A vida útil do filme depende muito das condições de armazenamento e manuseio, mas pode chegar a 150 anos se armazenado adequadamente.
Depois que os filmes cumprirem seu propósito, existem várias opções para o que acontece com eles:
-
Preservação de filmes: Alguns filmes são considerados histórica ou culturalmente significativos e, portanto, preservados por arquivos de filmes e museus. Os filmes podem ser armazenados em bobinas originais ou convertidos para formato digital para preservação a longo prazo.
-
Redefinição de propósito: Alguns filmes antigos em bobinas podem ser reaproveitados ou reciclados para outros fins, como a criação de instalações artísticas ou como matéria-prima para outras indústrias.
-
Descarte: Se um filme não for considerado de valor significativo ou estiver em estado de deterioração, ele poderá ser descartado. Isto pode envolver a reciclagem do material do filme ou seu descarte adequado de acordo com os regulamentos locais de descarte de resíduos.
-
Digitalização: Nos últimos anos, muitos filmes antigos em rolo estão sendo digitalizados para convertê-los em formatos digitais para melhor preservação e acessibilidade.
-
Armazenamento doméstico: Alguns indivíduos ou entusiastas do cinema podem optar por coletar filmes antigos e armazená-los para uso pessoal ou diversão.