Você já notou como alguns dos objetos em suas fotos parecem desproporcionais ou até mesmo distorcidos?
É um problema fotográfico comum e geralmente se deve a algo chamado
distorção da lente .
Neste artigo, explico tudo sobre a distorção da lente. Eu compartilho:
- O que causa a distorção da lente
- Os principais tipos de distorção de lente que você deve conhecer
- Como você pode evitar (ou corrigir) a distorção
Quando terminar, você será um especialista em distorção – e saberá como lidar com toda e qualquer distorção em suas fotos.
Vamos começar.
O que é distorção de lente na fotografia?
A distorção da lente ocorre quando os elementos de uma imagem parecem diferentes de como aparecem na vida real.
Por exemplo, um assunto plano pode parecer se curvar para fora. Ou as laterais de um edifício podem comprimir à medida que se estendem para cima.
Existem vários tipos amplos de distorção, mas os dois mais comuns são
ópticos e
perspectiva distorção:
Distorção óptica vs perspectiva
A distorção óptica é causada pela construção de sua lente. Observe que uma lente pode ser atormentada por três tipos de distorção óptica, que exploro mais detalhadamente abaixo:
- Distorção de barril
- Distorção em almofada
- Distorção do bigode
A distância focal, o design, o número de elementos de vidro e outros fatores juntos determinam a quantidade e o tipo de distorção óptica que uma lente produzirá – portanto, algumas lentes apresentam distorção significativa, enquanto outras são completamente (ou quase) livres de distorção. Curiosamente, algumas lentes de zoom realmente produzem vários tipos de distorção, dependendo de quais distâncias focais você testa.
A distorção de perspectiva, por outro lado, tecnicamente
não é distorção da lente (embora muitas vezes seja rotulada como tal). Em vez disso, a distorção da perspectiva é criada pela posição da câmera em relação ao assunto.
Você provavelmente identificou distorção de perspectiva em suas próprias fotos, mesmo que não soubesse como chamá-la; pode ficar bastante óbvio, especialmente em fotografia de grande angular, telefoto e paisagem urbana.
Por exemplo, você já tirou uma selfie em grupo e notou como a pessoa mais próxima da câmera (geralmente a que segura o telefone) parece mais larga? Ou você já tirou uma foto de um prédio alto e notou como o prédio parece ficar cada vez mais estreito à medida que se estende em direção ao céu (a ponto de parecer que pode cair para trás)?
Ambos os efeitos – assim como muitos outros – são causados por distorção de perspectiva.
Os 3 principais tipos de distorção óptica
Como mencionei acima, existem três tipos de distorção óptica para procurar:
Distorção de barril
Você sabe como os barris grandes têm um topo e um fundo estreitos, mas um centro expandido? Bem, isso é
exatamente o que acontece com as linhas retas em uma foto com distorção de barril.
Se você usar uma lente atormentada por distorção de barril para fotografar uma série de postes de luz, as lâmpadas se curvarão para fora:
A distorção em barril é uma das distorções de lente mais comuns na fotografia e geralmente acontece quando você usa uma lente grande angular (ou a parte ampla de um zoom). Tenha em mente que quanto menor a distância focal, mais pronunciada a distorção.
(Na verdade, a distorção do barril nas lentes olho de peixe é tão intensa que os fotógrafos a usam de forma criativa em vez de tentar corrigi-la.)
Distorção de pincushion
A distorção em almofada de alfinetes é o oposto da distorção em barril. Em vez de produzir linhas que se curvam para fora, a distorção de alfinetes empurra as linhas
para dentro , assim:
Você notará um efeito de almofada de alfinetes principalmente quando estiver fotografando com uma lente telefoto ou quando estiver usando a extremidade telefoto de um zoom.
A distorção sutil de almofada de alfinetes pode ser lisonjeira para retratos, e é por isso que as lentes telefoto que variam de 85 mm a 105 mm são frequentemente usadas por fotógrafos de retratos. Mas muita distorção da almofada de alfinetes pode se tornar problemática, então é sempre uma boa ideia ficar de olho nos efeitos da almofada de alfinetes!
Distorção de bigode
A distorção do bigode é o terceiro tipo de distorção da lente. Ele combina distorção de barril e distorção de almofada de alfinetes para um efeito de bigode:
Infelizmente, a distorção do bigode é difícil de corrigir; felizmente, também é bastante raro e, se você tiver sorte, não afetará nenhuma de suas lentes.
Como evitar a distorção óptica
Se você deseja limitar a distorção óptica em suas fotos, você tem algumas opções.
Primeiro, você pode fotografar com uma distância focal de médio porte – nada muito amplo ou muito longo (50 mm é um bom lugar para começar).
Claro, 50mm não é adequado para todos os tipos de fotografia. Se você precisar fotografar com uma lente grande angular ou telefoto, verifique as tabelas de teste antes de comprar um novo equipamento e escolha lentes com a menor distorção,
ou você pode corrigir a distorção na pós-produção, o que é surpreendentemente simples:
Como corrigir a distorção óptica durante o pós-processamento
A distorção óptica é fácil de lidar, e a maioria dos softwares de edição profissionais e semiprofissionais possui uma ferramenta que permite fazer correções rápidas.
Na verdade, os fabricantes de lentes geralmente fornecem aos desenvolvedores de software os dados de correção da lente. Então, quando você importa uma imagem para seu software de edição, o programa reconhece seu tipo de lente e aplica automaticamente a correção de distorção (embora você geralmente precise ativar esse processo). Legal, certo?
Aqui estão as instruções para lidar com a distorção óptica em alguns programas diferentes:
Lightroom
Abra o módulo Revelação e role para baixo até encontrar o painel Correção de lente.
Em seguida, basta marcar
Ativar correções de perfil caixa. O Lightroom identificará sua lente e corrigirá qualquer distorção.
Se o Lightroom
não reconhecer sua lente ou fizer um trabalho ruim de correção de distorção, você sempre pode clicar no
Manual opção e ajuste o controle deslizante Distorção até obter o resultado desejado.
Photoshop
Se você tentar abrir um arquivo RAW no Photoshop, ele aparecerá automaticamente no Adobe Camera Raw; aqui, a interface é praticamente idêntica ao Lightroom, então você pode seguir as instruções que dei acima.
No entanto, se você preferir corrigir a distorção no Photoshop (ou estiver editando um arquivo JPEG), abra o menu Filtro e clique em
Correção de lente opção.
Aqui, você encontrará muitas ferramentas em Auto-correção. Para corrigir a distorção da lente óptica, clique em
Distorção geométrica opção.
E se o Photoshop não reconhecer a lente ou você quiser corrigir a distorção manualmente, vá em frente e use a guia Personalizar.
IA Luminar
No Luminar AI, vá para o painel Editar e role até chegar à seção Profissional.
Abra o painel Optics e use o controle deslizante Lens Distortion para lidar com quaisquer problemas de distorção.
Se você estiver editando um arquivo RAW, também terá a opção de usar a ferramenta Correções de distorção automática.
GIMP
Depois de abrir sua foto no GIMP, selecione
Filters>Distortion>Lens Distortion. Em seguida, mova os controles deslizantes Main e Edge até ficar satisfeito com o resultado.
Os 2 principais tipos de distorção de perspectiva
Como discuti acima, distorção de perspectiva não é tecnicamente distorção de lente; em vez disso, é causado pela distância entre o assunto e a câmera/lente.
Aqui estão os dois tipos principais que você deve conhecer:
Distorção de extensão
Distorção de extensão, também chamada de
distorção de grande angular , é quando os objetos próximos à câmera parecem anormalmente grandes (ou distantes).
Esse efeito é especialmente perceptível ao usar lentes grande angulares, pois a fotografia grande angular geralmente ocorre perto da câmera. No entanto, não é causado diretamente por lentes grande angulares e você ainda pode obter distorção de extensão ao usar lentes telefoto.
Para ver a distorção da extensão em ação, pegue uma configuração de grande angular (seu smartphone funcionará bem!), depois coloque o nariz perto da lente e tire uma foto. Veja como seu nariz parece enorme em relação ao resto do seu rosto?
Distorção de compressão
A distorção de compressão é o oposto da distorção de extensão, e é quando objetos distantes da câmera parecem anormalmente pequenos (ou próximos).
A distorção de compressão é muitas vezes referida como
compressão devido à distância focal , mas isso está incorreto; as distâncias focais de telefoto tendem a exibir uma distorção de compressão mais óbvia, mas apenas porque a fotografia de telefoto geralmente é feita à distância.
A compressão vem com vários efeitos agradáveis, então certos fotógrafos, como retratos, vida selvagem e pargos, tentam deliberadamente produzi-la. Por exemplo, a compressão ajuda a suavizar os fundos (o que, por sua vez, aprimora o assunto).
Como evitar a distorção de perspectiva
Muitas vezes você notará distorção de perspectiva ao fotografar edifícios. Como você está fotografando de baixo para cima, a parte inferior do prédio (a parte mais próxima de sua lente) se expandirá, enquanto o topo do prédio (a parte mais distante de sua lente) se comprimirá. Em última análise, o edifício parecerá convergir para o topo.
Para evitar esse efeito, tente fotografar de um ponto de vista mais alto ou mais distante – talvez do lado oposto da rua ou de uma janela. Alternativamente, você pode usar lentes tilt-shift. Eles são capazes de produzir fotos sem distorção (embora tendam a ser relativamente caros!).
A distorção de selfie é outro problema comum. Para evitá-lo, tente trabalhar com um pau de selfie; você também pode tentar montar sua câmera em um tripé, ativar o temporizador automático e dar alguns passos para trás. A ideia é se afastar da câmera para evitar que seu rosto (ou nariz) pareça anormalmente grande.
Como corrigir a distorção de perspectiva no pós-processamento
Alguns tipos de distorção de perspectiva podem ser corrigidos no pós-processamento, mas observe que você perderá pixels no processo.
Então, se você
fazer planeje permitir a distorção da perspectiva e só faça correções depois, procure compor um pouco mais largo do que o necessário (para ter espaço para cortar no final).
Além disso, seja qual for o software ou a técnica que você usar, certifique-se de que seu horizonte esteja correto
antes você faz qualquer correção de perspectiva.
Lightroom
Para corrigir a distorção de perspectiva no Lightroom, comece abrindo sua imagem no painel Revelação. Encontre a seção Transformar.
Você pode tentar clicar no botão
Auto opção, ou você pode ajustar os controles deslizantes Vertical e Horizontal até obter um bom resultado.
Photoshop
Corrigir a distorção de perspectiva no Photoshop é simples:
Primeiro, selecione a imagem inteira (pressione
Ctrl/Cmd+t ) ou clique duas vezes na camada de fundo para desbloqueá-la.
Em seguida, vá para
Editar>Transformar>Perspectiva . Por fim, clique e arraste um dos cantos para corrigir a perspectiva.
Se você estiver trabalhando com um arquivo RAW, também poderá corrigir a perspectiva no Adobe Camera Raw. Basta seguir as instruções que dei para correção de distorção no Lightroom (acima).
IA Luminar
Abra o painel Essentials e encontre a ferramenta Composição. Em Perspectiva, você verá dois botões.
Use o botão esquerdo para corrigir o horizonte (faça este primeiro!). Em seguida, use o botão direito para corrigir a perspectiva.
GIMP
No menu Filtros, selecione
Distorção>Distorção da lente .
Depois de usar os controles deslizantes Principal e Borda para corrigir a distorção óptica (veja acima), use os controles deslizantes Vertical e Horizontal para corrigir quaisquer problemas de distorção de perspectiva.
Distorção da lente:palavras finais
Espero que agora você entenda os meandros da distorção da lente.
É um tópico complexo – mas com um entendimento básico de distorção, você pode evitar distorções ópticas e de perspectiva em suas fotos e pode tomar medidas para corrigi-las quando necessário.
Agora para você:
Como você planeja lidar com a distorção da lente? Você vai evitá-lo na câmera? Corrigir ao editar? Ambos? Compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo!