Você deseja capturar imagens
artísticas fotos? Você quer trabalhar com lentes criativas que levarão suas imagens para o próximo nível, rapidamente?
Neste artigo, compartilho minhas cinco principais opções de lentes criativas favoritas para fotógrafos. Algumas lentes são baratas, outras são mais caras, mas
todas garantir diversão e resultados únicos.
Então, se você está pronto para tirar imagens que se destacam da multidão, então vamos direto ao assunto, começando com a minha primeira escolha:
1. Uma lente olho de peixe
As lentes olho de peixe produzem um ultra-amplo
arredondado efeito, assim:
O que significa que você pode usá-los para distorcer corredores, deformar skylines e até mesmo dobrar rostos.
As lentes olho de peixe são muito divertidas de se trabalhar; eles são bastante versáteis e, quando você aprender a prever como uma lente olho de peixe renderizará cada nova cena, poderá transformar assuntos chatos em obras de arte impressionantes.
As lentes olho de peixe também não são muito caras. Você pode comprar opções de terceiros por algumas centenas de dólares e até comprar acessórios baratos para lentes olho de peixe para o seu smartphone.
Aqui estão algumas maneiras básicas de começar com uma lente olho de peixe:
- Capture algumas paisagens de grande angular padrão. As lentes olho de peixe são alternativas decentes de lente grande angular, especialmente se você gosta desse visual ultra-amplo. Para minimizar a distorção, você precisará posicionar a linha do horizonte no meio da imagem.
- Passe para algumas composições de “terra redonda”. Quando você começar a entender como o olho de peixe representa o mundo, tente ir para um corpo de água, como um lago ou – melhor ainda – uma praia. Posicione a linha do horizonte perto da parte superior ou inferior do quadro e observe como ela está distorcida como um louco!
- Combine o efeito olho de peixe com linhas principais. Veja se você consegue encontrar uma cena cheia de linhas. Por exemplo, você pode procurar uma escada em espiral ou um longo corredor. Deixe a lente olho de peixe criar muitos efeitos de distorção interessantes.
Claro, você não precisa se ater a imagens de paisagem e arquitetura. Você pode criar retratos olho de peixe impressionantes posicionando a lente perto do assunto. Tente brincar com diferentes pontos de vista também!
2. Um compositor Lensbaby
O Lensbaby Composer permite ajustar a parte do quadro com o foco mais nítido e, embora a melhor maneira de entender o efeito do Composer seja simplesmente
usar um, aqui está um exemplo simples:
Para a foto exibida acima, concentrei-me na câmera do fotógrafo e deixei o resto da cena borrar no esquecimento.
Você pode usar o Composer para destacar rostos, enfatizar flores, capturar resumos criativos e muito mais. Algumas ideias fáceis:
- Fotografe luzes de fadas. Se você mudar o ângulo da lente do compositor, poderá criar um bokeh esticado (veja o lado esquerdo da minha imagem de exemplo). Tente fotografar luzes de fadas, mas certifique-se de focar na frente das luzes mais próximas e certifique-se de mudar o ponto de foco.
- Faça retratos do Lensbaby. Como sugeri anteriormente, as lentes Lensbaby são uma ótima maneira de atrair o olhar do espectador diretamente para o rosto do modelo. Ao renderizar um assunto nítido cercado por bokeh de fundo, você pode criar um retrato cativante; apenas certifique-se de manter uma pequena distância entre o assunto e o plano de fundo.
- Tente fotografar paisagens. Os compositores Lensbaby não são conhecidos por seus recursos de paisagem, mas, na minha experiência, você pode usá-los para capturar fotos cênicas artísticas exclusivas. Procure motivos fortes – como árvores solitárias nos campos – com bastante distância entre o motivo e o fundo. Concentre-se no assunto e deixe o fundo desfocar em um belo bokeh!
3. Uma lente ultrarrápida
Uma lente rápida possui uma abertura máxima ampla, geralmente na área de f/1.8, f/1.4 ou mesmo f/1.2.
E enquanto você pode usar uma lente rápida para capturar fotos convencionais, você pode
também use uma lente rápida para produzir obras de arte altamente criativas.
Veja bem, quanto mais você abrir a abertura da lente, mais forte será o bokeh de fundo. Então, trabalhando em f/1.8 ou mais amplo, posicionando cuidadosamente seu assunto na frente de um pano de fundo colorido,
e garantindo que haja bastante distância entre o assunto e o fundo, você pode criar belas imagens que combinam um assunto nítido e muito bokeh de fundo:
Você precisará de uma lente de pelo menos 50 mm (e uma distância focal de 85 mm também funciona). Você também precisará prestar muita atenção à luz; você pode criar efeitos especialmente legais combinando um assunto sombreado com um fundo bem iluminado.
Mais uma dica:ao trabalhar em f/1.8, a profundidade de campo geralmente será
muito fina , portanto, certifique-se de focar no seu assunto!
4. Uma lente macro
As lentes macro oferecem muita ampliação, e essa é uma ótima maneira de capturar imagens exclusivas de assuntos encontrados com frequência.
Infelizmente, as lentes macro podem ser caras, mas se você não quiser gastar com uma lente macro verdadeira, você tem a opção de experimentar filtros de close-up, tubos de extensão ou o inverso. técnica da lente.
O que há de especial na fotografia macro é o foco em mundos ocultos e invisíveis:o leito de musgo ao pé de uma árvore, as gotas de água dentro de uma tulipa, o arranjo intrincado de uma teia de aranha – tudo isso oferece muitos assuntos lindos! Aqui estão algumas ideias:
- Fotografe flores. Uma lente macro vai te aproximar das flores. Você pode capturar imagens abstratas das pétalas, destacar todos os pequenos grânulos de pólen nas anteras ou capturar fotos criativas do caule da flor!
- Atire gotas de água. As gotas de água são um clássico da fotografia macro. Em grandes ampliações, as gotículas aparecerão grandes no quadro. Você pode até criar imagens de refração colocando um belo assunto, como uma flor, atrás das gotas de água.
- Capturar itens domésticos. Uma lente macro pode fazer praticamente qualquer coisa parecer interessante! Tente selecionar objetos domésticos chatos – como dinheiro, comida ou tecido – e aproxime o zoom e veja o que você pode criar!
Mais uma dica:em altas ampliações, a profundidade de campo será pequena e seu foco automático terá dificuldades. Eu recomendo mudar para o foco manual e, se necessário, tente uma técnica de empilhamento de foco.
5. Uma lente tilt-shift
As lentes Tilt-Shift podem fazer duas coisas:
- Eles podem inclinar , que ajusta o plano de foco para que objetos próximos e distantes tenham nitidez semelhante.
- Eles podem mudar , que ajuda a corrigir a distorção da perspectiva.
A mudança não é tão útil para fotografia criativa e é usada principalmente por fotógrafos de arquitetura, mas
inclinação é uma ótima maneira de compor imagens com uma aparência interessante de “mundos minúsculos”. Partes da imagem estão em foco, enquanto partes desaparecem em desfoque, fazendo a cena parecer um modelo em miniatura:
Infelizmente, as lentes tilt-shift são projetadas para profissionais e tendem a ser
muito caro. Mas você tem outras opções; por exemplo, você pode considerar o freelensing, que permite ajustar o plano de foco separando a lente do corpo da câmera.
Você também pode considerar a criação de um efeito tilt-shift no pós-processamento. Não, não é tão satisfatório quanto produzir o efeito na câmera, e nem sempre é tão realista, mas ainda pode ficar ótimo!
Qual lente criativa você escolherá?
Espero que agora você perceba que tem
toneladas de opções criativas. Você pode trabalhar com uma lente macro, uma Lensbaby, uma lente tilt-shift e muito mais.
Então, qual você vai escolher? Qual lente você vai tentar? Compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo!