Os filtros de densidade neutra (ND) reduzem a quantidade de luz que entra na câmera, permitindo um tempo de exposição mais longo do que seria possível. Isso pode enfatizar o movimento ou fazer uma cena tumultuada parecer surreal e quieta. Como alternativa, um filtro ND também permite aberturas maiores, que podem produzir uma profundidade de campo menor ou obter uma foto mais nítida. De qualquer forma, este é um filtro útil e muitas vezes subestimado que merece uma análise mais profunda. Os filtros ND também são um dos filtros mais fáceis de usar, e seu efeito não pode ser replicado digitalmente - pelo menos não com um único disparo.
Tempo de exposição:
1/8 segundo em f/10 e ISO100
→
Tempo de exposição:30 segundos em f/10 e ISO100
Exemplos cortesia de kyle kruchok.
VISÃO GERAL
Um filtro ND nada mais é do que um pedaço de vidro semitransparente que é colocado na frente de sua lente. O que o torna especial, no entanto, é que ele obstrui uma fração controlada com precisão da luz recebida e o faz de maneira uniforme - sem alterar o contraste ou a nitidez da imagem. A obstrução também visa ser igual em todo o espectro visível, não introduzindo assim um matiz de cores (embora isso nem sempre seja o caso). Essa última característica também é o motivo pelo qual é chamado de
neutro filtro de densidade.
Exemplo de um filtro ND aparafusado.
Mesmo que pareçam cinzas ou até mesmo opacas aos nossos olhos, não é assim que sua foto aparecerá; a medição da câmera compensa automaticamente deixando entrar mais luz. No entanto, o visor ainda parecerá muito escuro, então os fotógrafos geralmente compõem sua imagem antes de colocar o filtro na frente da lente.
Os filtros ND são especificados por sua capacidade de redução de luz, onde filtros mais fortes aparecem como tons de cinza mais escuros. Algumas especificações comuns estão resumidas abaixo:
Intensidade do filtro (em f-stops) | Terminologia do filtro: | | |
Redução de luz | Densidade | |
Usos comuns |
2 | 4X | 0,6 ND | → | Aumentos modestos no tempo de exposição, como em cascatas. |
3 | 8X | 0,9 ND |
10 | ~1.000X | 3.0 ND | → | Aumentos extremos no tempo de exposição, como desfoque em plena luz do dia. |
13 | ~10.000X | 4.0 ND |
20 | ~1.000.000X | 6.0 ND |
Nota:os fatores de redução de luz acima também podem ser considerados como multiplicadores do tempo de exposição.
Existem muitas outras forças intermediárias, mas a alta precisão normalmente não é necessária com filtros ND. Muitas vezes, pode-se ajustar a abertura, o ISO ou a velocidade do obturador em uma parada sem alterar substancialmente a imagem.
Nota técnica :Lembre-se de que cada "parada" de redução de luz corresponde a uma metade da luz. Uma determinada força de filtro, portanto, passa apenas 1/2 da luz de entrada inicial, onde "força" é a força do filtro em paradas. Por exemplo, um filtro ND de 3 paradas, portanto, passa apenas 1/8 da luz de entrada (já que 1/2 =1/(2*2*2) =1/8).
EXPOSIÇÕES MAIS NÍTIDAS E MAIS LONGADAS
Filtros de densidade neutra podem ser usados para criar qualquer combinação de (i) um tempo de exposição mais longo, (ii) uma profundidade de campo menor e (iii) uma fotografia mais nítida. Destes três, o primeiro é de longe o aplicativo mais comum, então é por aí que vamos começar.
|
2 segundos | 1/10 segundo |
Columbia River Gorge, Oregon
Tempos de exposição mais longos podem alcançar uma ampla variedade de efeitos artísticos, incluindo suavizar a aparência de água turbulenta, borrar ondas de grama soprando ou enfatizar o movimento em uma multidão de pessoas. Para uma discussão completa desses e de outros exemplos, veja o tutorial sobre como usar a velocidade do obturador de forma criativa.
No entanto, vamos nos concentrar em um exemplo específico de cascata. Sem um filtro, usaria a menor abertura e a menor velocidade ISO disponível. Com uma cachoeira sob luz do dia suave, f/22 e ISO100 podem render uma exposição de 1/10 de segundo. Infelizmente, essa duração não é apenas insuficiente, mas o f-stop também teve que ser aumentado a ponto de reduzir a nitidez devido à difração.
O uso de um filtro ND permite que você resolva esses dois problemas, mas a medida em que um deles é aprimorado depende de como você escolhe alocar seu efeito. Com um filtro ND de 5 paradas, as mesmas configurações renderiam um tempo de exposição 32X maior - dando à água uma aparência muito mais sedosa. Alternativamente, pode-se sentir que um aumento de tempo de exposição de 16X (4 paradas) é suficiente quando comparado ao potencial de ter uma foto mais nítida e, em vez disso, também pode diminuir o f-stop para f/16.
Quanto tempo de exposição normalmente é necessário? Para um efeito total, as exposições de vários segundos geralmente são obrigatórias. Isso pode renderizar nuvens como listras no céu, borrar pessoas em movimento além do reconhecimento ou fazer com que as ondas pareçam uma névoa uniforme e baixa. No entanto, isso depende da natureza do movimento, da quantidade de ampliação do assunto e do efeito desejado. A chave é muita experimentação.
Tempo de exposição:60 segundos. Foto cortesia de Colin Southern.
Durante o dia, alcançar esse efeito geralmente requer uma força de filtro ND de 10 paradas ou mais, que bloqueia tudo, exceto um impressionante 1/1000 da luz recebida. Tente revisitar as configurações de exposição de algumas de suas imagens anteriores para ver quais forças de filtro ND seriam necessárias para obter exposições de vários segundos. Por exemplo, se uma determinada série de paisagens usasse uma velocidade do obturador de 1/50 segundo na abertura ideal e velocidade ISO, isso exigiria um filtro ND de 10 paradas para estender esse tempo de exposição para 20 segundos.
PROFUNDIDADE DE CAMPO MENOR
Embora os filtros ND sejam usados principalmente para obter exposições mais longas, uma aplicação menos comum é permitir uma profundidade de campo menor em luz muito brilhante. Por exemplo, a maioria das câmeras SLR tem uma velocidade máxima do obturador de 1/4000 segundo, portanto, um assunto sob luz solar direta pode exigir um f-stop maior que cerca de f/4.0 (em ISO100). Com um filtro ND de 2 paradas, pode-se reduzir isso para f/2.0 - resultando em uma melhoria dramática no desfoque do fundo e no isolamento do assunto.
Foto cortesia de alex campos. Nota:o exemplo acima não usa um filtro ND, mas ilustra uma situação em que poderia ajudar (dependendo da velocidade máxima do obturador da câmera).
Por outro lado, essas situações são raras e geralmente podem se beneficiar mais ao fotografar o assunto sob iluminação mais fraca (e provavelmente menos severa). Também é improvável que essas situações exijam algo mais forte do que um filtro ND de 2 ou 3 paradas.
FILTROS DIGITAIS DE DENSIDADE NEUTRA
Embora os filtros ND não possam ser replicados digitalmente, certas cenas e tempos de exposição podem ser adequadamente emulados empregando uma técnica chamada média de imagem. Isso funciona combinando várias fotos separadas de uma maneira que simula uma única exposição mais longa:
|
Escolha a média de fotos: | Nenhum | 2X | 4X | 16X |
No exemplo acima, observe como a água parece incomum quando apenas duas fotos foram calculadas. Observe o aparecimento de uma imagem dupla da crista da onda distante. Este efeito é menos pronunciado com 4 fotos, mas não foi totalmente eliminado.
O sol parece fazer
saltos discretos no céu.
Em geral,
melhores resultados são alcançados quando (i) mais fotos são calculadas em média e (ii) o tempo de exposição de cada foto é longo em comparação com o intervalo entre elas . O exemplo acima exigiu cerca de 16 fotos médias para imitar adequadamente um filtro ND, em parte porque cada exposição individual era muito breve.
Talvez o maior problema com a média seja que os objetos em movimento nem sempre são renderizados como listras contínuas – não importa quantas fotos sejam calculadas. Fotos contendo pessoas, um sol visível, estrelas ou outros objetos em movimento são particularmente suscetíveis.
OUTROS TIPOS E ALTERNATIVAS
Sistemas de montagem de filtro . Como os filtros ND têm o mesmo efeito, independentemente de como são deslocados ou girados, usar um sistema de montagem de filtro não é tão crítico (ao contrário dos filtros GND). No entanto, eles ainda têm algumas vantagens, incluindo inserção e remoção mais rápidas ou liberar uma mão para segurar o filtro ND no lugar.
Adaptadores de step-up e step-down . Isso evita que você tenha que comprar um tamanho de filtro de rosca diferente para cada diâmetro de lente (geralmente listado como 77 mm, 72 mm etc.). Pode-se então comprar um filtro ND que se encaixe em sua lente maior e usar o que é chamado de "adaptador de aumento" para que esse mesmo arquivador ND se encaixe em lentes menores.
Filtros e empilhamento de ND variável . Com eles, a intensidade pode ser ajustada sem a necessidade de trocar de filtro, mas eles também são muito mais caros - muitas vezes até mais do que alguns filtros separados. Para mais flexibilidade em um orçamento, muitos fotógrafos, portanto, apenas empilham vários filtros ND quando precisam reproduzir a capacidade de redução de luz de um único filtro mais forte (mas indisponível).
Substitutos . Às vezes, outros tipos de filtro podem ser usados no lugar de um filtro ND . Dependendo do tamanho dos seus filtros GND, eles às vezes podem ser usados como filtros ND se a região mais escura for grande o suficiente para cobrir toda a lente. Alternativamente, os filtros polarizadores podem funcionar como filtros ND de 2 a 3 pontos, mas apenas se alguém também quiser a aparência polarizada e somente quando esse filtro for girado para obter o efeito máximo. Alguns fotógrafos não compram filtros ND de 2 ou 3 pontos por esse motivo e, em vez disso, optam por variedades mais fortes (como 10 pontos).
Filtrar projeções de cores . Alguns filtros ND mais baratos podem introduzir um elenco de cores. Felizmente, isso não é um grande problema com câmeras digitais, pois isso geralmente pode ser corrigido ajustando o balanço de branco da foto no pós-processamento. No entanto, em casos extremos, filtros mais baratos podem introduzir matizes de cores que não se correlacionam com as configurações de balanço de branco - tornando a remoção de matizes de cores muito mais difícil.
LEITURA ADICIONAL
Para tópicos semelhantes, visite também os seguintes tutoriais:
- Filtros de lente de câmera:polarizadores, filtros UV, ND e GND
Uma visão geral de todos os tipos de filtros de lente, incluindo um resumo dos filtros ND.
- Compreendendo e usando filtros polarizadores
Eles geralmente podem ser usados no lugar de filtros ND, entre outros benefícios.
- Usando filtros de densidade neutra graduada (GND)
Eles são semelhantes aos filtros ND, mas reduzem apenas a luz em parte da foto.