PoE (Power over Ethernet) é uma função que permite que o cabo Ethernet transfira energia e dados (através do mesmo cabo). Basicamente, usando PoE você pode alimentar dispositivos sem a necessidade de usar uma fonte de alimentação separada, um cabo é capaz de ligar o dispositivo e transmitir os dados também.
A tecnologia PoE permite que o instalador use menos cabeamento ao instalar o sistema e, em geral, reduzirá os custos de manutenção e aumentará a confiabilidade da configuração.
Pontos anteriormente inacessíveis para instalação de câmeras devido à sua situação remota das tomadas agora estão disponíveis. Além disso, o cabo PoE executado no teto ou na parede não será volumoso ou feio. No entanto, ao usar esse recurso, você precisa entender a diferença entre PoE ativo e PoE passivo.
A diferença entre PoE ativo e PoE passivo
Um aspecto importante da função PoE é como a energia é fornecida através dos cabos de rede. Essas especificações foram regulamentadas para garantir uma transferência segura da energia do interruptor/injetor PoE para a câmera/receptor.
Além de enviar uma faixa de tensão segura, os dispositivos precisam se comunicar com os procedimentos aprovados. Antes de fornecer energia, a fonte de alimentação PoE testará a conexão usando o procedimento 802.3at.
Se tudo estiver correto, os dispositivos farão um “handshake”, que indica que a alimentação é compatível entre o emissor PoE e o lado receptor. Se não houver aperto de mão, nenhuma energia será fornecida.
Isso é basicamente o que consiste em um PoE ativo e um PoE passivo. Em outras palavras, PoE passivo descreve fontes de alimentação (como switches PoE ou injetores PoE) que enviam energia bruta não negociada através do cabo Ethernet para os dispositivos conectados.
A unidade receptora receberá a energia sem verificar se é compatível com seus requisitos. Portanto, não haverá aperto de mão ou procedimento de verificação. Um PoE passivo é conhecido como um dispositivo “sempre ligado”, o que significa que receberá a energia que está sendo fornecida a ele.
Por outro lado, Active PoE significa que um dispositivo é classificado como compatível com 802.3af ou 802.3at. Essas especificações exigem que a fonte de alimentação PoE execute uma verificação de especificação ou “handshake”.
Como dissemos, o PoE passivo não realiza um handshake, por isso é muito importante saber qual tensão PoE seu dispositivo (como uma câmera) requer antes de ligá-lo por meio de uma fonte de alimentação PoE.
Caso contrário, se você conectar a voltagem errada, poderá causar danos permanentes ao dispositivo (possivelmente queimando a placa-mãe).
Existem três padrões IEEE 802.3 para PoE ativo que são usados em câmeras de segurança normais e PTZ: - PoE (802.3af): Fornece 15,4 W de potência
- PoE+(802.3at): Fornece 30 W de potência
- PoE++(802.3bt): Fornece 60 W e 90 W de potência
Diferença entre PoE ativo e PoE passivo em sistemas de câmeras de segurança? - Ao usar um PoE ativo, a câmera/gadget não liga até completar um handshake entre a fonte de alimentação PoE e o dispositivo.
- A câmera não será ligada se o handshake não for aprovado.
- Ao usar um PoE passivo, a câmera será ligada independentemente de seus parâmetros de energia. Como não há aperto de mão, a câmera pode se queimar se estiver recebendo um nível de tensão mais alto.
Como reduzir o risco de PoE Passivo?
Para reduzir o risco de fontes de alimentação PoE passivas, você precisa garantir que a fonte de alimentação forneça a voltagem correta para a câmera IP (ou qualquer outro dispositivo inteligente). Verifique as especificações da câmera, observe a potência necessária e, em seguida, certifique-se de que o switch/injetor PoE fornecerá a energia necessária.
Por exemplo, câmeras IP comuns são capazes de lidar com potências de até 15W. Se o switch PoE fornecer 15W ou menos, a câmera será alimentada normalmente e não há risco de ser danificada.
As câmeras IP geralmente exigem 9W de potência, quanto mais luz IR na câmera, mais potência necessária. Geralmente, eles exigem 9-15W.
Obviamente, se o switch PoE enviar 90W para uma câmera que pode suportar apenas 15W, a câmera será danificada. É por isso que é importante verificar os níveis de energia ao usar fontes de alimentação PoE passivas. Se você não tiver certeza, peça ajuda ao vendedor ou ao fabricante.
Ao usar PoE ativo, não há necessidade de se preocupar em verificar nenhum parâmetro, pois as unidades (emissor e receptor) verificarão os parâmetros automaticamente. Se não houver nenhum handshake estabelecido, nenhuma energia será injetada.
Recomendações e Conclusão
O recurso PoE é uma função muito conveniente que ajuda a reduzir o custo de instalação e manutenção do seu sistema de segurança. Ele pode ser usado em várias situações em sua casa ou empresa.
Ao usar uma fonte de alimentação PoE, sempre recomendamos usar um PoE ativo para ligar seus dispositivos. Desta forma, a fonte de alimentação PoE e os dispositivos inteligentes verificarão automaticamente (“handshake) se a tensão e outros parâmetros são compatíveis. Nesse caso, a energia será fornecida e o dispositivo funcionará corretamente.
Uma fonte de alimentação PoE compatível com IEEE 802.3af pode fornecer 15,4 W de potência. Se você tiver algum dispositivo que exija mais do que isso (como uma câmera PTZ), ele não deve ser conectado a uma fonte PoE normal, mas a uma unidade PoE+ que fornece potências mais altas.
Outra coisa a considerar é o consumo de energia cumulativo dos dispositivos conectados a um switch PoE. Digamos que você tenha um switch PoE que produza 90W de potência, então a potência total das câmeras (e outros dispositivos) conectadas a este switch deve ser inferior a 90W.
Se a câmera consumir mais energia, o switch poderá fornecer energia suficiente e, posteriormente, os dispositivos poderão não funcionar corretamente.
Para concluir, você precisa entender a diferença entre PoE ativo e passivo. Se você estiver usando uma fonte de alimentação PoE passiva, certifique-se de que a potência seja suportada pelo lado do receptor.
No entanto, recomendamos o uso de uma fonte de alimentação PoE ativa que verifique os parâmetros com o dispositivo antes de fornecer energia a ele.