Tenho orgulho de poder me chamar de Vanguard Professional desde 2014, o que significa que sou um embaixador da Vanguard. Caso você não esteja familiarizado com a marca, a Vanguard é uma empresa incrível que fabrica uma variedade de acessórios úteis para fotografia (entre outras coisas), incluindo uma variedade de tripés (essenciais para fotografia, leia o porquê aqui) e bolsas de fotografia.
A Vanguard também fabrica ótica, incluindo lunetas de caça e binóculos. Meus pais ficaram tão impressionados com um par de binóculos que experimentaram recentemente que investiram em um par para observação de pássaros, e também compramos uma luneta.
Em 2015, tive o prazer de ajudar a lançar a linha de tripés e bolsas VEO da Vanguard, que na época era algo novo para eles – uma linha voltada especificamente para o fotógrafo viajante ou mochileiro que deseja manter seu equipamento leve e portátil, enquanto ainda oferece grande estabilidade e custo-benefício.
Eu revisei a linha VEO original, incluindo o tripé de alumínio Vanguard VEO 235AB e o tripé de fibra de carbono VEO 265CB em 2015, e descobri que eles eram adequados às minhas necessidades de viagem - leve, estável e com ótimo custo-benefício. Uma vitória tripla, e você definitivamente deveria dar uma olhada nesse post.
Desde então, viajei o mundo com meu Vanguard VEO 265CB, acumulando dezenas de países e milhares de fotos, e eles ainda não falharam comigo.
Em 2017, a Vanguard atualizou a sua gama de produtos e, entre outras coisas, lançou a gama VEO 2. Este foi um refinamento dos tripés e bolsas originais, levando em consideração o feedback dos clientes e procurando definir o padrão para acessórios de fotografia de viagem, e especialmente tripés, daqui para frente.
Na altura, a Vanguard enviou-me o modelo topo de gama em fibra de carbono, o Vanguard VEO 2 265CB. Entre 2017 e 2020, tem sido o meu tripé de viagem, vindo conosco em aventuras pelo mundo, incluindo caminhadas nos EUA, viagens na Islândia, aurora boreal na Finlândia e fotografia de paisagem na Escócia.
Originalmente escrevi este post com meus pensamentos iniciais sobre o VEO 2 265CB, mas como já uso este tripé há vários anos, atualizei este post para formar mais uma revisão de longo prazo. Desta forma, você pode ver como o tripé resistiu ao teste do tempo.
Primeiro, porém, vamos falar um pouco sobre meu equipamento de fotografia para dar um contexto para o que estou usando meus tripés.
Que equipamento de fotografia eu uso
Como blogueiros e fotógrafos de viagem em tempo integral, temos uma quantidade razoável de equipamentos de câmera, que variam em tamanho, desde a super leve Sony RX 100 V, até uma Panasonic Lumix relativamente leve sem espelho, até a Canon EOS 6D de quadro completo muito maior, que combinamos com uma lente grande angular 16-35mm f/4 e uma lente 70-200mm f/2.8.
Essa última lente é uma fera quando se trata de peso. O tripé VEO pode definitivamente lidar com isso, embora, como na maioria dos tripés, seja mais estável quando a coluna central não for estendida.
Na maior parte, porém, usamos o tripé para nossa Canon DSLR com a lente 16-35mm e nosso sistema sem espelho Panasonic, ambos se encaixam perfeitamente neste tripé.
Nós fotografamos principalmente em cidades e paisagens rurais, e também usamos o tripé para tirar fotos de nós dois juntos, o que produz resultados muito mais confiáveis do que pedir ajuda a estranhos aleatórios!
Temos um post sobre o restante de nossos equipamentos e acessórios para fotografia de viagem, se você estiver interessado, e se estiver no mercado para uma nova câmera, confira meu guia para escolher a melhor câmera de viagem aqui, que abrange câmeras compactas a profissionais DSLRs de nível superior.
O que há de novo na linha Vanguard VEO 2
No lançamento, havia oito tripés na linha Vanguard VEO 2, e a principal mudança entre o VEO original e o VEO 2 foi que os tripés mudaram de um sistema flip lock para um sistema twist lock, com base no feedback do cliente.
Isso significa que, em vez de soltar uma trava para estender as pernas, você torce para soltar as pernas e depois torce para apertá-las.
Qual sistema você prefere depende inteiramente de você – alguns preferem uma maneira, outros preferem outra. Pessoalmente, acho que ambos os sistemas funcionam bem, mas gosto da falta de travas na nova linha VEO 2, pois significa que elas não ficam presas na minha bolsa e podem entrar e sair do suporte lateral do tripé no meu Alta mochila Sky 49 com mais facilidade. Então isso é uma vantagem no meu livro.
Outra mudança importante é que a Vanguard mudou para um tipo mais avançado de fibra de carbono para os tripés VEO 2. Assim, embora os tripés tenham o mesmo peso de carga que seu antecessor (17,6 libras no caso do VEO 2 265CB), o tripé é realmente mais leve. A fibra de carbono VEO 2 265CB pesa menos de 3 libras, chegando a 2,98 libras, em comparação com as 3,3 libras do VEO 265CB.
Um terço de libra pode não parecer muito, mas quando você está carregando algo nas costas o dia todo, cada pedacinho acrescenta!
Há também algumas outras mudanças em relação ao modelo original. Há um novo controle de atrito na cabeça esférica, que permite controlar quanta resistência a cabeça tem quando você a move. Como fotógrafo, não descobri que uso muito isso, mas tenho a sensação de que os usuários de vídeo vão adorar essa adição.
Por último (mas não menos importante!), os pés do tripé mudaram de pontas de metal com extremidades de borracha para pés de borracha angulares (você ainda pode comprar pés cravados, se preferir). Novamente, acho que isso ajuda na embalagem, pois os pés espetados podem pegar bolsas ou roupas, então essa é uma boa atualização para mim.
O que permaneceu o mesmo com os tripés VEO 2?
Além das mudanças acima, muito permaneceu o mesmo. A qualidade de construção é excelente e, após anos de uso extensivo, nada se desfez ou quebrou. Eu não trato meu equipamento de fotografia particularmente bem, e ele resistiu até mesmo ao meu manuseio áspero.
Em termos de tamanho, os tripés se estendem até a mesma altura acima do solo, que é de 150 cm / 59 polegadas para o modelo VEO 2 265CB.
Quando dobrado, o VEO 2 265CB tem 41,4 cm / 16,3 polegadas, que é um pouco mais longo que o VEO 265CB original (39 cm / 15,4 polegadas).
Se você está procurando um tripé de viagem mais alto, dê uma olhada no novo VEO 2 GO 265HCBM. Isso é novo para 2020 e faz parte da nova linha VEO 2 GO. Embora seja uma fração mais pesada que o VEO 2 265CB, a coluna central se estende ainda mais, dando a ele impressionantes 166 cm de altura máxima!
Os tripés VEO 2 ainda vêm com opções de cabeças de panela ou bola, o que os torna uma excelente relação custo / benefício, pois você recebe tudo no mesmo pacote e não precisa se preocupar em investir em uma cabeça de tripé também. E essa cabeça é compatível com Arca, o que significa que você pode colocar rapidamente sua câmera no tripé e retirá-la com o acessório de placa fornecido ou qualquer número de designs de terceiros, incluindo o excelente sistema de transporte Peak Design que usamos.
Falando em preço, o VEO 2 265CB teve um preço de lançamento de US$ 249,99. No lançamento, o VEO 265 CB original custava US $ 349, o que o torna um bom preço para um excelente produto. Compare isso com outros tripés de fibra de carbono focados em viagens de marcas concorrentes, como MeFOTO e Manfrotto, que variam na faixa de US $ 270 a US $ 350, e a Vanguard realmente oferece uma excelente relação custo / benefício.
Claro, nem todo mundo quer gastar tanto em um tripé. No lançamento, o tripé VEO 2 204AB de nível básico custava US $ 109 e, desde então, várias outras opções de valor foram lançadas, o que significa que a Vanguard realmente oferece algo para cada faixa de preço.
Preço com desconto para produtos Vanguard para nossos leitores !
Como Embaixadores da Vanguard, podemos oferecer a você um código de desconto exclusivo que lhe dará 20% de desconto em tudo nos sites das lojas on-line Vanguard USA, Vanguard UK, Vanguard Spain e Vanguard Germany. Basta usar o código
FindingTheUniverse (diferencia maiúsculas de minúsculas) no checkout.
E as bolsas?
Junto com os novos tripés, a Vanguard atualizou sua linha de bolsas VEO, que são bolsas pequenas projetadas para complementar os tripés. Eles têm clipes e compartimentos onde você pode colocar os tripés, além de espaço para um pequeno sistema DSLR ou mirrorless.
Pessoalmente, costumo carregar muito equipamento para realmente usar essas bolsas, e estou profundamente apaixonada pela minha mochila Vanguard Alta Sky 49, que uso para a maioria das nossas necessidades de fotografia de viagem.
Dito isto, para uso diurno onde estou fotografando com apenas um corpo de câmera e lente, as bolsas VEO são definitivamente úteis. Eles são bem feitos, têm uma capa à prova d'água e têm um preço excelente.
Portanto, se você está procurando uma bolsa nova e não precisa carregar grandes quantidades de equipamentos, esta é uma ótima opção. Além disso, eles não se parecem ostensivamente com uma bolsa de câmera, o que é sempre uma vantagem em viagens.
Você precisa atualizar de um tripé VEO para um VEO 2?
Se você já possui um tripé Vanguard VEO, pode estar se perguntando se precisa atualizar. Para ser perfeitamente honesto, na minha opinião, a resposta é não. Esta é uma atualização evolutiva em vez de um produto revolucionário, e acho que o VEO original o fará muito bem por muitos anos.
Se você está pensando em mudar de uma versão de alumínio para uma fibra de carbono, definitivamente recomendo a linha VEO 2 sobre a original. Eles são um pouco mais leves, têm alguns recursos novos e são um investimento que valerá a pena por muitos anos de fotografia de viagem feliz.
Se você não possui um tripé ou está procurando um modelo específico para viagens, definitivamente recomendo dar uma olhada na linha VEO 2. Há uma variedade de opções disponíveis, muitas das quais são apresentadas em nosso guia para os melhores tripés de viagem.
Além disso, como bônus, você recebe uma das minhas fotos e (até mesmo uma foto minha!) na caixa. E se isso não for suficiente para convencê-lo a comprar um tripé VEO 2 em vez de qualquer outra coisa, não sei o que é!
Uso a longo prazo com o Vanguard VEO 2 265CB
Como mencionado anteriormente no post, originalmente escrevi este guia usando o VEO 2 265CB por alguns meses. Desde então, tem sido o meu tripé de viagem.
Como também mencionei, não sou muito cuidadoso com meu equipamento fotográfico – vejo-o como um conjunto de ferramentas que uso para obter imagens e certamente não o trato com luvas de pelica. Como tal, tem que ser capaz de suportar uma certa quantidade de ásperos e tombos.
Tenho o prazer de informar que, após alguns anos de uso e alguns ambientes extremos, incluindo chuva torrencial, rios caudalosos e temperaturas muito abaixo de zero, o VEO 2 265 CB passou meu teste de longo prazo com louvor.
Na verdade, se a Vanguard não tivesse me enviado um novo VEO 2 GO 265HCBM em 2020, o VEO 2 265CB seria meu principal tripé de viagem nos próximos anos. Do jeito que está, os novos recursos do VEO 2 GO, como uma perna destacável que se converte em um monopé, uma coluna central de fibra de carbono e essa altura extra, significam que meu VEO 2 265CB será relegado ao serviço de tripé secundário .
No entanto, se você estiver no mercado para um novo tripé, eu definitivamente ainda recomendaria o VEO 2 265CB. Oferece desempenho excepcional, durabilidade a longo prazo e um pacote portátil perfeito para viajar.
Considerações finais sobre o tripé Vanguard VEO 2 265CB
Quando foi lançado e eu revisei inicialmente este tripé, eu disse que a Vanguard havia lançado um sistema de tripé realmente excelente para o fotógrafo viajante que valoriza a estabilidade, mas quer economizar peso. Ele melhorou a linha original da VEO e ofereceu um produto que manteria um fotógrafo feliz por muitos anos.
Estou muito feliz por poder apoiar essa revisão, mesmo alguns anos depois, e dizer que esse tripé me manteve muito feliz por vários anos, em aventuras fotográficas ao redor do mundo.
Ainda acredito que para a maioria dos viajantes que procuram um tripé de viagem, a linha VEO 2 é uma excelente escolha. Na verdade, dado que a gama se expandiu desde o lançamento, para abranger ainda mais tripés com ainda mais recursos, eu diria que é uma escolha ainda melhor!
Leitura adicional
É isso para minha revisão de longo prazo do Vanguard VEO 2 265CB. Se você achou isso útil, talvez goste de alguns dos meus outros conteúdos de fotografia. Aqui estão alguns artigos para você começar.
- Temos um guia sobre como usar uma câmera compacta, como usar uma câmera DSLR e como usar uma câmera sem espelho, que você pode achar interessante. Também temos um guia de como funciona uma DSLR
- Saber como compor uma ótima foto é uma habilidade fundamental na fotografia. Veja nosso guia de composição em fotografia para muitas dicas sobre esse assunto
- Temos um guia sobre a profundidade de campo e quando você deseja usá-la.
- Somos grandes fãs de tirar o máximo proveito de seus arquivos de fotos digitais e, para isso, você precisará fotografar em RAW. Consulte nosso guia para RAW em fotografia para entender o que é RAW e por que você deve mudar para RAW o mais rápido possível se sua câmera for compatível.
- Você vai precisar de alguma forma de editar suas fotos. Veja nosso guia para o melhor software de edição de fotos, bem como nosso guia para os melhores laptops para edição de fotos. Também temos um guia para obter o melhor desempenho do Adobe Lightroom.
- Se você está procurando mais conselhos sobre dicas específicas para diferentes cenários, também temos uma solução. Veja nosso guia de fotografia da aurora boreal, fotografia de longa exposição, fotografia de fogos de artifício, dicas para tirar fotos de estrelas e fotografia em clima frio.
- Se você está procurando um ótimo presente para um amigo ou familiar apaixonado por fotografia (ou você mesmo!), dê uma olhada em nosso guia de presentes de fotografia,
- Se você está no mercado para uma nova câmera, temos um guia detalhado para as melhores câmeras de viagem, bem como guias específicos para as melhores câmeras para caminhadas e mochilas, a melhor câmera compacta, melhor câmera sem espelho e melhor Câmera DSLR. Também temos um guia para as melhores lentes de câmera.
- Se você deseja uma câmera ou lente, mas os preços são um pouco altos, consulte nosso guia sobre onde comprar câmeras e equipamentos usados para obter algumas opções de economia de orçamento.
- Temos um guia sobre por que você precisa de um tripé, um guia para escolher um tripé de viagem e um resumo dos nossos tripés de viagem favoritos.
Quer melhorar sua fotografia?
Se você achou este post útil e deseja melhorar sua fotografia em geral, confira meu curso online de fotografia de viagem.
Desde o lançamento do curso em 2016, já ajudei mais de 2.000 alunos a aprender a tirar fotos melhores. O curso abrange praticamente tudo o que você precisa saber, desde o básico de como uma câmera funciona, até composição, luz e edição de fotos.
Ele também abrange tópicos mais avançados, incluindo astrofotografia, fotografia de longa exposição, fotografia com flash e fotografia HDR.
Você recebe feedback meu à medida que avança, acesso a webinars, entrevistas e vídeos, além de participação exclusiva em um grupo do Facebook, onde pode obter feedback sobre seu trabalho e participar de desafios regulares.
Está disponível por um preço único incrível para acesso vitalício, e acho que você deveria dar uma olhada. O que você pode fazer clicando aqui.
E é isso! Eu adoraria ouvir sua opinião sobre este post e ficarei feliz em responder a quaisquer perguntas que você tenha. Basta colocá-los nos comentários abaixo e eu vou voltar para você o mais rápido possível.
Uma última coisa antes de te deixar. O pessoal da Vanguard fez um vídeo muito legal de Jess e eu em Ann Arbor, Michigan. Achamos que ficou muito bom e achamos que você gostaria de dar uma olhada. Ele está incorporado abaixo ou você pode vê-lo aqui se a incorporação não funcionar no seu dispositivo.
Então você sabe:como mencionado ao longo do post, sou embaixadora da Vanguard, e eles me forneceram meu tripé e bolsa para este kit como parte da campanha de lançamento do VEO 2. Adoro o equipamento deles e estou muito feliz por poder trabalhar com uma empresa que amo, mas, como sempre, todas as opiniões permanecem nossas e, é claro, seguimos nosso código de ética para qualquer trabalho que aceitamos.