O que é um filtro polarizador? E o que torna os polarizadores tão especiais?
Neste artigo, vou contar tudo o que você precisa saber sobre polarizadores. Vou explicar
o que são, o que fazem e como podem ajudar a melhorar sua fotografia. Explicarei quando você pode querer usar um polarizador e também destacarei certas situações em que um filtro polarizador é uma péssima ideia – para que você saiba exatamente quando usar um na próxima vez que estiver em campo.
Se você está pronto para se tornar um especialista em polarizadores, continue lendo!
O que é um filtro polarizador?
Um filtro polarizador é um pedaço de vidro que passa por cima da lente da câmera e reduz o embaçamento, os reflexos e o brilho. Também escurece o céu azul.
Sem ser muito científico, as ondas de luz que refletem na água, folhas, vidro e outros materiais refletivos tornam-se
polarizadas , o que significa que vibram de maneira especial; os filtros polarizadores são projetados para impedir que essa luz polarizada alcance o sensor da câmera.
A maioria dos fotógrafos usa
circular filtros polarizadores, que se enroscam na lente e podem ser girados para amplificar ou reduzir o efeito de polarização. Assim, girando um filtro polarizador em uma direção, o fotógrafo pode bloquear os reflexos e, girando o filtro polarizador na outra direção, o fotógrafo pode garantir que os reflexos sejam claramente visíveis.
Por que os filtros polarizadores são úteis na fotografia?
Os filtros polarizadores são conhecidos por três efeitos altamente visíveis:
- Eles reduzem os reflexos, para que você possa fotografar através do vidro e da água.
- Eles reduzem o brilho, para que você possa capturar cores mais saturadas.
- Eles reduzem a luz polarizada na atmosfera, o que faz com que o céu fique azul escuro e profundo.
Em certas situações, esses efeitos são um grande problema. Por exemplo, se você estiver fotografando uma bela poça de maré rochosa, um polarizador pode eliminar reflexos incômodos e revelar a beleza por baixo. E se você estiver fotografando uma paisagem desértica ao meio-dia, o polarizador transformará o céu azul nebuloso em uma cor mais escura e evocativa.
Na verdade, os polarizadores são usados para fotografia de paisagem
o tempo todo , porque muitas vezes você se depara com água e folhagem refletivas. Não gosta dos reflexos na água? Use um polarizador. Quer capturar cores de outono mais saturadas? Use um polarizador.
E muitos outros gêneros de fotografia também usam polarizadores. Fotógrafos de arquitetura urbana e de arquitetura usam polarizadores para reduzir reflexos em janelas de vidro e para-brisas de carros (embora observe que os polarizadores
não reduzir os reflexos e o brilho de superfícies metálicas, como as laterais de edifícios).
Basicamente, sempre que você se depara com neblina ou reflexos indesejados, basta aparafusar um polarizador na frente da lente. Então, girando o polarizador, você pode bloquear a luz ofensiva e obter cores muito mais profundas, saturadas e reflexos reduzidos.
Como usar um filtro polarizador:passo a passo
Os polarizadores são maravilhosamente fáceis de usar.
Primeiro, quando você encontrar uma cena que exija reflexão ou redução de brilho, basta aparafusar o filtro polarizador na frente da lente.
Em seguida, olhe pelo visor da câmera e
lentamente gire o polarizador. Conforme você gira o vidro, observe as áreas de sua composição com elementos refletivos óbvios.
Após alguns momentos de rotação, você deverá ver os reflexos começarem a desaparecer. Continue a girar o filtro até que os reflexos desapareçam (ou atinjam um nível que você goste).
Em seguida, deixe seu polarizador como está e prossiga para ajustar as outras configurações da câmera para a profundidade de campo, exposição etc. adequada. Observe que você deve sempre definir sua exposição
depois de aplicar o filtro polarizador, porque um filtro polarizador bloqueia a luz, o que, por sua vez, requer compensação de exposição.
Outro fato importante:os filtros polarizadores nem sempre funcionam perfeitamente. Dependendo do ângulo do sol e da qualidade da luz, você pode notar mudanças significativas em uma imagem polarizada – ou pode não notar nenhuma mudança.
Para obter o maior efeito, tente manter o sol em um ângulo de 90 graus em relação à sua lente. Um truque comum é fazer uma arma de dedo com o polegar e o dedo indicador. Em seguida, aponte o polegar para o sol e gire o dedo indicador em um círculo (como se o polegar fosse o eixo e o dedo indicador fosse o raio de um pneu de bicicleta). Onde quer que os pontos do dedo indicador experimentem o efeito de polarização mais forte, enquanto outras áreas da cena experimentarão o efeito de polarização em graus variados.
O problema com os polarizadores
Agora que você está familiarizado com o efeito de polarização, você pode estar se perguntando:
Por que eu não uso um polarizador o tempo todo? Não posso mantê-lo conectado à minha lente e girá-lo conforme necessário?
O problema é que, além de seus benefícios, os polarizadores apresentam várias desvantagens.
Primeiro, os polarizadores reduzem a quantidade de luz que atinge o sensor da câmera e isso afeta a exposição. Toda vez que você adiciona um polarizador à sua lente, você perde luz, o que significa que você precisa usar uma velocidade do obturador um pouco mais lenta, uma abertura um pouco maior ou um ISO um pouco mais alto. Isso raramente é conveniente e, em certas situações, pode não ser inicial; e se você estiver fotografando com pouca luz? Um polarizador pode fazer com que você perca a foto graças a uma velocidade do obturador muito lenta.
Em segundo lugar, os polarizadores não afetam uma cena inteira igualmente, especialmente se você estiver usando uma lente grande angular. As lentes grande angulares retratam tanto da cena que muitas vezes você obtém algumas áreas altamente polarizadas e outras áreas muito menos afetadas. Isso pode parecer estranho – como faixas azuis no céu – e, portanto, você pode evitar o uso de um polarizador em certas situações de paisagem de grande angular.
Terceiro, embora os polarizadores de qualidade funcionem bem, existem muitas opções mal feitas por aí que produzirão projeções de cores desagradáveis e reduzirão a nitidez da imagem. Portanto, se você comprar um polarizador, verifique se é bom. Não comprometa, mesmo que isso signifique pagar mais de US $ 100 por um bom filtro.
Quando usar um filtro polarizador
Embora você não deva usar um polarizador
todos o tempo, aqui estão algumas situações em que é uma boa ideia parafusar esse filtro:
Ao fotografar água
Ao fotografar uma cena com água, muitas vezes você obtém reflexos indesejados, e um polarizador pode fazer toda a diferença.
Por exemplo, quando eu estava mergulhando na costa da Indonésia alguns anos atrás, tirei uma série de fotos sem meu polarizador. A água parecia turva, além de ter um grande e desagradável reflexo na superfície.
Mas quando usei meu filtro polarizador, tudo mudou; a água tornou-se uma cor azul-clara e brilhante, e os tiros tiveram muito mais impacto.
Claro, você nem sempre deve aplicar um filtro polarizador para fotos de água. Às vezes, você vai querer manter os reflexos em uma cena – pense em uma montanha refletindo em um lago tranquilo – nesse caso você deve deixar o polarizador em sua bolsa.
Mas, na maioria das vezes, se a água estiver presente em sua cena, um polarizador é uma boa ideia.
Ao fotografar um céu azul
A cor do céu pode mudar drasticamente com um giro rápido do filtro polarizador. Um azul pálido pode se transformar em uma cor azul vibrante e profunda, embora a extensão do efeito dependa da posição do sol.
(Além disso, um polarizador pode cortar muito da névoa enfumaçada que você encontrará nas cenas da cidade.)
Quando você está fotografando uma paisagem em um dia claro, geralmente é uma boa ideia pelo menos
tentar usando um polarizador, especialmente se você estiver fotografando quando o sol estiver alto no céu. O efeito é bastante marcante, e pode até ser a diferença entre uma foto medíocre e uma foto ótima.
Ao fotografar árvores e folhas
Quando você pensa em objetos reflexivos, “folhas” provavelmente não é o primeiro item que vem à mente.
No entanto, as folhas são realmente bastante reflexivas, e essa refletividade pode reduzir seriamente a saturação da cor.
Um polarizador circular é particularmente útil ao capturar cores de outono – fotógrafos profissionais usam polarizadores praticamente sem parar ao fotografar a paisagem de outono – porque reduz a refletividade e o brilho, o que consequentemente aumenta a intensidade da cor.
Ao fotografar vidros refletivos
Se você gosta de fotografar prédios ou carros, um polarizador pode ser uma grande ajuda, desde que você queira enfatizar o interior do prédio/carro.
O vidro é bastante reflexivo, mas um polarizador pode fazer um
muito bom trabalho de remover esses reflexos.
(Claro, há momentos em que você deseja manter os reflexos para um efeito interessante. Nesses casos, mantenha o polarizador fora da lente.)
Como escolher um filtro polarizador
A maioria das lentes usa filtros de rosca que se conectam ao final do barril da lente, logo acima do elemento frontal.
Como lentes diferentes apresentam diâmetros diferentes, você precisará observar o diâmetro de sua lente específica e comprar um filtro polarizador com um tamanho correspondente.
Se você tiver vários leness com diâmetros diferentes, precisará comprar vários filtros polarizadores (chato, eu sei; a alternativa é comprar filtros abaixadores, mas eles podem ser complicados e frustrantes de trabalhar).
Tenha em mente que bons polarizadores não são baratos – mas, como enfatizei acima, você não deve economizar e comprar um filtro de baixa qualidade para suas lentes de alto nível. Em vez disso, pague por um bom polarizador feito por uma marca respeitável (Hoya e B+W são dois bons lugares para começar!).
Filtros de polarização:palavras finais
Agora que você terminou este artigo, você deve saber tudo sobre filtros polarizadores e como você pode usá-los para fotos impressionantes!
Então, se você é atraído pelo poder de um polarizador, considere comprar um! Garanto que você terá
muito de diversão com isso.
Agora para você:
Você já experimentou um filtro polarizador? Como era? Em quais assuntos você usou? Compartilhe seus pensamentos (e imagens!) nos comentários abaixo .