Procurando a melhor câmera para fotografia macro? Neste artigo, revelamos nossas 11 câmeras macro favoritas, incluindo modelos que apresentam lentes fixas, bem como câmeras somente para o corpo que – quando combinadas com a lente certa – oferecem excelentes recursos de captura macro.
Claro, existem vários tipos de fotógrafos macro, cada um com necessidades e orçamentos diferentes, então adicionei algo para todos. Abaixo, você encontrará câmeras point-and-shoot, câmeras mirrorless, DSLRs e até smartphones.
O que cada câmera tem em comum é a capacidade de focar de perto para capturar fotos incrivelmente detalhadas de pequenos objetos. Cada câmera também oferece muitos outros recursos úteis para fotografia macro.
Vamos mergulhar direto.
1. Nikon D850
A Nikon D850 é uma DSLR full-frame; graças ao sensor maior, você pode obter um efeito de profundidade de campo mais raso, e a câmera também terá um bom desempenho em valores ISO altos, como geralmente é necessário para fotografia macro.
O sensor possui impressionantes 45,7 MP, para que você possa criar impressões grandes e detalhadas para uso comercial ou artístico. Espere que as imagens descrevam todos os detalhes com a mais alta qualidade.
A D850 possui uma montagem de lente Nikon F, para que você tenha uma ampla variedade de lentes macro para escolher, incluindo a excelente linha de lentes Nikkor da Nikon, bem como lentes de terceiros da Sigma, Tokina, Tamron e muito mais.
Você também obtém muitos outros recursos úteis, incluindo mudança de foco, que altera automaticamente o foco em uma série de fotos. Isso facilita o empilhamento de foco (porque você pode mesclar facilmente várias imagens deslocadas para uma foto nítida por toda parte).
Você também pode criar vídeos de lapso de tempo na câmera e, ainda por cima, pode usar os modos de disparo silencioso ao fotografar insetos ariscos.
2. Nikon Z6
Se você está procurando a melhor câmera sem espelho para fotografia macro, definitivamente deve conferir a Nikon Z6, que combina desempenho estelar com pouca luz com excelente ergonomia e seleção de lentes.
A Nikon Z6 inclui um sensor full-frame de 24 MP que oferece qualidade de imagem ISO alto líder de classe, perfeita para fotografar nos ambientes mal iluminados que os fotógrafos macro costumam encontrar (e perfeito para fazer belas impressões também, mesmo que você não possa vá tão grande no Z6 quanto no D850).
Na fotografia macro, o foco e a profundidade de campo são cruciais para obter o resultado desejado, e a Nikon Z6 não o decepcionará. O sistema de foco automático de alto nível, combinado com excelentes lentes Nikkor Z, oferece velocidade e precisão ao focar, embora observe que, em altas ampliações, geralmente vale a pena focar manualmente.
O painel de exibição superior facilita o ajuste de suas configurações se a câmera estiver posicionada no chão, além de você obter mudança de foco e disparo silencioso para fotos fáceis de insetos em close-up.
(Nota:Se você gosta dos recursos da Z6, mas prefere mais resolução, confira a Nikon Z7 ou Z7 II.)
3. Canon EOS R5
A Canon EOS R5 é uma poderosa câmera sem espelho full-frame com um sensor de 45 MP; espere detalhes lindamente renderizados na tela, sem mencionar a opção de criar impressões de grande formato para fins comerciais e de belas-artes.
Na fotografia macro, mesmo a menor trepidação pode arruinar suas imagens, e é por isso que o estabilizador interno da EOS R5, que oferece até oito paradas de correção de trepidação, é tão útil. A câmera também possui um recurso de bracketing de foco integrado que permite definir um número desejado de imagens, selecionar os incrementos de foco e capturar uma série de imagens com foco perfeito. Você terá um conjunto de imagens pronto para o empilhamento de foco (e não precisará perder tempo mexendo no foco no campo).
Embora a linha de montagem RF da Canon ainda esteja em sua infância, você já tem várias lentes excelentes para escolher, incluindo a RF 100mm f/2.8L Macro. E se você preferir economizar dinheiro mantendo a qualidade de imagem de alto nível, confira as lentes macro EF da Canon, que podem ser usadas com a EOS R5 por meio do adaptador EF-EOS R.
Uma nota final:se a Canon EOS R5 exceder suas necessidades de orçamento e resolução, você sempre poderá conferir a EOS R6. Ele compartilha a maioria dos recursos, mas custa significativamente menos e inclui um sensor full-frame de 20 MP.
4. Canon 90D
Se você é um fotógrafo macro iniciante que quer levar a sério, confira a Canon 90D, que possui resolução impressionante, boa qualidade de imagem e um punhado de recursos úteis
sem quebrando o banco.
A Canon 90D é uma das DSLRs mais recentes (ou seja, a última de todas) da Canon e, embora ofereça apenas um sensor APS-C, seus 32,5 megapixels são suficientes para capturar até os detalhes mais finos quando combinados com a lente certa.
E há muitas lentes macro EF e EF-S para oferecer toda a flexibilidade de que você precisa. A EF-S 35mm f/2.8 Macro IS STM tem até um anel de luz macro integrado para evitar sombras no seu assunto.
Para aqueles que esperam uma pilha de foco para uma profundidade de campo extensa, você ficará feliz em saber que a 90D inclui um recurso de agrupamento de foco. E a grande tela sensível ao toque de ângulo variável permite compor e fotografar confortavelmente de diferentes perspectivas.
Por último, mas não menos importante, a bateria dura até 1300 fotos, para que você possa fazer uma viagem macro de um dia sem se preocupar.
5. Sony a7 IV
Precisa de uma câmera versátil que possa lidar com
ambos fotos e vídeos em macro ampliações? O Sony a7 IV é uma ótima escolha. O sensor full-frame de 33 MP oferece até 15 stops de faixa dinâmica, perfeito para capturar assuntos em condições de iluminação difíceis (por exemplo, uma flor contra o céu) e a qualidade da imagem (com pouca luz e outras) é excelente.
Assuntos de fotografia macro, como insetos e centros de flores, nem sempre são fáceis de alcançar. O Sony a7 IV possui uma tela sensível ao toque de três polegadas totalmente articulada que oferece excelente flexibilidade ao fotografar de baixo ou de cima. E o sistema AF, com seus 759 pontos de detecção de fase, ajuda você a focar sempre (mesmo ao usar os efeitos de profundidade de campo rasos característicos da fotografia macro).
Depois, há a estabilização de imagem SteadyShot de 5 eixos, que oferece até 5,5 pontos de compensação de vibração ao segurar a mão, além da compensação de respiração de foco, que é útil ao empilhar o foco.
Embora a Sony não ofereça o mesmo número de lentes macro que Canon e Nikon, ainda existem algumas excelentes lentes nativas para escolher, algumas das quais incluem vedação contra intempéries para fotografar na chuva ou na neve.
6. Fujifilm X-Pro3
O Fujifilm X-Pro3 pode não ser um
óbvio escolha para uma câmera macro porque a seleção de lentes macro da Fujifilm é um pouco limitada. Mas as lentes que a Fujifilm oferece são fortes, e a X-Pro3 vem com vários recursos adicionais que são perfeitos para os entusiastas da Fujifilm que desejam mergulhar na fotografia macro.
Primeiro, o X-Pro3 é leve e compacto, mas também altamente durável graças à construção de titânio. Você pode levar seu X-Pro3 com você ao fazer caminhadas, trekking ou acampar (para muita diversão macro!).
Depois, há o poderoso sensor de 26,1 MP, que permite capturar até os detalhes macro mais finos, juntamente com um sistema AF que pode focar com pouca luz até -6 EV.
A X-Pro3 também possui um visor híbrido que alterna entre um EVF (visor eletrônico) e um OVF (visor óptico). Embora os visores eletrônicos sejam uma ótima maneira de avaliar a exposição, os detalhes não são tão nítidos em comparação com os visores ópticos, nem os EVFs são ótimos para o trabalho estroboscópico - portanto, o visor híbrido no X-Pro3 oferece o melhor dos dois mundos.
Para completar, o X-Pro3 inclui um recurso de agrupamento de foco para que você possa criar com eficiência uma série de imagens adequadas para empilhamento de foco.
7. Olympus TG-5
Se você quer uma câmera point-and-shoot para guardar no bolso,
também ótimo para fotografia macro, então você precisa da Olympus TG-5.
A lente tem uma faixa de distância focal de 4,5-18 mm, que é o equivalente a 25-100 mm em uma câmera full-frame. E ao trabalhar no modo macro dedicado da câmera, você pode focar a uma distância de até 1 cm do seu assunto.
O TG-5 inclui uma opção de foco manual, sempre útil para fotografia macro – e inclui pico de foco, para que você possa focar mesmo em altas ampliações.
O sensor produz imagens RAW de até 12 MP, então você provavelmente não vai querer criar impressões de grande formato. Mas para compartilhamento online e até impressões padrão de tamanho decente, 12 MP é suficiente.
O TG-5 é um
resistente câmera (literalmente; isso é o que o "T" significa), e é construído para estar ao seu lado nas situações mais desafiadoras. O estojo é à prova de choque, à prova d'água (até 15 m) e à prova de gelo. Além disso, há um elemento de lente protetora com tecnologia antiembaçante e a tela LCD de 3 polegadas possui 7 níveis de brilho para oferecer a melhor visibilidade em todas as situações.
Portanto, se você espera fazer macrofotografia subaquática ou até macrofotografia enquanto se aventura, vai adorar o TG-5.
8. Olympus OM-D E-M10 Mark IV
A Olympus OM-D E-M10 Mark IV é uma câmera mirrorless leve e compacta que possui um sensor Micro Four Thirds de 20 MP. Embora tenha sido projetada como uma câmera básica e versátil, é uma ótima maneira de começar a explorar a fotografia macro com orçamento limitado.
A resolução de 20 MP é suficiente para capturar detalhes finos e, embora o desempenho de alto ISO não seja excelente, a E-M10 Mark IV oferece menos ruído em ISOs altos do que as gerações E-M10 anteriores. Emparelhado com a lente Macro M.Zuiko Digital ED 30mm f/3.5 Macro, você poderá capturar detalhes invisíveis a olho nu.
A estabilização de imagem integrada compensa até 4,5 pontos de trepidação da câmera, para que você fique livre para segurar com pouca luz sem um tripé. Para maior flexibilidade ao fotografar na estrada, você pode carregar a E-M10 Mark IV através de um cabo USB.
O sistema AF de detecção de contraste de 121 pontos ajudará você a manter as coisas nítidas e, quando tiver problemas para acertar o ponto focal perfeito, poderá usar o modo de agrupamento de foco (que também é ótimo para empilhamento de foco!).
9. Ricoh GR III
A Ricoh GR III é uma câmera compacta, mas não se deixe enganar; ele oferece uma série de recursos para fotógrafos macro, incluindo um impressionante sensor de 24 MP, bem como uma lente de alta qualidade com distância focal de 28 mm e uma abertura máxima ultrarrápida de f/2.8 para fotografar na mão com pouca luz.
O modo macro de um botão permite focar entre 6 e 12 cm para belas fotos em close-up; você também obtém um foco automático poderoso que se destaca ao capturar imagens detalhadas de insetos.
O GR III é impressionantemente pequeno e leve, para que você possa carregá-lo facilmente em todas as viagens de campo ou férias. No entanto, apesar do design compacto, você obtém grande facilidade de uso graças à tela grande (3 polegadas).
Se acontecer de você também fotografar a rua, você vai adorar o GR III, que permite capturar imagens de pessoas discretamente. Você pode até tentar combinar fotografia macro e de rua para close-ups de detalhes da cidade.
10. iPhone 13 Pro
O iPhone 13 Pro pode não parecer muito – afinal, é um smartphone! – mas oferece disparo macro, graças à sua nova câmera ultra grande angular com distância mínima de foco de 2 cm. Você também tem outra opção:a lente telefoto de 77 mm com zoom óptico de 3x, que ajuda você a ficar mais longe de assuntos como insetos enquanto fotografa.
Finalizando o sistema está uma câmera grande angular perfeita para fotografia com pouca luz; tem um sensor enorme, sem falar na abertura ultra-wide de f/1.5.
Felizmente, você pode usar os recursos macro do iPhone 13 Pro enquanto grava vídeos nos modos Slo-mo e Time-Lapse, além do aplicativo de câmera nativo estar repleto de recursos poderosos, estilos fotográficos e muito mais.
Se você gosta da ideia de fotografar macro, mas não está totalmente convencido de uma câmera dedicada, o iPhone 13 pode ser uma ótima opção. Não é o método mais ortodoxo de fotografia, mas você pode carregá-lo para todos os lugares e certamente fará o trabalho!
11. Samsung Galaxy S21 Ultra
Por último, mas não menos importante, está a Samsung Galaxy S21 Ultra, nossa câmera final para fotografia macro, que possui uma câmera ultra grande angular de 12 MP com um modo macro dedicado. Na verdade, a Samsung garantiu que o S21 Ultra seja
constantemente preparado para capturar close-ups; mova para 10 cm de um assunto, e o sistema AI reconhece que você está fazendo uma fotografia macro e ajusta o foco.
O S21 Ultra é um smartphone, é claro, o que significa que você não deve esperar uma excelente qualidade de imagem adequada para impressões grandes. Mas as imagens macro do telefone são nítidas e com boa aparência, tornando-as perfeitas para exibição em sites, compartilhamento com amigos e postagem em mídias sociais.
O resto do sistema de câmeras é igualmente impressionante. O S21 Ultra vem com uma câmera grande angular de 108 MP (!), uma câmera telefoto periscópio de 10 MP, uma câmera telefoto de 10 MP
e uma câmera frontal de 40 MP. Portanto, se você estiver fotografando flores, mas de repente perceber uma oportunidade de retrato, rua ou paisagem, não se preocupe; basta mudar para uma de suas outras câmeras e tirar fotos!
Melhor câmera para macrofotografia:palavras finais
Determinar a melhor câmera de fotografia macro depende de suas necessidades e orçamento.
Se você procura uma câmera dedicada, mas não quer carregar todo o peso extra, considere uma câmera compacta ou compacta. Esta lista apresenta alguns modelos incríveis que cabem facilmente no seu bolso ou mochila.
Como alternativa, se você não quer carregar vários dispositivos e lentes e gosta da ideia de ter uma câmera sempre à mão, confira as câmeras de smartphones que mencionei.
Por fim, se você quiser levar a sério a fotografia macro, recomendo uma das câmeras de sensor maior com lentes intercambiáveis (embora preste muita atenção à sua escolha de lente também!).
Agora para você:
Qual destas câmeras para macro você planeja comprar? Você já usou algum deles antes? Compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo!