O que torna um controle remoto sem fio (também conhecido como versão remota) tão especial? Você deve usar um em sua própria fotografia?
Neste artigo, explico os benefícios precisos da fotografia remota sem fio. Também discuto
quando você deve usar um controle remoto (e quando é melhor manter o antigo padrão de pressionar o botão do obturador).
Quando terminar de ler, você saberá por que os controles remotos são ótimos – e se você deve comprar um para sua própria câmera.
Vamos começar.
O que é um controle remoto na fotografia?
Controles remotos da câmera, também conhecidos como
lançamentos remotos ou
lançamentos sem fio , têm um objetivo principal:
Eles permitem que você acione sua câmera sem tocar no botão do obturador.
E isso oferece dois benefícios:
- Ele permite que você evite qualquer trepidação da câmera ao pressionar o obturador, o que, por sua vez, resulta em fotos muito mais nítidas
- Ele permite que você acione o obturador à distância, o que pode ser muito conveniente
E, como você verá abaixo, esses benefícios são um
grande negócio para muitos fotógrafos.
Agora, trabalhar com um controle remoto é simples. Você geralmente conecta o receptor remoto à sapata da câmera e o conecta à câmera por meio de um cabo. Então, quando você pressiona o botão principal no controle remoto, sua câmera tira uma foto!
Observe que existem tecnicamente dois tipos de releases:releases remotos e releases por cabo. Neste artigo, concentro-me nas versões remotas, mas as versões a cabo - que se conectam fisicamente à sua câmera por meio de um cabo - oferecem muitos dos mesmos benefícios e geralmente são muito mais baratas; portanto, se você estiver com orçamento limitado, uma versão a cabo é uma escolha razoável.
Quando usar um controle remoto sem fio:6 cenários
Abaixo, descrevo as situações em que um controle remoto sem fio será útil, começando com:
1. Ao trabalhar em grandes ampliações
Se você fotografar em grandes ampliações, sua profundidade de campo – ou seja, a quantidade da foto que está em foco – será extremamente fina. Para capturar uma foto nítida, você deve obter o ponto de foco exatamente certo, mas mesmo se você montar sua câmera em um tripé, as vibrações ao pressionar o botão do obturador podem atrapalhar o foco e arruinar a imagem.
Mas com uma liberação remota, você pode montar sua câmera em um tripé, definir o foco e dar alguns passos para trás.
E você pode disparar seu tiro à distância! Contanto que você fique parado e trabalhe com um tripé resistente, sua imagem ficará nítida.
(Dica profissional:se você estiver fotografando com uma DSLR, certifique-se de ativar o recurso de travamento do espelho ou fotografe em Live View. Certifique-se também de ativar o obturador eletrônico da sua câmera, pois a ação do obturador mecânico também pode causar vibrações .)
2. Ao capturar autorretratos
A fotografia de autorretrato é muito divertida. Também é muito frustrante; você deve definir o temporizador automático da sua câmera, apertar o botão do obturador e, em seguida, correr para a posição - o que significa que você não tem tempo para se preparar ao posar.
Mas com uma liberação sem fio, você pode simplesmente segurar o controle remoto contra a palma da mão e depois fazer sua pose. Quando estiver pronto para fotografar, pressione o botão do controle remoto e – voila! - você terá sua imagem.
Observe que você pode até combinar o temporizador automático e o controle remoto:basta definir um temporizador de dois segundos, clicar no controle remoto e soltá-lo do quadro. Dessa forma, o controle remoto não aparece na sua foto, mas você ainda tem muito tempo para se preparar.
A propósito, um controle remoto dobrará sua saída de autorretrato. Você não terá que ficar correndo para frente e para trás para a câmera, mas pode tirar uma foto, pegar o controle remoto, tirar outra foto, pegar o controle remoto e assim por diante. Mole-mole!
3. Ao capturar fotos de longa exposição
Fotógrafos de longa exposição
juram por seus controles remotos, e por boas razões:
Um controle remoto permite que você dispare sua câmera sem trepidação da câmera, supondo - como discuti em uma seção anterior - que você tenha o obturador eletrônico da sua câmera ativado e seu espelho fora do caminho.
Dessa forma, você pode capturar lindas fotos de longa exposição que apresentam nuvens em movimento, água em movimento, trilhas de luz de carros, trilhas de estrelas e muito mais.
Basta configurar sua câmera em um tripé resistente, discar as configurações corretas, dar um passo para trás e disparar o obturador com o disparo remoto!
Isso é útil para fotógrafos de paisagens urbanas, astrofotógrafos e fotógrafos de paisagens, para citar apenas alguns.
4. Ao fotografar a vida selvagem arisco
Essa forma de fotografia remota é bastante especializada, mas é uma técnica fácil que o deixará
incrível imagens, então definitivamente vale a pena aprender.
Você vê, a vida selvagem arisco – como pássaros e esquilos – muitas vezes é difícil de abordar com uma câmera.
Mas se você colocar sua câmera na posição, se afastar e esperar que a vida selvagem explore, muitas vezes você pode capturar algumas fotos impressionantes.
(Esta também é uma técnica útil para capturar a vida selvagem que não é segura de se aproximar. Você pode colocar sua câmera em um tripé e sentar em um veículo próximo com seu controle remoto.)
Eu encorajo você a experimentar com lentes grande angulares. A vida selvagem pode estar a poucos centímetros da configuração da sua câmera, e uma lente grande angular oferecerá uma perspectiva verdadeiramente de tirar o fôlego.
5. Ao fazer fotografia com lapso de tempo ou trilha estelar
Algumas versões remotas oferecem a funcionalidade intervalômetro, que permite capturar uma série de fotos dentro de um intervalo especificado. Por exemplo, você pode usar um intervalômetro para disparar o obturador a cada 30 segundos, como às vezes é feito na fotografia de trilhas de estrelas.
Você pagará mais por esse recurso, mas os controles remotos intervalômetros não são
muito caro, e é uma ótima ferramenta para o astrofotógrafo iniciante ou atirador de lapso de tempo.
Além disso, você sempre pode configurar sua câmera, iniciar o controle remoto e sentar em um carro quente enquanto a câmera e a liberação fazem todo o trabalho.
Observe que trabalhar o recurso intervalômetro de sua versão remota pode exigir um pouco de experimentação - você pode até precisar ler o manual - mas no final, valerá a pena!
Às vezes, você pode querer capturar uma foto (ou duas, ou três)…
…mas você
não quer ficar na posição por mais de alguns segundos.
Por exemplo, você pode precisar assumir uma postura fisicamente difícil, como agachar, ajoelhar ou dobrar para o lado. Ou você pode precisar ficar na água ou deitar no chão frio e úmido até que seu assunto apareça.
Em todos esses casos, uma versão remota será um
enorme ajuda. Você pode configurar sua câmera em um tripé e, em seguida, sentar-se ou ficar de pé confortavelmente enquanto espera que os elementos de composição corretos apareçam. Quando isso acontecer, você pode disparar o disparo (ainda se sentindo confortável!) e capturar uma foto perfeita.
Você deve comprar um controle remoto sem fio?
Liberações de obturador sem fio são ótimas, mas não são uma necessidade para todos os fotógrafos.
Recomendo que você compre uma versão remota se:
- Você tira fotos de longa exposição regularmente
- Você deseja fazer fotografia com lapso de tempo ou trilha estelar
- Você fotografa paisagens
- Você fotografa assuntos macro
- Você quer fotografar a vida selvagem à distância
- Você deseja capturar autorretratos impressionantes
E, como discuti acima, uma versão remota também pode ser útil em várias outras situações, como quando você está lutando com os requisitos físicos de capturar uma foto. Se isso soa como algo que você pode experimentar, sugiro comprar uma versão remota de qualquer maneira; você pode mantê-lo em sua bolsa, e se você
fazer se encontrar em uma situação desconfortável, você pode sacar e conseguir sua chance.
(Um conselho:os lançamentos remotos exigem baterias, portanto, certifique-se de levar muitas peças sobressalentes. Você não quer que seu lançamento morra no meio de uma sessão de fotos!)
Por outro lado, se você só fotografa com a mão – por exemplo, você gosta de capturar esportes ou vida selvagem em ação usando uma lente telefoto – então uma liberação remota é provavelmente um desperdício de dinheiro.
Fotografia de lançamento remoto:palavras finais
Agora que você terminou este artigo, você sabe por que a fotografia de liberação remota é tão boa – e você sabe se uma liberação remota é ideal para você.
Então, se você precisa de um controle remoto, pegue um! E tenha muita diversão com auto-retrato, longa exposição e fotografia com lapso de tempo.
Agora para você:
Você planeja comprar uma versão remota? Para que você vai usá-lo? Compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo!