>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmeras Digitais

ILUMINAÇÃO DE RETRATO


Uma segunda fonte de luz - geralmente chamada de luz de preenchimento ou flash de preenchimento - pode melhorar muito a iluminação do retrato. Reduz a profundidade das sombras e suaviza a aparência dos traços faciais, entre outros traços. O melhor de tudo é que uma luz de preenchimento é fácil de criar:um simples flash na câmera ou um refletor geralmente é suficiente. No entanto, uma segunda fonte de luz pode facilmente danificar os retratos. Este tutorial, portanto, se concentra em como controlar a localização e a intensidade da luz de preenchimento para produzir a aparência de retrato desejada.

Se você ainda não o fez, também dê uma olhada na primeira parte deste tutorial:
Introdução à iluminação de retrato:uma fonte de luz

VISÃO GERAL:DUAS FONTES DE LUZ


Com uma única fonte de luz, as considerações mais importantes foram sua direção e tamanho aparente. Embora tenham o mesmo efeito com uma segunda luz, elas normalmente não variam independentemente da luz principal. Em vez disso, o que geralmente é ajustado é a iluminação relativa da luz secundária em comparação com a luz principal. Isso controla o quanto a segunda luz "preenche" as sombras da luz principal e é por isso que uma luz secundária é geralmente chamada de luz de preenchimento ou preencher flash :

nota:os diagramas mostram o efeito de uma luz de preenchimento, não necessariamente sua posição ideal (mais sobre isso mais tarde)

Talvez o cenário de iluminação mais comum seja usar um flash na câmera como luz de preenchimento e a luz do sol como luz principal. Pode-se também usar um flash secundário como luz de preenchimento no estúdio, ou até mesmo usar a luz ambiente como luz de preenchimento e, em vez disso, fazer com que o flash seja a luz principal. Existem muitas possibilidades. A chave é saber como controlar as qualidades de sua luz de preenchimento – independentemente de qual fonte está sendo usada para criá-la.

PREENCHER RELAÇÕES DE LUZ


Os termos "taxa de flash" e "taxa de luz de preenchimento" descrevem* a quantidade relativa de luz das fontes de luz principal e secundária e determinam efetivamente o contraste geral. Por exemplo, um valor de 1:4 significa que a luz de preenchimento é um quarto da intensidade da luz principal. Proporções mais equilibradas produzem sombras mais fracas:
Proporções de luz de preenchimento:

0:1
sem luz de preenchimento

1:8 - 1:2
luz de preenchimento mais fraca

1:2 - 1:1
luz de preenchimento mais forte
Escolha uma proporção de luz de preenchimento:
0:1 1:8 1:4 1:2 1:1

Os retratos geralmente aparecem melhor com uma proporção de flash próxima a 1:2 . Isso é forte o suficiente para produzir sombras sutis, mas não tão forte que elimine totalmente as sombras (fazendo com que o assunto pareça plano).

No entanto, deve-se sempre ter cuidado com essas regras aparentemente rígidas na fotografia. Menos luz de preenchimento é frequentemente usada para retratos de estilo "low key" escuros com sombras bem definidas. Da mesma forma, mais luz de preenchimento pode ser necessária para renderizar um estilo de "chave alta" mais brilhante ou apenas para fornecer uma aparência mais suave (como uma fotografia de um bebê). Em caso de dúvida, porém, a proporção de 1:2 é um ponto de partida seguro.

*Observação :Esses termos podem ser um pouco confusos, porque uma "proporção de luz de preenchimento" refere-se à proporção entre as fontes de luz secundária e primária, enquanto a "proporção do flash" refere-se à proporção entre a luz do flash e a luz ambiente. Para piorar a situação, às vezes a proporção é usada para descrever a proporção entre total luz (ambiente+flash) e aquela do flash sozinho. Os números às vezes também são invertidos, mas o número menor sempre se refere à luz de preenchimento. Manteremos a mesma definição ao longo deste tutorial e, como discutiremos apenas cenários em que o flash é mais fraco do que outras fontes de luz, ambos os termos são sinônimos.

LOCAL DE PREENCHIMENTO DA LUZ


Ao contrário da fonte de luz principal, o local mais simples para uma luz de preenchimento é próximo à linha de visão da câmera ("no eixo"), mas não tão perto que apareça na imagem . Dessa forma, quaisquer sombras projetadas pela luz de preenchimento não serão visíveis da perspectiva da câmera, portanto, não importa se elas parecerem difíceis (devido a uma fonte pequena). Talvez a maneira mais fácil de obter esse tipo de luz de preenchimento seja usar um flash embutido ou na câmera.
Luz de preenchimento no eixo
(as sombras ficam atrás do assunto) Luz de preenchimento fora do eixo
(sombras caem sobre o assunto)
Por outro lado, uma luz de preenchimento no eixo pode ser muito restritiva e tem uma chance maior de produzir reflexos diretos do assunto. Muitos, portanto, usam uma luz de preenchimento que atinge o assunto de uma direção que se opõe parcialmente à luz principal ("fora do eixo"). Isso visa as sombras de luz principais com mais eficiência - mesmo que a proporção de luz de preenchimento permaneça inalterada - e, portanto, também é menos provável que afete a exposição geral.

Escolha
uma luz de preenchimento:
Fora do Eixo
Difícil
Fora do eixo
Soft
No Eixo
Difícil

A luz quadrada representa a luz principal e o disco octogonal representa a luz de preenchimento.
O exemplo acima usa uma proporção de preenchimento de 1:1 para melhorar a visibilidade das sombras de preenchimento.

No entanto, o preenchimento fora do eixo tem suas próprias desvantagens, com talvez a pior sendo que agora é preciso se preocupar com a aparência das sombras da luz de preenchimento. Se estes não forem suficientemente macios, podem causar sombras duplas de aparência irreal. Para neutralizar isso, quanto mais longe a luz de preenchimento for colocada da linha de visão da câmera, maior deverá ser a fonte de luz . Mova o mouse sobre as seleções acima para ver este efeito .

Observe a segunda sombra à direita do nariz com a iluminação de preenchimento "fora do eixo". Observe também como a luz de preenchimento no eixo evita a produção de sombras duplas, mesmo sendo uma fonte pequena (dura), mas não elimina as sombras completamente (mesmo que use a mesma proporção de luz de preenchimento de 1:1).

Lembre-se também de que a iluminação de preenchimento fora do eixo requer um arranjo de iluminação mais complexo e, portanto, geralmente é reservada para retratos em estúdio. Uma luz de preenchimento fora do eixo também tecnicamente não é uma luz de preenchimento verdadeira , uma vez que não pode iluminar todas as sombras visíveis para a câmera - apenas aquelas de sua direção. Por exemplo, no retrato acima, a luz fora do eixo não consegue reduzir as sombras atrás do cabelo no canto superior direito.

PREENCHA AS CONFIGURAÇÕES DA CÂMERA FLASH


Muitos só usam flash quando sua cena tem luz insuficiente para uma fotografia de mão, mas isso perde uma função ainda mais útil:flash de preenchimento. Embora possa parecer contra-intuitivo, o flash de retrato talvez seja mais útil quando há muita luz solar. Felizmente, a maioria das câmeras usa como padrão o flash como flash de preenchimento quando o assunto está bem iluminado* — mas apenas se você forçar o flash a disparar.

As câmeras geralmente adotam uma proporção de flash próxima a 1:1, mas isso pode ser substancialmente diferente porque depende do sistema de medição da sua câmera. Para ajustar essa proporção, você deve aplicar a compensação de exposição do flash (FEC). Isso modifica a quantidade de flash que sua câmera emitiria, deixando as outras configurações de exposição inalteradas.

*Observação :Bem iluminado significa que sua câmera não considera a trepidação da câmera uma ameaça, o que geralmente se traduz em um tempo de exposição menor que cerca de 1/60 de segundo.

OUTRAS CONSIDERAÇÕES


Outras técnicas e considerações importantes de luz de preenchimento incluem:

Iluminação de preenchimento natural . Até agora, focamos em cenários onde a luz natural é a principal fonte de luz e o flash da câmera é usado como luz de preenchimento. No entanto, esses papéis podem ser facilmente revertidos. A fonte de luz natural geralmente precisa ser suave, como de um dia nublado ou um assunto na sombra. Normalmente, também é necessário um flash fora da câmera ou rebatido para que isso produza resultados ideais (consulte a discussão sobre a direção da iluminação no tutorial sobre iluminação de retrato).

Refletores . Isso faz com que uma única fonte de luz ilumine um assunto de uma segunda direção. A reflexão é mais fraca do que a luz principal, então os refletores são mais comumente usados ​​como luz de preenchimento. Um benefício adicional é que esta luz pode facilmente ter o mesmo balanço de branco que a luz principal, se desejado. No entanto, uma desvantagem é que os refletores geralmente não fornecem luz suficiente (mesmo para uma luz de preenchimento). Isso é altamente dependente da refletividade do material, além de sua distância do assunto. Para aumentar a iluminação, os refletores são geralmente colocados o mais próximo possível do assunto – geralmente fora do quadro da imagem.

Separação assunto-fundo . Com retratos com luz natural, um flash de preenchimento pode ajudar a criar uma separação adicional do assunto-fundo, já que o flash provavelmente fornecerá muito mais iluminação ao assunto (mais próximo) do que ao fundo (mais distante). Você pode controlar a intensidade desse efeito (i) aproximando-se do assunto e/ou (ii) afastando o assunto do fundo.

luz ambiente baixa

Luz ambiente . Todas as cenas têm alguma quantidade de luz de preenchimento - independentemente de isso ter sido adicionado intencionalmente. A luz da fonte principal reflete nas paredes e outros objetos, que coletivamente atuam como uma luz de preenchimento. As sombras, portanto, nunca são totalmente pretas, e a quantidade real de luz de preenchimento geralmente é um pouco maior do que a fornecida pelo flash de preenchimento. No entanto, a iluminação de estúdio ainda pode atingir um contraste muito alto.

RESUMO E LEITURA COMPLEMENTAR


No geral, as opções de luz de preenchimento mais importantes são:
  • Local: colocar o preenchimento próximo à linha de visão da câmera (no eixo) ou ao lado (fora do eixo). O preenchimento no eixo é mais fácil, pois não é necessário se preocupar com a aparência das sombras, mas o preenchimento fora do eixo oferece mais flexibilidade com posicionamento e controle sobre a aparência dos reflexos.
  • Taxa de preenchimento: a força relativa de sua luz de preenchimento, em comparação com a luz principal. Um bom ponto de partida é normalmente uma parte de luz de preenchimento para cada duas partes de luz principal (indicada como uma proporção de 1:2), mas isso também dependerá de onde sua luz de preenchimento foi localizada.

Para ler sobre este tópico, veja também a parte 1 deste tutorial:
Introdução à iluminação de retrato:uma fonte de luz

Para outros tópicos semelhantes, visite também os seguintes tutoriais:

  • Flash da câmera:aparência
    Discute como controlar a qualidade e a aparência da luz de um flash.
  • Nossa Escola Interativa de Retratos (nos fóruns)
    Em particular, dê uma olhada na lição 2:iluminação e na lição 6:iluminação de estúdio.