O que é um filtro graduado de densidade neutra? E como você pode usar um para capturar belas paisagens, paisagens urbanas e imagens arquitetônicas?
Neste artigo, explico tudo o que você precisa saber sobre filtros ND graduados, incluindo:
- Quando os GNDs são úteis (e quando é melhor evitá-los)
- Como usar um filtro de densidade neutra graduado para obter ótimos resultados
- Se é melhor usar GNDs ou Photoshop para lidar com cenas de alta faixa dinâmica
- Muito mais!
Pronto para dominar a arte do filtro GND? Vamos fazer isso!
O que é um filtro de densidade neutra graduado?
Um filtro graduado de densidade neutra, também conhecido como filtro ND graduado ou filtro ND, é uma peça retangular de vidro ou resina que é parcialmente – mas não completamente! – tingido. Possui um
gradiente que se move do escuro para o claro:
Os filtros ND graduados geralmente usam um suporte especial para montar na frente da lente; eles então bloqueiam a luz da
parte do quadro, deixando o resto do quadro intocado.
Por que isso é útil? Certas cenas, como paisagens costeiras ao pôr do sol, apresentam céus claros e primeiros planos escuros. Devido às limitações do sensor, sua câmera muitas vezes não consegue capturar toda a faixa tonal em um único quadro. Portanto, se você
o fizer tente fotografar um céu claro e um primeiro plano escuro, você terminará com um céu branco puro e/ou um primeiro plano preto puro.
Mas colocando um filtro de densidade neutra graduado sobre a lente, você pode bloquear a luz da parte mais brilhante da cena (ou seja, o céu). Isso reduz o alcance tonal da cena e permite que sua câmera capture a foto inteira em um único quadro. Você terá um céu bem exposto, um primeiro plano bem exposto e uma ótima imagem geral! Faz sentido?
Quando você deve usar um filtro de densidade neutra graduado?
Os filtros ND graduados são mais comumente usados por fotógrafos de paisagens, mas são úteis em praticamente qualquer situação que envolva uma divisão horizontal (ou vertical) clara entre claro e escuro. Fotógrafos de paisagem urbana, por exemplo, usam GNDs para capturar belas fotos do horizonte, enquanto fotógrafos de arquitetura usam GNDs para fotografar casas e outras estruturas quando o contraste céu/primeiro plano é muito intenso.
Claro, configurar um filtro GND leva tempo, então eu recomendo que você abandone o filtro sempre que possível. Em outras palavras, não exagere; se sua cena não apresentar uma grande faixa de tons, provavelmente é melhor apenas filmar normalmente e deixar o GND na sua bolsa.
Minha recomendação? Use filtros de densidade neutra graduados ao fotografar cenas de céu em primeiro plano ao nascer ou pôr do sol (ou seja, durante a hora dourada). Antes do nascer do sol ou depois do pôr do sol, no entanto, você pode fotografar com segurança sem um GND.
Usei um filtro de densidade neutra graduado para fotografar essa cena, que apresentava forte contraste entre o céu e o primeiro plano:
Como você pode ver, o filtro ND graduado reduziu o brilho no céu apenas o suficiente para renderizar os detalhes das nuvens, e também consegui obter muitos detalhes em primeiro plano.
A propósito, você também pode usar filtros de densidade neutra graduados durante o dia para permitir exposições mais longas - para que você possa criar efeitos de desfoque interessantes em suas imagens - mas eu realmente recomendo que você use filtros de densidade neutra padrão para isso,
não GNDs. Eles são um pouco mais fáceis de trabalhar e geralmente oferecem melhores resultados durante o dia, de qualquer maneira.
Tipos de filtros de densidade neutra graduados
Os filtros ND graduados vêm com algumas variáveis diferentes e, se você deseja obter os melhores resultados,
deve preste muita atenção às suas opções.
Primeiro, os filtros GND apresentam
hard bordas ou
suave arestas:
Como você pode ver na imagem acima, um filtro ND de borda suave oferece uma transição mais gradual entre a seção clara e a escura do filtro. Um filtro ND hard-edge, por outro lado, apresenta uma transição rápida entre as duas seções.
Um filtro hard-edge é útil se você tiver uma linha de horizonte bem definida (por exemplo, uma paisagem marítima onde o horizonte é simplesmente água). Você pode deixar a parte escura cobrir o céu e posicionar a borda do gradiente sobre a linha do horizonte.
Um filtro de borda suave é projetado para cenas sem uma linha de horizonte reta, como um pôr do sol sobre uma floresta ou um nascer do sol sobre uma cidade. A tonalidade gradual permite escurecer o céu sem uma linha de transição óbvia, para que você possa posicionar a borda aproximadamente sobre o horizonte e obter um bom resultado.
Em segundo lugar, os filtros ND graduados apresentam diferentes pontos fortes. Filtros mais escuros retêm mais luz e são necessários para fotografar cenas com grandes diferenças de tons entre o céu e o primeiro plano – enquanto os filtros mais claros retêm menos luz e são perfeitos para fotografar cenas com diferenças de tons menores.
Observe que diferentes filtros GND são referidos usando
paradas de luz (onde o número de paradas se refere à diferença entre as partes escuras e claras de um filtro). Aqui estão as forças de filtro ND graduados comuns:
- 1 parada (0,3)
- 1,5 ponto (0,45)
- 2 pontos (0,6)
- 2,5 pontos (0,75)
- 3 pontos (0,9)
Portanto, ao escolher um filtro GND para uma cena, você deve avaliar cuidadosamente a diferença entre o primeiro plano e o céu. O conselho padrão é reduzir o céu para que fique a uma parada do primeiro plano - portanto, se você decidir que o céu é três pontos mais brilhante que o primeiro plano, poderá usar um filtro GND de duas paradas. E se você decidir que o céu é quatro pontos mais brilhante que o primeiro plano, você pode usar um filtro GND de três pontos.
E se o céu for
mais de quatro stops mais brilhante que o primeiro plano? Nesse caso, você pode empilhar vários filtros para deixar o céu ainda mais escuro!
Como usar um filtro ND graduado:um método passo a passo
Trabalhar com um filtro GND é mais fácil do que você imagina. Existem alguns detalhes técnicos a serem considerados, mas depois de usar grads algumas vezes, ficará super fácil - confie em mim.
Aqui está um processo que funciona bem na maioria das condições de iluminação:
Primeiro, coloque sua câmera em um tripé e faça uma leitura do medidor em primeiro plano. (Para fazer isso, certifique-se de que sua câmera esteja no modo Manual, aponte-a para baixo e preencha o visor com o primeiro plano. Observe a posição da barra de exposição no visor.)
Em seguida, faça uma leitura do medidor do céu usando o mesmo método. (Novamente, observe a posição da barra de exposição no visor.)
Compare as duas leituras do medidor. Calcule a diferença entre a primeira e a segunda barra de exposição usando paradas. Por exemplo, se a leitura do medidor de primeiro plano for -2 e a leitura do medidor do céu for +1, há uma diferença de 3 pontos entre os dois.
Escolha um filtro ND graduado que coloque o céu e o primeiro plano dentro de uma parada um do outro. Se a diferença entre o céu e o primeiro plano for de 3 pontos, você pode usar um filtro que bloqueie dois pontos de luz (ou seja, um filtro de 2 pontos ou 0,6 GND). E certifique-se de escolher o tipo certo de filtro GND também. Lembre-se, se você tiver uma linha de horizonte rígida, use uma graduação de borda dura; caso contrário, atenha-se a um graduado de borda suave.
Deslize o filtro de gradiente ND no lugar na frente da lente e posicione cuidadosamente o gradiente sobre a linha do horizonte.
Finalmente, exponha para o primeiro plano e tire sua foto!
Neste ponto, se você fez tudo certo, deve acabar com uma imagem bem exposta. No entanto, recomendo que você sempre verifique os resultados na tela LCD da sua câmera. (Se sua câmera oferece um histograma, puxe-o para cima e verifique se há recorte.)
Se você notar problemas, tudo bem. Basta fazer seus ajustes e atirar novamente!
Como eu disse no início desta seção, é preciso alguma prática para se tornar um bom usuário de GNDs – mas os resultados valem a pena!
Editando suas imagens graduadas de densidade neutra
Depois de capturar uma cena bem exposta, você terá um arquivo detalhado - mas para deixá-lo com a melhor aparência, você deve acessar seu programa de pós-processamento favorito e adicionar alguns toques finais.
Agora, há muitas maneiras de melhorar uma imagem e torná-la pop; Não vou entrar em todos os diferentes ajustes. No entanto, tenho alguns conselhos:
Primeiro, recomendo que você trabalhe no céu e em primeiro plano
separadamente – seja criando máscaras no Photoshop ou usando filtros graduados em um programa como o Lightroom.
Depois de separar o céu e o primeiro plano, você pode escurecer o céu para torná-lo mais sombrio, pode ajustar as cores e pode experimentar outros ajustes (como um aumento de contraste).
Em seguida, você pode iluminar o primeiro plano para mostrar detalhes, esquivar e queimar para adicionar profundidade e adicionar uma vinheta sutil.
Claro, você está livre para ignorar meu conselho; o processamento é muito subjetivo e, no final das contas, são suas preferências que importam!
Filtros ND graduados versus Photoshop
Ao longo deste artigo, discuti o valor dos filtros GND, mas você tem outra opção:
Photoshop, Lightroom ou qualquer outro programa de pós-processamento que ofereça mistura de exposição.
Você vê, em vez de usar um filtro GND, você pode obter um efeito semelhante fotografando várias imagens em diferentes exposições (por exemplo, uma imagem exposta para o céu e uma imagem exposta para o primeiro plano), depois misturando-as durante a edição.
Qual método é melhor? Muitas vezes é apenas preferência pessoal. Os GNDs oferecem alguns prós – por exemplo, você pode ver os resultados imediatamente no LCD da sua câmera e não precisa gastar tempo extra processando suas fotos.
Por outro lado, bons filtros GND são caros, e a mistura de exposição pode ser um pouco mais versátil. Você não precisa se preocupar em encontrar linhas de horizonte irregulares, não precisa se preocupar em empilhar filtros GND se o céu estiver realmente brilhante e não precisa se preocupar em escolher o filtro GND perfeito.
Então, decida qual método mais lhe agrada e comece a fotografar!
Filtros de densidade neutra graduados:palavras finais
Espero que agora você se sinta pronto para capturar algumas imagens impressionantes usando filtros GND!
Contanto que você gaste bastante tempo praticando, você ficará muito bom, muito rápido. O uso de filtros GND logo se tornará uma segunda natureza e você se sentirá um profissional absoluto.
Agora para você:
O que você planeja filmar usando filtros ND graduados? E quais filtros você pretende usar? Compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo! Índice
Fotografia de paisagem
- GERAL
- O guia definitivo da dPS para fotografia de paisagem
- 10 erros mais comuns na fotografia de paisagem – e como superá-los
- Responsabilidades dos fotógrafos de paisagens
- PREPARAÇÃO
- Como encontrar e fotografar paisagens selvagens para imagens épicas
- Os três perigos da fotografia de paisagem
- Como planejar a foto de paisagem perfeita
- Como encontrar os melhores locais para fotografia de paisagem
- A importância do escotismo para fotógrafos de paisagens
- Por que o planejamento de metas é a chave para crescer como fotógrafo de paisagens
- Qual é o seu local de paisagem favorito?
- 8 dicas para evitar multidões em locais de paisagem populares
- CONFIGURAÇÕES
- 5 dicas para definir o foco em sua fotografia de paisagem
- Compreendendo a fotografia de abertura e paisagem – por que o F16 não é a única opção
- Guia de equilíbrio de branco criativo para fotografia de paisagem
- Como uma exposição curta versus longa afetará suas imagens de paisagem
- Como obter imagens fotográficas de paisagens super nítidas
- Como obter paisagens nítidas:distâncias hiperfocais e seleção de abertura
- O melhor ISO para fotografia de paisagem (em todas as situações)
- 5 razões para fotografar suas imagens de paisagem em RAW
- Como trabalhar com diferentes velocidades do obturador para fotografia de paisagem
- ILUMINAÇÃO
- Dicas para usar o Flash para aprimorar a natureza ao ar livre e a fotografia de paisagem
- Fotografia de paisagem:é tudo sobre a luz
- Como melhorar sua fotografia de paisagem entendendo a iluminação de retrato
- Pintura com luz na paisagem
- COMPOSIÇÃO
- Proporções na fotografia de paisagem
- 6 dicas para capturar céus dramáticos em sua fotografia de paisagem
- Como usar linhas principais de forma eficaz na fotografia de paisagem
- 10 técnicas de composição de paisagem para fotos de tirar o fôlego (2021)
- 3 razões para fotografar paisagens de aspecto vertical e 6 dicas sobre como fotografá-las
- Como usar a justaposição para uma fotografia de paisagem mais atraente
- Usando camadas e interesse em primeiro plano para uma melhor fotografia de paisagem
- Incluir o primeiro plano para paisagens dramáticas
- Como fotografar uma paisagem minimalista
- 5 truques de enquadramento para ajudá-lo a capturar melhores fotos de paisagens
- Como usar o equilíbrio em sua composição de fotografia de paisagem
- 5 boas razões para adicionar pessoas à sua fotografia de paisagem
- Inclua nuvens em suas paisagens
- Fotografia de paisagem e o elemento humano
- Como adicionar uma sensação de escala às suas fotos de paisagem
- Como resolver 5 enigmas de composição enfrentados por fotógrafos de paisagens
- A curva em S:uma técnica de composição de fotografia de paisagem
- Usando água para clarear fotos de paisagens
- GEAR
- 5 razões rápidas para usar o Nifty Fifty para fotografia de paisagem
- Usando filtros de densidade neutra graduada para fotografia de paisagem
- O que é um filtro de densidade neutra graduado?
- Quando você deve usar um filtro de densidade neutra graduado?
- Tipos de filtros de densidade neutra graduados
- Como usar um filtro ND graduado:Um passo-a-passo método passo a passo
- Editar suas imagens graduadas de densidade neutra
- Filtros ND graduados versus Photoshop
- Filtros de densidade neutra graduados:palavras finais
- Como usar filtros de densidade neutra para criar fotos de paisagem melhores
- Como usar lentes grande angulares para fotografia de paisagem
- Dicas para fotografar paisagens com uma lente telefoto
- Seis dicas para usar filtros para melhorar suas fotos de paisagem
- 5 dicas para usar um tripé na fotografia de paisagem
- Seis situações em que os tripés são essenciais para fotógrafos de paisagens
- Lentes grande angular versus teleobjetiva para belas fotografias de paisagens
- 10 peças essenciais de equipamento para fotografia de paisagem
- Por que você precisa de uma lente zoom telefoto para fotografia de paisagem
- Polarizadores circulares versus filtros de densidade neutra graduada para fotografia de paisagem
- Comparação – HDR versus filtros de densidade neutra graduada para fotografia de paisagem
- Filtros polarizadores e de densidade neutra:fundamentos para fotografia de paisagem
- Por que sempre uso um suporte de placa em L para fotografia de paisagem
- Por que mudei de filtros LEE para Formatt-Hitech para fotografia de paisagem
- Revisão da lente grande angular Venus Laowa 15mm F/4 para fotógrafos de paisagens
- Qual câmera de fotografia de paisagem você deve comprar? [vídeo]
- Acessórios essenciais para fotografia de paisagem
- Como escolher o tripé certo para fotografia de paisagem
- GUIAS AVANÇADOS
- 10 dicas para fotografar paisagens de grande angular
- 8 dicas para fotografia de paisagem de outono
- 5 dicas para uma melhor fotografia de paisagem de inverno
- 5 maneiras de criar fotos de paisagens dramáticas ao meio-dia
- Como fotografar paisagens ao pôr do sol
- Dicas para fotografar paisagens em direção ao sol
- 8 passos para uma excelente fotografia de paisagem de longa exposição
- 15 dicas para fotografia de paisagem com pouca luz
- O céu noturno na fotografia de paisagem
- Como fazer fotos de paisagens para contar histórias – 4 etapas
- Um dia na praia:fotografando paisagens litorâneas
- Dicas para fotografia de paisagem de inverno na pradaria
- Fotografia de paisagem – fotografar o mesmo local ao longo das estações
- 3 dicas para tirar melhores fotos de paisagens independentemente do clima
- Tempo para paisagem – fotografia de clima e paisagem
- Dicas para fotografia de paisagem em lugares exóticos
- Colocando você em sua fotografia de paisagem
- 5 maneiras de capturar fotos de paisagens mais diversas
- 5 dicas para descobrir fotos íntimas versus grandes paisagens e natureza
- Fotografar céus estrelados para paisagens noturnas sem gastar muito
- TÉCNICAS CRIATIVAS
- Como tirar fotos criativas de paisagens usando o movimento intencional da câmera
- Como converter uma câmera para infravermelho para fotografia de paisagem em preto e branco
- Dicas para fazer fotos dramáticas de paisagem em preto e branco
- 6 ideias para uma fotografia de paisagem mais criativa
- Como criar paisagens de bola de vidro – 6 técnicas
- Como obter paisagens nítidas com empilhamento de foco
- Como fazer fotografia panorâmica de paisagem
- PÓS-PROCESSAMENTO
- 5 etapas fáceis para a mistura de exposição para paisagens de alto contraste
- Uma maneira super simples de fazer fotos de paisagem POP usando o Lightroom
- Aproveitando ao máximo o HDR na fotografia de paisagem
- Técnicas de edição de paisagem para fotografia de belas artes usando o Lightroom
- Como usar o Adobe Camera Raw e o Photoshop para destacar suas imagens de paisagem
- Editando suavemente:3 dicas para processar fotos realistas de paisagens
- O poder do pós-processamento para fotografia de paisagem
- Como usar tons neutros para criar edições realistas em fotos de paisagem
- Os 5 principais filtros de coleção Nik para melhorar suas fotos de paisagem
- Como editar fotos de paisagem e natureza com a ferramenta Lightroom Gradient e os recursos Range Mask
- Dicas rápidas de pós-processamento do Lightroom para fotografia de paisagem
- Dicas para processar paisagens de inverno no Lightroom
- Como usar o painel HSL do Lightroom para edição de fotos em paisagem
- Como processar uma foto de paisagem em preto e branco usando o Lightroom
- Como dar um toque extra às suas fotos de paisagem em uma etapa fácil
- Dicas para editar as cores em fotos de paisagem usando o Lightroom (vídeo)
- Dicas para processar fotos de paisagem – desde edições básicas até interpretação artística
- 5 dicas para dominar o contraste em suas fotos de paisagem (vídeo)
- Usando o Pincel de ajuste do Lightroom para adicionar dimensão a uma foto de paisagem
- OPINIÃO:Por que o Photoshop está arruinando a fotografia de paisagem
- INSPIRAÇÃO
- Uma entrevista com a lenda da fotografia de paisagem Art Wolfe – Parte 1
- 27 imagens de paisagem em preto e branco
- Uma coleção de fotografias de paisagens impressionantes
- 9 paisagens impressionantes que quebram as 'regras'
- Esses fotógrafos de paisagens inspiradores farão você querer tirar fotos melhores