>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

10 melhores lentes para fotografia de retrato (2022)


Se você perguntasse a 100 profissionais sobre a melhor lente para fotografia de retrato, provavelmente receberia 100 respostas diferentes. Há tantas opções para escolher e tantas maneiras de fotografar retratos, que pode ser difícil classificar todas as informações e encontrar a lente que funciona para você.

No entanto, existem lentes que consistentemente chegam ao topo; eles produzem ótimos resultados para qualquer um fotografar retratos. Eles variam muito em termos de preço, tamanho, distância focal e até mesmo praticidade, mas se você estiver procurando a lente de retrato perfeita, definitivamente haverá uma nesta lista que oferece exatamente o que você precisa.

Ao determinar a lente certa para fotografia de retrato, é importante definir primeiro o que a fotografia de retrato significa para você. Você vai fazer headshots? Retratos de corpo inteiro? Fotos do grupo? Fotos de retratos espontâneas? Certifique-se de escolher a lente que se encaixa com seu interesses, em vez dos interesses do fotógrafo de retratos médio.

Uma observação sobre esta lista para pessoas que não estão familiarizadas com fotografia de retrato:muitas delas são lentes prime, o que significa que elas têm apenas uma única distância focal. Isso é diferente das lentes de kit, que geralmente têm a capacidade de aumentar e diminuir o zoom. Então, por que usar uma lente prime em um zoom? Primes oferecem algumas vantagens importantes:aberturas maiores para deixar entrar mais luz e maior nitidez também. Para fotógrafos de retratos, a troca geralmente vale a pena e, embora essas lentes possam ser usadas para fotografia de uso geral, elas são realmente adequadas para sessões de retrato.

1. Nikon 50mm f/1.8G


A Nikon 50mm f/1.8G é de longe a minha escolha preferida para iniciantes que querem entrar na fotografia de retratos sem gastar muito dinheiro. A lente é nítida e foca rapidamente, e a distância focal de 50 mm é ótima para fotos na cabeça, fotos médias e fotos ainda mais amplas com grupos. A grande abertura f/1.8 transforma fundos movimentados em um bokeh suave e amanteigado, e também funciona muito bem em situações de pouca luz. Eu tenho fotografado com essa lente por quase uma década e ainda a levo comigo para sessões de retrato porque ela funciona muito bem.

Você também pode encontrar lentes baratas semelhantes da Sony, Canon e outros fabricantes, portanto, se você não fotografar com câmeras Nikon, ainda poderá comprar uma lente 50mm f / 1.8 para sua câmera a um ótimo preço. Dito isso, usei versões de outras marcas e costumo preferir a Nikon, mas talvez seja apenas meu próprio preconceito pessoal; todos eles fazem um ótimo trabalho com retratos e outras situações fotográficas também.

Essas lentes de 50 mm geralmente não incluem recursos avançados, como vedação contra intempéries ou construção em metal, mas se você mantiver suas expectativas sob controle e estiver apenas procurando por uma lente excelente para fotografar retratos sem gastar muito, esta é a melhor opção.

Prós

  • Barato; ótima relação preço-desempenho
  • Bem construído
  • Muito nítida
  • Incrível opção de atualização para novos fotógrafos que desejam retratos melhores do que a lente do kit pode oferecer

Contras

  • Fotografar com a abertura máxima resulta em alguns artefatos de imagem desagradáveis, como aberração cromática e uma queda geral na nitidez
  • O anel de focagem parece um pouco barato e rígido

2. Canon EF 85mm f/1.4L IS USM


A Canon EF 85mm f/1.4L IS USM é reverenciada entre os fotógrafos de retratos por sua impressionante nitidez e versatilidade. Há muito tempo é o favorito dos fotógrafos da Canon e por um bom motivo:a distância focal de 85 mm é ótima para fotos na cabeça e fotos médias, além de fotos de corpo inteiro e de grupo também. É leve, de tamanho razoável e construído para suportar os elementos, bem como algumas quedas e quedas. Conheço fotógrafos profissionais de retratos que usam exclusivamente essa lente, mesmo sobre outras opções à sua disposição como uma 70-200mm f/2.8.

Uma das principais vantagens dessa lente em particular é sua estabilização de imagem integrada, que é excepcionalmente útil ao segurar na mão em velocidades mais lentas do obturador. Mesmo que a abertura f/1.4 possa deixar entrar uma enorme quantidade de luz e, portanto, permitir que você use velocidades rápidas do obturador com pouca luz, geralmente não tiro retratos abertos porque a profundidade de campo é muito complicada. Você pode facilmente fotografar a 1/30s com esta lente e capturar imagens nítidas (supondo que seus assuntos estejam completamente estacionários!). Não há realmente uma solução de tamanho único quando se trata de lentes de retrato, mas esta está bem próxima.

Prós

  • Excelente qualidade de imagem
  • A abertura ultra ampla aumenta a versatilidade geral e permite fotografar em situações de pouca luz
  • A estabilização de imagem integrada permite que você use velocidades mais lentas do obturador
  • Vedação de bom tempo

Contras

  • Caro em comparação com seus equivalentes f/1.8, que produzem ótimas imagens a um preço muito mais baixo

3. Nikon AF-S 70-200mm f/2.8E FL ED VR


A venerável lente 70-200mm f/2.8 tem sido um pilar para muitos fotógrafos de retratos ao longo dos anos, e essa lente em particular representa o que é, na minha opinião, a nata da colheita. Existem muitas outras opções, incluindo lentes mais recentes da Nikon, Canon e Sony que são projetadas especificamente para câmeras sem espelho, mas essa 70-200mm f/2.8 em particular representa o auge da construção de lentes para câmeras DSLR. É nítido em todas as aberturas, incluindo abertura máxima em f/2.8, foi projetado para suportar anos de uso diário e possui botões personalizáveis ​​embutidos no corpo para que você possa adaptar a lente às suas necessidades.

Os fotógrafos de retratos adoram as lentes 70-200mm f/2.8 porque oferecem resultados excelentes sem muitos compromissos. Você pode obter fotos na cabeça, retratos de corpo inteiro e fotos de grupo inteiro onde todos estão em foco, mas o fundo é lindamente desfocado. A ampla abertura f/2.8 permite a entrada de luz suficiente para velocidades rápidas do obturador em quase todas as situações, e a maioria dessas lentes (incluindo esta Nikon em particular) possui estabilização de imagem integrada. Se você fotografa Canon, a lente Canon EF 70-200mm f/2.8L IS III USM está no mesmo nível desta Nikon em praticamente todos os aspectos, e enquanto alguns observadores de pixels podem preferir um ao outro, a verdade é que ambos entregar resultados excepcionais.

Prós

  • Qualidade de imagem incrível, mesmo com abertura máxima em f/2.8
  • Esta lente resolve o problema de "respiração de foco" que atormentava as versões anteriores da mesma lente
  • Adequado para retratos, mas também ótimo para esportes, ação e vida selvagem

Contras

  • Muito caro, o que o coloca fora do alcance de fotógrafos de retratos casuais
  • Pesado; ao final de uma sessão de uma hora, seus braços parecerão macarrão molhado

4. Sigma 40mm f/1.4 DG HSM | Arte


Se você quer algo um pouco mais interessante e único, e está procurando uma maneira de fazer suas fotos se destacarem em um campo lotado, esta lente Sigma 40mm pode ser a escolha certa. Sua distância focal de 40 mm é mais ampla do que qualquer outra lente nesta lista, perfeita para fotógrafos que preferem deixar um pouco mais de campo de visão para obter uma aparência única. É nítido mesmo aberto, e a abertura f/1.4 significa que você pode tirar fotos de corpo inteiro enquanto mantém o fundo bonito e desfocado.

O foco automático é rápido, embora não seja comparável a outras lentes como a Canon 85mm f/1.4, e essa lente é uma fera pesada que vai exercitar seus braços. A distância focal de 40 mm resulta em um pouco de distorção ao fotografar close-ups e headshots, mas no uso diário normal isso não foi um grande problema para mim. Apesar dessas desvantagens, há uma beleza quase intangível nessa lente que é difícil de descrever, o que a torna maravilhosa para retratos e fotos diárias. Gosto especialmente de como posso colocar várias pessoas em uma foto para cenários de retrato de grupo e ainda criar um belo fundo desfocado; no final do dia, esses resultados importam para mim mais do que qualquer outra coisa.

Prós

  • Nitidez incrível, mesmo em abertura máxima em f/1.4
  • Boa opção para uso diário em ambientes mistos, não apenas retratos
  • Construção sólida e uma alça de borracha extra grande ao redor do anel de foco

Contras

  • Caro; tira ótimas fotos, mas você paga um prêmio
  • 40 mm é bom para retratos, mas não é tão usado quanto distâncias focais mais longas, como 85 mm
  • O foco automático é bom, mas não tão rápido quanto algumas lentes líderes de classe

5. Canon EF 50mm f/1.2L USM


Esta lente Canon 50mm f/1.2 foi lançada em 2007 e conquistou seu lugar entre as melhores lentes de retrato por um bom motivo:possui a maior abertura de qualquer lente nesta lista, o que significa que você pode usá-la em situações extremamente desafiadoras com muito pouca luz. Além disso, se você preferir profundidade de campo ultra-rasa, não há como errar aqui. Sua vedação contra intempéries significa que você não precisa se preocupar com umidade ou poeira arruinando suas fotos, e o foco automático é rápido e confiável. As imagens são nítidas, o desfoque do fundo é lindo e a lente é pequena o suficiente para levar a qualquer lugar.

Eu hesito em recomendar esta lente diretamente para fotografia de retrato, porque geralmente uma lente de 50 mm f/1.8 irá lhe atender muito bem por uma fração do custo. No entanto, existem muitos fotógrafos de retratos que juram pela distância focal de 50 mm, e é difícil superar essa lente clássica e simples. A Canon tem uma lente semelhante de 50mm f/1.2 para suas câmeras sem espelho, mas é quase duas vezes mais cara que esta. Se você é novo em retratos, uma lente de 50 mm f / 1.8 funcionará muito bem, mas se você quiser o melhor que a fotografia de 50 mm tem a oferecer, essa lente está no (ou próximo) do topo.

Prós

  • Muito pequeno; pode caber facilmente em qualquer bolsa de câmera
  • Ótimo para fotos casuais do dia a dia, além de retratos formais
  • A abertura extra-larga f/1.2 permite fotografar em condições de pouca luz e usar velocidades de obturador muito rápidas
  • Excelente nitidez e qualidade geral da imagem, especialmente em comparação com lentes de 50 mm mais baratas

Contras

  • Muito caro
  • Ótimo para fotógrafos que realmente gostam da distância focal de 50 mm, mas se você não se importa com uma abertura menor, pode obter um desempenho semelhante (mas não o mesmo) com uma lente de 50 mm f/1.8 muito mais barata

6. Nikon 105mm f/1.4E ED


No final de 2016, a Nikon lançou a 105mm f/1.4E ED, que ainda está acima de quase todas as outras lentes de retrato do mercado. Ela verifica quase todas as caixas possíveis que um fotógrafo de retratos pode ter em sua lista de desejos e, até hoje, é amplamente considerada uma das melhores lentes de retrato de todos os tempos. Sua distância focal de telefoto média de 105 mm significa que você pode obter belos closes sem ficar cara a cara com seus assuntos, e sua incrível nitidez é a inveja de muitos fotógrafos. A insana abertura f/1.4 nesta lente faz com que as lentes 70-200mm f/2.8 chorem, seu foco automático é rápido e confiável e inclui até vedação contra intempéries para que você possa fotografar em condições climáticas adversas.

Se você gosta de fotografar retratos com distâncias focais de telefoto média, vai adorar a 105mm f/1.4. Você pode obter close-ups impressionantes e belas fotos médias, tudo com nitidez incrível e um belo desfoque de fundo. Esse desempenho não sai barato, porém, e você não pode realmente usar a Nikon 105mm f/1.4 para muito além de retratos. É muito volumoso para fotos casuais diárias e a distância focal de 105 mm não é adequada para natureza, esportes e a maioria dos outros tipos de fotografia. Mas se você quer uma lente de retrato sem compromisso, do tipo que permite focar a pupila de um assunto com os cílios embaçados, esse é o caminho a seguir.

Prós

  • Qualidade de imagem surpreendente; uma combinação ideal de distância focal e grande abertura
  • Pode ser facilmente usado em câmeras Nikon sem espelho mais recentes sem perda de qualidade de imagem
  • Desfoque de fundo requintado
  • Artefatos como aberração cromática são bem controlados mesmo na abertura mais ampla

Contras

  • Muito caro (embora você receba o que paga!)
  • Grande e pesado
  • O tamanho do filtro de 82 mm significa que os acessórios de rosca, como os filtros ND, também são muito mais caros

7. Sony FE 85mm f/1.4 GM


De muitas maneiras, a lente Sony 85mm f/1.4 GM é igual a outras opções de 85mm f/1.8 – como a excelente Canon anterior nesta lista – mas tem recursos exclusivos suficientes para ganhar um lugar para si. Tudo o que você pode esperar está aqui:nitidez requintada, belo desfoque de fundo, foco automático rápido e vedação contra poeira e umidade. No entanto, esta lente também inclui alguns recursos extras que alguns fotógrafos de retratos apreciarão.

O botão de bloqueio de foco integrado é ótimo se você quiser usar o botão do obturador para focar enquanto bloqueia instantaneamente o foco a qualquer momento (ele essencialmente elimina a necessidade de foco no botão traseiro). Além disso, essa lente possui um anel que permite alterar as aberturas manualmente diretamente na lente, em vez de usar um botão de controle na câmera. O anel clica em incrementos de terceira parada, mas o som pode ser desativado para aqueles que planejam gravar vídeos.

Prós

  • A distância focal de 85 mm é versátil e muito útil para muitos cenários de retrato
  • Bons controles manuais, incluindo trava de foco e abertura
  • Excelente qualidade de imagem

Contras

  • Mais caras do que lentes semelhantes de 85 mm da Canon e Nikon
  • Sem estabilização de imagem, mas a maioria das câmeras Sony tem estabilização de imagem no corpo

8. Canon RF 28-70mm f/2L USM


Alguns fotógrafos de retratos preferem um campo de visão mais amplo e outros preferem lentes um pouco mais estreitas. Por que não ter uma lente que faça as duas coisas? A maioria das lentes de zoom também tem desvantagens a serem levadas a sério por fotógrafos de retratos, mas a Canon decidiu resolver esse problema com esta lente de zoom 28-70mm f/2. Construída para câmeras sem espelho RF da Canon, essa lente supera a maioria de seus pares graças à abertura f/2 em vez da abertura f/2.8 que é comum para lentes de zoom semelhantes (embora com o pequeno sacrifício de 28 mm na extremidade ampla em vez de 24mm).

Eu tendo a preferir distâncias focais mais longas do que esta lente oferece, mas assim como a Sigma 40mm f/1.4, há muitas pessoas para quem esta lente é ideal. Embora a distância focal de 28-70 mm faça essencialmente o mesmo trabalho que duas ou três outras lentes, seu preço é tão alto que você pode comprar lentes individuais. No entanto, para um cavalo de batalha tudo-em-um, essa lente é difícil de superar. Como você pode esperar, é extremamente nítido em todas as distâncias focais, possui foco automático rápido e confiável e até possui um anel de controle que pode ser personalizado para alterar configurações como abertura e ISO. Se você fotografa com câmeras sem espelho da Canon, como distâncias focais mais amplas, e deseja que uma lente domine todas elas, isso deve estar no topo da sua lista.

Prós

  • Versatilidade incrível graças à abertura máxima f/2 extragrande em toda a faixa focal
  • Bela qualidade de imagem em todas as distâncias focais e aberturas
  • Foco automático rápido e confiável
  • Construção resistente às intempéries

Contras

  • Muito caro; dado o preço dessa lente, alguns fotógrafos podem preferir comprar algumas lentes prime.
  • A distância focal mínima não é tão ampla quanto os 24 mm encontrados em outras lentes (no entanto, as lentes de 24-70 mm têm aberturas máximas menores de f/2.8 em vez de f/2)

9. Nikon Z 85mm f/1.8 S


Você pode notar um padrão emergindo nesta lista; afinal, a Nikon Z 85mm f/1.8 é a terceira lente prime de 85mm aqui, o que pode parecer redundante. Por que não incluir outras lentes com distâncias focais mais variadas? Bem, 85mm é o ponto ideal para muitos fotógrafos de retratos, e quando a Nikon fez essa lente para suas câmeras sem espelho de montagem Z, eles pegaram tudo o que aprenderam com suas lentes DSLR já excepcionais de montagem F e aumentaram um pouco. Ele tem tudo o que você esperaria em uma lente desse calibre e nessa faixa de preço:ótica nítida, construção sólida, uma grande aderência para foco e boa vedação contra intempéries - tudo em um pacote que não é muito grande e não pesa você para baixo durante longas sessões de fotos.

Embora seja verdade que a abertura f/1.8 não é tão ampla quanto a Canon 85mm f/1.4 ou Sony 85mm f/1.4, essa lente também é muito mais barata e faz o trabalho quase tão bem. E as lentes f/1.8 ainda podem ser usadas com pouca luz e são capazes de profundidade de campo muito rasa, mesmo que não seja tão rasa quanto suas irmãs f/1.4. (Para referência, eu quase nunca tiro minha lente Nikon 85mm mais larga que f/2 ou f/2.4, já que a profundidade de campo é fina.) A 85mm f/1.8 não tem estabilização de imagem integrada, mas quase todas as câmeras mirrorless da Nikon já vêm com isso, para que você possa obter fotos nítidas em velocidades lentas do obturador, mesmo com lentes não estabilizadas. Se você usa câmeras Nikon Z-mount e deseja uma ótima lente de retrato sem gastar muito, esta é a única a ser obtida.

Prós

  • Excelente qualidade de imagem, mesmo em câmeras de alto megapixel, como a Nikon Z7 II
  • O enorme anel de foco emborrachado é fácil de segurar e girar, e também pode ser atribuído para ajustar a abertura ou a compensação de exposição
  • O foco automático muito bom é adequado para fotos e vídeos

Contras

  • A abertura máxima de f/1.8 não é tão brilhante quanto algumas lentes concorrentes que vão para f/1.4 ou f/1.2
  • Alguns fotógrafos preferem lentes um pouco menores

10. Tamron 70-210mm f/4 Di VC USD


Os puristas de retratos podem recusar a inclusão desta entrada final, mas isso é um erro; a Tamron 70-210mm f/4 oferece um custo-benefício irreal e é uma escolha incrível para pessoas que desejam uma excelente lente de retrato que também funcione bem para esportes e vida selvagem e que não têm muito dinheiro para gastar. Disponível por várias centenas – em oposição a vários mil – dólares, essa beleza da Tamron permite que você obtenha quase o mesmo nível de desempenho que as lentes 70-200mm f/2.8 de ponta e ainda inclui estabilização de imagem e vedação contra intempéries.

Então, qual é o truque? Por um lado, a abertura máxima de f/4 frustrará muitos fotógrafos de retratos profissionais. É ótimo se você tiver muita luz, mas se quiser uma profundidade de campo rasa ou boas fotos com pouca luz, está sem sorte. Não é uma grande desvantagem de forma alguma, mas não se compara a algumas das lentes de retrato mais profissionais que você pode comprar. Essa lente também não é tão nítida quanto suas contrapartes mais caras, especialmente nos cantos, e a qualidade de construção também não é tão sólida quanto outras lentes. No entanto, o que esta lente não possui em recursos é mais do que compensado em preço. Você pode facilmente capturar retratos dignos do cliente com esta lente, e se você é um novo fotógrafo que quer ganhar muito gastando pouco, essa lente merece sua consideração.

Prós

  • Barato, mas ainda produz retratos de qualidade
  • O alcance focal de 70-210 mm é maior do que as lentes concorrentes
  • Conjunto de recursos respeitável, incluindo estabilização de imagem
  • Construção de alta qualidade

Contras

  • A qualidade da imagem não pode corresponder à nitidez perfeita em pixels de outras lentes nesta lista
  • A abertura f/4 é limitante em situações de pouca luz
  • O foco automático é bom, mas não se compara a outras lentes

Melhores lentes para fotografia de retrato:palavras finais


Essas são minhas principais escolhas para lentes de retrato em 2022, e espero que isso ofereça várias opções a serem consideradas - se você é novo no retrato ou se é um profissional experiente que deseja atualizar seu equipamento.

Grande vidro é apenas um componente da fotografia de retrato, no entanto. Há uma série de outros elementos a serem considerados, incluindo iluminação, composição, poses, uso de adereços e apenas conhecer seus clientes. Aqui na dPS, temos muitos recursos para fotógrafos de retratos que custam muito menos do que uma lente nova, portanto, antes de gastar seu próximo salário em mais equipamentos de câmera, considere atualizar seu talento com alguma educação e treinamento. Você pode se surpreender com o que pode fazer com o equipamento que já possui!

Agora para você:

Você tem uma lente de retrato favorita? Você conhece alguma dica e truque que pode ajudar outros fotógrafos de retratos? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

Perguntas frequentes sobre as melhores lentes de fotografia de retrato

Preciso de uma lente fixa para tirar retratos?
Não, mas ajuda. As lentes prime têm aberturas amplas e ópticas nítidas, e é por isso que são preferidas pelos fotógrafos de retratos. As lentes de zoom de hoje são melhores do que as de dez ou vinte anos atrás, mas você ainda obterá os melhores resultados com uma lente prime.
Qual ​​é a melhor distância focal para retratos?
Embora todos tenham suas próprias preferências, 85 mm é frequentemente considerado uma boa distância focal para retratos. Se você puder obter apenas uma lente de retrato, eu recomendaria usar uma 85mm; isso funciona bem para fotos na cabeça, retratos de corpo inteiro e fotos de grupo também.
Como posso fotografar retratos com a lente de zoom do kit que acompanha minha câmera?
Embora eu não recomende lentes de zoom de kit para trabalhos de clientes pagos, certamente é possível fotografar retratos com elas. Aumente o zoom o máximo que puder, abra sua abertura o máximo possível, coloque muita distância entre o assunto e o fundo e você poderá obter algumas fotos decentes.
Uma câmera DSLR ou sem espelho é melhor para retratos?
Qualquer tipo de câmera é totalmente capaz de produzir grandes retratos. As câmeras sem espelho têm recursos como foco automático com detecção de olhos que certamente podem ajudar, mas ainda hoje muitos fotógrafos ainda preferem DSLRs em vez de sem espelho. Tudo se resume a preferência pessoal. Felizmente, se você atualmente fotografa com uma Nikon ou Canon DSLR e deseja atualizar para sem espelho algum dia, ambas as empresas fazem adaptadores que permitem usar suas lentes atuais em câmeras sem espelho sem nenhuma queda na qualidade.