A câmera de bolso dobrável Kodak nº 3A ou simplesmente nº 3A Pocket Kodak, lançada no final de 1897, foi um grande avanço em relação às Kodaks nº 1 e 1A originais. Ela introduziu o conceito de uma câmera verdadeiramente leve e totalmente fechada, que pode ser dobrada em um design compacto para fácil portabilidade.
Corpo O corpo da câmera foi coberto com couro genuíno de grão marroquino, com ferragens niqueladas. Era do tipo fole com lente removível na frente e porta traseira articulada na parte traseira que abria para carregar e descarregar o cartucho de filme. O visor consistia em um simples orifício quadrado na parte superior da porta traseira.
Obturador e lente O nº 3A tinha obturador tipo rotativo com velocidades de 1/25, 1/50 e bulbo, além de “tempo” para longas exposições. O botão disparador do obturador estava localizado no lado direito do corpo, abaixo da lente. A lente era do tipo menisco simples, com abertura fixa de f/8.
Filme O nº 3A usava um novo tipo de cartucho de filme chamado "Cartucho 117", nomeado por suas dimensões de 2 1/2 polegadas por 1 7/8 polegadas (6,5 cm por 5,2 cm). Cada cartucho continha um rolo de doze exposições de 1 5/8 x 2 1/2 polegadas (4,1 cm x 6,4 cm).
Carregar e descarregar a câmera foi simples. A parte traseira articulada foi aberta e o cartucho antigo removido. O novo cartucho foi inserido e a parte traseira fechada. A câmera estava então pronta para filmar.
Tirando uma foto O visor foi usado para compor a imagem, e a velocidade do obturador e a abertura foram definidas usando os controles na parte frontal da câmera. O foco foi feito movendo a placa da lente para frente e para trás até que a imagem ficasse nítida.
Assim que a câmera foi configurada, o botão disparador do obturador foi pressionado para tirar uma foto. O obturador zumbiu e depois fechou, expondo o filme à luz.
A câmera de bolso dobrável nº 3A foi um grande sucesso e foi produzida até 1923. Era relativamente acessível e fácil de usar, o que a tornava uma opção atraente para fotógrafos amadores.