>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmeras Digitais

UTILIZAR LENTES DE TELEFOTÓGRAFO


Você provavelmente já ouviu falar que as lentes telefoto são para ampliar assuntos distantes, mas também são uma ferramenta artística poderosa para afetar a aparência do seu assunto. Eles podem normalizar a diferença de tamanho e distância entre objetos próximos e distantes e podem fazer com que a profundidade de campo pareça mais rasa. As lentes telefoto são, portanto, úteis não apenas para fotografia de vida selvagem, mas também para fotografia de paisagem. Continue lendo para aprender técnicas para utilizar as características únicas de uma lente telefoto. . .


Lente telefoto de 300 mm - duas chitas atrás de um tronco

VISÃO GERAL


Uma lente é geralmente considerada "telefoto média" quando sua distância focal é maior que cerca de 70 mm (em um quadro completo; veja lentes de câmera:distância focal e abertura). No entanto, muitos não consideram uma lente uma lente "telefoto completa" até que sua distância focal se torne maior que cerca de 135 mm. Isso se traduz em um ângulo de visão inferior a cerca de 15° na maior dimensão da sua foto. Em uma câmera compacta com uma lente de zoom de 3-4X ou maior, telefoto é simplesmente quando você ampliou totalmente o zoom. No entanto, algumas câmeras compactas podem exigir um adaptador especial para obter telefoto total.

Independentemente disso, o conceito-chave é este:quanto maior a distância focal, mais você tenderá a notar os efeitos exclusivos de uma lente telefoto.

Os diagramas acima descrevem os ângulos máximos que os raios de luz podem tomar ao atingir o sensor da sua câmera. O local onde os raios de luz se cruzam não é necessariamente igual à distância focal, mas é aproximadamente proporcional a essa distância. O ângulo de visão, portanto, ainda aumenta da mesma forma.

Por que usar uma lente telefoto? Um equívoco comum é que as lentes telefoto são apenas para capturar objetos distantes. Embora este seja um uso legítimo, há toda uma gama de outras possibilidades e, muitas vezes, objetos distantes são melhor fotografados simplesmente chegando um pouco mais perto. Sim, isso não é prático com um leão, mas um animal de estimação ou uma pessoa provavelmente parecerá melhor quando não for fotografado de longe. Por quê? A distância do assunto realmente altera a perspectiva da foto, mesmo que o assunto ainda seja capturado no mesmo tamanho no quadro da câmera . Confuso? Mais sobre isso na próxima seção...

PERSPECTIVA DO TELEFOTÓGRAFO


Uma lente telefoto é especial porque tem um ângulo de visão estreito – mas o que isso realmente faz? Um ângulo de visão estreito significa que o tamanho relativo e a distância são normalizados ao comparar objetos próximos e distantes . Isso faz com que objetos próximos pareçam semelhantes em tamanho em comparação com objetos distantes – mesmo que o objeto mais próximo pareça realmente maior pessoalmente. A razão para isso é o ângulo de visão:
Lente grande angular
(os objetos são de tamanhos muito diferentes) teleobjetiva
(os objetos são semelhantes em tamanho)
Mesmo que os dois cilindros acima estejam à mesma distância, seus tamanhos relativos são muito diferentes quando se usa uma lente grande angular e uma lente telefoto para preencher o quadro com o cilindro mais próximo. Com um ângulo de visão estreito, objetos mais distantes compreendem uma fração muito maior do ângulo de visão total.

Um equívoco é que uma lente telefoto afeta a perspectiva, mas estritamente falando, isso não é verdade. A perspectiva só é influenciada por onde você está localizado quando tira uma fotografia. No entanto, na prática, o simples fato de você estar usando uma lente telefoto pode significar que você está longe de seu assunto - o que faz afetar a perspectiva.

Os objetos aparecem na proporção adequada entre si.
Usa uma distância focal de telefoto de 135 mm.

Essa normalização do tamanho relativo pode ser usada para dar uma noção adequada de escala. Para um impacto total, você vai querer chegar o mais longe possível do assunto mais próximo na cena (e aumentar o zoom, se necessário).

No exemplo da telefoto à esquerda, as pessoas em primeiro plano parecem bem pequenas em comparação com o prédio em segundo plano. Por outro lado, se uma lente de distância focal normal fosse usada, e uma estivesse mais perto das pessoas em primeiro plano, elas pareceriam muito maiores em relação ao tamanho do edifício.

No entanto, normalizar muito o tamanho relativo pode fazer com que a cena pareça estática, plana e desinteressante , já que nossos olhos geralmente esperam que objetos mais próximos sejam um pouco maiores. Tirar uma foto de alguém ou algo de muito longe deve, portanto, ser feito apenas quando necessário.

Além do tamanho relativo, uma lente telefoto também pode fazer com que a distância entre os objetos pareça compactada . Isso pode ser benéfico quando você está tentando enfatizar o número de objetos ou melhorar a aparência do congestionamento:

esquerda:distância focal de 135 mm - congestionamento de apostadores no River Cam - Cambridge, Reino Unido.
direita:foto telefoto de flores no Trinity College, Cambridge, Reino Unido.

No exemplo à esquerda, os barcos parecem estar todos próximos um do outro – mesmo que pareçam muito mais distantes um do outro pessoalmente. À direita, as flores e as árvores aparecem empilhadas umas sobre as outras, quando na realidade esta imagem se estende por cerca de 100 metros.

TRAZENDO ASSUNTOS DISTANTES PARA PERTO


foto detalhada de 320 mm de um papagaio

Talvez o uso mais comum de uma lente telefoto seja aproximar objetos pequenos e distantes, como a vida selvagem. Isso pode permitir uma vantagem sobre assuntos que de outra forma não seriam possíveis na vida real. Deve-se, portanto, prestar muita atenção aos detalhes e texturas distantes.

pôr do sol telefoto

Além disso, mesmo que você consiga se aproximar um pouco do assunto, isso pode afetar negativamente a fotografia, pois estar mais próximo pode alterar o comportamento do assunto. Isso é especialmente verdadeiro ao tentar capturar fotos espontâneas de pessoas; acredite ou não, as pessoas geralmente agem de forma diferente quando estão cientes de que alguém está tirando sua fotografia.

Por fim, considere o seguinte:como uma lente telefoto abrange um ângulo de visão muito mais estreito, você, como fotógrafo, pode ser muito mais seletivo com o que escolher para conter no quadro da câmera. Você pode optar por capturar apenas a região do céu ao redor do pôr do sol (esquerda), apenas o surfista em sua onda ou apenas uma região estreita em torno da expressão facial interessante de alguém. Essa seletividade adicional pode resultar em composições muito simples e focadas.

PAISAGEM E CAMADAS


Telefoto de 130 mm usando assunto em camadas.
Foto tirada em Mt. Baldy, Califórnia.

O ensino de fotografia padrão muitas vezes lhe dirá que "uma lente grande angular é para paisagens" e "uma lente telefoto é para a vida selvagem". Absurdo! Composições muito poderosas e eficazes ainda podem ser feitas com o tipo de lente "inadequada".

No entanto, tais alegações não são completamente infundadas. As lentes telefoto comprimem a sensação de profundidade, enquanto as lentes grande angulares exageram a sensação de profundidade. Como o espaço é uma qualidade importante em muitas paisagens, a lógica é que as lentes grande angulares são, portanto, mais adequadas.

No entanto, as paisagens telefoto exigem apenas técnicas diferentes. Se você deseja melhorar a sensação de profundidade, uma técnica comum de telefoto é compor a cena de modo que ela seja composta de assunto em camadas em distâncias distintamente diferentes. Por exemplo, a camada mais próxima pode ser um conjunto de árvores em primeiro plano, as camadas subsequentes podem ser encostas sucessivamente mais distantes e a camada mais distante pode ser o céu, o oceano e/ou todos os outros objetos de fundo aparentemente equidistantes.

Captura de telefoto de 165 mm usando assunto em camadas - Mt. Hamilton, Califórnia

No exemplo acima, a imagem teria parecido muito menos tridimensional sem a camada de árvores em primeiro plano na colina. Da mesma forma, as camadas separadas de árvores, nuvens e montanha de fundo também dão ao primeiro exemplo mais profundidade. Uma lente telefoto também pode melhorar como a fotografia em neblina, neblina ou neblina afeta uma imagem, pois essas lentes fazem objetos distantes parecerem mais próximos.

PONTO DE FOCO


Para uma determinada distância do assunto, uma lente telefoto captura a cena com uma profundidade de campo muito menor do que outras lentes. Objetos distantes fora de foco também são muito maiores, o que aumenta seu desfoque. Portanto, é fundamental que você alcance a precisão exata com o ponto de foco escolhido.

Distância focal de 320 mm - profundidade rasa de campo de tiro telefoto de um gato entre as folhas

No exemplo acima, a cerca do primeiro plano estava a menos de 30 centímetros do rosto do gato - mas parece extremamente fora de foco devido à profundidade de campo rasa. Mesmo um desfoque de uma polegada poderia, portanto, fazer com que os olhos do gato ficassem embaçados, o que teria arruinado a intenção da fotografia.

Felizmente, as teleobjetivas raramente estão sujeitas aos erros de "foco e recomposição" causados ​​por distâncias focais mais curtas - principalmente porque uma está muito mais longe do assunto. Isso significa que você pode usar seu ponto de foco automático central para obter um bloqueio de foco e, em seguida, recompor seu quadro sem se preocupar em alterar a distância na qual os objetos estão em foco mais nítido (consulte o tutorial sobre foco automático da câmera para obter mais informações sobre este tópico).

MINIMIZAR A TREM DA CÂMERA


Uma lente telefoto pode ter um impacto significativo na facilidade de obter uma fotografia nítida de mão. Distâncias focais mais longas requerem tempos de exposição mais curtos para minimizar o desfoque causado por mãos trêmulas. Pense nisso como se alguém estivesse tentando manter um ponteiro laser firme; ao apontar este ponteiro para um objeto próximo, seu ponto brilhante normalmente salta menos do que para objetos mais distantes.

Simulação do que acontece quando você tenta apontar um ponteiro laser para um ponto em uma parede distante;
os movimentos absolutos maiores na parede mais distante são semelhantes ao que acontece com a trepidação da câmera quando você está usando uma lente telefoto (já que os objetos tornam-se mais ampliadas).

Reduzir a trepidação da câmera requer fotografar usando uma velocidade de obturador mais rápida ou segurar a câmera com mais firmeza , ou alguma combinação dos dois.

Para obter uma velocidade de obturador mais rápida você precisará usar uma abertura maior (como ir de f/8.0 para f/2.8) e/ou aumentar a velocidade ISO. No entanto, ambas as opções têm desvantagens, pois uma abertura maior diminui a profundidade de campo e uma velocidade ISO mais alta aumenta o ruído da imagem.

Para manter sua câmera mais firme , você pode (i) usar a outra mão para estabilizar a lente, (ii) tentar tirar a foto agachado ou (iii) inclinar o corpo ou a lente contra outro objeto sólido. No entanto, usar um tripé ou monopé de câmera é a única maneira realmente consistente de reduzir a trepidação da câmera.

LENTES DE TELEFONIA E PROFUNDIDADE DE CAMPO


Observe que tive o cuidado de dizer que as lentes telefoto apenas diminuem a profundidade de campo para uma determinada distância do assunto . Uma lente telefoto em si não tem menos profundidade de campo. Infelizmente, esse é um equívoco comum. Se você estiver ampliando seu assunto na mesma proporção (o que significa que eles preenchem o quadro da imagem na mesma proporção), uma lente telefoto fornecerá a mesma* profundidade de campo que outras lentes.

*Nota técnica :para situações de ampliação extrema, a profundidade de campo pode diferir um pouco. No entanto, este é um caso extremo e não é relevante para os usos discutidos nesta página. Veja o tutorial sobre profundidade de campo para uma discussão mais detalhada deste tópico.

A razão pela qual as teleobjetivas têm a reputação de diminuir a profundidade de campo não é por causa de qualquer propriedade inerente à própria lente. É por causa de como eles são mais frequentemente usados . As pessoas geralmente ampliam muito mais o assunto com lentes telefoto do que com lentes que têm ângulos de visão mais amplos. Em outras palavras, as pessoas geralmente não se afastam do assunto, então esse assunto acaba preenchendo mais o quadro. É essa maior ampliação que causa a menor profundidade de campo.

distraindo o fundo fora de foco

No entanto, uma lente telefoto amplia as regiões fora de foco (chamadas "bokeh"), pois aumenta o fundo em relação ao primeiro plano. Isso pode dar a aparência de uma profundidade de campo mais rasa.

Deve-se, portanto, prestar muita atenção em como um plano de fundo ficará e será posicionado quando estiver fora de foco. Por exemplo, destaques fora de foco mal posicionados podem ser uma distração para um assunto em primeiro plano (como no exemplo do papagaio).