Como fotógrafo profissional apaixonado por fotografia de paisagem, passo muito tempo ao ar livre. Adoro tirar fotos em condições de inverno, e ter as luvas certas para fotografia de inverno e clima frio é muito importante. Isso é verdade se estou fotografando na neve, tirando fotos da aurora boreal ou apenas fazendo fotografia de paisagens em geral.
Eu tentei uma variedade de luvas ao longo dos anos. Encontrar ótimas luvas para fotografia pode ser um desafio, porque, como fotógrafo, preciso ter acesso a mostradores e botões bastante pequenos. A maioria das luvas normais se concentra principalmente em manter minhas mãos aquecidas, mas dificulta a operação de uma câmera. Muitas vezes, tive que remover minhas luvas para alterar as configurações da câmera, o que não é ideal em temperaturas congelantes!
A boa notícia é que existem no mercado luvas especialmente desenhadas para fotografia. Desde 2019, uso um par de luvas Vallerret, especificamente, o modelo Markhof 2.0.
Em 2021, a Vallerret atualizou essas luvas populares para o modelo 3.0 e também lançou várias novas luvas. Eles me enviaram um par de luvas Markhof 3.0 e também um par de luvas Milford para meus pensamentos.
No post de hoje vou fazer algumas coisas. Vou falar sobre luvas de fotografia em geral e o tipo de recursos que você deve procurar ao avaliar luvas para fotografia.
Também vou falar sobre os dois novos pares de luvas que a Vallerret me enviou e também sobre minhas experiências nos últimos anos com as luvas de fotografia de inverno Vallerret Markhof 2.0. Eu os usei extensivamente em condições de clima frio em todo o mundo e compartilharei meus pensamentos sobre eles, bem como o que a versão 3.0 traz para a mesa.
Também fornecerei uma visão geral da linha Vallerret, para dar uma ideia do que está disponível e do que pode ser adequado para suas necessidades específicas. Vamos começar.
Recursos da luva de fotografia
Vamos analisar os vários recursos que você deve procurar ao avaliar luvas para fotografia. Existem muitas luvas no mercado, por isso é bom ter uma ideia de quais recursos elas possuem, bem como quais recursos são importantes para usar especificamente como luvas de fotografia.
Recursos específicos de fotografia
Primeiro, vamos falar sobre os recursos que um par de luvas deve ter para torná-las boas como luvas de fotografia.
A principal coisa a ser observada é algum tipo de recurso que permite operar sua câmera com mais facilidade em comparação com as luvas tradicionais.
Por exemplo, podem ser seções de dedos com aberturas que permitem que você exponha seus dedos para um controle refinado. Luvas estilo luva que dobram para trás para expor as pontas dos dedos também podem funcionar.
O que você não quer é ter que tirar toda a luva para ajustar uma configuração ou usar sua câmera. Isso nega o ponto principal de ter a luva em primeiro lugar. Suas mãos ficarão frias e você terá que encontrar um lugar para guardar sua luva enquanto usa sua câmera, o que nem sempre é prático.
As luvas de fotografia também podem vir com outros recursos, como panos de lente embutidos, bolsos para cartão de memória ou até mesmo parafusos de ajuste de tripé. No entanto, estes são bons para ter, em vez de um recurso necessário. A principal característica é que você pode facilmente operar sua câmera sem ter que tirar a luva completamente.
Bom ajuste
É importante ao escolher luvas que elas se ajustem bem às suas mãos. Luvas de bom ajuste serão mais confortáveis e de alto desempenho em comparação com um par de luvas mal ajustadas. Para fotografia, você quer um ajuste bastante justo porque não quer que as luvas escorreguem em suas mãos quando estiver segurando seu equipamento caro!
O ideal é que você possa experimentar as luvas pessoalmente, mas se estiver comprando on-line, verifique se há um guia de tamanhos detalhado. Isso deve ser acompanhado de dicas sobre como medir suas mãos e qual tamanho de luvas funciona.
Como exemplo, Vallerret tem um ótimo guia para escolher um tamanho e medir suas mãos, e suas luvas também vêm em uma variedade de tamanhos para todas as mãos.
Na minha experiência, luvas de tamanho único tendem a não ser a melhor opção se você deseja obter os melhores resultados.
À prova de vento
Ter luvas que permitem operar sua câmera é muito bom. No entanto, eles também precisam trabalhar de forma eficaz em sua função principal, que é manter as mãos quentes quando você está fotografando em condições frias.
Uma característica a ser observada é se as luvas são ou não à prova de vento. Um vento frio soprando através de suas luvas esfriará muito rapidamente suas mãos, e luvas à prova de vento bloqueiam a passagem do ar frio para que suas mãos fiquem quentes.
A proteção contra o vento é baseada no material de que são feitas as luvas e deve ser claramente mencionada na descrição do produto. Eu diria que a proteção contra o vento é uma característica fundamental para qualquer luva.
Impermeabilização
Se você planeja tirar fotos regularmente em condições úmidas e chuvosas, provavelmente deve considerar luvas que ofereçam algum nível de resistência à água.
As luvas resistentes à água normalmente resistem a um banho leve sem molhar as mãos, enquanto as luvas à prova de água devem ser capazes de manter as mãos secas durante a chuva constante.
Para que uma luva seja à prova d'água, ela normalmente precisará de algum tipo de material impermeável especial para cobri-la. Também vale lembrar que se a luva tiver furos para os dedos, isso pode reduzir a eficácia da impermeabilização. Portanto, pode haver algum tipo de compromisso.
Material
A maioria das luvas é feita a partir de uma combinação de materiais escolhidos pelas características que oferecem. Por exemplo, um revestimento externo pode ser feito de um material repelente de água para impermeabilização, enquanto o interior pode ser feito de lã, lã ou outros materiais para isolamento.
As luvas também podem ser feitas de outros materiais, como couro ou elástico. Ao avaliar, certifique-se de não comprar luvas que contenham material ao qual sua pele possa ser sensível. Além disso, vale a pena verificar o desempenho do material de isolamento, que abordaremos na próxima seção.
Isolamento
Como mencionado anteriormente, a principal função de um par de luvas é manter as mãos aquecidas. O isolamento que é usado para construir as luvas é a chave para o calor. Há uma variedade de materiais isolantes no mercado, incluindo marcas conhecidas como Thinsulate, bem como produtos como lã merino.
A forma como o isolamento é medido pode variar dependendo do tipo de isolamento e da marca, no entanto, algum tipo de indicador de quanto isolamento é fornecido pelo produto deve ser fornecido. Este pode ser um número, como o fornecido frequentemente para produtos Thinsulate, que permite ver o desempenho relativo entre diferentes quantidades.
Como exemplo, as luvas Vallerret Markhof 3.0 que estou analisando neste post têm Thinsulate C70 na frente da mão e Thinsulate C100 nas costas. Neste caso, quanto maior o número após o “C”, maior o valor do isolamento.
Alternativamente, o fabricante pode sugerir para quais condições ou temperaturas a luva foi projetada. O principal é garantir que você compre uma luva que tenha isolamento suficiente para manter as mãos aquecidas nas temperaturas em que você costuma fotografar. Em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante para esclarecer.
Embora você queira garantir que sua luva o mantenha aquecido, evite comprar luvas que provavelmente serão muito quentes e volumosas para o que você precisa. Por exemplo, se você fotografa principalmente em temperaturas levemente frias, não quer luvas projetadas para temperaturas extremas do Ártico
Recurso de tela sensível ao toque
Atualmente, muitas câmeras e dispositivos vêm com algum tipo de recurso de tela sensível ao toque, o que significa que você pode tirar fotos e ajustar as configurações pela tela.
Isso funciona de várias maneiras, mas geralmente depende da condução de uma pequena carga elétrica entre a pele e a tela. Usar luvas geralmente significa que essa carga elétrica não pode passar, o que significa que você não pode operar sua tela sensível ao toque com luvas.
A boa notícia é que algumas luvas incluem um material condutor nas pontas dos dedos, para que você possa usar uma tela sensível ao toque mesmo usando as luvas.
Isso pode ser útil, embora, na minha experiência, isso tenda a ser útil apenas ao usar luvas mais finas. Luvas mais grossas tornam o controle refinado sobre uma interface de tela sensível ao toque um pouco desafiador, mesmo que elas permitam que você use a tela sensível ao toque.
Também vale ressaltar que, embora existam muitas luvas projetadas para telas sensíveis ao toque, isso não significa necessariamente que elas sejam projetadas especificamente para fotografia. O bom grau de controle que você precisa para operar os seletores e botões da câmera não é garantido, e é por isso que eu recomendaria luvas focadas em fotografia em vez de luvas de tela sensível ao toque. No entanto, luvas focadas em fotografia com recursos de tela sensível ao toque são um bônus!
Lavabilidade
Como qualquer peça de roupa que você usa no mundo real, as luvas podem ficar sujas. Por isso, é importante comprar um par de luvas que possam ser lavadas facilmente e que não demorem muito para secar.
Facilidade de uso e funcionalidade do mundo real
A facilidade de uso pode ser subjetiva, mas é importante considerar ao avaliar luvas para fotografia. O principal é experimentar as luvas com sua câmera em condições de inverno e verificar:
- como é fácil operar a câmera com as luvas
- como é fácil expor as pontas dos dedos ou dedos para um controle refinado
- se as luvas mantêm ou não as mãos quentes
- se você está ou não removendo as luvas para realizar determinadas tarefas
Se você estiver removendo as luvas, eu diria que é uma falha para qualquer luva que você esteja tentando usar para fotografia, pois nega o ponto.
Na minha experiência, as luvas projetadas para fotografia de inverno geralmente não precisam ser removidas e também devem ter recursos úteis (como travas magnéticas ou clipes) que facilitam ao máximo a exposição e a cobertura das pontas dos dedos. Eles também devem minimizar a quantidade de sua mão exposta.
Minha experiência com as luvas de fotografia de inverno Vallerret
Agora vou falar sobre minha experiência com as luvas Vallerret Winter Photography em geral, antes de olhar para dois modelos em particular que tenho usado recentemente.
Vallerret, se você nunca ouviu falar deles antes, é um fabricante de luvas especiais para fotografia com sede na Noruega, um país que não é estranho ao clima frio!
Até começar a usar as luvas deles, eu tinha usado uma variedade de luvas na tentativa de encontrar algo que funcionasse para o clima frio e para a fotografia de inverno. Inevitavelmente, porém, sempre tive que tirar as luvas para ajustar a configuração da câmera, o que não é ideal em temperaturas congelantes.
Em 2019, a Vallerret me enviou um par de luvas Markhof 2.0, que tenho usado regularmente desde então. A Vallerret projeta suas luvas especificamente com as necessidades dos fotógrafos em mente. Então eu esperava que isso resolvesse meus problemas com luvas normais.
A boa notícia é que eles absolutamente fizeram. As luvas Markhof 2.0 que tenho usado têm vários recursos que as tornam valiosas para uso como luvas de fotografia.
A principal característica que torna essas luvas excelentes é que o polegar e o dedo indicador têm uma pequena abertura na luva, encontrada aproximadamente na articulação superior do dedo e do polegar. Este é feito de Lycra, ou seja, quando não está em uso, eles ficam fechados para manter o ar frio do lado de fora. Quando em uso, as pontas das luvas se dobram para trás e são mantidas por ímãs para que não atrapalhem seu caminho.
Isso significa que posso usar o polegar e o indicador para operar a câmera, enquanto o resto da mão permanece quente. Não preciso mais tirar as luvas para alterar uma configuração, o que é um grande bônus.
Isso não é tudo. As luvas são à prova de vento e resistentes à água (embora não sejam impermeáveis). Eles também apresentam uma parte traseira macia em nobuck na parte traseira dos polegares, que pode ser usada para limpar uma lente. A parte de trás das luvas possui um pequeno bolso com zíper, que pode armazenar um cartão de memória ou até mesmo um aquecedor de mãos. Dentro da luva esquerda há uma pequena ferramenta, presa por um cordão, que pode ser usada para ajustar um parafuso de tripé.
Como eu disse, usei essas luvas em várias condições, desde alguns graus abaixo de zero nos Alpes suíços até o clima de inverno mais ameno do Reino Unido. Também os usei em clima úmido e, embora não sejam à prova d'água, a resistência à água foi suficiente para suportar um ou dois chuveiros.
No geral, tive uma experiência muito positiva com as luvas Markhof 2.0 até o momento. Eles mantiveram minhas mãos aquecidas enquanto me permitiam continuar operando minha câmera e não ter que remover minhas luvas, e obviamente são uma construção de qualidade, pois ainda funcionam muito bem e parecem quase novas.
Devo salientar que a linha Markhof não foi projetada para as temperaturas super congelantes que você pode encontrar dentro do Círculo Polar Ártico, mas para as condições de inverno mais cotidianas. A Vallerret tem uma variedade de outras luvas para condições mais suaves e também mais severas, por isso é importante escolher luvas que funcionem para você. Mais sobre essas luvas mais tarde.
Recursos e análise das luvas Vallerret Markhof 3.0
Agora vou falar sobre as luvas Vallerret Markhof 3.0, lançadas em 2021. Elas sofreram algumas alterações para melhorá-las e agora substituem as luvas Markhof 2.0 pelo mesmo preço.
Eu diria que se você já possui as luvas 2.0, as mudanças não são drásticas o suficiente para justificar uma atualização, a menos que você precise de um novo par. Dos meus testes até agora, eu também diria que eles são tão bons quanto a versão 2, com algumas melhorias específicas.
Primeiro, porém, deixe-me ver as principais características dessas luvas.
- 100% lã merino
- Isolamento Thinsulate (C100/C70)
- Tampas de dedo FlipTech com ímãs para dedo indicador e polegar
- Aderência antiderrapante
- Design de luva curva
- Bolso para cartão de memória com chave de tripé embutida
- À prova de vento e resistente à água
- Acentos de couro de cabra
- Limpeza para lentes de camurça
- Projetado para condições de meados do inverno, mas não para condições de inverno profundo
Como você pode ver, as luvas têm muitos recursos. Aqui estão algumas fotos da frente e de trás dessas luvas.
Em termos de diferença entre as luvas da versão 2 e da versão 3, as principais diferenças são:
- O material de isolamento é melhorado, de Thinsulate C40 a uma combinação de C100 e C70. Isso significa que as luvas manterão suas mãos mais quentes. Apesar da mudança nesta espessura, há apenas uma pequena mudança no volume das luvas, e a destreza das luvas não é alterada
- Um acabamento aprimorado para o orifício onde seus dedos se projetam. Isso agora é cercado por Lycra mais elástica, então, quando não estiver em uso, ele permanece fechado e faz um trabalho ainda melhor de manter o ar frio fora. Nunca tive problemas com luvas 2.0 deixando entrar ar frio, mas estou feliz que isso seja ainda menos preocupante agora!
- Os ímãs usados para segurar as pontas foram aprimorados e agora estão mais fortes. Pessoalmente, nunca tive problemas com os ímãs não segurando as tampas, mas mais forte é melhor!
- A parte de trás do polegar agora usa material de camurça de couro de cabra como limpeza de lente. Nas luvas 2.0, este era um falso nubuck.
- Os zíperes na parte de trás das luvas para os bolsos pequenos agora são impermeáveis e fáceis de operar. Esta é definitivamente uma atualização, pois os zíperes 2.0 podem ser um pouco complicados.
- A chave de tripé integrada (encontrada no bolso pequeno) é menor e mais leve, além de mais forte.
- O manguito é de uma cor diferente, mas o mais importante, é um pouco mais longo. Isso ajuda a manter minhas mãos e pulsos mais quentes.
No geral, são muitas atualizações relativamente pequenas que contribuem para uma experiência aprimorada. Estou mais impressionado com o fato de que as luvas agora oferecem isolamento aprimorado, mas isso não mudou significativamente a sensação ou a destreza. O manguito alongado também é apreciado.
Aqui estão algumas imagens minhas usando as luvas para que você possa ver as várias características.
Se você está procurando um par de luvas de fotografia de inverno que durem, e você fotografa principalmente em temperaturas frias a congelantes (mas não no Ártico), elas definitivamente devem estar na sua lista de desejos. Eles são um ótimo par de luvas de fotografia.
Recursos e revisão do Vallerret Milford Gloves
Enquanto olhava para a gama de luvas de fotografia de Vallerret, notei um novo par, as Luvas Milford. Elas têm um preço mais baixo do que as luvas Markhof e também são totalmente à prova d'água.
Como um fotógrafo de paisagem que está frequentemente fora de casa em condições menos do que ideais (o Reino Unido não é conhecido pelo sol o ano todo), eu estava definitivamente interessado em descobrir mais. Então Vallerret gentilmente me enviou um par destes para avaliar também. Aqui está uma imagem deles mostrando as partes interna e externa juntas para cada mão.
São luvas 2 em 1. A luva interna é uma luva de lã à prova de vento, enquanto a luva externa é uma concha leve à prova d'água.
Você pode usá-los separadamente ou em conjunto e, quando não estiver em uso, o invólucro à prova d'água cabe em um bolso na parte de trás da luva interna.
Vamos conhecer as principais características.
- Luva fotográfica 2 em 1
- Luva interna feita de Polartec® Windbloc® Fleece
- A luva interna tem três tampas Flip-Tech para o polegar, indicador e dedo médio. Estes são retidos por elástico
- Tela sensível ao toque ativada
- A luva interna tem bolso na parte de trás para a luva de concha
- A luva interna tem uma palma aderente com um belo design de montanha.
- A luva externa é feita de um tecido rip-stop revestido com repelente de água de 10K
Vallerret diz que essas luvas são realmente projetadas para o inverno ameno, o que faz sentido. Eles parecem muito mais leves que as luvas Markhof, e a construção é menos complicada, pois é principalmente de lã. Para o Reino Unido, ou climas semelhantes, eles certamente são quentes o suficiente nos meus testes e a proteção contra o vento é apreciada.
O revestimento externo de impermeabilização também funciona muito bem, e eu gosto que ele se desprenda completamente da luva para que você possa usá-lo separadamente, se desejar. A única desvantagem da concha é que ela não possui as tampas Flip-Tech, portanto, se você quiser expor seus dedos ou polegar, precisará remover a concha primeiro.
Eu posso ver por que isso é necessário, já que uma concha à prova d'água com furos não será tão à prova d'água! A boa notícia é que o tecido impermeável da concha é fino. Isso significa que você pode colocar os dedos ou o polegar nos orifícios das luvas internas, prender as pontas com o elástico e depois colocar a capa à prova d'água se estiver chovendo.
O material é fino o suficiente para que, em meus testes, consegui operar a câmera muito bem através do material à prova d'água, mantendo as mãos secas.
O outro recurso interessante é que as luvas são compatíveis com tela sensível ao toque, então pude operar minha tela sensível ao toque Canon R5 com as luvas, o que é útil.
Em termos de desvantagens, algumas coisas vêm à mente. Eu preferiria que as luvas tivessem um punho elástico, que é uma preferência pessoal. A casca externa é elástica, mas a casca interna não. Para que a estranha brisa errante possa entrar.
Além disso, não sei até que ponto o elástico que segura as pontas dos dedos vai aguentar o uso a longo prazo. Com o tempo, o elástico tende a perder sua elasticidade, então é algo que vou ficar de olho para uso a longo prazo.
Além dessas duas pequenas coisas, porém, acho que este é um ótimo par de luvas de fotografia de inverno de valor que têm o benefício de impermeabilização, o que é muito útil. Para condições amenas ou molhadas, acho que são uma escolha sólida.
Outras luvas para fotografia de inverno da Vallerret
Como mencionei anteriormente, a Vallerret tem uma linha bastante extensa de luvas de fotografia de inverno para escolher, e o que é certo para você dependerá muito do tipo de condições em que você provavelmente estará fotografando. e ocasionalmente em lugares como Finlândia, Islândia e outras regiões montanhosas, os produtos Markhof e Milford funcionam bem.
No entanto, se eu estivesse normalmente fotografando em locais onde a temperatura estivesse muito abaixo de zero, provavelmente precisaria considerar outro par. Aqui estão algumas opções a serem consideradas, ordenadas de condições mais amenas a condições mais extremas. Incluí os dois que revisei para que você possa ver onde eles se encaixam no intervalo que recomendo.
- Forro de luvas – se você quiser um calor extra, você pode pegar um par de forros de luvas. Estes são projetados para serem usados dentro de qualquer uma das luvas da Vallerret e também podem ser usados independentes em dias mais amenos. Compatível com tela sensível ao toque também.
- Milford Photography Glove – revisada acima, uma luva de inverno ameno que também é adequada para fotografia em clima úmido
- Luva de fotografia nórdica da W – enquanto a maioria dos designs de luvas Vallerret são unissex e disponíveis em vários tamanhos, essas luvas de inverno suave são projetadas especificamente para mãos femininas
- Luva de fotografia Markhof Pro V3 – revisada acima, minha atual escolha. Ótimo para fotografia no meio do inverno com muitos recursos bem pensados e focados em fotografia
- Luva de fotografia Hatchet – uma luva de fotografia de couro completa projetada para o inverno profundo. O couro geralmente é um material mais robusto, então eles são bons se você quiser algo equipado para uma variedade de atividades selvagens
- Luva de fotografia Tinden – são semelhantes às luvas Markhof, mas com isolamento muito mais pesado, projetadas para condições de inverno profundo
- Skadi Zipper Mitt – Se você preferir um design de luva, essas luvas 2 em 1 podem ser o que você procura. Eles apresentam uma luva padrão com uma luva, todos projetados para condições de inverno profundo
- Alta Over-Mitt – se sua jornada fotográfica está levando você aos extremos mais frios, como o Ártico, considere adicioná-los à sua lista de equipamentos. Eles são projetados para passar por cima de outro par de luvas e fornecer o máximo em calor, enquanto ainda oferecem a conveniência de virar para trás para que você possa tirá-los
Como você pode ver, Vallerret tem luvas para a maioria das condições, então é apenas uma questão de escolher as luvas certas para você. Também gostaria de mencionar que 1% de suas vendas vão diretamente para organizações ambientais sem fins lucrativos, uma promessa que sempre fico feliz em ver de uma empresa.
Mais recursos de fotografia
Este não é o único post que escrevi sobre fotografia! Aqui estão mais alguns recursos para ajudá-lo a melhorar sua fotografia:
- Tenho um guia para fotografia de inverno, bem como fotografia de neve especificamente
- Se você estiver viajando no hemisfério norte no inverno, poderá ver as luzes do norte. Consulte nosso guia para fotografar a aurora boreal para obter mais informações sobre como obter ótimas fotos
- Se você está procurando mais conselhos sobre dicas específicas para diferentes cenários, também temos uma solução. Veja nosso guia de fotografia da aurora boreal, fotografia de longa exposição, fotografia de fogos de artifício e dicas para tirar fotos de estrelas.
- Minha série sempre em expansão de Guias de localização de fotografia, para ajudar você a obter as melhores fotos em locais ao redor do mundo.
- Uma visão geral do meu equipamento de fotografia de viagem, caso você se pergunte o que um fotógrafo profissional tem na bolsa
- Temos um guia sobre o que comprar para um fotógrafo, com ideias de presentes em todos os preços e níveis de experiência
- Nossos guias sempre atualizados sobre a melhor câmera de viagem, a melhor lente de câmera de viagem e a melhor câmera compacta para viagem
- Um guia para iniciantes para melhorar suas fotos de viagem
- Minha série de Dicas de Fotografia, que estou sempre expandindo e atualizando com posts como este
- E, se você quer realmente melhorar sua fotografia, eu administro um curso online de fotografia de viagem incrivelmente abrangente, que ensinará tudo o que você precisa saber sobre fotografia. Confira aqui.
E isso é para o post de hoje sobre luvas de fotografia de inverno! Tem algo que você gostaria de adicionar ou feedback para compartilhar? Deixe-me saber nos comentários abaixo!
Então você sabe:Como mencionei neste post, Vallerret me enviou suas luvas para experimentar. Todas as opiniões no post permanecem minhas e não recebi nenhuma compensação por escrever o artigo. Você pode ver mais sobre como trabalhamos com marcas em nosso código de ética.