Focar sua câmera na distância hiperfocal garante a máxima nitidez da metade dessa distância até o infinito. A distância hiperfocal é particularmente útil na fotografia de paisagem e ajudará você a aproveitar ao máximo a profundidade de campo, produzindo assim uma impressão final mais detalhada. No entanto, conhecer a distância hiperfocal para uma determinada distância focal e abertura pode ser complicado; este tutorial explica como ele é calculado, esclarece equívocos comuns e fornece uma calculadora de gráfico hiperfocal.
Observe como apenas a imagem certa tem palavras legíveis por toda parte, pois usa uma distância de foco entre as partes mais próximas e mais distantes da cena. Da mesma forma, focar na distância hiperfocal geralmente alcança o melhor equilíbrio de nitidez do primeiro plano ao fundo.
ONDE ESTÁ LOCALIZADO
Onde está essa distância de foco ideal? A distância hiperfocal é definida como a distância de foco que coloca a borda mais distante de uma profundidade de campo no infinito. Se alguém focar mais perto do que isso - mesmo que seja um pouco - então um fundo distante parecerá inaceitavelmente suave. Alternativamente, se alguém focasse mais longe do que isso, a porção mais distante da profundidade de campo seria desperdiçada.
Talvez a melhor maneira de otimizar sua distância de foco seja visualmente. Tente primeiro focar no objeto mais distante dentro de sua cena e, em seguida, ajuste manualmente a distância de foco o mais próximo possível, mantendo um fundo nítido aceitável. Se sua cena tiver objetos distantes perto do horizonte, essa distância de foco se aproximará da distância hiperfocal. Como alternativa, use a ferramenta abaixo para calcular sua localização com precisão:
Nota:CF ="fator de corte" (comumente referido como o multiplicador de distância focal)
Você pode calcular as distâncias hiperfocais usando uma definição diferente para "aceitavelmente nítida" usando o recurso "mostrar avançado". Basta modificar os parâmetros de visão, distância de visualização e tamanho de impressão de suas configurações padrão. No entanto, lembre-se de que isso exigirá um f-stop muito mais alto ou focando mais longe do que o contrário.
REGRA PRÁTICA PARA CENAS FINITAS
E se sua cena não se estender até o horizonte ou excluir o primeiro plano próximo? Embora a distância hiperfocal não se aplique mais, qualquer cena ainda possui uma distância de foco intermediária ideal.
Muitos usam uma regra prática que afirma que você deve focar aproximadamente 1/3 do caminho em sua cena para obter a máxima nitidez por toda parte. Embora isso às vezes seja útil, raramente é ideal; a distância precisa na verdade depende de muitos fatores, incluindo distância do assunto, abertura e distância focal. Para calcular o foco ideal com precisão, use a calculadora de profundidade de campo e certifique-se de que as distâncias mais próximas e mais distantes de nitidez aceitável envolvam sua cena.
Observações técnicas:
- A fração da profundidade de campo que está na frente do plano focal se aproxima de 1/2 para as distâncias de foco mais próximas e diminui até zero quando a distância de foco atinge a distância hiperfocal. A "regra de 1/3" está correta a apenas uma distância entre esses dois, mas em nenhum outro lugar.
- Focar no infinito faz com que os objetos pontiagudos mais próximos correspondam à distância hiperfocal.
PRECAUÇÕES
O problema com a distância hiperfocal é que um fundo distante está na borda mais distante da profundidade de campo e, portanto, é apenas "aceitavelmente nítido". Isso pode, portanto, levar a uma perda indesejável de detalhes com imagens compostas principalmente de objetos distantes (como muitas paisagens).
A adesão cega à distância hiperfocal muitas vezes também negligencia regiões de uma foto onde a nitidez é crítica. Por exemplo, um primeiro plano bem detalhado pode exigir mais nitidez do que um plano de fundo nebuloso (esquerda). Alternativamente, um primeiro plano naturalmente suave pode muitas vezes sacrificar alguma nitidez para o plano de fundo. Por fim, algumas imagens funcionam melhor com uma profundidade de campo muito rasa (como retratos), pois isso pode separar objetos de primeiro plano de um plano de fundo movimentado.
A distância hiperfocal pode não ser apropriada para fotos que exigem julgamento rápido ou com profundidade de campo limitada. Por exemplo, a nitidez com a fotografia de rua com a mão geralmente é menos importante do que tirar a foto. Por outro lado, se houver luz disponível suficiente, configurar manualmente uma lente para a distância hiperfocal pode evitar erros de foco, reduzir atrasos no botão do obturador e tornar a fotografia um processo virtualmente "apontar e disparar".
NA PRÁTICA
A distância hiperfocal é melhor implementada quando o assunto se estende para longe e se nenhuma região em particular requer mais nitidez do que outras. Mesmo assim, muitas vezes é útil usar um requisito mais rigoroso para "nitidez aceitável" ou focar um pouco mais longe e melhorar a nitidez do fundo. Tente também o foco manual usando os marcadores de distância em sua lente ou usando a distância listada na tela LCD de sua câmera digital compacta (se houver). Finalmente, use o mais próximo possível de uma distância hiperfocal, mas não mais próximo. Usar um f-stop muito alto pode ser contraproducente, pois isso pode suavizar uma imagem devido a um efeito chamado "difração", que é independente da profundidade de campo.