>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Lentes grande angulares:tudo o que você precisa saber (+ dicas)


Muitos fotógrafos amam lentes grande angulares e por um bom motivo:as lentes grande angulares podem capturar paisagens de tirar o fôlego, retratos ambientais impressionantes, arquitetura de cair o queixo e muito mais.

Mas o que exatamente é uma lente grande angular? E como você pode usar uma lente grande angular para criar fotos consistentemente bonitas?

Neste guia, explico tudo o que você precisa saber sobre como trabalhar com vidro grande angular. Ofereço definições básicas e também compartilho minhas dicas favoritas para fotografia grande angular – para que, quando terminar de ler, você esteja pronto para capturar resultados de nível profissional.

Vamos mergulhar direto!

O que é uma lente grande angular?


Uma lente grande angular fornece um campo de visão mais amplo do que você pode ver com seus olhos . As distâncias focais de grande angular ficam na faixa de 8 mm a 45 mm.

Por causa do campo de visão grande angular, quando você olha através de uma lente grande angular, você encontrará uma cena expansiva. Por exemplo, se você estiver em uma praia ao pôr do sol, uma lente grande angular mostrará o sol poente, mas também mostrará as rochas aos seus pés e as nuvens altas no céu:

Observe que quanto menor a distância focal (ou seja, quanto menor o número do milímetro da distância focal), mais ampla a lente e mais expansiva a visão. Uma lente de 35 mm é ligeiramente ampla, uma lente de 24 mm é moderadamente ampla e uma lente de 10 mm é insanamente largo.

A maioria dos fabricantes vende muitas das mesmas distâncias focais de grande angular. Aqui estão algumas opções comuns:
  • 12-24 mm
  • 24-70 mm (aqui, a extremidade de 70 mm começa a se estender no território da lente telefoto)
  • 16-35mm
  • 24 mm
  • 18-55mm
  • 35mm

Por que você deve usar uma lente grande angular?


As lentes grande angulares oferecem alguns benefícios importantes.

Primeiro, como enfatizei acima, quanto maior sua lente, maior a cena que você é capaz de capturar.

Portanto, se você deseja capturar belas e amplas fotos de paisagens que incluem o primeiro plano e o fundo e um belo céu, uma lente grande angular é essencial. As lentes padrão e telefoto capturam apenas uma pequena parte da cena, enquanto uma lente grande angular mostra tudo.

Em segundo lugar, as lentes grande angulares ajudam a criar fotos com grande profundidade de campo – ou seja, fotos nítidas do primeiro plano ao fundo.

Quanto mais próximo você estiver do seu assunto e quanto maior for a distância focal usada, mais embaçado o fundo aparecerá. As lentes grande angular, no entanto, usam distâncias focais curtas, o que significa que seu assunto principal ficará nítido, assim como os elementos-chave no primeiro plano e no fundo. Essa aparência de profundidade de campo é muito preferida por fotógrafos de paisagem e arquitetura (e pode ficar ótima em retratos e fotos de rua também!).

Terceiro, as lentes grande angulares exageram a perspectiva. Quando você captura uma cena do pôr do sol em, digamos, 16 mm, a areia e a água em primeiro plano parecerão incomumente perto da lente, enquanto a linha do horizonte parecerá incomumente longe da lente.

Dê uma olhada nesta próxima foto; observe como as pedras parecem enormes em comparação com os edifícios de fundo?

Embora esse tipo de distorção de perspectiva nem sempre seja desejável, você pode usá-lo para enfatizar elementos de primeiro plano e criar imagens com muita profundidade. (Por essas razões, o efeito é usado por fotógrafos de paisagem o tempo todo!)

Quando você deve usar uma lente grande angular?


Certas situações quase sempre contribuem para uma ótima fotografia em grande angular. Fotógrafos de paisagem usam vidro grande angular quase exclusivamente, assim como muitos fotógrafos de arquitetura, rua e paisagem urbana. Aqui está uma lista mais detalhada das imagens que você pode capturar com uma lente grande angular:
  • Fotos de paisagens deslumbrantes
  • Belas imagens do horizonte e da paisagem urbana
  • Arquitetura de interiores e exteriores
  • Interiores e exteriores de imóveis
  • Fotos de cenários de locais de eventos
  • Retratos ambientais
  • Fotos de ruas mais amplas
  • Paisagens noturnas

Por outro lado, se você deseja criar fotos íntimas e mais apertadas de um único assunto, geralmente é melhor evitar lentes grande angulares. Aqui estão imagens que não são facilmente capturadas com vidro grande angular:
  • Fotos na cabeça
  • Retratos de meio corpo
  • Jogadores de esportes em ação
  • Retratos da vida selvagem
  • Retratos de pássaros
  • Fotos de detalhes arquitetônicos
  • Fotos de detalhes de paisagens distantes

É claro que essas listas não são exaustivas e também não são definitivas. Os fotógrafos de vida selvagem ocasionalmente usam lentes grande angulares para capturar retratos de animais, por exemplo – é preciso muito planejamento (e geralmente envolve câmeras e / ou persianas controladas remotamente). Por outro lado, os fotógrafos de rua ocasionalmente usam lentes telefoto para fotografar cenas mais amplas, mas requer muita distância (e não pode ser feito facilmente em áreas congestionadas e compactas).

Portanto, embora você possa usar esta seção para orientar sua fotografia (e decidir se uma lente grande angular é ideal para você), não deixe que ela o restrinja. Na verdade, algumas das melhores imagens são tiradas na contramão!

Como usar uma lente grande angular:4 dicas rápidas


As lentes grande angular são ótimas, mas nem sempre é fácil obter fotos amplas impressionantes. Nesta seção, ofereço minhas melhores dicas, truques e técnicas para trabalhar com lentes grande angulares, começando com:

1. Incluir interesse em primeiro plano


O interesse em primeiro plano refere-se a elementos atraentes no primeiro plano de sua imagem – e se você puder incluir um pouco de interesse em primeiro plano em sua composição, ela ficará incrível .

Fotógrafos de paisagens usam essa técnica o tempo todo. Eles fotografam uma montanha distante, mas adicionam um rio, uma estrada, algumas flores ou um tronco caído em primeiro plano; dessa forma, o olho do espectador começa na parte inferior do quadro e, em seguida, percorre lentamente a cena em direção à montanha ao fundo.

Claro, você também pode usar o interesse em primeiro plano para aprimorar paisagens urbanas, cenas de rua e muito mais. O céu é o limite!

2. Certifique-se de que o contexto conte uma história


As lentes grande angulares são, bem, grandes , o que significa que eles incluem toneladas de contexto em cada cena.

E embora o contexto possa ser bom, deve contribuir para a tomada; caso contrário, são apenas informações estranhas.

Minha recomendação? Certifique-se de que qualquer contexto complemente o assunto principal e ajude a contar a história. Por exemplo, se você fotografar uma pessoa em um parque usando uma lente grande angular, certifique-se de que as árvores ao redor e o lago ajudem a transmitir a história de um dia tranquilo de primavera.

3. Adicione linhas principais


As linhas principais referem-se às linhas que guiam o olho pelo quadro e são uma ótima maneira de dar tridimensionalidade às suas fotos.

As linhas principais geralmente começam na parte inferior do quadro - como interesse de primeiro plano - e depois sobem (e voltam), para empurrar o espectador em direção ao assunto principal.

Dito isso, você pode realmente posicionar as linhas principais em qualquer lugar do quadro; por exemplo, um braço estendido pode direcionar o olhar para um carro (em uma foto de rua), ou uma pêra caída pode direcionar o olho para uma cesta de frutas (em uma foto de natureza morta).

Portanto, treine-se para procurar linhas. E então, quando você encontrar uma linha ou duas, use-a para guiar o espectador pelo quadro!

4. Não tenha medo de ser minimalista


A fotografia minimalista apresenta muito espaço negativo (ou seja, vazio), como grandes extensões de céu, longos trechos de praia intocada, paredes brancas e assim por diante. O espaço negativo ocupa a maior parte da composição, enquanto uma pequena parte da imagem apresenta um assunto atraente (como uma pessoa caminhando ao longe).

E as lentes grande angulares são ótimas para produzir fotos minimalistas impressionantes.

Veja bem, o amplo campo de visão o ajudará a encher suas fotos de espaço negativo. Basta encontrar um assunto, posicionar-se de modo que o assunto fique cercado por um espaço vazio e, em seguida, diminua o zoom para a distância focal mais ampla. Os resultados serão lindos!

Lentes grande angular:palavras finais


Agora que você terminou este artigo, sabe tudo sobre lentes grande angulares – e sabe como usá-las para criar belas fotos.

Portanto, escolha a lente grande angular perfeita. Comece a praticar. E divirta-se!

Agora para você:

Que tipo de lente grande angular você pretende comprar? Que tipo de fotografia grande angular você quer fazer? Compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo!