>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmeras de Segurança

Diferença entre H.264 e H.265 em sistemas de CFTV


Ao comprar sistemas de segurança de vigilância (gravadores ou câmeras), você definitivamente encontrará especificações H.264 e H.265. O que esses termos significam? Muitas pessoas podem associar o H264 a um sistema de câmeras de segurança.

Muitos dos DVRs e NVRs do mercado têm H264 ou H265 impressos na caixa ou exibidos na inicialização do sistema. Mas, na realidade, muitos dos vídeos de alta qualidade transmitidos online usam compressão H264.

Neste artigo, falaremos sobre as diferenças entre H.264 e H.265, qual é a sua finalidade e o que é recomendado para uso em sistemas de vigilância CCTV.


Qual ​​é a diferença entre H.264 e H.265?


High-Efficiency Video Coding (HEVC), também conhecido como H.265, é um padrão de compressão de vídeo projetado para melhorar a eficiência de codificação quando comparado ao seu precedente, o Advanced Video Coding (AVC), conhecido como H.264.

H.265 ou High Efficient Video Coding (MPEG-H Parte 2), é uma nova compressão de vídeo padrão que oferece ainda mais melhorias do que H264. O H264 oferece redução de bits aprimorada de 57% em 1080p e 64% de UHD ou 4K em comparação com o H264. Como todos os nossos dispositivos, de smartphones a smart TVs, estão gravando ou exibindo em uma resolução muito maior, é ainda mais importante que tenhamos compactação HEVC.

O H.265 oferece aproximadamente o dobro da taxa de compactação de dados no mesmo nível de qualidade de vídeo ou qualidade de vídeo substancialmente melhorada na mesma taxa de bits. Ele suporta resoluções de até 8192×4320, que inclui as resoluções 8K UHD.

Com a rápida disseminação da tecnologia de vigilância por vídeo IP, o atual padrão H.264 (MPEG-4/AVC) não atende mais aos requisitos de codificação de vídeo para uma resolução de imagem mais alta. Os dispositivos de vídeo 4K UHD e 8K UHD da próxima geração inevitavelmente se tornarão o padrão.



H.265 ou High-Efficiency Video Coding (HEVC) foi gradualmente adotado em produtos de vigilância IP de alta definição, como câmeras IP de alta resolução, NVRs, DVR. Observe que AMBOS sua Câmera IP e seu NVR devem suportar compressão H.265 para aproveitar esses benefícios).

A diferença entre H.264 e H.265 é a largura de banda de streaming e os requisitos de armazenamento A gravação H.265 é revolucionária porque o novo padrão de codificação de vídeo traz uma enorme economia de largura de banda de aproximadamente 50% em comparação com o conteúdo codificado em H.264.

Em outras palavras, o H.265 tem a capacidade de oferecer um vídeo de maior qualidade para conexão de rede com restrição de largura de banda. Isso significa que ao usar câmeras IP H.265, os usuários experimentarão alta qualidade de vídeo com reprodução suave, baixa latência de vídeo e menores requisitos de armazenamento.
H.265/HEVC H.264/AVC
Nomes MPEG-H, HEVC, Parte 2 MPEG 4 Parte 10, AVC
Data de aprovação 2013 2003
Progressão Sucessor do H.264/AVC Sucessor da parte MPEG-2
Melhorias importantes *40-60% de redução da taxa de bits em comparação com H.264 com a mesma qualidade visual. *É provável que implemente Ultra HD, 2K, 4K para Broadcast e Online (OTT). *Novo uso padrão em sistemas de CFTV. *40-50% de redução da taxa de bits em comparação com MPEG-2 Part. *Disponível para fornecer fontes HD para transmissão e on-line.
Suporte até 8K Sim. Não. Suporta até 4K
Suporte até 300 fps Sim Não. suporta apenas até 59,94 fps.

Os codecs H.264 e H.265 funcionam comparando diferentes partes de um quadro de vídeo para encontrar as que são redundantes nos quadros subsequentes. Essas áreas são substituídas por informações curtas, descrevendo os pixels originais.

O que difere o HEVC/H.265 do H.264 é a capacidade de expandir o tamanho dessas áreas em blocos maiores ou menores, chamados de unidades de árvore de codificação (CTU) no HEVC/H.265. Os tamanhos padrão de CTU podem ser de 4×4 a 64×64, enquanto o H.264 permite apenas um tamanho máximo de bloco de 16×16 (CTU é um recurso específico do HEVC).

Uma segmentação de CTU aprimorada, bem como uma melhor compensação de movimento e previsão espacial, exigem muito mais capacidade de processamento de sinal para compactação de vídeo, mas têm um impacto significativamente menor na quantidade de computação necessária para descompressão. A previsão compensada por movimento, outro grande progresso em HEVC/H.265, referencia blocos de pixels para outra área no mesmo quadro (previsão intra) ou em outro quadro (previsão inter).

Por que as câmeras de segurança H.265 são melhores?


Listamos as vantagens de ter câmeras de segurança H.265 em sua configuração.

Reduza o uso da largura de banda e o consumo de armazenamento


Graças à sua codificação de compressão de vídeo de última geração, as câmeras IP H.265 utilizam uma taxa de bits menor em comparação com as câmeras de segurança H.264. Assim, para a mesma resolução e qualidade de imagem, uma câmera H.265 usará uma taxa de bits mais baixa.
Por outro lado, uma taxa de bits mais baixa levará a menos largura de banda e capacidade de armazenamento.

Uma câmera H.265 geralmente pode reduzir o consumo de largura de banda e o uso de armazenamento em cerca de 50% ou mais. Além disso, a câmera usa menos largura de banda, o que significa que sua rede não ficará entupida ou lenta.

Feed ao vivo mais rápido e visualização remota


As câmeras de segurança H.265 ocupam menos largura de banda, o que significa que você deve esperar obter uma transmissão ao vivo suave e uma experiência de visualização remota no telefone sem trocar a qualidade da imagem.

Câmeras comuns que apresentam códigos de compactação desatualizados podem travar ou travar durante a visualização remota ou quando a rede estiver lenta. Os mais novos são executados mais rapidamente, pois o codec de vídeo é otimizado.


Câmeras H.265 oferecem melhor qualidade de imagem


As explained above, the H.265 cameras compress information in the Coding Tree Units (CTUs), whose sizes can vary from 4×4 to 64×64, while H.264 allows a maximum block size of 16×16.

These larger blocks of H.265 IP cameras can mean more accurate information (thus, picture quality) when compressing 4K videos. This encoding method provides smooth footage streaming without lagging, freezing, or delayed signal.

Longer Recording Time


H.265 security cameras can reduce the storage by about 50%-60%, which means for the same hard drive you will get a longer recording time. If using an H.264 you can get two days of footage, using an H.265 you may get 3 days (this is just for illustration).

H.265 Cameras Provide Multiple Streaming Options


The H.265 IP cameras provide multiple different resolution streams for your options, supporting a maximum of 8K ultra HD high resolution.

If your internet speed and storage capacities don’t allow for such high-resolution videos, the H.265 cameras also allow you to select a low-res stream that will be able to better fit your network limitations.

Conclusion


To conclude this article, we come to the most important question:What’s recommended for the CCTV systems? If your security system supports H.265 then that’s what you should use. For the same hard drive, you’ll get more days of recordings compared to the H.264 compression.

Make sure the camera and the recorder support H.265. Both the equipment needs to support the same compression. It’s better to go with H.265 systems because you can record more days without losing any picture quality.