O GoPro Karma Grip foi classificado como um dos gimbals de última geração para a GoPro no mercado que o ajudará a suavizar suas imagens.
Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o GoPro Karma Grips 101.
O que é um GoPro Karma Grip?
A tentativa da GoPro de se aventurar no mercado de drones com câmera falhou e foi descontinuada em 2018. No entanto, os gimbals que esses drones usavam ainda existem.
O gimbal agora vem com um punho e é popularmente conhecido como GoPro Karma Grip. Este gimbal ainda é acessível do que muitos gimbals de terceiros mais recentes da GoPro.
Abaixo está uma análise detalhada do GoPro Karma Grip.
Recursos gerais do GoPro Karma Grip
O pacote Karma Grip possui um estojo de transporte semi-rígido que inclui um anel de montagem, uma alça, um cabo de carregamento USB-C e um chicote.
Como muitos gimbals feitos pela GoPro, conectar o estabilizador a esta GoPro é simples.
Ele vem com um arnês HERO que permite desbloquear e inserir sua GoPro, após o que você pode bloqueá-la novamente.
Além disso, o Karma Grip é maior que a maioria das câmeras de ação e gimbals GoPro de terceiros.
Embora muitas pessoas afirmem que é pesado e volumoso, o peso de 1,01 quilo ainda é leve o suficiente para transportar sem problemas.
Ele vem com um aperto econômico emborrachado, oferecendo um aperto confortável, especialmente para mãos maiores.
Compatibilidade
O Karma Grip é compatível com a HERO7 Black, HERO6 Black e HERO5 Black prontas para uso.
No entanto, você precisará comprar um arnês HERO4 se quiser que ele seja compatível com a HERO4 Silver/Black.
Ao contrário de muitos gimbals de terceiros, o Karma Grip não suporta câmeras de ação não GoPro, e você pode precisar considerar o contrário se estiver planejando obter uma câmera de ação não GoPro.
Controlando o Gimbal
A GoPro minimizou intencionalmente os recursos do Karma Grip para tornar a usabilidade simples.
Possui quatro botões:o botão de destaque, o botão de bloqueio de inclinação, o botão do obturador e o botão de modo/alimentação.
O uso dos botões é autoexplicativo, exceto o botão de destaque, que marca sua gravação para permitir que você a encontre facilmente no futuro.
O Karma Grip não possui o joystick, o que o ajudaria a controlar a inclinação e a panorâmica.
Embora muitos gimbals possuam um joystick, é muito mais suave e divertido usar a mão. Além disso, você não pode virar a GoPro para trás quando quiser gravar selfies.
Isso significa que você precisará segurar o Karma Grip da maneira errada se quiser gravar seu rosto.
Modos de disparo
O Karma Grip vem apenas com dois modos de disparo. Vamos mergulhar nos detalhes de cada modo de disparo.
Modo seguinte
Neste modo, o estabilizador Karma Grip segue o assunto na inclinação para cima e para baixo ou da esquerda para a direita. Este movimento melhora a captura de imagens suaves.
Modo Pan Follow
Neste modo, o Karma Grip mantém o nível horizontal bloqueando o eixo de inclinação. Você pode definir o nível horizontal com a ajuda do botão de bloqueio de inclinação antes de bloqueá-lo.
Ao contrário de muitos gimbals, o Karma Grip não possui o modo de bloqueio, que mantém a orientação da GoPro em uma posição fixa. Este modo ajuda a manter a câmera em um local fixo.
Desempenho de estabilização
A estabilização é uma das características em que o Karma Grip se destaca. Embora o Karma Grip seja um antigo gimbal GoPro, as muitas atualizações de firmware aprimoram seu desempenho de estabilização.
O Karma Grip tem micro jitter mínimo ao gravar ação em ritmo acelerado ou ao ampliar a filmagem.
No entanto, os motores do Karma Grip são de alguma forma barulhentos e podem ser um problema ao gravar áudio.
Montando o Gimbal
A melhor coisa com o karma é que você pode usá-lo na alça de ombro, montá-lo no peito ou prendê-lo ao guidão da sua bicicleta.
No entanto, seu desempenho é significativamente reduzido ao usá-lo como um cardan vestível.
Tendo em mente que o punho segura a bateria do gimbal, isso significa que o gimbal não funcionará se você o separar do punho.
Isso significa que você precisará montar todo o Karma Grip onde quiser montá-lo.
Esse design é menos adequado para montagem do que outros gimbals vestíveis com formato compacto e aqueles cujas garras não seguram as baterias.
Você pode usar o cabo de extensão GoPro Karma Grip em vez de conectar a alça volumosa e pesada ao estabilizador do gimbal. A desvantagem desta configuração de montagem é o aumento dos custos.
Desempenho da bateria
O desempenho da bateria do Karma Grip é uma de suas maiores desvantagens e uma das principais causas de reclamações de muitos usuários.
Ao contrário dos gimbals mais recentes com baterias que podem durar mais de 10 horas, a bateria em um Karma Grip só pode durar cerca de 2 horas ao capturar uma qualidade 4K.
A principal causa desse baixo desempenho da bateria é que o GoPro Karma Grip carrega constantemente sua GoPro quando conectado.
Isso significa que ele carregará sua bateria GoPro e alimentará os motores do cardan, que podem consumir quantidades significativas de energia, especialmente ao capturar em 4K.
Esta bateria leva cerca de 6 horas para carregar até a capacidade total ao usar um carregador padrão.
Você pode reduzir esse tempo de carregamento para cerca de 2 horas usando o supercarregador GoPro. Você também pode usar o carregador rápido de 5A e 3V em vez de comprar o caro supercarregador GoPro.
Se o uso de energia for pesado, comprar um banco de energia pode ser a opção mais viável.
Prós
- Possui uma ergonomia fantástica, graças aos punhos emborrachados.
- Este gimbal faz parte do ecossistema GoPro e é compatível com suportes de corpo GoPro.
- As atualizações de firmware garantem excelente desempenho de estabilização, permitindo que você capture vídeos com o mínimo de trepidação da câmera.
Contras
- O desempenho da bateria é menos impressionante, especialmente ao gravar em 4K.
Perguntas frequentes sobre a GoPro Karma Grip
O GoPro Karma Grip é à prova d'água?
A GoPro Karma Grip não é à prova d'água e você deve evitar submergi-la em água ou expô-la a líquidos. No entanto, você pode usá-lo na neve.
Por que a GoPro descontinuou o Karma Drone?
A falha inicial da bateria fez muitos usuários reclamarem do desempenho da bateria, o que levou a queda dos drones.
Isso fez com que a GoPro interrompesse a produção do drone Karma em 2018 e anunciasse sua saída no mercado de drones.
Como posso atualizar manualmente o Karma Grip?
Pressione o botão mode/power para ligá-lo se quiser atualizar o Karma Grip.
Siga as instruções na tela do fabricante do aplicativo Quick sobre o processo de atualização. O Karma Grip pode desligar e ligar várias vezes durante o processo de atualização.
Quando o processo de atualização estiver concluído, a alça será ligada e permanecerá ligada. Se o processo de atualização falhar, tente desligar o Karma Grip e reiniciar o processo novamente.
Posso instalar os drivers Karma Grip?
Se você deseja instalar manualmente os drivers do Karma Grip, acesse a página de atualização do catálogo da Microsoft e baixe os drivers.
Escolha o driver que corresponde ao seu sistema operacional e, em caso de opções duplicadas, baixe o driver que tiver o maior tamanho. Uma janela irá aparecer com um link para o arquivo apropriado.
Qual é a diferença entre inclinar e mover a câmera?
A inclinação envolve o movimento vertical para cima e para baixo, enquanto o pan envolve o movimento lateral.
Embora você possa usar ambas as fotos para capturar um local ou uma cena, a inclinação captura mais verticalmente enquanto a panorâmica captura mais horizontalmente.
Considerações finais
Independentemente de algumas das desvantagens do GoPro Karma Grip mencionadas acima, este gimbal ainda se destaca como um dos melhores do mercado.
As muitas atualizações de firmware ao longo de sua vida útil permitiram obter um desempenho incrível de estabilização de imagem.
A integração perfeita com uma GoPro e o design ergonômico garantem uma excelente experiência de usuário.
Embora você possa usá-lo como um gimbal vestível, é complicado e pode não ser a opção ideal para essa finalidade.