Fotografia e cinema ainda hoje são amplamente utilizados para fins de propaganda. Embora as técnicas utilizadas tenham se tornado mais sofisticadas, os princípios básicos permanecem os mesmos:criar uma visão tendenciosa ou distorcida da realidade, a fim de influenciar a opinião pública.
Aqui estão algumas das maneiras pelas quais a fotografia e o filme são usados para propaganda hoje:
*
Enquadramento e edição seletivos: Fotografias e filmagens podem ser cuidadosamente cortadas ou editadas para criar a impressão desejada. Por exemplo, uma foto de um político pode ser tirada de um ângulo que o faça parecer mais poderoso, ou um clipe de um evento noticioso pode ser editado para remover o contexto que faria o evento parecer diferente.
*
Manipulação de imagens: Fotografias e filmagens podem ser alteradas digitalmente para alterar a aparência de pessoas, lugares ou eventos. Isso pode ser usado para criar notícias falsas ou para fazer parecer que alguém disse ou fez algo que não disse.
*
Desinformação e desinformação: Fotografias e filmes podem ser usados para espalhar informações erradas ou desinformação, que são informações falsas ou imprecisas que são deliberadamente divulgadas para enganar as pessoas. Isso pode ser feito por meio de mídias sociais, sites de notícias ou até mesmo pela mídia impressa tradicional.
*
Astroturf: Astroturfing é uma técnica que cria a ilusão de apoio popular a uma questão ou causa específica. Isto pode ser feito através da utilização de contas falsas nas redes sociais, da publicação de críticas falsas ou da contratação de pessoas que finjam ser cidadãos comuns que apoiam uma determinada posição.
A propaganda pode ser muito eficaz na formação da opinião pública, mas é importante ser capaz de reconhecê-la para que possa tomar as suas próprias decisões informadas. Aqui estão algumas dicas para detectar propaganda:
*
Seja cético em relação a informações que parecem boas demais para ser verdade. Se algo parecer muito positivo ou negativo, é provável que seja tendencioso.
*
Procure evidências para apoiar as afirmações feitas. Se não houver provas, ou se as provas forem fracas, então as alegações provavelmente serão propaganda.
*
Considere a fonte da informação. É uma fonte confiável? Ou é uma fonte que tem interesse em promover um ponto de vista específico?
*
Esteja ciente de seus próprios preconceitos. Todo mundo tem preconceitos, mas é importante estar ciente deles para que não influenciem seu julgamento.
Ao ser cético em relação à informação e ao reconhecer as técnicas usadas para propaganda, você pode se proteger de ser enganado.