Se você estiver usando uma câmera SLR, eventualmente encontrará manchas devido a um sensor de câmera sujo. Se ainda não aconteceu, não se preocupe – acontecerá. Quando isso acontecer, você precisará saber se o que está vendo é realmente da poeira do sensor ou é o resultado de um visor, espelho ou lente sujos. Mais importante, porém, você precisará saber como limpar o sensor e como minimizar o risco de isso acontecer novamente.
COMO SENSOR DE PÓ APARECE
Um sensor de câmera sujo é mais aparente em regiões suaves e claras, como céu claro:
Foto tirada com sensor de câmera sujo
100% colheita de poeira
Mova o mouse sobre o corte de 100% à direita para ver mais facilmente todos os pontos de poeira.
A aparência exata pode mudar dependendo da natureza da poeira, conteúdo da imagem e configurações de exposição (veja o exemplo f-stop abaixo), mas provavelmente será semelhante ao exemplo acima. No entanto, mesmo que a poeira não seja imediatamente aparente, ela ainda reduz a qualidade da imagem ao diminuir o contraste. No exemplo acima, observe como alguns dos pontos são muito mais fracos do que os outros (olhe atentamente - há pelo menos oito).
A poeira aparece como pontos difusos porque as próprias partículas não estão realmente sentadas nos photosites do sensor da câmera - elas estão localizadas um pouco acima do sensor, na superfície mais externa dos filtros do sensor:
Escolha um f/stop:
Tente mover o mouse sobre os diferentes valores de f-stop acima. A linha vermelha/verde representa os photosites reais e as tiras horizontais azuis claras representam o filtro anti-aliasing, microlentes, revestimentos anti-reflexo e filtro IR, entre outras camadas potenciais.
A imagem da direita é uma foto real (recortada) de poeira manchas contra um céu claro.
Isso faz com que a partícula lance uma sombra, que é o que estamos realmente vendo na imagem (não a poeira em si). É também por isso que valores de f-stop mais baixos tornam as sombras de poeira mais difusas, uma vez que essa luz atinge o sensor em um ângulo mais amplo e, portanto, passa mais facilmente pelas laterais da partícula.
COMO SABER QUE É REALMENTE SENSOR DE POEIRA
Só porque você vê manchas em seu visor e/ou imagens, isso não significa necessariamente que você precisa limpar o sensor da câmera. Outras fontes de poeira incluem:
(1) Tela de focagem do visor e espelho SLR . Este tipo de poeira é claramente visível no visor, mas felizmente não altera o arquivo de imagem. Tente olhar pelo visor e alterar o f-stop (enquanto segura o botão de visualização de profundidade de campo). A poeira do visor aparecerá do mesmo tamanho independentemente do f-stop.
(2) Frente ou traseira de sua lente. Este é um pouco mais complicado de diagnosticar porque manchas em sua lente também podem afetar sua imagem. Tente trocar a lente da câmera para ver se as manchas permanecem. Os pontos da lente geralmente parecem maiores e mais difusos (do que a poeira do sensor) e geralmente são visíveis apenas com lentes grande angulares em altos f-stops (perto de f/22+).
Em ambos os casos, a poeira ficará mais aparente quando você apontar sua câmera para um céu claro ou uma parede de cor clara. Se nenhuma das opções acima for verdadeira (e você ainda estiver vendo manchas em suas imagens), é seguro assumir que o culpado pela poeira é o sensor da sua câmera.
exemplo de mapa de poeira do sensor
OPCIONAL:Como localizar a poeira do sensor . Embora a poeira do sensor nunca seja o ideal, às vezes é útil saber o quão sujo o sensor realmente está. Há mais pontos do que você pensava? Eles estão perto do meio do quadro – potencialmente aparecendo inesperadamente com retratos com alto f-stop – ou estão apenas nas bordas? Um pouco de poeira geralmente é aceitável quando comparado ao risco de arranhar o sensor ou o espelho da SLR durante o processo de limpeza. A maneira mais fácil de avaliar a situação é (i) apontar sua câmera para um plano de fundo suave e claro, como uma parede branca, (ii) desfocar a lente (para que o plano de fundo pareça suave e sem textura), (iii) aplicar +1 ou +2 pontos de compensação de exposição e (iv) tire uma foto com a configuração f-stop mais alta de sua lente (geralmente f/22 ou f/32). A imagem resultante fornece um excelente mapa de poeira do sensor.
Para melhorar a visibilidade, você também pode aumentar o contraste da imagem usando "níveis automáticos" ou pode arrastar o controle deslizante de ponto preto da ferramenta de níveis para o direita enquanto segura a tecla ALT (no Photoshop). Apenas esteja ciente de que seu mapa de poeira está invertido em comparação com as posições físicas da poeira; manchas na parte superior da imagem são criadas por poeira na parte inferior do sensor, por exemplo.
MÉTODOS DE LIMPEZA DO SENSOR
O sensor da câmera só deve ser limpo quando absolutamente necessário, pois isso acarreta o risco de danificar o sensor* ou o espelho SLR da sua câmera.
*estritamente falando, apenas a camada mais externa de filtros é o que realmente é limpo - não o próprio sensor da câmera. Isso é bom, porque substituir esse filtro é muito mais barato do que um novo sensor (geralmente pode ser consertado pelo fabricante se você enviar sua câmera de volta).
Sensor de câmera SLR
Por que é arriscado? A limpeza requer virar o espelho SLR para dar acesso aberto ao sensor da câmera. Se a bateria da câmera acabar antes que a limpeza seja concluída, o espelho pode se fechar em sua mão e/ou no aparelho de limpeza, danificando assim o espelho no processo. Além disso, o contato direto com o sensor pode arrastar contaminantes novos ou existentes pela superfície da câmera, criando microabrasões ou arranhões.
Independentemente disso, se você decidir que seu sensor precisa de limpeza, a agressividade de sua estratégia de limpeza também deve se adequar à gravidade do problema. Listados em ordem crescente de eficácia (mas também de risco crescente), os tipos mais comuns de dispositivos de limpeza incluem:
- Soprador do sensor . Isso traz o menor risco de dano porque nunca entra em contato direto com o sensor, mas infelizmente também é o menos eficaz - especialmente se sua poeira aderir à superfície do sensor. Essa ferramenta também tem uma grande chance de apenas mover toda a poeira – potencialmente fazendo com que o problema pareça ainda pior. Use apenas sopradores especificamente designados para sensores de câmera; sopradores de ar comprimido padrão podem liberar um líquido refrigerante prejudicial.
- Escova ou varredura do sensor. Isso é muitas vezes visto como um bom compromisso entre risco e eficácia. Ele provavelmente removerá tudo, exceto a poeira mais teimosa, e geralmente tem pouco risco de arranhar se fizer apenas um contato leve. Existem até tipos que são projetados para remover cirurgicamente partículas individuais (sem ter que varrer todo o sensor). Um bônus adicional é que você também pode usar uma escova de sensor para remover a poeira do espelho SLR e da tela de foco; apenas certifique-se de evitar o contato inadvertido com qualquer um deles e limpe o sensor apenas com baterias bem carregadas.
Exemplo de um pincel de sensor (tenha cuidado - este não é um pincel de pintura normal).
- Carimbo ou caneta do sensor . Eles fazem contato total com o sensor, mas não são arrastados pela superfície do sensor, portanto, é menos provável que causem um arranhão. Sua ponta geralmente consiste em silicone deformável, que é pressionado na superfície do sensor e é mais provável que se molde em torno da partícula de poeira (e segure-a) do que a superfície mais rígida do sensor. Tente evitar o uso de produtos que funcionam com adesivo, pois isso pode deixar um resíduo na superfície do sensor.
Exemplo de caneta sensora (embora possam variar substancialmente em aparência).
- Cotonete do sensor, pano ou varinha. Isso pode remover até mesmo as partículas mais duradouras, mas requer uma técnica cuidadosa. O dispositivo geralmente consiste em uma pequena pá de borda plana que é envolta em um tecido especial sem fiapos que recebeu fluido de limpeza do sensor aplicado. Certifique-se de obter um com uma largura projetada para o tamanho do seu sensor (os sensores recortados geralmente precisam de um cotonete mais estreito do que os sensores de quadro completo).
Exemplo da pá usada por um swab sensor (sem tecido sem fiapos afixado).
Às vezes, vários dispositivos podem ser adquiridos juntos como um kit de limpeza do sensor, mas se você planeja comprar ou carregar apenas um, a escova ou o carimbo do sensor geralmente são adequados. Se você tiver mais de um, geralmente é uma boa ideia tentar várias ferramentas em sucessão (embora algumas pulem o soprador). Idealmente, você não terá que usar um cotonete do sensor, mas se o fizer, desta forma a maioria das partículas maiores e mais abrasivas serão removidas antes de fazer contato total com o sensor.
COMO LIMPAR SEU SENSOR:PASSOS GERAIS
Não vamos nos aprofundar nos detalhes do uso de cada ferramenta, pois existem muitas variações. No entanto, existem algumas etapas universais, e saber o que a limpeza pode implicar pode lhe dar uma ideia melhor se isso é algo que você se sente confortável em fazer. O procedimento abaixo, portanto, fornece as etapas gerais necessárias ao limpar com escovas de sensor e/ou ferramentas de swab de sensor. Você também é responsável por consultar as instruções que acompanham sua ferramenta específica.
Azul claro representa a ponta do seu cotonete de limpeza do sensor ou ferramenta de pincel, e laranja é o caminho seguido por essa ferramenta. A região retangular escura representa o sensor da câmera.
O diagrama assume que sua ferramenta de limpeza é a largura do seu sensor. Siga este movimento apenas uma vez; varrer para frente e para trás é menos eficaz e tem mais potencial de dano.
- Preparar . Leia todas essas etapas com antecedência para se familiarizar com cada etapa e ter tudo o que é necessário para executá-las sucessivamente. Certifique-se de escolher um bloco de 15 a 20 minutos onde seja improvável que você seja interrompido e que seu telefone celular esteja desligado. Também é uma boa prática limpar o corpo da câmera, a lente e os suportes da lente com um pano úmido, pois essa poeira pode acabar no sensor mais tarde.
- Verificar bateria . Carregue totalmente a bateria da câmera se ela tiver menos da metade da carga.
- Escolha o local . Localize-se em um ambiente limpo com ar relativamente parado.
- Organizar ferramentas . Tenha todas as ferramentas necessárias prontas e facilmente acessíveis.
- Definir a câmera para o modo de limpeza . Defina sua câmera para o "modo de limpeza manual" (ou modo de nome semelhante). Consulte o manual da sua câmera, se necessário.
- Posicione sua câmera . Remova todas as lentes conectadas e coloque sua câmera de costas em uma superfície plana, dando acesso fácil e visível ao sensor.
- Limpe usando uma ou mais das ferramentas abaixo .
a) Soprador do Sensor :Envie vários sopros de ar para o corpo da câmera enquanto a câmera estiver voltada para baixo. Após cada inalação, espere 5-10 segundos para que qualquer poeira se assente. Depois de concluído, você também precisará usar uma das outras ferramentas abaixo.
b) Pincel de sensor :coloque suavemente a extremidade com cerdas do pincel na borda do sensor da câmera e siga o movimento mostrado no diagrama acima. Aplique apenas uma pressão muito leve - muito menos do que se estivesse realmente pintando - uma vez que as escovas do sensor funcionam atraindo eletrostaticamente partículas de poeira para suas fibras, e não esfregando-as fisicamente no sensor. Apenas tente tirar a poeira. Além disso, tente evitar que as cerdas da escova toquem em qualquer coisa fora das bordas do sensor, pois isso pode transferir lubrificantes da câmera ou outros contaminantes para o sensor.
c) Carimbo do sensor :pressione suavemente a extremidade de limpeza desta ferramenta contra a superfície do sensor da câmera, mas evite arrastá-la pela superfície, pois pode deixar riscos ou arranhões. Se a área do carimbo for menor que a área do sensor, use posicionamentos que minimizem o número de vezes que ele precisa ser pressionado contra o sensor.
d) Cotonete do sensor :Fixe o lenço de limpeza na extremidade da ferramenta de limpeza e coloque 2-3 gotas de fluido de limpeza na ponta da ferramenta (se ainda não tiver sido realizada da maneira que veio). Com cuidado, coloque a extremidade coberta de tecido de sua ferramenta na borda do sensor e siga o movimento mostrado no diagrama acima. Você não deve aplicar mais pressão do que normalmente faria ao escrever com uma caneta-tinteiro.
- Verificar limpeza . Desligue a câmera e recoloque a lente e, em seguida, tire uma foto de teste de uma superfície lisa e leve usando o valor f-stop mais alto da lente. Consulte as instruções "como localizar a poeira do sensor" no início deste tutorial para obter detalhes adicionais sobre como executar esta etapa. Se a poeira restante for inaceitável, você precisará repetir as etapas acima, talvez usando uma ferramenta mais agressiva, como um cotonete de sensor em vez de uma escova.
MELHORES PRÁTICAS PARA MANTER SEU SENSOR LIMPO
O velho ditado "um grama de prevenção vale um quilo de cura" certamente se aplica à poeira do sensor da câmera. Se você for extremamente cuidadoso e minimizar eventos potencialmente contaminantes, provavelmente precisará de muito menos limpezas do sensor durante a vida útil da sua câmera.
- Mudanças de lente . Tente evitar a troca desnecessária de lentes, e só faça isso em ambientes com ar limpo e parado (quando possível). Certifique-se também de trocar as lentes rapidamente e de que o sensor da câmera esteja voltado para o lado ou para baixo durante a troca da lente (para reduzir a chance de poeira). Deixar o elemento traseiro de sua lente exposto e na vertical não apenas acumulará poeira na lente, mas essa poeira poderá ser transferida posteriormente para o sensor quando a lente for montada.
- Sensores autolimpantes . Se você tiver a sorte de ter uma câmera SLR digital mais recente, muitas delas empregam tecnologias que limpam automaticamente o sensor toda vez que a câmera é ligada ou desligada. Isso é surpreendentemente eficaz, mas não pode remover todos os tipos de poeira, e essas partículas ainda se acumulam dentro do corpo da câmera (aumentando assim o risco de uma delas pousar no sensor no futuro). Portanto, esse recurso apenas diminui a frequência com que você precisará limpar fisicamente o sensor.
ALTERNATIVAS PARA LIMPAR VOCÊ MESMO
Se a ideia de limpar o sensor o deixa nervoso, não se preocupe – deveria – muita coisa pode dar errado se você não for cuidadoso. Se você preferir jogar pelo seguro, aqui estão algumas alternativas:
Editar os pontos . As ferramentas de clone e pincel de cura podem ser formas muito eficazes de remover manchas de poeira. No entanto, isso só funciona se as manchas aparecerem em regiões fáceis de remover da sua foto e se o problema da poeira permanecer pequeno; eventualmente você ainda terá que limpar o sensor. O software de edição e desenvolvimento RAW às vezes também possui recursos de mapa de poeira que edita digitalmente manchas de poeira nos mesmos locais de cada foto.
Peça para outra pessoa limpar o sensor . Você sempre pode enviar sua câmera ao fabricante ou a uma loja de câmeras para que ela seja limpa por um profissional. Se você planeja que uma loja local faça a limpeza, certifique-se de (i) verificar antecipadamente se eles protegerão sua câmera contra qualquer dano potencial ao sensor e (ii) verifique sua câmera tirando uma foto de teste imediatamente após a retirada. acima.
Para ler mais sobre este tópico, consulte também o tutorial sobre sensores de câmeras digitais, que fornece uma visão geral de como os sensores de câmeras digitais funcionam.