Saber qual tipo de imagem usar garante que você possa aproveitar ao máximo suas fotografias digitais. Alguns tipos de imagem são melhores para obter um equilíbrio ideal de qualidade e tamanho de arquivo ao armazenar suas fotos, enquanto outros tipos de imagem permitem que você se recupere mais facilmente de uma fotografia ruim. Existem inúmeros formatos de imagem e novos estão sempre sendo adicionados; nesta seção, focaremos nas opções relacionadas a dois dos três formatos mais relevantes para a fotografia digital:JPEG e TIFF. O formato de arquivo RAW é abordado em um tutorial separado.
INTRO:COMPRESSÃO DE IMAGEM
Um conceito importante que distingue muitos tipos de imagem é se eles são compactados. Os arquivos compactados são significativamente menores do que suas contrapartes não compactadas e se enquadram em duas categorias gerais:"com perdas" e "sem perdas". A compactação sem perdas garante que todas as informações da imagem sejam preservadas, mesmo que o tamanho do arquivo seja um pouco maior como resultado. A compactação com perdas, por outro lado, pode criar tamanhos de arquivo significativamente menores, mas consegue isso descartando seletivamente os dados da imagem. O arquivo compactado resultante, portanto, não é mais idêntico ao original. As diferenças visíveis entre esses arquivos compactados e seus originais são chamadas de "artefatos de compactação".
FORMATO DE ARQUIVO JPEG
JPEG significa "Joint Photographic Expert Group" e, como o próprio nome sugere, foi desenvolvido especificamente para armazenar imagens fotográficas. Tornou-se também um formato padrão para armazenar imagens em câmeras digitais e exibir imagens fotográficas em páginas da internet. Os arquivos JPEG são significativamente menores do que os salvos como TIFF, mas isso tem um custo, pois o JPEG emprega compactação com perdas. Uma grande coisa sobre os arquivos JPEG é sua flexibilidade. O formato de arquivo JPEG é realmente um conjunto de opções cujas configurações podem ser alteradas para atender às necessidades de cada imagem.
Os arquivos JPEG atingem um tamanho de arquivo menor compactando a imagem de uma maneira que retém os detalhes mais importantes, enquanto descarta os detalhes considerados menos impactantes visualmente. O JPEG faz isso aproveitando o fato de que o olho humano percebe pequenas diferenças de brilho mais do que pequenas diferenças de cor. A quantidade de compactação alcançada é, portanto, altamente dependente do conteúdo da imagem; imagens com altos níveis de ruído ou muitos detalhes não serão tão facilmente compactadas, enquanto imagens com céu suave e pouca textura serão compactadas muito bem.
Imagem com detalhes finos
(Compressão JPEG menos efetiva)
Imagem sem detalhes finos
(Compressão JPEG mais eficaz)
Também é útil obter uma intuição visual de como os vários graus de compactação afetam a qualidade da sua imagem. Em 100%, você mal notará qualquer diferença entre a imagem compactada e descompactada abaixo, se houver. Observe como o algoritmo JPEG prioriza bordas proeminentes de alto contraste em detrimento de texturas mais sutis. À medida que a qualidade da compactação diminui, o algoritmo JPEG é forçado a sacrificar a qualidade de texturas cada vez mais proeminentes visualmente para continuar diminuindo o tamanho do arquivo.
Imagem original
Escolher compactação Qualidade: |
100% | 80% | 60% | 30% | 10% |
Imagem compactada
FORMATO DE ARQUIVO TIFF
TIFF significa "Tagged Image File Format" e é um padrão na indústria de impressão e publicação. Os arquivos TIFF são significativamente maiores do que seus equivalentes JPEG e podem ser descompactados ou compactados usando compactação sem perdas. Ao contrário do JPEG, os arquivos TIFF podem ter uma profundidade de bits de 16 bits por canal ou 8 bits por canal, e várias imagens em camadas podem ser armazenadas em um único arquivo TIFF.
Os arquivos TIFF são uma excelente opção para arquivar arquivos intermediários que você pode editar posteriormente, pois não apresenta artefatos de compactação. Muitas câmeras têm a opção de criar imagens como arquivos TIFF, mas podem consumir espaço excessivo em comparação com o mesmo arquivo JPEG. Se sua câmera suportar o formato de arquivo RAW, esta é uma alternativa superior, pois são significativamente menores e podem reter ainda mais informações sobre sua imagem.
DICAS ÚTEIS
- Só salve uma imagem usando uma compactação com perdas depois que todas as outras edições de imagem forem concluídas, pois muitas manipulações de imagem podem amplificar os artefatos de compactação.
- Evite compactar um arquivo várias vezes, pois os artefatos de compactação podem se acumular e degradar progressivamente a imagem. Para esses casos, o algoritmo JPEG também produzirá arquivos cada vez maiores no mesmo nível de compactação.
- Certifique-se de que os níveis de ruído da imagem sejam os mais baixos possíveis, pois isso produzirá arquivos JPEG muito menores.