens nítidas, além de ser extremamente portátil (útil para fotógrafos de alimentos, incluindo Instagrammers, planejando fotografar em movimento!).

Se você possui uma câmera mirrorless full-frame da Nikkon, você também pode considerar a Nikkor Z 50mm f/1.2 S. É cara, mas também é incrivelmente poderosa.

4. Nikon 60mm f/2.8G Macro


A lente 50mm f/1.8 apresentada acima oferecia uma abertura ultra larga – mas e se você não precisar fotografar em f/1.8? Nesse caso, eu recomendaria a Nikon 60mm f/2.8, que perde um pouco de luz, mas compensa com recursos de foco próximo de alto nível.

Felizmente, a 60mm f/2.8 oferece ampliações macro verdadeiras, para que você possa capturar fotos impressionantes em close-up, enquanto a distância focal de 60mm também permite imagens contextuais de comida na mesa. Você pode usar a lente com câmeras full-frame e APS-C, embora a distância focal APS-C de 90 mm seja menos útil se você espera capturar fotos de alimentos ambientais.

Em f/2.8, você pode esperar um belo efeito bokeh, perfeito para destacar suas fotos de comida. Infelizmente, não há estabilização de imagem - portanto, embora você possa se safar segurando a mão com boa luz, sempre desejará manter um tripé por perto.

5. Sony FE 90mm f/2.8 Macro G OSS


As lentes telefoto médias são ótimas para fotografia de alimentos mais apertada, e é por isso que a Sony 90mm f/2.8 (135mm em câmeras APS-C) é perfeita para fotógrafos de comida sérios.

A 90 mm, você pode capturar fotos impressionantes à distância – e graças à proporção de reprodução de 1:1 da lente, você pode obter detalhes incríveis.

Se você gosta de fotografar com a mão, apreciará a estabilização de imagem integrada e, para fotógrafos de alimentos que preferem focar manualmente, há um anel de foco grande e aderente na extremidade do cano.

Opticamente, a 90mm f/2.8 é top de linha, e os elementos de alta qualidade reduzem a distorção e as franjas de cores. Embora seja mais caro, você paga pelo que recebe – e com essa lente, você ganha muito .

6. Sony E 30mm f/3.5 Macro


Se você está começando na fotografia de alimentos e procura uma lente pequena e acessível, considere a Sony 30mm f/3.5. Nas câmeras APS-C, você obterá uma distância focal equivalente a 45 mm - no lado mais largo, sim, mas agradável para fotos de comida mais contextuais e compacta para capturar suas refeições em movimento. (Observe que a 30mm f/3.5 não foi projetada para câmeras full-frame; se você usar qualquer uma das câmeras da série a7 da Sony, recomendo olhar para a 90mm f/2.8, apresentada acima.)

A Sony 30mm oferece uma abertura máxima de f/3.5 e, embora não seja super rápida, ajuda a manter o tamanho e o peso da lente baixos, o que sempre é útil ao fotografar com a mão (embora com pouca luz, você deve levar um tripé ).

Como várias outras lentes nesta lista, a Sony 30mm possui foco 1:1, para que você possa preencher o quadro com pequenos detalhes de qualquer prato. Claro, você também pode dar um passo para trás para capturar a mesa e pode até usar a distância focal de 30 mm para capturar retratos, cenas de rua e muito mais.

Com pouco menos de US $ 300, essa lente é uma pechincha absoluta.

7. Tamron SP 90mm f/2.8 MacroVC


Se você gosta da ideia de uma lente macro mais longa, mas não quer gastar muito com a Canon 100mm f/2.8L ou a Sony 90mm f/2.8, por que não considerar a Tamron 90mm f/2.8, que oferece recursos macro completos e qualidade de imagem nítida para um muito preço razoável?

Seus elementos são revestidos para minimizar franjas de cores e fantasmas, além de imagens consistentemente lindas, especialmente ao fotografar em f/2.8. E graças ao VC (versão de estabilização de imagem da Tamron), você pode capturar fotos nítidas mesmo com pouca luz (enquanto fotografa em um restaurante mal iluminado, por exemplo).

Observe que a Tamron 90mm f/2.8 está disponível em várias montagens diferentes, incluindo Canon e Nikon – mas as montagens não são intercambiáveis, então certifique-se de comprar a correta.

8. Canon EF 24-70mm f/4L IS USM


Se você não está pronto para se comprometer com uma distância focal para fotografia de alimentos, pode se dar bem com uma lente de zoom – uma com uma faixa de telefoto ampla a curta para uma mistura de tipos de imagem. A Canon 24-70mm f/4L é muito versátil, oferecendo um conjunto perfeito de distâncias focais, além de excelente qualidade de imagem para fotos detalhadas.

Infelizmente, a 24-70mm não oferece recursos macro verdadeiros, mas você obtém um fator de ampliação de 0,7x para alguns close-ups muito bons. E embora a abertura máxima não seja tão ampla quanto as outras opções apresentadas neste artigo, a estabilização de imagem de cinco pontos promete fotografia portátil nítida com pouca luz (embora eu recomende usar um tripé quando possível).

Resumindo:Para o fotógrafo de alimentos que busca uma lente mais flexível, a Canon 24-70mm f/4L é uma ótima escolha. E também não é muito caro, por isso é perfeito para atiradores que procuram obter ótica de qualidade sem gastar muito.

9. Panasonic Lumix G Macro 30mm f/2.8 Asph Mega OIS


Uma lente de 30mm em uma câmera Micro Four Thirds oferece uma distância focal equivalente a 60mm full-frame, então a Lumix 30mm f/2.8 oferece uma perspectiva muito natural para fotografia de comida padrão.

Não deixe a construção de plástico enganar você; a 30mm f/2.8 oferece imagens extremamente nítidas mesmo em sua abertura mais ampla, e se você estiver fotografando no estúdio, você realmente não precisa de qualidade de construção de tanque, de qualquer maneira.

Além disso, a lente é compacta e leve, o que a torna muito fácil de manusear. É uma ótima lente para capturar comida para mídias sociais; combinado com uma pequena câmera como o Olympus OM-D E-M10 Mark IV, você pode mantê-lo em sua bolsa ou no pescoço todos o tempo e você nem vai notar.

E se você gosta de fotografar com a mão, não se preocupe; a lente oferece estabilização de imagem e uma abertura ampla, então você deve se sair bem mesmo com pouca luz.

10. Nikon PC-E 85mm f/2.8D Macro


As lentes Tilt-shift são conhecidas por seu uso na fotografia de arquitetura – mas os fotógrafos de alimentos também podem fazer bom uso delas, graças à sua capacidade de alterar o plano de foco (o que permite estender a profundidade de campo).

A Nikon 85mm f/2.8D é uma lente tilt-shift, que oferece uma boa distância focal de fotografia de alimentos, uma ampla abertura máxima, além de recursos de foco próximo. Se você é um especialista em fotografia de alimentos e está procurando mais vidro para expandir seus recursos, recomendo que você verifique essa lente.

Por outro lado, é bastante caro, e o fotógrafo de comida médio não precisará dos recursos de mudança de inclinação - portanto, invista apenas se saber você terá um uso para isso.

Qual ​​lente de fotografia de alimentos é melhor para você?


Escolher a melhor lente para fotografia de alimentos não é fácil, e você deve sempre considere o tipo de imagens que você deseja tirar antes de fazer uma compra.

Se você trabalha em um estúdio, geralmente terá muito espaço, então ficará bem com uma distância focal maior. Você também terá controle sobre a iluminação, portanto, uma abertura máxima estreita não é um grande problema.

Por outro lado, se você trabalha no local, você entrará em cozinhas diferentes com todos os tipos de condições; aqui, uma lente versátil é fundamental.

Finalmente, certifique-se de considerar seu orçamento. As lentes recomendadas neste artigo variam de menos de US$ 300 a mais de US$ 2.000 e, embora o vidro seja importante, não há necessidade de gastar demais. O investimento que você faz deve estar sempre vinculado ao seu nível de experiência. Você é iniciante ou já está conseguindo empregos profissionais? Se você vive da fotografia de alimentos, vale a pena considerar as lentes de ponta, pois elas valem a pena. Caso contrário, opte por opções mais baratas.

Agora para você:

Qual ​​lente de fotografia de comida você pretende comprar? E você tem alguma recomendação própria? Compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo!