Escolher entre uma câmera compacta (ou "apontar e disparar") e uma câmera SLR digital costuma ser a primeira grande decisão de compra ao iniciar a fotografia. Não só é potencialmente uma grande decisão financeira, mas também pode determinar que tipos de fotos você será capaz de capturar. Este tutorial corta todo o hype de marketing para destacar apenas as diferenças mais importantes entre cada tipo de câmera - ajudando você a decidir qual é a melhor para você e seu estilo de fotografia.
Câmera compacta
Câmera SLR
VISÃO GERAL
O que exatamente significa para uma câmera ser compacta (ou apontar e disparar) versus uma SLR? Estritamente falando, as câmeras SLR têm apenas visores que veem a mesma luz que o sensor da câmera (mais sobre isso depois), mas na prática essa não é a única distinção. Embora a linha entre cada um continue a ficar borrada, essas três diferenças geralmente* ainda se aplicam:
- Mecanismo do visor
- Lentes fixas x lentes intercambiáveis
- Tamanho do sensor da câmera
Há também uma série de diferenças menores (que variam dependendo da marca ou modelo da câmera), as três acima geralmente são as que mais impactam a fotografia. As próximas seções se concentrarão no que essas três diferenças realmente significam na prática e como seu estilo de fotografia será afetado. No final, também discutiremos algumas das outras diferenças menores entre os dois tipos de câmera.
*Exceções notáveis:O padrão "Micro Four Thirds" ou 4/3 tem lentes intercambiáveis, mas não usa o mecanismo de visor SLR padrão (câmeras Olympus/Panasonic). Algumas câmeras SLR econômicas também podem ter lentes fixas, e algumas câmeras compactas de última geração podem ter sensores quase tão grandes quanto uma SLR - mas cada uma é a exceção e não a regra.
No entanto, isso merece ser mencionado antecipadamente:as câmeras SLR geralmente são MUITO mais caras do que as câmeras compactas - principalmente como consequência das três diferenças acima (discutiremos o porquê mais tarde). Além disso, ao contrário das câmeras compactas, comprar uma câmera SLR é apenas parte do custo; você pode ter que comprar lentes adicionais, um flash externo e outros acessórios. Estes podem até acabar custando mais do que a própria câmera.
1. MECANISMO DO VISOR
Ao contrário das câmeras compactas, com uma câmera SLR, o que você vê através do visor é a mesma luz que alcançará o sensor da sua câmera quando você pressionar o botão do obturador:
Câmera compacta
Câmera SLR: | Espelho para baixo | Espelhar para cima |
Com uma SLR, quando você pressiona o botão do obturador, o espelho vira para cima e a luz que antes estava sendo redirecionada para o seu olho é enviada diretamente para o sensor da câmera.
Mova o mouse sobre os botões acima para ver como isso funciona . A inversão do espelho também é o que produz o som característico de clique ou encaixe que associamos às câmeras SLR.
Com uma câmera compacta, o mecanismo do visor apenas tenta estimar qual luz atingirá o sensor, por isso é potencialmente menos preciso. As câmeras compactas também podem usar o que é chamado de visor eletrônico (EVF), que tenta recriar o que um visor SLR veria - mas usando a imagem eletrônica do sensor.
Nota:O comportamento acima é de fato o motivo pelo qual elas são chamadas de câmeras "Single Lens Reflex" (SLR) - porque a mesma lente é usada para produzir a imagem no visor que é usada para capturar essa imagem no sensor e no espelho
reflete luz para o visor ("reflexo" refere-se ao reflexo em alemão). No entanto, essa terminologia pode ser um pouco confusa, porque as câmeras SLR são o tipo de câmera que pode usar mais do que apenas uma "lente única" - não câmeras compactas.
A necessidade de um prisma/espelho é uma das razões pelas quais as câmeras SLR custam mais (além do tamanho do sensor) e podem fazer uma grande diferença para um designer/fabricante de câmeras. No entanto, na prática, o tamanho do sensor e a capacidade de trocar as lentes provavelmente farão mais diferença na sua fotografia. Isso é especialmente verdade, pois muitos proprietários de câmeras optam por usar a tela LCD traseira em vez do visor.
Por outro lado, se o seu trabalho exige ver exatamente a luz que será capturada, certamente você deve optar por uma SLR. Caso contrário, normalmente você ainda pode ver exatamente
como essa luz será capturada usando uma câmera compacta ou SLR — olhando para o LCD traseiro no modo "visualização ao vivo" e usando um histograma ao vivo.
2. LENTES FIXAS vs. LENTES PERMUTÁVEIS
O fato de as câmeras SLR poderem trocar suas lentes é provavelmente a primeira diferença que se nota, ou sabe com antecedência. Sim, muitas câmeras compactas podem usar adaptadores de lente (especialmente a variedade de ponta), mas a lente original ainda permanece na câmera.
foto cortesia de scott bourne
Por que uma câmera precisa de mais de uma lente? É difícil, se não impossível, projetar uma única lente que possa capturar cenas usando a ampla variedade de estilos comumente usados pelos fotógrafos - tudo sem sacrificar visivelmente a qualidade e a portabilidade. Cada estilo é, portanto, muito mais adequado para uma única lente de propósito especial.
Na prática, poder usar lentes diferentes geralmente significa que:
- Você poderá usar aberturas de lente mais amplas (f/stops mais baixos), o que permitirá uma profundidade de campo menor e/ou melhor desempenho com pouca luz.
- Você poderá usar lentes especializadas , como lentes ultra grande angulares, lentes olho de peixe e lentes telefoto extremas, que oferecem opções mais criativas.
- Você terá potencial para obter melhor qualidade de imagem , principalmente porque sua lente provavelmente foi projetada mais especificamente para a tarefa em questão.
Por exemplo, com retratos, pode-se usar uma abertura ampla (como f/2.0 ou menos) para criar um fundo desfocado suave e isolar o assunto. Alternativamente, com arquitetura, pode-se usar uma lente ultra grande angular projetada para também minimizar a distorção (fazendo com que linhas retas pareçam curvas). Nenhum desses cenários seria possível com a grande maioria das câmeras compactas.
foto à esquerda cortesia de Eliya
No entanto, usar mais de uma lente também significa que:
- Você precisa carregar mais lentes com você se você planeja fotografar uma variedade de estilos e assuntos diferentes. Isso diminui a portabilidade do seu sistema de câmera.
- Você precisa trocar as lentes sempre que desejar alterar os estilos de disparo. Isso pode interromper seu ritmo de filmagem.
- Você pode introduzir poeira no sensor da sua câmera cada vez que você tiver que trocar as lentes. Isso pode reduzir a qualidade da imagem e ser difícil de remover. Veja o tutorial sobre limpeza do sensor da câmera para saber mais sobre este tópico.
É claro que, para evitar qualquer inconveniente em potencial, você sempre pode escolher sua lente versátil favorita para sua SLR e ficar com isso. Além disso, a lente embutida em uma câmera compacta de última geração às vezes pode produzir imagens de qualidade mais alta do que uma lente SLR de estoque ou econômica, e muitas vezes também é muito mais versátil. No entanto, uma vez que você começa a gastar muito mais, as lentes de câmera compactas raramente resistem às lentes SLR de ponta.
3. TAMANHO DO SENSOR DA CÂMERA
Em geral, as câmeras compactas têm
muito sensores de câmera menores do que câmeras SLR. Essa é uma diferença "sob o capô" menos conhecida entre as câmeras SLR e compactas, mas é provavelmente a que causará o impacto mais perceptível na qualidade da imagem.
O que isso significa na prática?
- Custo . Sensores maiores são muito mais caros de fabricar e geralmente exigem lentes correspondentemente mais caras. Esta é a maior razão pela qual as câmeras SLR custam muito mais do que câmeras compactas.
- Peso e tamanho . Sensores maiores exigem lentes de câmera e corpos de câmera muito mais pesados e maiores, porque a lente precisa capturar e projetar luz sobre uma área de sensor maior. Além de reduzir a portabilidade, isso também pode ser uma desvantagem porque faz com que pareça mais visível com sua grande câmera/lente SLR (tornando assim mais difíceis fotos de pessoas sinceras).
- Profundidade de campo . Sensores maiores criam uma profundidade de campo menor na mesma configuração de abertura. Por exemplo, uma lente em f/4.0 em uma câmera compacta provavelmente não criará um fundo desfocado em um retrato, enquanto f/4.0 em uma câmera SLR provavelmente criará um fundo suave e cremoso (dependendo da distância do assunto). Isso pode ser uma vantagem para retratos, mas uma desvantagem para paisagens.
- Ruído de imagem . Para o mesmo número de megapixels, sensores maiores têm photosites/pixels muito maiores* (como mostrado acima). Essa maior área de coleta de luz significa que esses pixels serão mais sensíveis a pequenas quantidades de luz, resultando em menos ruído na imagem. Isso significa que uma câmera SLR geralmente pode sair com uma configuração ISO muito mais alta do que uma câmera compacta sem parecer mais barulhenta.
- Intervalo dinâmico . Outra consequência de ter pixels fisicamente maiores é que as câmeras SLR geralmente podem capturar uma faixa maior de claro a escuro sem que isso se torne branco ou preto sólido, respectivamente (uma "faixa dinâmica" mais alta). Isso reduz a chance de destaques estourados no céu ou outros objetos brilhantes e pode preservar mais detalhes nas sombras profundas.
*Nota Técnica:estritamente falando, um photosite não é o mesmo que um pixel, pois um pixel geralmente é criado com base em vários photosites, mas usaremos a palavra mais familiar "pixel" aqui, embora realmente queiramos dizer "photosite". " Veja o tutorial sobre sensores de câmeras digitais para saber mais sobre isso.
foto à direita cortesia de coltfan909
A chave aqui é que um tamanho de sensor diferente é apenas uma troca; um tamanho não é necessariamente melhor do que outro, então você precisa considerar como os prós/contras de cada um se encaixam no seu estilo de filmagem pretendido. Para muito mais sobre este tópico, veja também o tutorial sobre tamanhos de sensores de câmeras digitais.
OUTRAS DIFERENÇAS COMUNS
Além do que já foi discutido, cada tipo de câmera também pode ter outras vantagens, dependendo da marca ou modelo específico. Esses incluem:
Vantagens da câmera compacta - LCD traseiro com visualização ao vivo (embora a maioria das SLRs mais recentes tenha esse recurso)
- Maior variedade de modos criativos pré-programados
- Nenhum mecanismo de espelho/obturador que possa falhar após cerca de 10 a 100 mil fotos
Vantagens da câmera SLR - Foco automático da câmera mais rápido
- Muito menos atraso do obturador (atraso entre pressionar o obturador e iniciar a exposição)
- Taxa de quadros máxima mais alta
- Suporte ao formato de arquivo RAW (embora a maioria das câmeras compactas de última geração tenha isso)
- Capacidade de fazer exposições de mais de 15 a 30 segundos (usando o modo manual ou bulbo)
- Oferece controle de exposição manual completo
- Capacidade de usar uma unidade de flash externa (mas muitas câmeras compactas de última geração têm isso)
- Controle de zoom manual (girando a lente em vez de usar um botão eletrônico)
- Maior variedade de configurações de velocidade ISO
- Capacidade de atualizar apenas o corpo da câmera e manter todas as lentes
No entanto, muitas das diferenças acima decorrem do fato de que muitas vezes se gasta muito mais em uma SLR do que em uma câmera compacta, e não são necessariamente inerentes a cada tipo. Se alguém gastar o suficiente em uma câmera compacta de alta qualidade/prosumer, muitas vezes poderá obter muitos dos recursos acima normalmente encontrados em câmeras SLR.
RESUMO:COMPACTO x SLR DIGITAL
A preferência entre cada tipo de câmera realmente se resume a (a) flexibilidade e potencial para maior qualidade de imagem versus (b) portabilidade e simplicidade. Esta escolha muitas vezes não é uma questão de qual é a certa para uma determinada pessoa, mas o que é melhor para um determinado ambiente de fotografia e uso pretendido da foto.
As câmeras compactas são muito menores, mais leves, menos caras e menos visíveis, mas as câmeras SLR permitem uma profundidade de campo menor, uma maior variedade de estilos de assunto e o potencial para uma qualidade de imagem mais alta. As câmeras compactas provavelmente são melhores para aprender fotografia, pois custam menos, simplificam o processo de disparo e são uma boa opção geral para capturar muitos tipos de cenas prontas para uso. As câmeras SLR são muito mais adequadas para aplicações específicas e quando o tamanho e o peso não são importantes.
Custos à parte, muitos preferem possuir os dois tipos de câmeras. Dessa forma, eles podem levar sua câmera compacta para festas e longas caminhadas, mas têm uma SLR disponível quando precisam capturar assuntos internos com pouca luz ou quando estão indo a algum lugar especificamente para fotografia (como paisagens ou eventos).
Para saber mais sobre cada diferença importante entre os tipos de câmera, visite estes tutoriais:
- Lentes da câmera:distância focal e abertura
- Tamanhos de sensores de câmeras digitais:como eles influenciam a fotografia?
- Compreendendo a profundidade de campo
- Intervalo dinâmico na fotografia
- Compreendendo o ruído da imagem digital