O aprimoramento de contraste local tenta aumentar a aparência de transições claro-escuro em grande escala, semelhante à forma como a nitidez com uma "máscara de nitidez" aumenta a aparência de bordas em pequena escala. Um bom contraste local dá a uma imagem seu "pop" e cria um efeito tridimensional - imitando a aparência naturalmente criada por lentes de câmera de última geração. O aprimoramento de contraste local também é útil para minimizar o efeito de neblina, reflexo de lente ou a aparência opaca criada ao tirar uma fotografia através de uma janela suja.
VISUALIZAR CONTRASTE LOCAL
Quando visto à distância, observe como os recursos de grande escala são muito mais pronunciados para a imagem com alto contraste local, apesar da falta de resolução. Tanto a resolução quanto o contraste local são essenciais para criar uma imagem final tridimensional detalhada.
CONCEITO
O truque com o aprimoramento de contraste local é que ele aumenta o contraste "local" em regiões menores, ao mesmo tempo em que evita um aumento no contraste "global" - protegendo assim os detalhes de sombra/realce em grande escala. Ele consegue esse feito fazendo com que alguns pixels no histograma se cruzem, o que não é possível ao aprimorar o contraste usando níveis ou curvas.
O aprimoramento de contraste local funciona de maneira semelhante à nitidez com uma máscara sem nitidez, mas a máscara é criada usando uma imagem com uma distância de desfoque maior. Isso cria uma máscara de contraste local que mapeia transições de maior escala do que as bordas de pequena escala que são mapeadas ao afiar uma imagem.
ETAPA 1:detectar transições
e criar máscara –
Original
–
Cópia desfocada
=
Máscara de contraste local
ETAPA 2:use máscara para aumentar
contraste em Transições –
Original de alto contraste
+
Máscara de contraste local
+
Original
=
Imagem final
Nota:A "sobreposição de máscara" é quando a informação da imagem da camada acima da máscara de contraste local passa e substitui a camada abaixo de forma proporcional ao brilho naquela região da máscara. A imagem superior não contribui para o final para regiões onde a máscara é preta, enquanto substitui completamente a camada inferior em regiões onde a máscara de contraste local é branca.
A diferença entre a imagem original e a final geralmente é sutil, mas deve mostrar um aumento notável na clareza. Para ver completamente esse efeito, é preciso examinar as imagens de perto. Mova o mouse para dentro e para fora de "aprimoramento de contraste local" e depois "alto contraste" para ver sua influência nos tons na imagem abaixo:
Veja as diferenças:
Original | Aprimoramento de contraste local | Alto contraste |
Observe como ele cria mais contraste perto da transição entre as rochas e a terra, mas preserva a textura em regiões claras e escuras de grande escala. Preste atenção especial à sujeira entre as rochas e como essa região fica muito escura para a imagem de alto contraste, mas é preservada para aprimoramento de contraste local. O efeito acima é bastante forte para auxiliar na visualização; o realce local do contraste é frequentemente menos pronunciado.
NA PRÁTICA
Felizmente, realizar o aprimoramento de contraste local no Photoshop e em outros programas de edição de imagens é rápido e fácil. É idêntico à nitidez com uma máscara de nitidez, exceto que o "raio" é muito maior e a "porcentagem" é muito menor. A máscara de nitidez pode ser acessada no Adobe Photoshop clicando nos seguintes menus suspensos:Filtro> Nitidez> Máscara de nitidez.
Valor geralmente é listado como uma porcentagem e controla a magnitude de cada overshoot. Isso também pode ser pensado como quanto contraste é adicionado nas transições.
O valor geralmente é de 5 a 20% .
Raio controla a quantidade de desfoque do original para criar a máscara, mostrada por "cópia desfocada" na ilustração acima. Isso afeta o tamanho das transições que você deseja aprimorar, portanto, um raio menor aprimora os detalhes em menor escala.
O raio geralmente é de 30 a 100 pixels .
Limite define a alteração mínima de brilho que será aprimorada. Isso raramente é usado no aprimoramento de contraste local, mas pode ser definido como um valor diferente de zero para aprimorar apenas o contraste nas bordas mais proeminentes.
O limite é normalmente definido como 0 .
Muito mais do que com a nitidez, a configuração do raio é fortemente influenciada pelo tamanho da imagem e pela escala das transições claro-escuro que você deseja aprimorar. Imagens de alta resolução, ou aquelas em que as transições claro-escuro são grandes, exigem o uso de um valor de raio maior. Imagens de resolução muito baixa podem exigir um raio ainda menor que 30 pixels para obter o efeito.
COMPLICAÇÕES
O aprimoramento de contraste local, assim como a nitidez, também pode criar alterações de cor indesejadas se for realizado em todos os três canais de cores. Além disso, o aprimoramento de contraste local pode aumentar significativamente a saturação da cor. Você pode eliminar esses efeitos indesejados executando aprimoramento de contraste local no canal de luminosidade do espaço de cores LAB ou em uma camada separada (enquanto ainda em um espaço de trabalho RGB) e mesclando usando "luminosidade" na janela de camadas.
O aprimoramento de contraste local também pode cortar realces em regiões que são muito claras e adjacentes a uma região mais escura. Por esta razão, deve ser realizado antes de ajustar os níveis (se os níveis forem usados, leve os tons aos realces extremos dentro do histograma da imagem). Isso permite uma "zona de buffer" quando o aprimoramento de contraste local estende os tons mais claros e mais escuros para branco ou preto completo, respectivamente.
Também deve-se tomar cuidado ao usar essa técnica, pois ela pode prejudicar a "suavidade" dos tons em sua imagem - alterando assim seu humor. A fotografia de retrato é uma área em que se deve ser particularmente cauteloso com essa técnica.
LEITURA ADICIONAL
Outros sites que discutem o realce local de contraste podem ser encontrados em:
- A paisagem luminosa:entendendo o aprimoramento do contraste local
- Lone Star Digital:aprimoramento de contraste direcionado