>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

12 razões pelas quais você precisa de um tripé para fotografia


Muitas vezes me perguntam qual equipamento de fotografia eu uso para minhas fotos. Na verdade, me perguntam tanto que montei uma página inteira neste site, dedicada a responder exatamente a essa pergunta!

Uma peça de equipamento fotográfico que eu recomendo é um tripé. No post de hoje, quero explicar exatamente por que você precisa de um tripé para fotografia, para que você possa entender os benefícios para sua fotografia de carregar um pouco mais de kit. Se você está no mercado para um tripé depois de ler este post, veja nosso guia para os melhores tripés de viagem.

Vamos responder à pergunta de por que você precisa de um tripé para fotografia.

Por que você precisa de um tripé para fotografia



1. Fotografando exposições longas




Se você quiser fazer qualquer tipo de fotografia com velocidades do obturador superiores a 1/60 de segundo, precisará de um tripé para não acabar com imagens borradas como resultado dos movimentos das mãos.

Um exemplo perfeito de quando você vai precisar de um tripé é para fotografia de longa exposição – onde você tenta capturar o movimento do mundo ao seu redor abrindo o obturador por períodos de tempo medidos em segundos – e às vezes minutos!

Não há como você conseguir segurar a câmera por tanto tempo em suas mãos, então você precisará de um tripé se quiser tirar fotos como essa.



ou isto:




2. Fotografando com pouca luz


Se você não estiver familiarizado com o triângulo de exposição, aqui está uma rápida recapitulação. É a forma como descrevemos a relação entre a exposição da imagem e as três ferramentas que temos à nossa disposição para gerir essa exposição – velocidade do obturador, abertura e ISO.

A alteração de qualquer uma dessas três opções afeta diretamente a exposição e todas trabalham juntas para criar a aparência final da imagem.



Infelizmente, em qualquer cena, há apenas uma certa quantidade de luz para trabalhar. À medida que o dia cai, ou quando estamos filmando dentro, pode não haver muita luz disponível.

Nossas opções para aumentar a luz que capturamos são aumentar a abertura (diminuindo assim a profundidade de campo), aumentar o ISO (tornando a imagem mais ruidosa) ou reduzir a velocidade do obturador (tornando a imagem suscetível a tremores de mão).



Idealmente, você não deseja diminuir a abertura, pois isso afeta a profundidade de campo da imagem. Você também não deseja aumentar o ISO, pois imagens com ruído são menos do que desejáveis.

Portanto, a única solução é usar velocidades mais baixas do obturador – até o mais lento possível sem capturar movimentos indesejados na foto, antes de ajustar a abertura e o ISO.

E essas velocidades lentas do obturador vão precisar, é claro, de um tripé para evitar o desfoque introduzido pelo movimento da mão! Mais aqui sobre o triângulo de exposição e sobre como as diferentes partes da câmera trabalham juntas para criar a foto.






3. Fotografando com filtros


Além dos filtros de densidade neutra, que são amplamente usados ​​para fotografia de longa exposição, conforme detalhado acima, também gosto de usar um filtro polarizador para minha fotografia.

Isso acentua certas cores no céu, faz com que as nuvens apareçam e elimina o brilho e os reflexos.

Mais sobre os efeitos de um filtro polarizador aqui, entretanto, esteja ciente de que a escuridão do vidro corta a luz, o que significa que você precisará usar velocidades mais baixas do obturador, classificação ISO mais rápida ou aberturas mais amplas para ainda obter o tiro, e um tripé irá negar a vibração da mão em velocidades mais baixas do obturador ao usar um filtro.


4. Fotografando Paisagens


As paisagens são um dos meus assuntos favoritos para fotografar – como os leitores regulares, sem dúvida, estarão cientes!

Para a fotografia de paisagem, uma das configurações de câmera mais importantes a serem observadas é a abertura – queremos usar uma abertura de pelo menos f/8 e até f/16 para a maioria das fotos de paisagem, garantindo uma ampla profundidade de campo com tudo claramente em foco.



Infelizmente, essas aberturas estreitas reduzem a entrada de luz, o que significa, é claro, que precisamos reduzir a velocidade do obturador ou aumentar o ISO para obter a exposição certa para a foto.

Como aumentar o ISO introduzirá ruído na imagem, nossa única opção é reduzir a velocidade do obturador, o que (você adivinhou!), significa que precisaremos colocar a câmera em um tripé para evitar o tremor das mãos . Como orientação, qualquer coisa abaixo de 1/60 de segundo de velocidade do obturador é desaconselhável para fotografia de mão.




5. Para qualquer trabalho de vídeo


Ok, então eu sei que eu disse que isso era um post de fotografia, e eu não faço muito vídeo, mas de vez em quando eu preciso fazer um pedaço de vídeo, e como praticamente todas as câmeras hoje em dia vem com funcionalidade de vídeo, vale a pena mencionar.

O vídeo fica um milhão de vezes melhor quando filmado em um tripé. O vídeo portátil vacilante grita amador – estabilizar seu vídeo com um tripé fará com que pareça instantaneamente mais profissional.


6. Para superar o tremor das mãos


Um tripé pode ajudar aqueles que têm dificuldade em manter a câmera parada para fotos regulares, seja por idade, doença ou distúrbio como tremor essencial ou doença de Parkinson.

Embora os sistemas de estabilização do corpo e da lente possam ajudar nessas situações, se você ainda estiver com fotos borradas devido ao tremor das mãos, um tripé pode definitivamente ajudar a corrigir isso e garantir que você obtenha fotos nítidas sempre.




7. Para lapsos de tempo


Não faço muitos lapsos de tempo, mas quando faço, faço-os em um tripé. Um lapso de tempo, caso você não saiba, é uma sequência de imagens tiradas com um certo número de segundos de intervalo e depois transformadas em um vídeo que acelera a ação. É extremamente importante que os quadros estejam alinhados, portanto, um tripé é absolutamente essencial para a fotografia com lapso de tempo.


8. Para fazer você pensar sobre o enquadramento da sua foto


Este é um pouco menos tangível do que os outros motivos, mas na verdade faz a diferença na sua fotografia. Quando você tem sua câmera na mão, é muito fácil colocá-la no olho e pressionar o botão sem pensar muito sobre sua composição, enquadramento e assunto.



Quando você começa a usar um tripé, tudo vai demorar um pouco mais. Você tem que configurar o tripé, ajustar o posicionamento da câmera, certificar-se de que tudo está nivelado e assim por diante. Este processo irá atrasá-lo e forçá-lo a realmente pensar sobre sua foto. Na minha experiência, isso pode levar a resultados muito melhores.




9. Para autorretratos muito melhores


Eu posso estar lutando uma batalha perdida aqui, mas falando sério, se você quer uma foto decente de si mesmo na frente de algo legal, um tripé vai te dar um resultado muito melhor do que um bastão de selfie.



Sim, eu aprecio a facilidade de uso do selfie-stick, a velocidade que você pode enviar para a mídia social, o fato de que você não precisa entregar sua câmera a um estranho para tirar uma foto – todos esses fatores são poderosamente persuasivos. Mas você está tão restrito em termos de enquadramento, onde pode estar na foto e pelos recursos da câmera do seu smartphone.

Praticamente todas as câmeras do mundo têm uma função de timer que permite pressionar o botão e tirar uma foto após um determinado período de tempo. Colocar a câmera em um tripé significa que você terá muito mais controle criativo sobre a foto e obterá resultados muito melhores por causa disso. Você pode até filmar seu próprio casamento.

Para saber mais sobre como tirar melhores fotos de si mesmo quando você viaja, confira meu guia para tirar melhores fotos de casal quando você viaja, que tem muitas dicas e conselhos para ajudá-lo.






10. Para Astrofotografia


As estrelas são muito divertidas de fotografar, mas representam o desafio bastante único de serem visíveis apenas quando está bastante escuro.

E, claro, quando está escuro, toda aquela coisa de triângulo de exposição aparece para nos pegar, e acabamos tendo que fotografar em exposições longas e, em muitos casos, em ISOs altos e aberturas baixas também!



Seja qual for o tipo de fotografia de estrelas que você deseja fazer, sejam fotos estáticas da Via Láctea ou longas exposições épicas das estrelas girando no céu, você precisará de um tripé para manter a câmera imóvel. O mesmo se aplica se você quiser tirar fotos das luzes do norte.




11. Para Fotografia HDR


Se você quiser se aventurar na fotografia de alta faixa dinâmica e obter fotos que se parecem um pouco com isso:



Então você vai precisar de um tripé. A fotografia High Dynamic Range permite tirar fotos em condições de iluminação desafiadoras, onde há um contraste extremo entre as partes escuras e claras da imagem – como um céu claro e um primeiro plano sombrio.

Requer que você tire várias fotos em diferentes exposições e, em seguida, misture-as usando softwares como Lightroom, Photoshop ou Photomatix Pro. Veja mais aplicativos de edição de fotos aqui.

Essas fotos precisam ser alinhadas perfeitamente para obter os resultados certos e, como sua câmera demora um pouco para tirar várias fotos, e sua mão se move entre elas, para obter melhores resultados, você precisará de um tripé.




12. As pessoas vão levar você mais a sério


Ok, isso é um pouco estranho, mas descobri que é verdade em várias ocasiões. Quando estou fotografando em um tripé, as pessoas farão um esforço conjunto para não atrapalhar minha foto – muito mais do que se eu estivesse apenas fotografando normalmente. Há claramente a suposição de que devo estar muito sério, ou realmente trabalhando, e que não devo ser interrompido.



Claro, isso nem sempre é o caso, mas tive menos fotos arruinadas por transeuntes errantes ao fotografar em um tripé. É certo que não é uma razão em si para comprar um tripé, mas um bom ter, no entanto!




Como escolher um tripé para sua fotografia


Obter um bom tripé é muito importante para a sua fotografia – você não quer fazer a escolha errada e ter que atualizar alguns meses depois!

Existem três fatores principais a serem considerados ao escolher um tripé:preço, peso e estabilidade. Há um ditado que diz que você pode ter dois desses três fatores que o fazem feliz, e o terceiro o deixará triste.



A primeira coisa a considerar é o peso do seu equipamento . Os tripés terão orientações sobre quanto peso eles podem suportar, e você precisa ter certeza de que qualquer coisa que você compre pode suportar o peso do seu equipamento com lentes. Algo que é perfeitamente capaz de segurar um sistema de câmera sem espelho e lente pode ter dificuldades para lidar com algo mais sério, como uma DSLR de quadro completo e uma lente zoom telefoto de ponta, por exemplo. Você precisa escolher um tripé classificado para ser estável com o equipamento que está usando.

Em seguida – você precisa considerar o peso do tripé . Quanto mais resistente o tripé, mais ele vai pesar. Você pode reduzir o peso do tripé investindo em tripés feitos de materiais mais exóticos, mas isso vai impactar diretamente no terceiro fator, que é:

O preço do tripé . Os tripés vêm em todos os tipos de preços, desde tripés de baixa qualidade que custam menos de US $ 50, até tripés caros que custam mais de US $ 1.000. Meu conselho é comprar o melhor tripé que você puder pagar para o seu equipamento, com um ponto ideal de cerca de US $ 100 a US $ 500, dependendo dos recursos, estabilidade e economia de peso que você está procurando.



Há uma série de outros fatores a serem considerados ao comprar um tripé. O primeiro é o sistema de “liberação”. É assim que você prende o tripé à câmera através do parafuso do tripé. Hoje em dia, a maioria dos sistemas de câmeras usa o que é chamado de design compatível com “Arca-Swiss”, então você aparafusa um local de montagem na parte inferior da sua câmera e, em seguida, pode deslizar a câmera para dentro e para fora do tripé facilmente.

Eu sempre uso tripés compatíveis com Arca-Swiss porque isso significa que posso montar minha câmera em todos os meus tripés, além de garantir a compatibilidade com outros acessórios, como o sistema de alça Peak Design.

Em seguida, é se o tripé tem ou não uma “cabeça” integrada – a parte na qual você conecta a câmera e a move, ou se você precisa comprar a cabeça separadamente. A compra de um cabeçote separado oferece flexibilidade sobre o tipo de cabeçote que você usa, além disso, você pode comprar cabeçotes diferentes para funções diferentes (panorâmica, vídeo etc.), mas geralmente terá um preço mais alto.



Depois, há vários outros recursos que você pode querer. Eles variam de colunas centrais inteligentes que giram para longe do próprio tripé, níveis de bolha para mostrar se o tripé está nivelado, quão compacto é o tripé quando você o dobra, quão alto é o tripé (altura dos olhos sendo ideal, se possível!) , quantas extensões de perna ele tem, quão fácil é colocar e abaixar, e assim por diante.

Pessoalmente, tenho dois tripés principais no momento. Estou entusiasmado por ser um embaixador da Vanguard, cujos produtos recomendo de todo o coração. Atualmente eu uso o Tripé Alta Pro 2+ 264CT emparelhado com uma cabeça esférica BBH-200, e é fabuloso.

Este é um tripé muito resistente, construído em fibra de carbono para economia de peso, e é classificado para cargas de até 15,4 libras, pesando um total de 4,95 libras (tripé 3,75 libras, cabeça esférica 1,2 libras).

Meu outro tripé é o que uso principalmente para viajar, onde o peso é mais uma consideração, e é um tripé da linha Vanguard VEO, projetado especificamente como tripés de viagem.

Eu os uso desde que foram lançados em meados de 2015 como o VEO original, bem como a linha VEO 2, lançada em 2017. Uma das minhas fotos está até na embalagem, o que é legal.

Eu usei várias variantes desses tripés, incluindo o VEO 235AB de alumínio e o VEO 265CB de fibra de carbono. Ambos têm uma cabeça esférica integrada, para que você não precise comprar uma separadamente.



O VEO 2 265CB, que substituiu a linha original VEO 265CB, é meu tripé atual para fotografia de viagem. Os tripés Vanguards VEO viajaram comigo para Yosemite, São Francisco, Grand Canyon, Espanha, Itália, Reino Unido e muitos outros locais ao redor do mundo, e fiquei muito impressionado com seu desempenho e confiabilidade.

Sua construção em fibra de carbono significa que eles são maravilhosamente leves, e o VEO 2 265CB tem uma capacidade de carga de (17,6 lbs), bem como uma altura estendida de 59,1 polegadas. Também adoro o quão compacto é para viajar, dobrando até um tamanho de apenas 15,4 polegadas.

Também tem um bom preço e está disponível online por um excelente preço para um tripé de fibra de carbono com cabeça.


Preço com desconto para produtos Vanguard para nossos leitores !


Como Embaixadores da Vanguard, podemos oferecer a você um código de desconto exclusivo que lhe dará 20% de desconto em tudo nos sites das lojas on-line Vanguard USA, Vanguard UK, Vanguard Spain e Vanguard Germany. Basta usar o código FindingTheUniverse (diferencia maiúsculas de minúsculas) no checkout.


Mais recursos de leitura e fotografia!


Cobri tudo o que posso pensar em relação a tripés neste post e espero ter ajudado você a entender por que um tripé é necessário. Mas isso não é tudo que tenho sobre fotografia no site! Aqui estão mais alguns recursos para ajudá-lo a aproveitar ao máximo sua jornada fotográfica!
  • Esta série de artigos ajudará você a obter as melhores fotos de locais ao redor do mundo
  • E esta série de artigos contém muitas dicas e conselhos sobre como obter fotos melhores!
  • Um tripé seria um ótimo presente para um fotógrafo! Confira algumas outras ideias de presentes fotográficos aqui, bem como nosso guia completo de presentes para viajantes
  • Finalmente, se você quer aprender mais sobre fotografia, eu administro um curso online de fotografia de viagem que cobre tudo o que sei sobre fotografia, além de você receber um feedback individual diretamente de mim à medida que avança! Confira e entre em contato se tiver alguma dúvida.