Como fotógrafos profissionais que também realizam um curso de fotografia online, recebemos muitas perguntas dos leitores sobre qual tipo de câmera seria melhor para eles.
Claro, a resposta é invariavelmente – depende! Não apenas em fatores como orçamento e do que você deseja tirar fotos, mas também quando deseja usar sua câmera e onde deseja levá-la.
Pensando nisso, montamos este guia especificamente para as melhores câmeras para caminhadas e mochilas.
Eu faço muitas caminhadas, e o equipamento de câmera que montei quando saio para uma caminhada é diferente daquele que eu poderia usar para outras situações. O peso torna-se um fator muito decisivo!
Além de fazer caminhadas, tenho muitos anos de experiência em mochilas e conheço as restrições de manter todo o seu equipamento nas costas ao viajar pelo mundo.
Uma câmera DSLR de ponta com várias lentes pode produzir ótimas imagens em uma variedade de ambientes, mas também será um desafio transportar e pode ser mais difícil manter a segurança ao fazer uma mochila com orçamento limitado e ficar em acomodações compartilhadas.
Levando tudo isso em consideração, montei este guia com as melhores câmeras para caminhadas e mochilas, em diversos orçamentos. Também incluímos uma seção sobre o que procurar ao escolher uma câmera para caminhadas e mochilas, para que você saiba quais especificações e recursos procurar ao escolher uma câmera.
O que procurar em uma câmera para caminhada e mochila
Antes de entrar em nossas recomendações específicas de câmeras para caminhadas e mochilas, quero compartilhar algumas ideias sobre o que procurar em uma câmera. Isso ajudará você a decidir qual câmera é melhor para você e fornecerá o conhecimento necessário para tomar uma decisão.
Quando você souber quais recursos procurar e quais são importantes para você, poderá tomar a decisão certa sobre qual câmera é melhor para você. Pode até não ser uma da nossa lista, e tudo bem também – o importante é que seja a câmera certa para suas necessidades específicas.
Aqui está o que procurar em uma câmera para caminhadas e mochilas.
Preço
Claro, uma das primeiras considerações que você terá é o seu orçamento. Quanto dinheiro você tem para gastar provavelmente terá o maior impacto em sua decisão de compra.
As câmeras estão disponíveis em uma ampla gama de preços, de algumas centenas de dólares a milhares de dólares. Para uma câmera para mochila e caminhada, talvez você não queira obter um sistema ultra sofisticado que custa milhares de dólares.
O risco de dano ou perda do seu equipamento durante a caminhada precisa ser considerado em relação à compra de equipamentos caros. O mesmo pode ser dito quando mochila. Também vale a pena notar que os equipamentos mais caros geralmente não são cobertos por apólices gerais de seguro de viagem que têm limites de item único relativamente baixos. Portanto, se você deseja um seguro que cubra seu equipamento contra perda, roubo ou dano, pode precisar de uma apólice especial para cobrir equipamentos de câmera mais caros.
Claro, esta é uma decisão individual, e se você quiser gastar um pouco mais para obter uma câmera que atenda às suas necessidades, vá em frente! Diríamos que você deve conseguir uma boa câmera para caminhadas ou mochilas na faixa de US $ 400 a US $ 1.000. Também fornecemos mais opções de orçamento e de ponta a serem consideradas.
Peso
Quando você está caminhando ou mochilando, você está carregando todo o seu equipamento com você o tempo todo. Portanto, o peso se torna uma consideração importante para tudo o que você escolhe levar, e sua câmera não é exceção.
É por isso que você pode decidir não levar uma DSLR volumosa ou uma câmera sem espelho maior com você. Embora estes provavelmente produzam imagens de melhor qualidade, a troca de ter que carregá-los pode ser muito grande para você.
Se você comprar um sistema de câmera com lentes intercambiáveis, precisará considerar o corpo da câmera, bem como a lente (ou lentes). Algumas lentes podem pesar bastante, e isso aumentará rapidamente sua carga geral. Como um comentarista aponta, você pode descobrir que um par de lentes prime acaba pesando a lente do que uma lente de viagem.
Ao pensar no peso, é importante considerar todo o pacote e não apenas o peso do corpo da câmera e de quaisquer lentes.
Se você precisar de baterias sobressalentes porque a câmera tira apenas um pequeno número de fotos por bateria, talvez seja melhor usar uma câmera um pouco mais pesada que possa tirar mais fotos por carga, pois você não precisará carregar baterias sobressalentes.
O carregador de bateria também vai pesar na sua bolsa. Algumas câmeras carregam via USB, o que significa que você provavelmente pode usar um carregador e cabo USB que já possui, reduzindo ainda mais o espaço que ocupa.
Quanto peso você está feliz em carregar é com você. Também dependerá do tipo de viagem que você está fazendo – para caminhadas de um dia mais curtos, você pode ficar feliz carregando uma câmera mais pesada, enquanto caminhadas de vários dias e viagens de mochila mais longas, você pode querer uma câmera mais leve.
Seja qual for sua escolha, fornecemos uma variedade de opções de câmera em uma variedade de pesos para você considerar.
Impermeabilidade
Um recurso que definitivamente deve ser considerado ao procurar uma câmera para caminhadas e mochilas é se a câmera possui ou não recursos à prova de intempéries.
Embora não seja o mesmo que ser totalmente à prova d'água, uma câmera à prova de intempéries terá vários recursos para protegê-la da água e da poeira. Eles geralmente incluem vedações de borracha e engenharia adicional para proteger a câmera e impedir que a água entre na câmera.
A água dentro de uma câmera geralmente é uma coisa ruim e pode causar corrosão, além de impedi-la completamente de funcionar.
Também é possível obter câmeras totalmente à prova d'água que podem ser usadas debaixo d'água até uma certa profundidade. Dependendo de onde você usará sua câmera, isso também pode ser uma boa ideia para uso geral, se você acha que vai caminhar muito em condições úmidas ou tropicais.
Sugerimos que para caminhadas e mochilas, onde você pode ser pego em todos os tipos de condições climáticas, uma câmera com algum tipo de proteção contra intempéries pode ser um bom investimento. Se você planeja levar sua câmera para a água ou para ambientes geralmente úmidos e úmidos, considere uma câmera totalmente à prova d'água.
Zoom
Agora vamos cobrir uma série de especificações técnicas que você precisa considerar ao comprar uma câmera. A primeira delas é a quantidade de zoom que a câmera oferece.
Se você estiver comprando uma câmera compacta, o zoom óptico geralmente será descrito como um número, por exemplo, um zoom óptico de 3x ou um zoom óptico de 40x. Quanto maior o número, mais a câmera poderá ampliar objetos distantes.
Normalmente, aconselhamos um zoom óptico mínimo de 3x para uma câmera para lhe dar alguma flexibilidade com sua fotografia. Se você gosta de fotografar a vida selvagem, então você vai querer um zoom muito maior, qualquer coisa de 10x - 40x seria melhor.
Se você está considerando uma câmera que permite trocar de lentes, como uma câmera sem espelho ou DSLR, o zoom da lente é indicado com um número chamado distância focal. Quanto menor a distância focal da lente, menor o zoom, e quanto maior a distância focal, maior o zoom.
Para uso geral em viagens, sugerimos que uma lente entre 18 mm e 200 mm cobrirá bem a maioria das situações. Se você não estiver fotografando assuntos distantes com tanta frequência, 18 mm a 70 mm serão suficientes.
Observe que, como regra, um comprimento de zoom maior resulta em uma câmera mais pesada. Portanto, o zoom e o peso são dois fatores que você precisa negociar um com o outro.
Abertura
Um dos lados do triângulo de exposição na fotografia é a abertura. A abertura é o orifício dentro da lente da câmera pelo qual a luz passa para atingir o sensor, e aberturas maiores permitem que mais luz passe.
Uma câmera com uma lente de maior abertura deixará mais luz entrar, e será melhor em situações onde há menos luz disponível. Isso tornará a câmera mais útil em uma variedade de situações de fotografia, como em ambientes internos ou quando você estiver fotografando em ambientes externos mais escuros.
Versatilidade é a chave para uma câmera para mochila e caminhada, onde você tem uma grande variedade de cenas potenciais para filmar.
A desvantagem de uma abertura maior é que muitas vezes restringe a quantidade de zoom que a câmera pode ter. Ter uma lente de grande abertura que também oferece um zoom longo requer uma lente muito pesada e grande, o que não é ideal para caminhadas ou mochilas.
Idealmente, você desejaria uma lente com abertura em torno de f/2.8 para caminhadas e mochilas, com um mínimo de f/5.6.
Quanto mais próximo o número estiver de 1, maior será a abertura. No entanto, muitas lentes de zoom terão uma abertura em torno de f/5.6, o que permite a entrada de muito menos luz.
Mais uma vez, tudo se resume a compromisso. Se você quiser uma lente de zoom longo com uma grande abertura, ela será cara e pesada. Se você deseja uma lente leve com uma abertura ampla, ela não oferecerá tanto zoom.
Leia mais sobre a abertura e como ela afeta sua imagem em nosso guia para o triângulo de exposição.
Tamanho do sensor
Você pode estar se perguntando por que câmeras de tamanhos diferentes são importantes e o que é uma câmera maior que permite produzir imagens de maior qualidade.
Bem, um fator importante é que uma câmera maior pode acomodar um sensor maior dentro dela. O sensor é o componente dentro da câmera que a luz atinge e que salva essa informação de luz como uma imagem digital.
Câmeras maiores têm espaço para sensores maiores e, como regra básica, um sensor maior produzirá imagens melhores do que um sensor menor. Este é particularmente o caso ao fotografar em situações de pouca luz, pois um sensor maior pode capturar mais da luz disponível.
A desvantagem, é claro, é que um sensor maior custa mais para produzir e também requer um corpo de câmera maior para acomodá-lo. Também requer lentes maiores. Portanto, no geral, um sensor maior geralmente resultará em um sistema de câmera mais pesado e mais caro do que um sistema de câmera com um sensor menor.
Novamente, tudo isso se resume à preferência pessoal quanto ao que é importante para você em termos de preço, peso e qualidade da imagem.
Duração da bateria
A duração da bateria é uma consideração importante para caminhantes e mochileiros, especialmente porque você pode ficar longe de uma tomada por um período prolongado de tempo.
A maioria das câmeras tem uma classificação oficial para quantas fotos a câmera vai tirar com uma bateria totalmente carregada. Na extremidade inferior da escala, uma câmera pode gerenciar cerca de 200 fotos com carga total e, na extremidade superior, uma câmera pode capturar cerca de 1.300 imagens.
Geralmente, as câmeras DSLR são as mais eficientes em termos de bateria, porque você pode tirar fotos com o visor óptico e não precisa ligar a tela. Mesmo uma câmera DSLR de baixo custo deve ser capaz de gerenciar de 600 a 1.300 fotos com uma única carga.
Câmeras sem espelho e câmeras compactas geralmente usam mais bateria. Isso porque eles precisam alimentar a tela, assim como qualquer função de zoom motorizado. Isso consome muito a bateria.
Claro, você sempre pode carregar baterias extras, mas elas aumentam o peso. Nossa sugestão é tentar encontrar uma câmera para caminhadas e mochilas que gere pelo menos 400 fotos com carga, ou que leve baterias muito pequenas para compensar isso. Isso deve levar você até uma semana de viagem – dependendo de quantas fotos você tirar, é claro!
Controles manuais
Outra consideração que você deve considerar é se a câmera oferece ou não controles manuais sobre coisas como abertura, velocidade do obturador e ISO, além de configurações como ponto focal, a opção de fotografar em RAW e assim por diante.
Se você deseja ter um controle mais criativo sobre suas imagens, os controles manuais são obrigatórios. Se você está feliz em deixar a câmera fazer o trabalho para você, os controles manuais não são tão importantes.
Preferimos ter uma câmera com controles manuais completos, mas é claro que todos são diferentes. Também não é um grande diferencial específico para caminhadas e mochilas, mas é algo a ser observado.
Geralmente, smartphones e câmeras compactas econômicas não oferecem controles manuais, enquanto câmeras compactas de ponta e todas as câmeras DSLR e sem espelho oferecem.
Se você escolher uma câmera sem espelho ou DSLR, recomendamos levar apenas uma lente para economizar espaço e peso. Portanto, você deve ter certeza de obter uma lente versátil - consulte nosso guia para algumas das melhores lentes de viagem para ter uma ideia do que está disponível. Você também pode escolher uma câmera que tenha uma boa seleção de lentes para poder adicionar lentes adicionais posteriormente para maior versatilidade. Algumas câmeras podem usar lentes de terceiros, que geralmente são uma boa opção de orçamento.
Para nossas câmeras recomendadas com lentes intercambiáveis, recomendarei uma lente que pode ser adequada para caminhantes e mochileiros.
Recursos adicionais
Naturalmente, existem muitos outros recursos que uma câmera pode ter que podem ou não ser importantes para você ao escolher uma câmera. Por exemplo, você pode querer uma tela sensível ao toque ou uma tela que gire e se incline para longe do corpo da câmera.
Você pode gostar que a câmera tenha recursos de marcação de Wi-Fi, Bluetooth ou GPS. Talvez você prefira ter mostradores específicos para controlar diferentes funções. Talvez você queira uma câmera que tenha estabilização de imagem ou seja ótima para vídeo.
Se você estiver procurando por vídeo, definitivamente desejará uma câmera que suporte vídeo 4K para alta qualidade, além de um bom sistema de foco automático para rastrear seus assuntos. Uma tela flip também pode ser muito útil para vídeo se você quiser filmar a si mesmo. Outros recursos, como a capacidade de suportar um microfone externo, serão úteis para que o áudio de alta qualidade acompanhe seus vídeos.
Eu diria que esses são recursos menos importantes quando se trata de escolher uma câmera para caminhadas e mochilas especificamente, mas é claro que suas necessidades variam. Portanto, certifique-se de que, se você realmente deseja uma câmera com um recurso específico, priorize isso ao tomar sua decisão final.
As melhores câmeras para caminhadas e mochilas
Esta é a nossa lista das melhores câmeras para caminhadas e mochilas. É ordenado aproximadamente pelo orçamento, com as câmeras mais baratas primeiro e as câmeras mais caras no final. No entanto, os preços mudam, então clique para verificar os preços mais recentes dos modelos em que você está interessado.
Para as câmeras com lente intercambiável, também recomendamos uma boa lente versátil que pode combinar bem com a câmera especificamente para caminhadas e mochilas.
Canon PowerShot Elph 180 IS
Se você quer apenas uma câmera básica que não custe muito, mas obtenha resultados razoáveis, então a Canon Powershot Elph 180 IS é uma boa opção.
Oferece um zoom óptico de 8x, estabilização de imagem, um sensor de 20MP 1/2,3″ e uma variedade de modos de cena. A esse preço, você obtém apenas vídeo em 720p e não há recursos como tela sensível ao toque ou vedação contra intempéries. No entanto, você pode facilmente comprar uma pequena bolsa de câmera compacta à prova d'água para alguma proteção contra os elementos.
A principal desvantagem é a duração da bateria, que é bastante limitada em 220 fotos, embora isso não seja incomum para uma câmera compacta com esse orçamento. Você definitivamente vai querer levar uma bateria sobressalente se estiver planejando uma longa caminhada com esta câmera.
Peso: 4,44 onças / 126 g
Duração da bateria: 220 tiros
Preço: Verifique o preço mais recente na Amazon aqui, B&H aqui e Adorama aqui
Câmera de ação Insta360 GO 2
Se você está focado principalmente na economia de peso, a câmera Insta360 Go 2 Action é uma opção incrivelmente leve para caminhadas e mochilas.
Embora esta seja principalmente uma câmera de vídeo orientada para a ação, ela tem a capacidade de tirar fotos. Estes são gravados em um sensor de 9MP 1/2,3″ que possui suporte a RAW.
A câmera é à prova d'água (até 13 pés / 4 m) e pesa apenas 27 g / 0,9 onças. Sim, menos de uma onça! Ele também possui armazenamento interno de 32 GB, o que é suficiente para mais de 1.000 imagens, embora não haja armazenamento removível, portanto, lembre-se disso se você planeja fazer caminhadas mais longas e gravar vídeos e fotos.
Outra coisa legal é o estojo de carregamento que vem com a câmera. Além de fornecer capacidade de recarga para a câmera, ele também se dobra em um pequeno tripé que facilita muito a obtenção de selfies. A câmera também possui uma parte traseira magnética e vem com uma variedade de acessórios magnéticos, o que significa que é fácil montar e usar esta câmera em vários lugares.
Se seu objetivo é capturar memórias de suas viagens, mas você realmente não quer carregar muito equipamento, essa é definitivamente uma opção sólida. A qualidade da imagem não é a melhor devido à contagem relativamente baixa de megapixels, embora o vídeo seja excelente, o que é justo, pois é voltado principalmente para criadores de vídeo. É difícil argumentar com o tamanho, e eu adoro como é fácil de usar e a funcionalidade do estojo de carregamento é excelente.
Peso: 0,9 onças / 25g
Duração da bateria: N/A
Preço: Verifique o preço mais recente direto do Insta360 aqui. Também disponível na Amazon e B&H Photo.
Panasonic Lumix ZS70
Avançando para uma câmera compacta um pouco mais premium agora, a Panasonic Lumix ZS70. Isso oferece uma série de atualizações sobre as entradas anteriores em nossa lista para justificar o preço.
Para começar, esta câmera oferece um impressionante zoom óptico de 30x, permitindo que você se aproxime muito de assuntos distantes. Essa lente é opticamente estabilizada com o excelente O.I.S. de 5 eixos da Panasonic. sistema de estabilização de imagem, para ajudar a neutralizar quaisquer pequenos movimentos das mãos. A abertura varia de f/3.3 – f/6.4.
O sensor é de 20MP 1/2.3″ e a câmera possui um LCD inclinável com tela sensível ao toque e um visor eletrônico, o que é relativamente raro em uma câmera nessa faixa de preço e pode facilitar a composição de imagens sob luz solar intensa. Ele também possui Wi-Fi integrado e suporte para vídeo 4K, além de controles manuais e suporte total a RAW.
A duração da bateria é boa para uma câmera compacta, oferecendo 380 fotos por carga se você usar a tela traseira e 250 fotos se usar o visor. Ele também carrega via USB, para que você não precise carregar um carregador extra, pois pode usar uma bateria USB.
A principal desvantagem é que todos esses recursos e a lente mais longa o tornam um pouco mais pesado do que alguns modelos e não possui vedação contra intempéries. No entanto, achamos que é uma ótima opção para uma câmera de caminhada ou mochila.
Observe que existe um modelo mais recente desta câmera, a ZS80, mas não achamos que valha o preço premium em relação a este modelo.
Peso: 11,36 onças / 322 g
Duração da bateria: 350 tiros
Preço: Verifique o preço mais recente na Amazon aqui, B&H aqui e Adorama aqui
Olympus TG-6
Se você quer uma câmera que possa realmente resistir a praticamente qualquer coisa que você possa jogar nela, então você precisa considerar a Olympus TG-6.
Esta é uma câmera à prova d'água (até 50 pés) que também é à prova de poeira, à prova de esmagamento (até 220 lbf), à prova de choque para quedas de até 7 pés e à prova de congelamento até 14 graus F (-10 C).
Ele também vem com um GPS, um sensor de pressão, um sensor de temperatura e uma bússola! Claro, existem algumas especificações da câmera também. Ele possui um sensor de 12MP 1/2,3″ e, embora isso possa não parecer impressionante, permite que a câmera tenha um desempenho melhor com pouca luz, pois cada pixel no sensor é relativamente grande.
A lente oferece uma ampla abertura f/2.0 e um zoom óptico de 4x. A tela é fixa no lugar e não é habilitada para toque. Não possui controles manuais completos, mas você pode fotografar em RAW.
Também é bastante leve e dura 340 fotos sólidas por carga. A bateria é carregada via USB, poupando a necessidade de carregar um adaptador de bateria. Ele também suporta vídeo 4K.
Se você está planejando uma aventura de caminhada em clima selvagem ou onde você acha que haverá algum terreno acidentado, essa é definitivamente uma opção. Também funciona debaixo d'água, tornando-se uma opção muito versátil.
Peso: 8,80z / 250g
Duração da bateria: 340 tiros
Preço: Verifique o preço mais recente na Amazon aqui, B&H aqui e Adorama aqui
Câmera de ação GoPro
Se o tamanho for uma consideração importante, você definitivamente desejará considerar uma câmera GoPro. Essas câmeras super compactas são resistentes e à prova d'água até 33 pés / 10 metros e oferecem uma variedade de modos de foto e vídeo. Nossas primeiras câmeras de ação eram todas GoPro e, em nossa experiência, a linha oferece desempenho e qualidade de imagem líderes da classe, embora a um preço relativamente alto.
A GoPro Hero9 Black oferece imagens de 20MP de seu sensor de 1 polegada, que é maior do que as câmeras até agora em nossa lista, e significa que oferece um desempenho relativamente bom com pouca luz. A abertura é fixada em um f/2.8 relativamente amplo e não há zoom, o que pode ser restritivo dependendo do que você deseja tirar fotos em suas viagens.
A tela é sensível ao toque e a câmera oferece suporte RAW, mas sem controles manuais. Dito isso, ele oferece uma ampla variedade de modos de vídeo e fotografia e, se a ação é o que você está tentando capturar, essa é definitivamente uma ótima opção. Há também uma tela na frente que facilita a gravação.
Ele ainda suporta comandos de voz, possui recursos WiFi e pode transmitir ao vivo para plataformas online como o Facebook. A estabilização de vídeo integrada tem que ser vista para crer.
Com 4oz, também é uma das opções mais leves da nossa lista. Não consegui encontrar a duração da bateria para fotos estáticas, mas as estimativas para vídeo são de cerca de uma hora. Então não espere que dure muito. Mas carrega via USB.
Se uma câmera de ação como essa parece boa para você, confira meu guia para as melhores câmeras de ação para obter mais opções.
Peso: 4,1 onças / 116g
Duração da bateria: N/A
Preço: Verifique o preço mais recente na Amazon aqui, B&H aqui e Adorama aqui
Google Pixel 6
Ok, um pouco de uma curva aqui. Se você não quer investir em uma câmera dedicada, ou não sente que vai carregá-la o dia todo, então invista em um smartphone com uma ótima câmera.
As chances são de que você carregue um smartphone com você aonde quer que vá, e a melhor câmera é sempre aquela que você tem com você.
O Google Pixel 6 é um telefone com câmera fantástico, especialmente pelo preço. Tira boas fotos em todas as situações de iluminação, inclusive com pouca luz, quando muda para o modo de pouca luz.
Em termos de câmera, você obtém uma câmera grande angular de 50MP (que produz imagens de 12,5MP) e uma câmera ultrawide de 12MP, além de uma câmera frontal de 8MP. Ele vem com um sensor de 1/1,31” e uma abertura f/1,85. A câmera grande angular possui pixels de 1,2µm, enquanto a ultrawide usa pixels de 1,25µm
Este é o primeiro módulo de câmera atualizado na linha Pixel desde o Pixel 3, que era nossa recomendação anterior nessa área e a câmera do smartphone que usamos há muito tempo. Diríamos que a atualização para o Pixel 6 definitivamente vale a pena investir devido ao sensor atualizado e aos recursos aprimorados de processamento de hardware de imagem dedicado.
Você também obtém suporte a vídeo 4K, bem como estabilização de imagem integrada. O Pixel padrão não possui zoom óptico, mas suporta disparos em RAW. Sendo um smartphone, possui tela sensível ao toque e também é resistente à água.
Você também pode atualizar para o Pixel 6 Pro se quiser uma lente telefoto 4x adicional, embora custe um pouco mais.
Peso: 7,3 onças / 207 g
Duração da bateria: Até 24 horas
Preço: Verifique o preço mais recente na Amazon aqui e B&H aqui
Gama Sony RX100
Se você está procurando uma câmera compacta de alta qualidade, recomendamos verificar as câmeras compactas Sony RX100.
Atualmente existem sete iterações desta câmera no mercado, e recomendamos olhar especificamente para as versões IV, V, VI e VII. Todos eles possuem um sensor de 1 polegada embalado em um corpo relativamente leve de 300g / 10,5oz.
A principal diferença entre os modelos é o preço, bem como alguns dos recursos. As versões mais recentes, VI e VII, são os modelos mais caros, e possuem tela sensível ao toque inclinável, além de visor eletrônico e zoom óptico de 8x estabilizado com abertura f/2.8-f4.5.
As versões IV e V estão disponíveis por um preço mais baixo e perdem a tela sensível ao toque e o zoom mais longo, com zoom óptico de 3x disponível. No entanto, ambos têm uma abertura f/1.8-f/2.8 mais rápida, o que significa que são um pouco melhores com pouca luz.
Todas as três câmeras oferecem controles manuais completos, suporte RAW, conectividade Wi-Fi e uma variedade de opções de vídeo, incluindo 4K. A duração da bateria varia de 280 fotos na versão IV a 220 fotos na versão V. Nenhuma das câmeras oferece vedação contra intempéries.
Pessoalmente, temos a Sony RX100 V, que achamos ser a câmera perfeita para quando não queremos levar nossas câmeras mirrorless e DSLR mais pesadas conosco. A principal desvantagem para nós é que ele não possui controles de zoom ou touchscreen mais longos. Se você estiver com orçamento limitado, as versões anteriores também são uma excelente relação custo / benefício.
Peso: 10,5 onças / 300 g
Duração da bateria: 220 – 280 tiros
Preço: Verifique o preço mais recente na Amazon aqui, B&H aqui e Adorama aqui
Canon Powershot G3 X
A Canon Powershot G3 X é um pouco mais pesada do que muitas das outras câmeras compactas da nossa lista, mas possui vários recursos que achamos que a tornam uma boa candidata.
Para começar, a Powershot G3 X possui uma lente zoom 25x com uma abertura f/2.8 – f/5.6 relativamente ampla. Ele também possui um sensor de 1 polegada com resolução de 20,2 MP. A tela traseira se inclina e também é uma tela sensível ao toque, além da câmera ter controles manuais completos e suporte RAW.
Talvez o mais impressionante seja que esta câmera compacta é à prova de intempéries, para que você obtenha proteção contra água e poeira. Essa é uma excelente notícia para caminhadas e mochilas. Ele também tem suporte Wi-Fi.
As únicas omissões são a falta de suporte a vídeo 4K e nenhum visor eletrônico (embora você possa comprar um como complemento). Também não é exatamente leve – mas é isso que acontece quando você combina um sensor maior com uma lente de zoom mais longa e também adiciona vedação contra intempéries.
A duração da bateria também não é boa com 300 fotos entre as cargas, embora tenha um modo econômico que o estenderá para 410 fotos. Ele também não suporta carregamento USB na câmera, então você terá que carregar um carregador externo com você.
Esta câmera foi descontinuada, mas a Canon não fez uma substituição que corresponda ao conjunto de recursos, portanto, se você encontrar uma (talvez uma câmera usada), ainda é uma boa opção.
Peso: 733g / 25,8oz
Duração da bateria: 300 tiros
Preço: Verifique o preço mais recente na Amazon aqui, B&H aqui e Adorama aqui
Panasonic G95
Estamos avançando um nível agora para algumas opções de câmera sem espelho. Eles oferecem um tamanho de sensor maior e a opção de trocar de lente, mas pesam um pouco mais do que uma câmera compacta. No entanto, você pode preferir a maior qualidade de imagem e opções de lente que eles oferecem.
O primeiro da lista é o Panasonic G95. Isso tem um sensor de 20MP micro quatro terços, que é um pouco menor do que o encontrado em uma DSLR ou em algumas outras câmeras sem espelho, mas é muito maior do que o sensor encontrado em uma câmera compacta ou smartphone.
Isso significa que você obtém imagens melhores com pouca luz. A câmera também possui 5 eixos na estabilização de imagem corporal, uma tela sensível ao toque inclinável de 3 polegadas, suporte completo a vídeo 4K, controles manuais, suporte RAW, conectividade Wi-Fi e até mesmo à prova de intempéries.
Todos esses recursos somados criam uma ótima câmera para caminhadas e mochilas. Ele vem como um kit com uma lente 12-60mm (equivalente a 24-120mm) que possui uma abertura f/3.5 – 5.6. Na verdade, esta é uma lente sólida para caminhadas e mochilas, e recomendamos que você compre a câmera com essa lente. No entanto, você pode ver mais algumas de nossas lentes sugeridas para esta câmera em nosso guia para as melhores lentes de viagem aqui.
A duração da bateria é razoável, se não ótima, com 290 fotos, e pode ser carregada por USB. A câmera pesa 453g / 16oz sem lente.
Peso: 484g/17oz (sem lente), 746g/26,3oz (com lente)
Duração da bateria: 290 tiros
Preço: Verifique o preço mais recente na Amazon aqui, B&H aqui e Adorama aqui
Pentax K-70
A Pentax K-70 é uma câmera DSLR de médio porte. Quando você pensa em câmera DSLR, os principais fabricantes que provavelmente vêm à mente provavelmente serão Canon e Nikon. E eles certamente fazem algumas câmeras excelentes, no entanto, a Pentax tem alguns truques na manga que significam que sua câmera está na nossa lista.
A K-70 possui vários recursos que a destacam como uma DSLR sólida de médio alcance para caminhadas e mochilas. Primeiro, é totalmente à prova de intempéries, o que é definitivamente incomum nessa faixa de preço em uma SLR. Ele também possui estabilização de imagem integrada, o que também é raro em uma DSLR nessa faixa de preço.
A câmera também possui um modo de visão noturna para astrofotografia, onde a interface fica vermelha para salvar sua visão noturna, o que é bastante incomum.
O sensor é um sensor APS-C de 24,2 MP e há uma tela inclinável, embora não seja ativado por toque. Geralmente, ele vem em um kit com uma lente 18-135mm (equivalente a 27-200mm) f/3.5 – f/5.6, que deve funcionar para a maioria dos cenários.
A duração da bateria, embora competitiva em comparação com outras câmeras em nossa lista, é ruim para uma DSLR com 410 fotos. Portanto, você provavelmente precisará de uma bateria sobressalente. O carregamento da bateria é feito por meio de um carregador externo, que é outra coisa a ser transportada.
Em termos de peso, uma DSLR tende a ser um tipo de câmera mais pesada. Você está olhando para 688g / 24,2 oz para o corpo, enquanto a lente 18-135 pesa 405g / 14,2 oz. Isso definitivamente o torna uma das escolhas mais pesadas da nossa lista.
Peso: 688g/24,2oz (sem lente), 1093g/38,5oz.
Duração da bateria: 410
Preço: Verifique o preço mais recente na Amazon aqui, B&H aqui e Adorama aqui
Canon EOS 6D Mark 2
Se a qualidade da imagem for seu principal fator motivador, você desejará uma câmera full frame. Eles apresentam os maiores sensores de todas as câmeras da nossa lista e geralmente obtêm as melhores imagens em uma variedade de condições de iluminação. A desvantagem é que geralmente são mais pesadas e volumosas do que uma câmera com um sensor menor.
Estou incluindo uma câmera full frame DSLR nesta lista. Embora o mirrorless esteja assumindo, ainda há benefícios para uma DSLR, especificamente a vida útil prolongada da bateria.
Nossa recomendação para uma câmera DSLR full frame para caminhadas e mochilas é a Canon EOS 6D Mark 2, que é uma câmera DSLR full frame da Canon. A versão original desta câmera, a 6D, foi por muito tempo nossa DSLR full frame para viagens.
A principal razão pela qual recomendamos esta câmera sobre outras é que ela é uma das câmeras DSLR full-frame mais leves do mercado. Também é à prova de intempéries e achamos que oferece uma excelente relação custo / benefício.
Specs wise, you get a 26.2MP full frame sensor, tilting touchscreen, optical viewfinder and built-in GPS, WiFi and Bluetooth. You also get compatibility with all of Canon’s lenses and a huge range of third party lenses, which should give you options for whatever you like to take photos of.
It doesn’t support 4K video, which is a bit of an omission. It’s also lacking image stabilization for photos.
However, you will get 1,200 shots from a single battery charge, which is excellent. It weighs 765g / 27oz without a lens, which is actually remarkably light for a full frame DSLR. It often ships in a kit with a Canon EF 24-105mm f/3.5-5.6 lens, which weighs 525g / 18.5 oz.
Weight: 765g / 27oz (no lens), 1290g / 45.5oz with 24-105mm lens
Battery life: 1200 shots
Price: Check latest price on Amazon here, and Adorama here
Sony Alpha 6600
Sony has been making excellent mirrorless cameras for a while now, and our guide to the best mirrorless cameras for travel has always featured a number of Sony models.
We think that the Sony Alpha 6600 is a solid option for hiking and backpacking. It features a 24.2 APS-C sized sensor with in-body image stabilization, a tilting touchscreen, electronic viewfinder, and a weather sealed design.
Being a mirrorless camera, you get full manual controls and RAW support, as well as support for 4K video. It is often sold as a kit with this Sony 16-50mm lens (24 – 75mm equivalent) which has a variable f/3.5 – f/5.6 aperture.
This is a good option as it is relatively compact and lightweight, although you can see more travel lens options for this camera here. Another popular option is with the Sony 18-135mm lens, which will give you more zoom but also weighs more.
Battery life is fantastic, at 810 shots, making this one of the longest-lived options in our round-up. It also charges via USB.
The camera body weighs 503g / 17.7oz, and the Sony 16-50mm lens comes in at 116g / 4.1oz, making the whole package fairly manageable – especially for the image quality.
Note there are different variants of the a6xxx line, including the original a6000 (launched 2014, discontinued but can still be found), and the a6100 (launched 2019, discontinued 2021 but can still be found) and a6400 (launched 2019). These offer different features.
The a6600 is the only one to offer in body stabilisation, whilst both the a6600 and a6400 offer some degree of weather sealing. The a6600 has by far the longest battery life though.
It’s worth looking at all the different models to decide which is best for you, and they are available at a variety of price points. We think the combination of weather sealing, battery life and image stabilization make the a6600 the better option for hiking and backpacking, but the other models might be better for your needs and budget. The a6400 in particular is a lighter option that is well worth checking out.
Weight: 503g / 17.7oz (no lens) 569g / 20oz (with 16-50mm Sony lens)
Battery life: 350 shots
Price: Check latest price on Amazon here, B&H here, and Adorama here
Canon EOS R7
This mirrorless camera for Canon was launched in 2022. It has a number of features that make it an excellent choice for a camera for hiking and backpacking.
At the heart of this camera is a 32.5MP APS-C sized sensor. That is fully image stabilized, and it supports shooting at 15 frames per second (mechanical) and a staggering 30 frames per second (electronic).
Perhaps the most impressive feature though is the autofocus. This can identify and track a range of subjects, including animals and birds. I have used this system extensively and it is amazing how well it can lock onto even a fast moving subject to enable you to get sharp shots every time.
From a hiking and backpacking point of view, the camera has a good battery life of 660 shots when using the rear screen. The battery can be charged by USB if you have a compatible charger. The camera is weather-sealed. The weight without a lens is also good at 612g/ 21.58oz.
You also get a touch-enabled flip screen, Wi-Fi and Bluetooth connectivity, and compatibility with a massive selection of Canon lenses.
You could pair it with the Canon RF 24-105 f/4-7.1 IS lens which weighs 395g / 13.93oz for an overall fairly lightweight package.
Peso :612g / 21.58oz (no lens), 1007g / 35.51oz with Canon RF 24-105 lens.
Battery life :660 shots
Price on B&H here and Adorama here
Sony Alpha 7C
Whilst this camera from Sony looks very similar to the A6xxx series, it is actually quite a step up because it is home to a full frame sensor. Somehow, Sony managed to fit a full frame sensor into this relatively compact frame, which is only a few grams heavier than the A6600.
Despite the diminutive size, you still get a lot of camera, with a spec sheet that sounds like it was designed for the hiking photographer.
There’s a 24.2 megapixel camera which features in body image stabilization. It shoots at up to 10fps. The battery lasts for 740 shots. It supports 4K video, and has built in WiFi and Bluetooth. There’s a flip out vari-angle touchscreen. It has Sony’s fantastic eye tracking autofocus system. It charges via USB. It’s even dust and moisture resistant.
The only downside is that of course all of this technology in such a small package does command a price premium. However, it is a very compelling offering.
Weight: 509g / 17.9oz (no lens), 935g/ 32.9oz with Sony 28-70 lens
Battery life: 740 shots
Price: Check latest price on Amazon here, B&H here, and Adorama here
Sony Alpha a7 IV
Last but not least on our list of the best cameras for hiking and backpacking is the Sony A7 IV – a full frame mirrorless camera from Sony.
The a7 IV has a lot of features that make it a good choice and a worthy upgrade over earlier models in the series including the A7 II and the a7 III. First, it has a full frame 33 MP sensor which is noted for its low-light performance and dynamic range.
The camera offers 5-axis in-camera image stabilization, as well as WiFi, 10fps shooting, weather sealing, a touch screen, dual card slots, and 4k video. It’s also relatively light at 658g / 21.1oz. The battery also lasts for an impressive (for a mirrorless full frame camera anyway) 580 shots, which also offers USB charging.
Pairing the A7 IV with a Sony 28-70 f/3.5 – 5.6 lens, which weighs 426g / 15oz, would give you an overall package that is relatively lightweight for the incredible performance. Do bear in mind though that whilst it is lighter than the 6D above, you will need to carry more spare batteries.
Weight: 658g/ 23.2oz (no lens), 1084g / 45.5oz with 24-70mm lens.
Battery life: 580 shots (screen) / 520 shots (electronic viewfinder)
Price: Check latest price on B&H here, and Adorama here
Summary of Best Camera for Hiking and Backpacking
I appreciate this was a lot of information and choice, so I wanted to provide a quick break down of what to choose in different scenarios.
- For the best image quality in a relatively small package, the Sony Alpha 7C would be my pick
- If size is a key concern but you still want good image quality, choose the Sony RX100 range
- If you will be doing adventure activities, pick a GoPro Hero.
- If budget is your key concern, then think about using your existing smartphone or choosing the Panasonic Lumix ZS70 or Canon Powershot Elph 180.
Personally I would probably go for the Sony Alpha 7C if budget was no concern and I didn’t have any existing lenses to think about. As a Canon user though, I’d likely pick the Canon R7.
Camera Accessories for Hiking and Backpacking
Now that you’ve picked out the perfect camera for hiking and backpacking, you might be wondering if you need some accessories to go with it.
Obviously, this is up to you, but we think you might find some of the following accessories useful.
Spare Batteries / Battery Charger
First, if you’re buying a camera which has doesn’t take more than around 400 shots in a single charge, we highly recommend picking up a spare battery for it. This will save you if you spend time away from a power source and don’t want to run out of battery power.
Another option, especially if your camera charges by USB, is to invest in an external USB powerbank like this, which you can use to charge your camera (and any other devices that charge by USB, like your phone).
If your camera doesn’t natively support USB charging, you might find that a third party manufacturer has made a USB charger for your batteries. For example, this is an option for many Canon cameras. This way you can still charge your batteries from a powerbank, even when you’re off the grid.
Lightweight tripod
As you get more serious about your photography, you will start to realise that you need a tripod for some of your shots. You can find out why you need a tripod here.
The good news is that there are some really lightweight tripods available on the market today. You can get a mini-tripod like this, or a larger but still very lightweight travel focused tripod like this.
Another option is to get a monopod which doubles as a hiking pole. Whilst not as capable as a tripod, the dual functionality can compensate for that.
For more on tripods, see our complete guide to the best travel tripods, which has options across a range of budgets.
Lens filters
We always recommend that you pick up at least a UV filter for your camera lens if it supports filters. This won’t affect the image at all, but it will at least protect the lens from minor scratches or damage, and replacing a lens filter if it does get damaged is a lot cheaper than replacing or repairing a lens.
If you want to achieve some fun effects with your camera, you might also consider buying a Neutral Density filter, which will let you take some long exposure photos. Of course, these are optional, but they can let you be more creative with your shots.
Bag
When you have picked your camera, we’d highly recommend you look at finding a good case or bag for it. Ideally this will provide some measure of shock protection, and maybe even some waterproofing.
Even a small compact camera will benefit from a case like this to keep it protected. Obviously, bigger cameras will need bigger bags to protect them. We use this backpack from Vanguard which carries all our gear and is comfortable for all day use.
Waterproof cover
Even weather-sealed cameras aren’t fully waterproof, so it can be a good idea to invest in some sort of waterproof cover for your camera or camera bag. This can be something as simple as a rucksack cover like this, which will keep all your gear dry, and not just your camera.
Alternatively, you could get a waterproof DSLR cover like this, which will let you keep shooting even when it’s raining.
Locks for your bags
If you are travelling and staying in shared accommodations, campsites or hostels, you might want to consider a small lock for your bag. Whilst it won’t keep a determined thief away, alock like this should deter an opportunistic thief from going through your gear.
Further Reading
That’s the end of our guide to some of our favourite cameras for hiking and backpacking. We hope you found it useful in your search for equipment.
Before you go, we wanted to share some other content we’ve written about photography that we think you’ll find useful. These cover a wide range of photography tips, as well as gear guides, and should help you improve your photography – whatever level you are at.
- We have a beginner’s guide to photography to help you get started
- Knowing how to compose a great photo is a key photography skill. See our guide to composition in photography for lots of tips on this subject
- We have a detailed guide to the exposure triangle, which is a key photography concept to get to grips with
- We have a complete guide to depth of field in photography with tips on what it is and when you would want to use it.
- If you have a lens with a zoom feature, you can take advantage of something called lens compression to make objects seem closer together than they are.
- We are big fans of getting the most out of your digital photo files, and do to that you will need to shoot in RAW. See our guide to RAW in photography to understand what RAW is, and why you should switch to RAW as soon as you can.
- Whatever your camera, you’re going to need some way of editing your photos. See our guide to the best photo editing software, as well our our guide to the best laptops for photo editing
- We have a guide to improving Adobe Lightroom Classic CC performance. It’s our favourite editing software, but can be a bit slow if not properly configured!
- If you’re looking for advice on specific tips for different scenes, we also have you covered. See our guide to Northern Lights photography, long exposure photography, fireworks photography, tips for taking photos of stars, and cold weather photography for starters.
- You may hear photographers talking about a concept called back button focus. If you’ve ever wondered what that is, and want to know how to start using it, see our guide to back button focus.
- For landscape photography, you might find you need filters to achieve the look you want. See our guide to ND filters for more on that.
- If you’re looking for a great gift for a photography loving friend or family member (or yourself!), take a look at our photography gift guide for some inspiration
- If you want more camera gear advice, we also detailed guides to the best travel camera, as well as specific guides for the best compact camera, best mirrorless camera and best DSLR camera. We also have a guide to the best camera lenses for those using mirrorless and DSLR cameras.
- We have a detailed guide to how to use a DSLR camera
- We have a guide to why you need a tripod, and a guide to choosing a travel tripod
- Finally, if you want to improve your photography overall, you can join over 2,000 students on my travel photography course. I’ve been running this since 2016, and it has helped lots of people take their photography to the next level.
And that’s it! As always, we’re happy to hear your comments, feedback and questions. Just pop them in the comments section below, and we’ll get back to you as soon as we can!