A Nikon expandirá sua linha de lentes sem espelho para mais de 50 lentes até 2025, de acordo com o último relatório de investidores da empresa.
Atualmente, a Nikon oferece 26 ou 27 lentes Z, dependendo de como você as conta – o que significa que devemos ver pelo menos
23 novas lentes Z-mount serão lançadas nos próximos anos, mesmo enquanto a empresa continua a desenvolver sua linha de câmeras para iniciantes e atiradores avançados.
Quais lentes você pode esperar? O roteiro mais recente da Nikon dá dicas para sete produtos futuros:
- Um zoom DX de 12-28 mm
- Um zoom supertelefoto de 200-600 mm
- Uma lente DX de 24 mm
- Uma lente de 26 mm
- Uma lente S-line de 85 mm
- Uma lente S-line de 400 mm
- Uma lente S-line de 600 mm
Claro, isso deixa muitas lentes futuras sem explicação, embora eu certamente aposte que teremos uma lente 70-200mm f/4, projetada como uma alternativa de 70-200mm f/2.8 de baixo custo. Procure uma lente 500mm f/4 S-line, projetada para fotógrafos de pássaros e vida selvagem, e várias primes mais amplas (incluindo, talvez, uma 14mm f/2.8 e/ou uma 35mm f/1.4).
Uma vez que a Nikon tenha coberto todas as suas bases mais “convencionais”, fique de olho nas lentes especiais:primes olho de peixe e/ou zooms, primes macro adicionais e vidro tilt-shift. Enquanto isso, os atiradores sem espelho da Nikon ainda podem obter acesso a modelos básicos e especiais por meio dos adaptadores FTZ.
Como isso posicionará a Nikon em relação aos seus dois maiores concorrentes, Sony e Canon?
Atualmente, a Canon oferece cerca de 25 lentes RF, e a empresa lançará cerca de 30 mais nos próximos quatro anos, o que colocaria sua linha em aproximadamente 50 lentes até o início de 2025 – precisamente no mesmo nível do roteiro da Nikon.
A Sony se concentrou no desenvolvimento de sua linha de lentes sem espelho por quase uma década, e a atual linha de montagem E apresenta mais de 70 lentes. A Sony também não mostrou sinais de desaceleração, então, por enquanto – e no futuro próximo – a Sony continuará liderando o grupo.
Mas para a maioria dos fotógrafos, isso pode não importar; se a Nikon e a Canon continuarem a produzir lentes conforme o planejado, todas as três empresas deverão em breve ter sistemas amplos e completos para satisfazer iniciantes, entusiastas e profissionais.
Agora para você:
Quais lentes você está esperando da Nikon, Canon e Sony? Você está esperando por algum copo pessoal “obrigatório”? Compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo!